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  1. #1
    Nível 6: Calouro (a) Avatar de VitorPizzuto
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    Aug 2015
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    Veja Como Participar da Pesquisa de Medição da Qualidade da Banda Larga

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    Se você é cliente Vivo Internet Fixa/Fibra/Box e quer participar como um voluntário da pesquisa EAQ, veja o que é e como participar desse programa de Qualidade da Banda Larga aferido pela Anatel.

    O que é a EAQ?
    A Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) é uma entidade autônoma e independente. Ela foi criada em atendimento às Resoluções 574/2011 e 575/2011 da Anatel, como parte do processo de aferição dos indicadores de qualidade das redes de telecomunicações que suportam o acesso à internet em banda larga no Brasil. Sua função é conduzir os processos de aferição da qualidade da banda larga fixa e móvel no País, possibilitando à Anatel aferir os indicadores de qualidade envolvidos.

    Quem pode ser voluntário?
    Todos os usuários – pessoas físicas ou jurídicas – que tenham em seu nome contrato de prestação de serviço de banda larga fixa. Apenas funcionários das prestadoras analisadas, suas coligadas, controladas ou controladoras, não podem participar do programa.

    Como posso participar do programa?
    Para participar do programa de medição da qualidade da banda larga fixa, o usuário deve se cadastrar no site da EAQ (www.brasilbandalarga.com.br) e informar os dados pessoais e do serviço por ele contratado. Após análise dessas informações, serão selecionados voluntários que representem os diferentes perfis dos consumidores brasileiros de banda larga fixa. Os selecionados receberão o medidor (whitebox) por via postal.

    O usuário terá algum custo adicional para ser voluntário?
    Não. A participação no programa é gratuita, ficando o usuário responsável apenas pelo valor mensal pela prestação do serviço de internet da Vivo.

    Como serão feitas as medições?
    Os voluntários do programa de medição da qualidade da banda larga selecionados pela EAQ receberão aparelho – batizado de whitebox – que, após ser conectado ao modem/roteador de cada residência ou empresa, fará, diariamente, a medição da qualidade da banda larga fixa. Por meio do medidor, serão verificados indicadores de conexão de banda larga, como velocidades de upload e download, latência, variação da latência (ou jitter) e perda de pacotes – dados que serão encaminhados à Anatel. O equipamento não monitora a navegação do usuário na internet, nem coleta informações pessoais.

    Como será garantida a privacidade dos dados trafegados pelos voluntários?
    Os medidores que serão usados pela EAQ foram desenvolvidos especificamente para estimar parâmetros associados à qualidade da conexão do usuário. Em nenhuma hipótese serão coletadas informações trafegadas pelos voluntários.

    Como a Anatel fiscalizará a isenção da EAQ?
    O Regulamento de Gestão de Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia Multimídia traz elementos que garantem a isenção da EAQ, como a obrigatoriedade de independência administrativa e autonomia financeira, patrimonial e neutralidade decisória. Além disso, a EAQ deve certificar todos os processos de aferição junto a um Organismo de Certificação Credenciado (OCC), o que trará mais credibilidade aos processos executados. Além disso, todos os processos de aferição de indicadores, bem como aspectos contratuais e de governança da EAQ, são elaborados no âmbito de um grupo coordenado pela Anatel.

    O voluntário receberá algum tipo de resultado sobre as medições relativas à sua residência/empresa?
    Sim. Os usuários que participarem do programa como voluntários receberão relatórios individualizados sobre a qualidade de suas conexões. Esse relatório será enviado mensalmente pela EAQ ao voluntário, por e-mail.

    Quando o usuário deve perceber os primeiros resultados desse projeto?
    Com base nos relatórios, a Anatel terá elementos para avaliar a qualidade da banda larga e adotar ações para sua melhoria. O processo de melhoria em si deverá ser contínuo e ininterrupto e tão mais eficaz quanto maior for a quantidade de equipamentos medidores distribuída no País. Daí a importância da participação da sociedade nesse processo.

    Como essas medições contribuirão para a melhoria da qualidade da banda larga?
    A Anatel utilizará as informações coletadas nos processos de medição de indicadores de rede (velocidade instantânea, velocidade média, jitter, latência e disponibilidade) para verificar o cumprimento das metas previstas na regulamentação. Com esses dados, a Agência terá elementos para avaliar a qualidade da banda larga oferecida no Brasil, mapear as prestadoras/faixas de velocidade/localidades que apresentam desempenho inadequado e adotar ações junto às prestadoras envolvidas, a fim de sanar os problemas identificados.

    Além disso, a própria divulgação dos resultados pela Anatel será um instrumento de incentivo à melhoria da qualidade, já que os usuários poderão comparar o desempenho alcançado pelas prestadoras e optar por aquela que apresente os melhores resultados.

    Devo agendar a visita de um técnico da EAQ para instalar o equipamento medidor?
    Não há necessidade de técnico para instalar o medidor. Basta conectar o aparelho no modem, de acordo com as instruções que acompanham o medidor – conforme o vídeo demonstrativo e disponível abaixo:


    Caso ainda haja dúvida, entre em contato com a EAQ pelo e-mail: suporte@brasilbandalarga.com.br

    O voluntário é obrigado a permanecer no programa por um tempo determinado?
    Não. O voluntário pode permanecer no programa pelo tempo que desejar.

    Como devo proceder ao mudar de plano ou de operadora?
    Basta seguir os trâmites normais junto à sua prestadora. Depois de realizada a troca, comunique a mudança à EAQ pelo e-mail suporte@brasilbandalarga.com.br e siga as orientações da Entidade Aferidora da Qualidade.

    Quais são os compromissos do voluntário com a EAQ?
    Todos os compromissos dos voluntários com a entidade são informados por meio do site www.brasilbandalarga.com.br. Os mais importantes são manter a operação do whitebox, informar a EAQ sobre eventuais mudanças e evitar divulgar sua participação no programa, para que não haja interferências na prestação do serviço contratado.

  2. #2
    Como instalar o aplicativo de teste de velocidade para Android?

    Para dispositivos Android, veja as instruções de instalação do aplicativo:
    1 - Acesse o aplicativo GooglePlay ou PlayStore no seu smartphone
    2 - Na função pesquisa, procure o aplicativo “Brasil Banda Larga
    3 - Clique no botão de instalação
    4 - Verifique as permissões solicitadas pelo aplicativo
    5 - Clique em aceitar ou instalar

    Como instalar o aplicativo de teste de velocidade para iOS?

    Para iPad, veja as instruções de instalação do aplicativo:
    1 - Acesse o aplicativo App Store no seu smartphone
    2 - Na função pesquisa, procure o aplicativo "Brasil Banda Larga"
    3 - Clique no botão de instalação
    4 - Verifique as permissões solicitadas pelo aplicativo
    5 - Clique em aceitar ou instalar

    Como instalar o aplicativo para outras plataformas?
    Para outras plataformas, exceto BlackBerry, acesse: brasilbandalarga.com.br
    Veja como localizar celular Samsung roubado ou perdido, usando um aplicativo oficial da Samsung.

    Veja aqui, como bloquear o IMEI e porque você deve bloqueá-lo em caso de perda ou roubo.