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  1. #1
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
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    Jul 2015
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    Quer trabalhar na TIM? Olha tudo o que os funcionários dela têm direito


    De folga no dia do aniversário até aparelho de celular. Veja tudo o que uma vaga na TIM proporciona.

    A operadora TIM (Telecom Italia Mobile), controlada pelo grupo de telecomunicações italiano de mesmo nome, é a segunda maior empresa de celular do Brasil em número de clientes. Também é uma grande empregadora. Só aqui no país, a TIM possui 13 mil funcionários diretos, isso sem contar os colaboradores de empresas terceirizadas, como do setor de call center e soluções em infraestrutura.

    Segundo uma pesquisa realizada pela Catho com 75 pessoas que trabalharam na TIM, a operadora recebeu nota 3,7 de uma escala que vai até 5. A maioria dos entrevistados consideram que o salário pago pela empresa é justo e 97% deles ainda afirmam que a remuneração é paga em dia.

    É lógico que nem tudo são flores. O site de classificados de empregos também avaliou o grau de estresse durante as atividades desempenhadas na operadora. De 0 a 10, o índice chegou a 7. Para efeito de comparação, o nível de estresse apresentado é o mesmo da sua concorrente Vivo, porém maior que o da Oi e da Claro, ambas avaliadas com nível 6.

    O ambiente de trabalho é o segundo ponto mais elogiado pelos ex-funcionários da TIM, atrás apenas dos benefícios oferecidos, este o principal atrativo na opinião deles. Por isso, o Minha Operadora apresenta a seguir os principais programas e benefícios disponibilizados pela operadora aos seus funcionários diretos. Alguns deles chegam a ser grandes diferenciais.

    Celular + Internet + Voz

    A TIM concede periodicamente aparelhos celulares corporativos aos seus colaboradores, além de serviço de voz e dados. Estar sempre conectado e contar com a inovação é parte da experiência de trabalhar na operadora.


    TIM Benefícios Flex

    Para os cargos de Senior Manager, Executive Managers e Diretores, a TIM oferece a possibilidade de personalização do pacote de benefícios do empregado. A operadora diz que isso faz parte do comprometimento de cuidar das necessidades de cada um deles de acordo com os seus diferentes estilos de vida.


    Cidadão Sem Fronteiras

    Na TIM existe um programa de voluntariado que dá um dia de trabalho por ano para que o trabalhador da empresa possa se dedicar a atividades de caráter social. Com essa ação, a operadora acredita que é possível cada pessoa tirar um tempo para contribuir em tornar o mundo melhor.

    Diversidade

    A TIM parece acreditar que a diversidade é parte fundamental do DNA de toda empresa cidadã. Por isso, eles têm uma política de contratação voltada para a diversidade e inclusão social. Além disso, concede o Auxílio PCD (pessoa com deficiência) aos colaboradores que possuem filhos com deficiência. Sem dúvidas isso contribui para uma sociedade mais igualitária.

    Bermude-se

    A TIM autoriza o uso de bermudas no ambiente de trabalho. A mudança foi anunciada pela CEO da companhia, Rodrigo Abreu, no começo de 2015. A justificativa dada foi que a união de conforto e satisfação ajuda o funcionário a produzir mais e melhor.

    Carreira Profissional

    A operadora TIM quer que o colaborador pense sempre no futuro da sua carreira. A Bússola Profissional foi criada para isso. A ferramenta auxilia na orientação do planejamento da trajetória de cada funcionário, além de oferecer possibilidades de crescimento.


    Flex Time

    A TIM oferece a possibilidade de o empregado conseguir flexibilizar seus horários. Afinal, poder fazer escolhas e ter qualidade de vida é algo fundamental.

    Mais Liberdade

    • Folga por Tempo de Serviço
    • Happy Day


    Olha que mecânica legal: Ao completar cinco anos de empresa, o colaborador ganha uma folga anual. Além disso, no dia do seu aniversário, a TIM oferece um dia de folga para o colaborador aproveitar seu dia da forma como achar melhor, é o chamado Happy Day. O benefício aumenta para duas folgas com 10 anos e três com 15 anos de empresa. Sem dúvidas é uma grande reconhecimento que a vida merece ser celebrada.

