[Dica] Por que celular de operadora demora mais pra atualizar o Android?
Visualizações: 1087803
Resultados 1 a 10 de 26
-
31-03-16, 11:13 AM #1
[Dica] Por que celular de operadora demora mais pra atualizar o Android?
Apenas para ajudar aos colegas daqui do fórum, estou transcrevendo com os crédito da fonte abaixo, alguns dos motivos do porquê demora atualizações do Android pelas operadoras....a matéria é de 9 de março de 2015 e feita por Otavio Miguel
Uma pergunta que muitos estão fazendo é o motivo de celulares de operadora demorarem mais para receber novos upgrades. Em todos os cantos alguém tem essa mesma dúvida, em um exemplo disso é que o Moto G 2013 já recebeu o Lollipop, mas não os vendidos em operadoras.
A resposta é muito simples, mas vai deixar muitas pessoas muito irritadas. Para responder, temos que, primeiro, explicar os tópicos.
- A Google desenvolve um novo Android e, quando pronto, o envia para as fabricantes. Sempre o Android vem com bugs, sendo que a Google só corrige os erros encontrados em seus Nexus.
- As fabricantes recebem este Android puro e o adaptam. O deixam compatível com seus aparelhos e retiram todos os bugs que encontram.
- Em seguida, elas enviam para os usuários de teste que, aos poucos, vão encontrando novos erros e os reportando para as fabricantes. Assim, elas vão retirando estes novos erros.
- Quando não conseguem encontrar mais nenhum erro, consideram o software como pronto e estável, e em seguida, o liberam para todos os usuários.
Agora sim. Depois que você entendeu estes tópicos, entenda o motivo de que os aparelhos de operadoras demoram mais.
As operadoras e os varejos
Quando a fabricante libera o software para os usuários, existe uma diferença que deve ser levada em conta:
- Os aparelhos de varejo vem direto da fabricante e, portanto, recebem o software já pronto da mesma. Isso faz com que eles recebam a atualização assim que a fabricante a envia.
- Por outro lado, as operadoras têm aplicativos próprios, configurações próprias e algumas outras modificações. Assim, ao receber o software das fabricantes, a operadora ainda tem que fazer suas próprias adaptações. Somente após terminar todas as suas adaptações, a operadora libera a atualização para os aparelhos. Por isso que, embora seja o mesmo modelo, os aparelhos comprados nas operadoras demoram mais para receber suas atualizações.
Quer dizer que aparelho de operadora é ruim?
Isso depende muito de cada usuário. Àqueles que querem estar sempre atualizados a cada momento e não ter que esperar muito para receber suas atualizações, o aparelho de operadoras não é aconselhável. Porém, como as operadoras fazem novas atualizações no software, é de costume que elas retirem alguns poucos bugs a mais do que a fabricante, antes de liberar o software para os usuários.
Em resumo, cada um tem suas vantagens, principalmente ao se falar de preço e formas de pagamento, além de planos de dados e outros tipos. Não existe um “melhor” para ser dito aos usuários, pois isso depende muito de cada um.
Como saber se o meu é de operadora?
Se você quer descobrir se o seu aparelho é de operadora ou de varejo, é bem simples. Não é um processo igual em todos os aparelhos, mas normalmente as diferenças são mínimas, então seguindo estes passos você consegue descobrir.
- Acesse suas configurações
Postado originalmente por mmelo76
- Vá até “Sobre o telefone”
- Procure por “Versão do Sistema”
- Se o seu aparelho for de operadora, você verá neste código um nome de alguma operadora, como OI, CLARO, VIVO, TIM, NEXTEL, etc.
A foto abaixo é um exemplo de aparelho sem vínculo com qualquer operadora (aparelho de varejo)
Fonte!Galaxy Note 9 512GB + 128GB + Dex Station
Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
Designer Bluetooth® Desktop
É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...
