Resultados 1 a 5 de 5
    Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016

[Cuidado] Golpe de vídeo chamada no WhatsApp!

Golpe de vídeo chamada atinge usuários do WhatsApp no Brasil

Mensagem maliciosa promete suposto recurso que não existe no aplicativo de mensagens. Técnica usa scareware para usuário concluir download
    Nome:      GolpeWhatsApp_625.jpg
Visitas:     277
Tamanho:  44,2 KB

Um novo golpe tem circulado entre usuários do WhatApp no Brasil, segundo a Kaspersky Lab que identificou o golpe que promete um um suposto recurso de videochamada, que por enquanto não existe no programa de mensagens instantâneas. A mensagem chega às vítimas por meio de algum contato.

Ao acessar o link, o usuário verá uma página com formato específico para dispositivos móveis e que solicitará o número de telefone para continuar.

O site malicioso informa que para receber o suposto recurso, é necessário convidar dez amigos ou compartilhar o convite em três grupos para ativá-lo.

Ao completar esta etapa, o usuário será direcionado para diversas redes de afiliados cuja finalidade será oferecer a instalação de softwares de origens duvidosas para serem baixados no telefone.

As mensagens usam a técnica do medo para assustar o usuário para que o download seja concretizado, esta tática é típica de um scareware - campanha que visa alavancar um software suspeito ou com benefícios limitados.

A oferta do software muda de acordo com o sistema operacional móvel usado pelo usuário. Se o acesso for feito com um Android, a mensagem exibida será outra.

“Essa campanha segue o mesmo estilo de outras campanhas maliciosas que encontramos disseminadas via WhatsApp”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil.

“Isso demonstra que os golpes anteriores foram bem-sucedidos e que os cibercriminosos seguem com a mesma tática de usar um tema popular para disseminar scareware. Outro agravante foi que encontramos empresas de software legítimos se valendo dessa abordagem para forçar a instalação e distribuição do seu software no Brasil.”

O analista ainda alerta para outro fator importante: o golpe solicita o número de telefone da vítima. “Com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal”, alerta Assolini.

Fonte!
    Sem Smartphone
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

@mmelo76, não estava sabendo dessa! Valeu o aviso.
    Ótimo tópico!
    Se vc precisa de ajuda no Fórum Vivo, não deixe de escrever para a _Bruna, o Mori e o angelojunior.

Citação Postado originalmente por mmelo76 Ver Post
    Golpe de vídeo chamada atinge usuários do WhatsApp no Brasil

A oferta do software muda de acordo com o sistema operacional móvel usado pelo usuário. Se o acesso for feito com um Android, a mensagem exibida será outra.

“Essa campanha segue o mesmo estilo de outras campanhas maliciosas que encontramos disseminadas via WhatsApp”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil.

“Isso demonstra que os golpes anteriores foram bem-sucedidos e que os cibercriminosos seguem com a mesma tática de usar um tema popular para disseminar scareware. Outro agravante foi que encontramos empresas de software legítimos se valendo dessa abordagem para forçar a instalação e distribuição do seu software no Brasil.”

O analista ainda alerta para outro fator importante: o golpe solicita o número de telefone da vítima. “Com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal”, alerta Assolini.

Fonte!
    Infelizmente grande parte da população cai nestes golpes, este segue o mesmo estilo dos outros golpes aplicados através do WhatsApp, teve o golpe do WhatsApp Azul onde era instalado um aplicativo para monitorar o uso do celular e instalar outros spywares, keyllogers e outros
    Veja como localizar celular Samsung roubado ou perdido, usando um aplicativo oficial da Samsung.

Veja aqui, como bloquear o IMEI e porque você deve bloqueá-lo em caso de perda ou roubo.

Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Valeu @Gaby!

Exato @Juvenil-Wille. Mas como comentamos em outro tópico, continuam caindo nesses golpes porque cada vez mais, pessoas desavisadas ou sem qualquer capacidade (devido a idade mesmo) tem acesso a essas redes.

Semana passada minha filha (8 anos) disse que queria um celular. Quando peguntei pra que? Ela disse: "Para falar com você e com a Mãe"

Lindo né. Mas eu disse, quando quiser falar comigo, pode ligar do fixo de casa...mas ela disse: 'Também quero mandar e receber mensagem no Whatsapp....

Pois é...foi uma conversa de quase 1 hora, mas ela entendeu...se por enquanto não pode ter acesso a redes sociais, ainda não terá celular. Mas quando tiver, poderá escolher à vontade....daqui uns 3-4 anos quem sabe.

Detalhe: Ela já tem Tablet, um Galaxy Note 8. Mas fiquei contente, que ao invés de me enrolar e conseguir usar e/ou instalar whatsapp ela veio pedir.
    Sem Smartphone
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

Parabéns

Citação Postado originalmente por mmelo76 Ver Post
    Valeu @Gaby!

Exato @Juvenil-Wille. Mas como comentamos em outro tópico, continuam caindo nesses golpes porque cada vez mais, pessoas desavisadas ou sem qualquer capacidade (devido a idade mesmo) tem acesso a essas redes.

Semana passada minha filha (8 anos) disse que queria um celular. Quando peguntei pra que? Ela disse: "Para falar com você e com a Mãe"

Lindo né. Mas eu disse, quando quiser falar comigo, pode ligar do fixo de casa...mas ela disse: 'Também quero mandar e receber mensagem no Whatsapp....

Pois é...foi uma conversa de quase 1 hora, mas ela entendeu...se por enquanto não pode ter acesso a redes sociais, ainda não terá celular. Mas quando tiver, poderá escolher à vontade....daqui uns 3-4 anos quem sabe.

Detalhe: Ela já tem Tablet, um Galaxy Note 8. Mas fiquei contente, que ao invés de me enrolar e conseguir usar e/ou instalar whatsapp ela veio pedir.
    O bom disso é ela teve maturidade para conversar e ao mesmo tempo indica que vocês são uma familia que dialoga.

Acho que falta muito dialogo entre pais e filhos, o ECA (Estatudo da Criança e do Adolescente) deu bastante direito para as crianças e adolescentes, mas com os direitos també vem as responsabilidades e isto é os pais e nóis em geral que devemos ensinar para eles!

Acho que deveria voltar o tempo em que todos sentavam na mesa para almoçar e jantar juntos, quando conversávamos sobre tudo, isto foi até os meus 10 - 11 anos , eu sabia o que esperavam de mim na escola, em casa, o que deveria fazer, agora muitos ficam abandonados, os pais reclamam que não podem castigar, mas podem ter um dialogo aberto e sincero com os filhos!
    Veja como localizar celular Samsung roubado ou perdido, usando um aplicativo oficial da Samsung.

Veja aqui, como bloquear o IMEI e porque você deve bloqueá-lo em caso de perda ou roubo.