    Consultor 5 Estrelas

    Quando o Consultor de Relacionamento do SAC ou canal de vendas da TIM atinge suas metas, é reconhecido com bônus. O programa Consultor 5 Estrelas busca garantir que o esforço de quem é engajado em fazer a empresa crescer seja sempre reconhecido e estimulado.

    Convênios

    Os convênios da TIM garantem descontos e condições especiais de pagamento na aquisição de produtos e serviços, por meio de parcerias com empresas de diversos segmentos. Todas essas vantagens estão disponíveis no site e em um aplicativo para smartphones e tablets criados especialmente para o programa, garantindo mobilidade e praticidade.

    Desenvolvimento

    A TIM dispõe de processos para mensurar o desempenho e o potencial dos seus colaboradores. Valorizando o desenvolvimento e o aprimoramento das competências de cada profissional para ele crescer e chegar mais longe. São eles:

    • Gestão de Desempenho
    • Assessment Center
    • Talentos sem Fronteiras
    • Estágio sem Fronteiras


    Política de Recompensa

    A TIM diz que acredita na meritocracia como instrumento de reconhecimento de performance. Por isso, foi desenvolvida uma política clara de bônus e aumentos salariais a partir do desempenho de cada colaborador.

    PPR (Participação nos Resultados) / MBO (Gestão por Objetivos)

    A TIM acredita em reconhecer e recompensar a dedicação, o talento e os resultados de seus colaboradores. Quanto maior a superação de cada objetivo, maior é a premiação. Movido por objetivos, motivado pelas conquistas: essa é a experiência de ser funcionário da operadora.

    Saúde

    • Planos de saúde e odontológico
    • SIPAT


    Preservação do bem-estar e promoção da qualidade de vida também são parte da recompensa que a pessoa tem em dedicar seu tempo à TIM. A operadora reafirma seu compromisso de proporcionar um ambiente seguro e saudável para que cada colaborador possa desenvolver todo o seu potencial. "Tudo para que o sorriso de todos seja cada vez mais bonito, saudável e frequente", diz a empresa.

    Em Família

    A TIM valoriza e apoia todos os tipos de famílias. Por isso, eles estendem suas licenças matrimoniais a casais de todas as identidades de gênero e ampliaram o tempo de licenças (maternidade e paternidade), que também contemplam casos de adoção. A direção da operadora sempre reforça que respeito é uma questão de atitude, e o respeito à diversidade é parte da experiência que o funcionário usufrui em ter a TIM como sua segunda casa.

    • Licença-Maternidade Estendida
    • Licença-Paternidade
    • Licença Filha e filho adotivo
    • Licença-casamento
    • Licença-casamento homoafetivo


    Auxílio Creche/Babá

    Mais tranquilidade e bem-estar para os papais e mamães. A TIM apoia os primeiros passos do filho do seu funcionário pelo Auxílio Creche/Babá.

    Dia das Crianças

    Toda criança adora visitar o trabalho dos pais. A TIM faz com que essa ocasião seja ainda mais inesquecível, com um dia de atividades planejado para que os filhos dos seus colaboradores também vivam a experiência de ser funcionário da empresa.

    Inspire-se

    Quem dá o exemplo merece os aplausos daqueles que se inspiram na sua jornada. Pensando nisso, a TIM lançou o programa Inspire-se, uma iniciativa na qual os colaboradores reconhecem os colegas que representam e personificam o que significa ser contratado pela empresa.

    Seguro e Previdência

    O futuro é sempre uma fonte de sonhos e expectativas. Pensando nisso, a TIM desenvolve políticas de assistência e apoio ao colaborador e sua família, levando tranquilidade para trabalhar e planejar o futuro.

    • Seguro de Vida
    • Previdência Privada


    Treinamentos

    A TIM parece saber que a qualificação e o aperfeiçoamento profissional de cada colaborador são fundamentais. E quem é da empresa conta com diversas estratégias para o desenvolvimento do seu potencial e ampliação da sua performance e carreira. Dentre eles estão:

    • Programa de Desenvolvimento da Liderança
    • Treinamentos comportamentais
    • Treinamentos técnicos/específicos
    • Multiplicando ideias
    • Conexão TIM


    Propósito e Valores

    Com o propósito de conectar e cuidar de cada um para que todos possam fazer mais, a TIM estimula seus colaboradores a viverem os valores da empresa. Segundo a própria operadora, cinco fatores chave devem estar presentes no DNA de quem é "TIM People", como a companhia chama os seus funcionários.

