Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

[Info] Anatel, Procon ou Juizado Especial?

Está com problemas com algum serviço de telecomunicações e não sabe a quem recorrer?

Antes de qualquer coisa, tente resolver o problema pelos canais de atendimento da empresa e lembre-se de anotar os protocolos de atendimento. Se a situação não for resolvida, você vai precisar deles. Nesse caso, você pode recorrer à Anatel, aos Procons ou aos Juizados Especiais.

Entenda quando procurar cada instância:

ANATEL

O consumidor tem direito de abrir uma reclamação na Anatel. A Agência não resolve casos individuais, ela encaminha a reclamação para a prestadora, que tem o prazo de cinco dias úteis para tratar o problema e responder ao consumidor. A Anatel utiliza as reclamações para aprimorar a relação entre consumidores e prestadoras por meio de regulamentos e fiscalizações, por exemplo. Para reclamar na Anatel, você não precisa apresentar provas, basta saber o número do protocolo de atendimento na prestadora.

PROCONS

Diferente da Anatel, cada reclamação é recebida e analisada individualmente. Os Procons costumam agir como mediadores: buscam solucionar conflitos entre consumidor e empresa por meio de acordos que satisfaçam as duas partes, sem que seja preciso acionar a Justiça. Além disso, os Procons também monitoram e fiscalizam a conduta dos fornecedores de produtos e serviços ao consumidor. Para saber mais, acesse o portal do Procon de seu Estado ou de sua cidade.

JUIZADOS ESPECIAIS

Juizados especiais são órgãos do poder Judiciário que, em muitos casos, não exigem presença de advogado para solucionar o problema. Por meio deles, o consumidor que se sente lesado pode buscar ressarcimento, por exemplo. Como processos judiciais são mais formais e complexos, O consumidor precisa levar mais documentos do que nos outros órgãos.

Fonte: ANATEL Explica, Clique aqui e saiba mais!

Portanto para casos mais simples o recomendado é reclamar na Anatel ?

Para casos um pouco mais complexos, ou que a pessoa tenha alguma disposição de tempo deve reclamar no Procon?

Caso queira resolver algo ainda mais complicado e com uma solução mais formal deve ir no Juizado Especial?

Mas e quanto ao site consumidor.gov.br, ele é indicado em quais situações?

Olá @Juvenil-Wille, Boa noite!

Na minha opinião, o consumidor primeiro tem que tentar resolver o problema pelos canais de atendimento da operadora e se a situação não for resolvida, (primeiro) recorrer à Anatel ou Consumidor.gov.br e se a tratativa do problema não for satisfatória, (segundo) procurar o Procon e caso não haja acordo que satisfaça consumidor e empresa, (terceiro) acionar a Justiça, através do Juizado Especial.

Éliton Alonso

Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Citação Postado originalmente por elitonalonso Ver Post

Na minha opinião, o consumidor primeiro tem que tentar resolver o problema pelos canais de atendimento da operadora e se a situação não for resolvida, (primeiro) recorrer à Anatel ou Consumidor.gov.br e se a tratativa do problema não for satisfatória, (segundo) procurar o Procon e caso não haja acordo que satisfaça consumidor e empresa, (terceiro) acionar a Justiça, através do Juizado Especial.

Éliton Alonso
    Sou totalmente contra esse caminho para se resolver um problema e digo o porquê.
    Na hora que o cliente demora horas para ser atendido pelo sac e quando é recebe um não logo de cara mesmo estando certo, resta o que ligar na Anatel que vai empurrar o caso para a operadora que terá mais 5 dias para resolver ou buscar uma nova forma de dizer não para o cliente?

