Resultados 1 a 7 de 7
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015

Governo vai exigir venda de internet ilimitada por operadoras

O governo federal vai exigir das operadoras de internet de banda larga a venda do serviço sem limitação de consumo. Para isso, será elaborado um termo de compromisso que será apresentado às empresas.

Desde fevereiro, após a Vivo, uma das principais operadoras de banda larga, informar que passaria a vender internet por meio de pacotes com limites de tráfego de dados, como na internet móvel, uma polêmica tomou conta das redes sociais. Os usuários pedem que a internet continue ilimitada.

Entre os pontos do termo que está sendo elaborado estão a exigência da venda de pacotes ilimitados; a garantia de que contratos com usuários não serão modificados –a operadora não pode quebrar os contratos existentes, apenas novas adesões podem ter a limitação–; e o desenvolvimento de uma ferramenta que mostre ao usuário o seu perfil de consumo, o volume de dados consumidos durante o mês, e a proximidade com o esgotamento do plano.

Esses compromissos não impedem que as empresas vendam pacotes no modelo de franquias, como acontece na telefonia móvel, mas exige uma alternativa "sem limites" ao usuário.

O termo deve ficar pronto nesta quarta-feira (20), com exigências às empresas e recomendações à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), órgão que regula o setor.

Procurado, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, afirma que o governo entrou na briga para que a internet ilimitada continue e vai exigir das empresas a assinatura desse termo de compromisso.

"Esperamos fechar isso para essa próxima semana, no mais tardar, na primeira semana de maio", afirma o ministro.

O ministro garante que as empresas e a Anatel devem seguir as orientações do Ministério.

"Conversamos com a operadora e ela aceitou o pedido para continuar vendendo o plano ilimitado. Vamos também orientar a Anatel nessa questão. A agência tem a propensão de acolher essas recomendações", diz Figueiredo.

A operadora que o ministro não quis citar o nome é a Vivo.

Procurada, a empresa garante não mudar os contratos em vigor de forma unilateral e que para os contratos novos, com a previsão de franquia, antes de elas serem aplicadas, o cliente terá à sua disposição ferramentas para medir seu consumo mensal e assim encontrar o plano mais adequado ao seu perfil de consumo.

Por fim, afirma que os consumidores vão continuar podendo optar pelos planos ilimitados.

POLÊMICA

A controvérsia ganhou força nesta segunda-feira, após João Rezende, presidente da Anatel, afirmar que a era da internet ilimitada havia acabado.

Antes, no mesmo dia, a Anatel publicou uma medida cautelar exigindo das companhias que pretendem vender os planos com franquias um plano de comunicação para que os usuários sejam alertados das mudanças e das ferramentas disponíveis para o acompanhamento do consumo.

Apenas 90 dias após a aprovação do plano pela Anatel é que as empresas poderão aplicar a suspensão do serviço ou a redução da velocidade de conexão quando o pacote de dados acabar.

A medida foi entendida por entidades de defesa do consumidor como a criação de uma brecha para que as empresas pudessem migrar para o modelo de franquias.

"A era da internet ilimitada não acabou. Essa tese não existe", diz Figueiredo.

Fonte: Folha de São Paulo
    Telefones úteis

Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

Sac Vivo Fixo
    10315

Auxilio a Lista
    102

Vivo Fibra
    10615

Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Intervenção estatal NUNCA funciona. Caramba, é tão simples na minha cabeça. Acaba com a Anatel e abre o mercado. Simples assim. Deixe mais empresas trabalharem livremente, só isso.

Venda casada é proibida. O que as operadoras fazem? Vendem fixo a quase R$ 50 avulso, vendem Internet a R$ 100 avulso e oferecem um combo por R$ 101.

Meia entrada é obrigatória. O que as empresas fazem? Oferecem a entrada inteira ao dobro do preço e criam promoções com cartões de crédito e programas de fidelidade.

E assim vai... Não é uma regulamentação que vai resolver. A Vivo simplesmente vai colocar limite em todos os planos atuais e oferecer um ilimitado a um preço abusivo. Sendo que já era ilimitado ao preço atual.

Nível 38: 1ª conta para pagar Avatar de Matthew
    Desde
    Oct 2015
    Citação Postado originalmente por thiagomocci Ver Post
    Intervenção estatal NUNCA funciona. Caramba, é tão simples na minha cabeça. Acaba com a Anatel e abre o mercado. Simples assim. Deixe mais empresas trabalharem livremente, só isso.

Venda casada é proibida. O que as operadoras fazem? Vendem fixo a quase R$ 50 avulso, vendem Internet a R$ 100 avulso e oferecem um combo por R$ 101.

Meia entrada é obrigatória. O que as empresas fazem? Oferecem a entrada inteira ao dobro do preço e criam promoções com cartões de crédito e programas de fidelidade.

E assim vai... Não é uma regulamentação que vai resolver. A Vivo simplesmente vai colocar limite em todos os planos atuais e oferecer um ilimitado a um preço abusivo. Sendo que já era ilimitado ao preço atual.
    Cara, não é bem assim, não... na minha cidade e região existe cerca de 10 operadoras de banda larga fixa (regionais ou a Vivo e a Net) e todas, com exceção dessas duas, limitam, por meio de franquias, a utilização... eu, por exemplo, pago R$94,99 por 6 Mbps de velocidade de D, com 1 Mbps de U, tendo 80 GB de franquia. Se passo da franquia, a velocidade cai para 1 de D e 0,33 de U...

@thiagomocci Concordo plenamente com isso, quero ver a VIVO diminuir o preço com esses novos planos, e deixar esse preço no plano ilimitado...
    Obs. Como esta sua situação com a LIVE TIM? Ficou de responder no outro topic

@Matthew Moras onde amigo? Aqui os locais estão com preços melhores do que as operadoras grandes, pior que tenho 1 link normal na empresa para backup e funciona muito bem, entregam 100% da banda contratada, e melhor, me deixar verificar diretamente como esta saindo o link...

Nível 38: 1ª conta para pagar Avatar de Matthew
    Desde
    Oct 2015
    Citação Postado originalmente por Sparkyzin Ver Post
    @thiagomocci Concordo plenamente com isso, quero ver a VIVO diminuir o preço com esses novos planos, e deixar esse preço no plano ilimitado...
    Obs. Como esta sua situação com a LIVE TIM? Ficou de responder no outro topic

@Matthew Moras onde amigo? Aqui os locais estão com preços melhores do que as operadoras grandes, pior que tenho 1 link normal na empresa para backup e funciona muito bem, entregam 100% da banda contratada, e melhor, me deixar verificar diretamente como esta saindo o link...
    Campinas... haha!

Tags para este Tópico