Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15
  1. #1
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    4.960

    Limite de consumo na banda larga fixa vai afetar quem compartilha internet



    Vizinhos terão que aceitar controlar o uso da rede um do outro se quiserem que o serviço dure o mês inteiro.

    A ideia das empresas de internet de colocar um limite de navegação também para o serviço de banda larga fixa, assim como já funciona no celular, vai muito além de apenas "moderar o uso da rede para uma melhor experiência de navegação", mas deve ajuda-las a aumentar a quantidade de clientes. Isso porque vai eliminar uma série de práticas de compartilhamento de acesso por vizinhos ou pessoas que moram próximas.

    Em bairros onde as operadoras de banda larga ainda não chegaram (que não são poucos), muitos chegaram a montar "empresas" para distribuir o sinal de internet para uma determinada comunidade. Funciona assim, suponhamos que a GVT acabe de chegar na cidade de São Paulo, mas ainda não cobre determinados bairros. Alguém que mora em um bairro com cobertura, pensando em ganhar dinheiro, decide contratar um plano de internet da operadora com 300 Mega de velocidade e distribui via ondas de rádio ou mesmo por cabos para o bairro vizinho, que ainda não tem acesso aos serviços da GVT.

    O plano com 300 Mbps da GVT custa, em média, 300 reais mensais. Somente contratando um ponto deste plano, é possível, com alguns mecanismos de controle de tráfego, vender internet com 15 Mega de velocidade para até 20 residências. Se o vendedor cobrar R$ 50 para cada acesso, vai conseguir faturar mensalmente R$ 1 mil, sendo R$ 700 de lucro.

    A mesma internet de 15 Mega na própria GVT é muito mais cara, principalmente pela obrigação de ter um telefone e TV por assinatura vinculados a um combo de serviços convergentes. Portanto, principalmente para a população de baixa renda, é mais vantajoso comprar a internet que o moço do bairro está vendendo. Ao reduzir a velocidade de acesso quando o limite estabelecido for alcançado, as operadoras de telefonia querem acabar com todo esse tráfego anormal nas suas portas ADSL (serviços de fibra ainda não serão afetados).

    Franquias variam de 10GB a 150GB

    Para se ter uma noção de quanto de franquia cada uma das principais operadoras estão oferecendo para cada plano, preparamos uma tabela contendo os limites de tráfego de dados estabelecidos em contrato.



    A GVT não foi incluída pois até o momento não incluiu informações de possíveis limites de tráfego no seu contrato. Porém, como a partir de 15 de abril deve mudar para Vivo, é bem provável que siga o mesmo caminho da operadora paulistana.

    O que acontece depois que atingir o limite de dados?

    Diferente do que passou a acontecer recentemente na telefonia celular, o acesso à internet pelo sistema fixo não será interrompido depois de a franquia se esgotar. Tanto a NET quanto a Oi estabelecem que haverá uma redução de velocidade. Na Oi, por exemplo, a velocidade de acesso pós-franquia cairá para 300 Kbps em todos os planos.

    Prazos

    Apesar de já estarem prevendo isso nos novos contratos, para evitar repetir problemas regulatórios e com órgãos de proteção e defesa do consumidor (como aconteceu no caso do corte de conexão no móvel), as teles Oi e Vivo ainda estão aguardando um pouco mais para colocar em prática a nova ação.

    A Vivo, novamente a primeira a querer propor regras mais duras de acesso a internet pelos consumidores brasileiros, permanece com tráfego ilimitado pelo menos até o final deste ano. A Oi pretende começar a controlar o acesso dos seus clientes a partir desta terça-feira, 16 de março, mas já disse também que pode "prorrogar esta data a seu exclusivo critério".

    Somente a NET já pratica no mercado as suas franquias de internet banda larga. Aliás, prática que não é nova. No entanto, muitos clientes da empresa alegam que nunca chegaram a sofrer de fato uma grande redução de velocidade, apesar de a empresa já ter sido acusada várias vezes de realizar o chamado "traffic shaping", diminuindo a banda disponíveis em picos de acesso, como o download de arquivos por meio de torrents, por exemplo. Esta prática passou a ser terminantemente proibida desde junho de 2014, com a chegada do Marco Civil da Internet, sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Talvez agora a empresa encontre na redução de velocidade uma forma de voltar a controlar o acesso de seus usuários.