Sinceramente já passei por cada problema com operadoras que na minha opinião é melhor coisa é entrar com uma ação logo no pequenas causas ou formular uma reclamação em jurisprudência usando a Anatel como agência reguladora... aí não tem para onde a operadora correr.
    Telefones úteis

Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

Sac Vivo Fixo
    10315

Auxilio a Lista
    102

Vivo Fibra
    10615

Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

Angry

Citação Postado originalmente por Josemsud Ver Post
    Sou totalmente contra esse caminho para se resolver um problema e digo o porquê.
    Na hora que o cliente demora horas para ser atendido pelo sac e quando é recebe um não logo de cara mesmo estando certo, resta o que ligar na Anatel que vai empurrar o caso para a operadora que terá mais 5 dias para resolver ou buscar uma nova forma de dizer não para o cliente?

Sinceramente já passei por cada problema com operadoras que na minha opinião é melhor coisa é entrar com uma ação logo no pequenas causas ou formular uma reclamação em jurisprudência usando a Anatel como agência reguladora... aí não tem para onde a operadora correr.
    Também concordo que Anatel e Procon não ajudam tanto quanto deveriam, penso que servem apenas para evitar que os tribunais fiquem lotados com causas pequenas.

Já vi relatos de que pela anatel nunca foi recebido uma resposta ou parecer.
    Já eu, tive uma experiência com Procon/Telefônica que desde então, decidi cortar as relações ao máximo com operadoras que ao menos me pareçam problemáticas no serviço e atendimento.

No meu mau caso, o Procon cancelou o meu processo alegando que todos os processos relativos a Telefônica na época foram anulados, devido a alguma reorganização da Telefônica junto ao órgão. Nunca entendi isso, simplesmente cancelaram minha reclamação e só me avisaram semanas depois quando voltei para dar continuidade no processo. No fim, meu nome foi para os órgãos de proteção ao crédito e tive que pagar algumas contas de um serviço que nunca funcionou (Speedy), mesmo sendo garantido a disponibilidade do DSL em meu endereço no momento da contratação.

Por essas e outras, prefiro arcar com o prejuízo e ficar na minha, ou assumir a bronca e ir pra justiça diretamente, nada de intermediadores, se for preciso o intermédio de alguém, que seja de um ótimo advogado no tribunal.
    O pior naufrágio é não partir.

Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Citação Postado originalmente por elitonalonso Ver Post

Éliton Alonso
    Faço isso, depois de falar com a empresa e a ouvidoria da mesma.
    Sem Smartphone
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

Nível 56: Tenho uma moto Avatar de Patycruz
    Desde
    Jan 2016
    Eu também tento com a operadora, depois a Anatel, costuma resolver.
    O Juizado Especial é muito mais demorado, pois desse assunto eu conheço. hehehehe
    Amante da natureza e de viagens.

Em busca de conhecer pessoas e trocar informações.

^-^

Nível 38: 1ª conta para pagar Avatar de Matthew
    Desde
    Oct 2015
    Na maioria das vezes, a Ouvidoria da Vivo resolve meus problemas, porém, quando não, recorro à Anatel e preciso de sorte para que os problemas sejam resolvidos... atualmente, estou no meu terceiro protocolo na Anatel sobre a cobertura da Vivo em meu bairro... e, enquanto a operadora não criar vergonha na cara e resolver a situação, eu não vou desistir...

A única experiencia que tive com a vivo tive de recorrer à Anatel para resolver, resolveram e ainda cancelaram a última fatura, mas isto foi a alguns anos, hoje em dia a vivo nem responde às reclamações do ReclameAqui, portanto este tópico é bom para verificar-mos quais as opções que estão funcionando atualmente.
    Veja como localizar celular Samsung roubado ou perdido, usando um aplicativo oficial da Samsung.

Veja aqui, como bloquear o IMEI e porque você deve bloqueá-lo em caso de perda ou roubo.

@elitonalonso

Adorei o tópico, bem esclarecedor. Parabéns

Por duas vezes já recorri a Anatel e tive resultados satisfatórios. De resto consegui resolver meu problema ainda na central
    Feliz 2017!

Tags para este Tópico