    1. comprometimento
    2. cuidar do cliente
    3. agilidade
    4. inovação e
    5. transparência


    Esse é o segredo do sucesso!

    Se você já é funcionário da TIM, talvez ainda não saiba que pode contar com as ferramentas a seguir:
    (Reforçamos que os serviços listados abaixo são de uso exclusivo dos milhares de empregados da companhia)

    Fale pelo cliente



    O Fale pelo Cliente foi criado para ser um canal exclusivo para os colaboradores TIM, no qual é possível solicitar atendimento não só para ele mesmo, mas também para seus parentes e amigos, a fim de solucionar questões relacionadas à TIM que não foram resolvidas anteriormente pela Central de Atendimento. Basta enviar uma mensagem para o endereço de e-mail acima com as seguintes informações:

    • Nome completo
    • CPF/CNPJ
    • Número com DDD
    • Segmento (Pré-pago/Pós-pago ou Corporativo)
    • E-mail de contato com o cliente
    • Número para contato com o cliente
    • Protocolo aberto, não resolvido em outros canais
    • Descrição da demanda


    Central de Operações de Segurança da TIM

    - 0800.888.6690

    A Central de Operações de Segurança da TIM cuida de assuntos emergenciais, como ocorrências críticas que ofereçam risco à integridade física do colaborador: assalto, furto, acidente, socorro médico, incêndio e meio ambiente.

    Canal de Denúncias Unificado
    (Disponível na Intranet da TIM)

    Canal aberto a todos os colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, clientes e comunidade em geral. A plataforma permite o reporte de informações e suspeitas sobre irregularidades relacionadas a temas como corrupção, fraude, assédio moral, suborno e impropriedades contábeis.

    Fale com People Value



    Canal de comunicação e relacionamento da área de People Value com todos os colaboradores, para dúvidas, elogios ou reclamações. O prazo de retorno será de três dias úteis. Algumas solicitações e sugestões podem ultrapassar o prazo em função de seus características.

    Quer saber o que é People Value? Então assiste isso aqui:


    Help Desk

    • 15555 do seu Cisco Jabber


    Para casos de remanejamento, manutenção ou problemas com equipamentos, qualquer um pode entrar em contato com o "Balcão de Ajuda" para abrir um chamado.

    Saúde e Segurança no trabalho



    Canal de comunicação com a equipe especializada em meio ambiente, segurança e saúde do trabalho. Presente em todas as regionais, a equipe atua na identificação e no controle de riscos ocupacionais com ações preventivas e de conscientização, além de ações voltadas ao meio ambiente e a mudanças climáticas.

    Questões Operacionais

    • 4003-6690


    Canal de atendimento nacional para questões operacionais como controle de acesso, segurança de rede, segurança de lojas próprias, segurança de eventos, segurança de logística, entre outras. O atendimento é destinado ao público interno e externo de qualquer localidade.

    Serviços Gerais
    (Intranet -> Facilidades e Serviços -> Serviços Gerais)

    Para caso de remanejamento de mobiliário danificado, serviços gerais e manutenção predial, entre o contato com o Real Estate de sua regional.

    Fonte: Minha Operadora
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  2. #2
    Nível 87: A Vida É Bela Avatar de GJonas
    Desde
    Jan 2016
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    Serra - ES
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    Bacana tudo isso. Será que o povo do call center tem os mesmos benefícios ou são todos terceirizados?
    Quando eu trabalhava em um call center, que pertence ao grupo Claro, nem de longe tínhamos esses benefícios. O salário era razoável, mas de acordo com a média do mercado e o ticket alimentação regular. A estrutura do local era impecável, e o plano de saúde excelente. O melhor que tive até hoje.
    Bom seria se todos pensassem assim. As vezes o povo se esquece que pequenos incentivos podem trazer grandes transformações já que um funcionário que trabalha feliz, trabalha melhor.
    Esperando boas notícias.