-
31-03-16, 12:10 PM #2
Prefiro celular de varejo porquê já tive muita dor de cabeça com aparelhos comprados na loja da Vivo (independente da operadora).
Telefones úteis
Sac Vivo Móvel
Cel: *8486
Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)
Sac Vivo Fixo
10315
Auxilio a Lista
102
Vivo Fibra
10615
Ouvidoria
0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)
Anatel
1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)
-
31-03-16, 12:24 PM #3
O meu eu comprei na propria motorola graças a Deus \o/
Feliz 2017!
-
31-03-16, 12:41 PM #4
Algumas configurações que as operadoras colocam vulgo Apps acabam por limitar o aparelho um dos problemas que enfretei foi esse, até porque o celular que adquiri não era top de linha e tinha pouca memória. A Vivo colocou um app que era um leitor de código de barras fora outros, mesmo entrando com o root o aparelho foi comprometido por essa palhaçada da operadora. Tinha apps como esse que eu nunca iria usar.
Telefones úteis
Sac Vivo Móvel
Cel: *8486
Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)
Sac Vivo Fixo
10315
Auxilio a Lista
102
Vivo Fibra
10615
Ouvidoria
0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)
Anatel
1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)
-
31-03-16, 12:44 PM #5
Fiquei sem saber... Eu comprei na Vivo, mas não tem nada aí falando sobre isso.
-
31-03-16, 01:00 PM #6Telefones úteis
Sac Vivo Móvel
Cel: *8486
Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)
Sac Vivo Fixo
10315
Auxilio a Lista
102
Vivo Fibra
10615
Ouvidoria
0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)
Anatel
1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)
-
31-03-16, 01:07 PM #7
Hum... Entendi.
É, não tem tanto problema demorar um pouco mais (não muito também). Meu medo é pararem de atualizar antes que a fabricante.
-
02-04-16, 06:22 PM #8
Meu medo é esse também @thiagomocci
-
02-04-16, 07:32 PM #9
Esse é um bom motivo para comprar celular de varejo.
Telefones úteis
Sac Vivo Móvel
Cel: *8486
Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)
Sac Vivo Fixo
10315
Auxilio a Lista
102
Vivo Fibra
10615
Ouvidoria
0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)
Anatel
1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)
-
03-04-16, 01:54 AM #10
Conforme o @esigolo
não sei se esse é o modelo exato de vocês mas no site http://www.sammobile.com/firmwares/database/SM-N910C/
Você consegue ver quais versões de código já disponíveis para os celulares Samsung e também baixar a imagem.
Uma sugestão para quem não quer esperar seria colocar uma imagem ZTO (independente de operadora) no celular
Boa sorte .
Então @carl@ pra quem conhece um pouco é um procedimento razoavelmente simples mas para quem é totalmente leigo no assunto é um tanto perigoso.
O procedimento em si consiste em instalar uma imagem (leia Sistema operacional) novo no celular.
Uma imagem "retail" ou seja independente de operadora que vem nos celulares desbloqueados vendidos pela Samsung store.
Uma leitura que recomendo para quem quer aprender sobre o assunto é http://mobilexpert.com.br/superdicas...galaxy-note-ii ou http://www.smartzone.com.br/2012/07/...galaxy-s3.html
Mas repito o que disse leia muito bem antes de realizar cada procedimento e tenha certeza que o procedimento que está executando é direcionado ao seu modelo de aparelho.
Boa sorte .
Portanto você poderia instalar o sistema operacional independente do S.O. da operadora, sem os aplicativos dela que muitas vezes são os responsáveis pela operadora demorar a aprovar a atualização.
Se a nova atualização não é compatível com os aplicativos da operadora, ela pede para o fabricante tornar o sistema operacional compatível, ou atualiza os aplicativos com a nova versão e somente depois disso é que libera a nova atualização, por isto os clientes precisam esperar.
Se fosse igual aos demais aplicativos, a operadora que teria de tornar seus aplicativos compatíveis com a nova atualização e não o contrário.