    Fonte: Minha Operadora
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  2. #2
    Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Localização
    São Paulo/SP
    Posts
    5.299
    Eu não vejo com raiva ou descontentamento que se coloque um limite. Tecnologia tem limites e eu nunca gostei do marketing do ilimitado. É mentira. Sempre é mentira.

    A questão é que essas franquiazinhas ai são ridículas. Hoje pago R$ 89 por 50 MB na Fibra. Acredito que as propagandas vendem uma liberdade que não condiz com franquia. Só se a fibra vir a me oferecer pelo menos 1 TB de franquia, vai. Coisa que não devo usar, ok, mas não muda o fato de ser ridículo eu ter que consultar consumo.

    A operadora não tem acesso a quantos IPs de máquina acessam a rede? Não teria uma forma de controlar assim, vendendo acesso igual a Microsoft vende o Office, com quantidade de máquinas permitidas?

  3. #3
    Citação Postado originalmente por thiagomocci Ver Post
    A operadora não tem acesso a quantos IPs de máquina acessam a rede? Não teria uma forma de controlar assim, vendendo acesso igual a Microsoft vende o Office, com quantidade de máquinas permitidas?
    Se usar um proxy não, pois a web entende que o servidor proxy é o único computador que acessa a internet!

    Pois os outros computadores da rede vão solicitar os dados para o servidor proxy e é ele que vai acessar a internet.
    Veja como localizar celular Samsung roubado ou perdido, usando um aplicativo oficial da Samsung.

    Veja aqui, como bloquear o IMEI e porque você deve bloqueá-lo em caso de perda ou roubo.

  4. #4
    Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Localização
    São Paulo/SP
    Posts
    5.299
    Entendi, @Juvenil-Wille. Que situação, rapaz.

    A grande sacanagem é que, se reduzir reduz muito e se bloquear, pior ainda. Acredito que todas as operadoras deveriam dar uns 100 GB de franquia básica em todas as velocidades e oferecer um aumento para 1 TB por uns R$ 40 a mais na conta, vai. Se ultrapassar 1 TB, ai coloca a venda pacotes de 100 GB por uns R$ 10, algo nesse estilo. Que limite e evite os exageros de banda mas não impeça o consumo.

  5. #5
    Nível 6: Calouro (a) Avatar de VitorPizzuto
    Desde
    Aug 2015
    Localização
    Leme/São Paulo
    Posts
    21
    Eu convoco a TODOS OS USUÁRIOS DESTE FÓRUM, a realizarmos uma ação conjunta boicotando as empresas que adotarem este tipo de prática, além de abrir processos constantes no Ministério Público e demais ajuizados.
    Se a infraestrutura de rede não suporta o tráfego, é mais do que justo ampliar a capacidade de tráfego, com investimentos. Vivemos na era da informação, dispositivos vestíveis estão vindo por aí, e é óbvio que a consumo de dados irá aumentar. Colocar a culpa no consumidor, alegando que o mesmo abusa do uso da internet, é tirar sarro da nossa cara. Se pagamos internet, é para usá-la e não ficar de enfeite.
    Vou abrir uma solicitação no site consumidor.gov, do Ministério da Justiça e solicitar a anulação desta prática. Estou farto de ser enganado.
    Peguem como exemplo as rodovias. O número de veículos aumentou drasticamente de 10 anos pra cá, o que que as concessionárias fizeram? Aumentaram a quantidade de faixas, sem limitar a quantidade de veículos "permitido" na pista, ou seja, INVESTIRAM, ao contrário das operadoras, que assim como a Vivo, insistem em utilizar ADSL e fios de cobre para prover pacotes de voz e dados fixo. Coloquem fibra óptica no país inteiro caramba, dinheiro pra vocês é o que não falta, tanto é que compraram a GVT.
    Mais informações sobre a franquia de dados, pode ser conferida no site do CanalTech.

  6. #6
    Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Localização
    Caieiras - SP
    Posts
    6.756
    Nessa comparação acima, a Vivo está sendo a mais "generosa"...mas como todos disseram...é um absurdo.
    Sem Smartphone
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

  7. #7
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    4.960
    Digo a todos que o Proteste já esta com uma ação contra essas empresas, porém, uma ação civil pública contra elas movida por clientes além de justificável é bem vinda.
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  8. #8
    Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Localização
    São Paulo/SP
    Posts
    5.299
    Eu honestamente não acredito em reclamação se existe contrato.