  3. #3
    Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
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    Caieiras - SP
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    6.716
    Citação Postado originalmente por GJonas Ver Post
    Bacana tudo isso. Será que o povo do call center tem os mesmos benefícios ou são todos terceirizados?
    Quando eu trabalhava em um call center, que pertence ao grupo Claro, nem de longe tínhamos esses benefícios. O salário era razoável, mas de acordo com a média do mercado e o ticket alimentação regular. A estrutura do local era impecável, e o plano de saúde excelente. O melhor que tive até hoje.
    Bom seria se todos pensassem assim. As vezes o povo se esquece que pequenos incentivos podem trazer grandes transformações já que um funcionário que trabalha feliz, trabalha melhor.
    Call Center na maioria das empresas são terceiros....

    Já falei um tempo atrás e não vou me delongar, até para não virar consultoria, mas no mínimo ou teriam que ser funcionários próprios ou manter um cronograma anual muito bom de treinamento, pois além de não estarem alinhados com a política da empresa, os terceiros, não raro são trocados com frequência!
    Sem Smartphone
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  4. #4
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
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    Jul 2015
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    Até onde sei pessoal do Call Center pelo menos da Vivo tinha direito a desconto na compra do aparelho (atendimento móvel) e se prestasse serviço de atendimento a internet tinha 50% de desconto também no plano.
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  5. #5
    @GJonas e @mmelo76

    existe funcionários de call center da própria TIM e eles possuem todos esses benefícios, mas pasme-se, os operadores de telemarketing próprios da TIM só atendem os clientes PREMIUM (Clientes que possuem os planos mais caros, os VIPS).

    Ou seja, clientes "normais" que se danem e sejam atendidos por atendentes terceirizados, sem valorização, preparo e incentivo, tendo assim um péssimo atendimento, na maioria das vezes. Agora se pagar um pouco mais vai ser atendido por atendentes próprios, que são valorizados, bem preparados e incentivados para garantir o melhor atendimento para a pequena parcela que não representa quem da realmente a maior porcentagem dos lucros.
    Feliz 2017!


  6. #6
    Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
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    Feb 2016
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    Caieiras - SP
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    Citação Postado originalmente por PriscilaRocha Ver Post
    @GJonas e @mmelo76

    existe funcionários de call center da própria TIM e eles possuem todos esses benefícios, mas pasme-se, os operadores de telemarketing próprios da TIM só atendem os clientes PREMIUM (Clientes que possuem os planos mais caros, os VIPS).

    Ou seja, clientes "normais" que se danem e sejam atendidos por atendentes terceirizados, sem valorização, preparo e incentivo, tendo assim um péssimo atendimento, na maioria das vezes. Agora se pagar um pouco mais vai ser atendido por atendentes próprios, que são valorizados, bem preparados e incentivados para garantir o melhor atendimento para a pequena parcela que não representa quem da realmente a maior porcentagem dos lucros.
    Concordo!

    Por isso que "operadoras" como a Conecta + da Porto seguro, prefere isentar de qualquer taxa, e a pessoa paga um valor fixo por mês e fala à vontade com qualquer operadora fixo ou móvel. Assim não existirão reclamações, não pelo menos com respeitos a tarifas, taxas e/ou cobranças ilegais...fica só por conta do sinal da antena e queda de serviço. O que, ao reclamar acaba ajudando a melhorar a infraestrutura com ligações de problemas reais e não erros de cobranças indevidas ou tarifas erradas...
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  7. #7
    Nível 100: O Poderoso Chefão Avatar de WagnerSantos
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    Feb 2016
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    Unhappy

    Citação Postado originalmente por PriscilaRocha Ver Post
    @GJonas e @mmelo76

    existe funcionários de call center da própria TIM e eles possuem todos esses benefícios, mas pasme-se, os operadores de telemarketing próprios da TIM só atendem os clientes PREMIUM (Clientes que possuem os planos mais caros, os VIPS).

    Ou seja, clientes "normais" que se danem e sejam atendidos por atendentes terceirizados, sem valorização, preparo e incentivo, tendo assim um péssimo atendimento, na maioria das vezes. Agora se pagar um pouco mais vai ser atendido por atendentes próprios, que são valorizados, bem preparados e incentivados para garantir o melhor atendimento para a pequena parcela que não representa quem da realmente a maior porcentagem dos lucros.
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    Sei disso, pois gerencio a conta dos telefones Vivo onde trabalho e todos estão no CPF do meu patrão.

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    E no caso da minha mãe que é pré-pago, é uma porcaria e muita humilhação.
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