    A operadora está informando sobre o futuro e dando prazos. O que seria interessante é se tivessem concorrentes trabalhando diferente. Mas dessa vez não me parece haver nada de errado, visto o prazo antecipado do aviso e tal.

    Entendam bem... Sou totalmente contra essas franquias mesquinhas. E prefiro não ter franquia, é lógico. Só estou defendendo que a tese de que isso é algo ilegal não procede. As operadoras faram de forma contratual e estão avisando um prazo extremamente grande. A Vivo mesmo, vai aplicar as franquias a partir de Janeiro do ano que vem. Estamos no primeiro trimestre ainda.

  9. #9
    Citação Postado originalmente por thiagomocci Ver Post
    Eu honestamente não acredito em reclamação se existe contrato.

    A operadora está informando sobre o futuro e dando prazos. O que seria interessante é se tivessem concorrentes trabalhando diferente. Mas dessa vez não me parece haver nada de errado, visto o prazo antecipado do aviso e tal.

    Entendam bem... Sou totalmente contra essas franquias mesquinhas. E prefiro não ter franquia, é lógico. Só estou defendendo que a tese de que isso é algo ilegal não procede. As operadoras faram de forma contratual e estão avisando um prazo extremamente grande. A Vivo mesmo, vai aplicar as franquias a partir de Janeiro do ano que vem. Estamos no primeiro trimestre ainda.
    Neste caso ainda pode ser instaurado um processo para investigar as operadoras, pois elas podem estar criando um cartel, pois se todos decidem tomar a mesma medida ao mesmo tempo só pode ser um cartel, se não for isto alguém me explique o que é.
    Veja como localizar celular Samsung roubado ou perdido, usando um aplicativo oficial da Samsung.

    Veja aqui, como bloquear o IMEI e porque você deve bloqueá-lo em caso de perda ou roubo.

  10. #10
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    4.960
    Citação Postado originalmente por thiagomocci Ver Post
    Eu honestamente não acredito em reclamação se existe contrato.

    A operadora está informando sobre o futuro e dando prazos. O que seria interessante é se tivessem concorrentes trabalhando diferente. Mas dessa vez não me parece haver nada de errado, visto o prazo antecipado do aviso e tal.

    Entendam bem... Sou totalmente contra essas franquias mesquinhas. E prefiro não ter franquia, é lógico. Só estou defendendo que a tese de que isso é algo ilegal não procede. As operadoras faram de forma contratual e estão avisando um prazo extremamente grande. A Vivo mesmo, vai aplicar as franquias a partir de Janeiro do ano que vem. Estamos no primeiro trimestre ainda.
    Infelizmente não vivemos de utopia as operadoras nunca que irão fazer algo para beneficiar o cliente. Na telefonia móvel vimos mudanças das concorrentes da Vivo no caso TIM, Claro e Oi que beneficiaram seus clientes enquanto Vivo continua cobrando roaming nacional e internacional.

    Tudo bem a Vivo lançou o Vivo TU GO um aplicativo que promete cobrança de ligações locais em cima do pacote contratado de cada cliente, ou seja, na realidade não houve melhoria nenhuma exemplo: Se o cliente tem 100 minutos para outras operadoras é esse o mesmo tempo que ele terá no aplicativo (cobrança).

    Agora sobre a matéria o que entendi era justamente o que eu já vinha dizendo desde que essa notícia virou manchete, as operadoras irão fazer cobranças adicionais de pacotes para aqueles que atingirem as ditas cotas mensais isso é bom?
    Sinceramente para quem usa a internet para dados, uploads e para assistir vídeos streaming como Netflix, Youtube, Crunchyroll entre outros será prejudicado sim ai com extrema "bondade" o cliente irá receber uma mensagem dizendo que há operadora irá vender um pacote adicional mediante pagamento x.

    Sinceramente não dá para ver essa notícia com bons olhos, quem trabalha com envio e recepção de dados todos os dias sabe o quanto isso é prejudicial.
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

Tags para este Tópico