Resultados 1 a 5 de 5
  1. #1
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    4.960

    Telefônica Vivo avalia também limitar franquia de dados na fibra, depois do ADSL


    Operadora colocou no começo do mês limites na quantidade de dados transmitida para novos clientes ADSL

    A Telefônica Vivo passou a prever a criação de franquia de dados para sua internet fixa por par de cobre (ADSL) neste mês. Os novos clientes que contrataram o serviço a partir de 5 de fevereiro já estão assinando contratos com os limites. Clientes que contrataram o Vivo Internet Fixa antes dessa data manterão as condições contratuais anteriores, sem franquia.

    Os planos de banda larga fixa afetados são de velocidades entre 200 Kbps a 25 Mbps, em todo o estado de São Paulo. A franquia vai de 10 GB (planos de 200 Kbps a 1 Mbps) a 130 GB (para o de 25 Mbps). A operadora não atualizou os contratos dos novos clientes Vivo Fibra, mas estuda a possibilidade. “O tema está sendo avaliado”, informa.

    A Telefônica diz que não vai definir cobrança por uso excedente neste ano. Mas que vai realizar campanhas para informar o consumidor sobre mudanças nos limites de uso da banda larga fixa, quando isso ocorrer. A empresa foi a primeira a bloquear o acesso à internet dos usuários móveis ao fim da franquia em 2014, movimento que encerrou a oferta de acesso ilimitado à internet no celular, mas a aumento das franquias oferecidas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já via como provável a expansão da estratégia aos acessos fixos desde 2014, em função da queda de receitas com interconexão.

    “Promocionalmente, não haverá cobrança pelo excedente do uso de dados até 31 de dezembro de 2016. À medida que isto vier a ocorrer no futuro, a empresa fará um trabalho prévio educativo, por meio de ferramentas adequadas, para que o cliente possa aferir o seu consumo. A franquia de consumo de dados de internet fixa já é praticada hoje por alguns dos principais players de banda larga fixa”, afirma, em nota. Os outros players, no caso, são NET e a Oi.

    A NET lembra que seus planos adotam velocidade e franquia por contrato, e que a franquia do usuário pode ser acompanhada pelo site ao consumidor da companhia. Diz que a medida é uma prática de qualidade. “Tem o objetivo de garantir o correto dimensionamento da rede de banda larga para todos os usuários”, diz. As franquias são determinadas por estatísticas e revistas periodicamente. Poucos clientes, afirma, ultrapassam os limites estabelecidos. “Neste caso, a velocidade de internet é reduzida até o final do mês vigente e reestabelecida automaticamente no primeiro dia do mês seguinte”.

    Por sua vez, a Oi confirma trazer a cláusula de redução da velocidade uma vez atingida a franquia nos contratos. “A companhia não pratica o corte da navegação na internet após o fim da franquia de seus clientes de banda larga fixa”, garante.

    A TIM afirma que não pretende adotar modelo semelhante em sua internet por fibra, disponível em São Paulo e Rio de Janeiro. “A TIM não comercializa planos com franquia mensal de dados e bloqueio após o consumo em sua oferta de ultra internet fixa (Live TIM). A operadora também não prevê mudanças nos planos atuais”, afirma.

    Leia mais em TeleSíntese
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  2. #2
    Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Localização
    Caieiras - SP
    Posts
    6.742
    Acho que a mesma notícia, mas com outro argumento ou fonte...

    Nas duas falam de limite nas franquias de 200 Kbps a 25 Mbps. E essa é a franquia apenas de ADSL, pois a franquia de Fibra já começa acima de 50MBps.
    Sem Smartphone
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

  3. #3
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    4.960
    Posso estar errado mas lendo a matéria em que o superintendente da Anatel concorda com o limite mensal da dados, começo a acreditar que as operadoras irão realmente vender pacote adicional de dados para quem atingiu a cota.

    Para aqueles que baixam filmes com qualidade bluray aproximadamente acima de 1GB, ao baixar 80 filmes o cliente já atingiu a cota então no caso para este deve mudar para uma franquia maior para obter uma cota maior.

    - - - Updated - - -

    Obs.: aguardando a TIM porque parece ser a única operadora que não irá limitar dados

    *Já baixei mais de 200GB em um dia só de filmes e séries*
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  4. #4
    Agora me pergunto pra que velocidade alta então ? Pra ver email e fica no facebook?

  5. #5
    Nível 38: 1ª conta para pagar Avatar de Matthew
    Desde
    Oct 2015
    Localização
    Campinas - SP
    Posts
    695
    Velho! E nas universidades, hospitais e blá blá blá? Demais, isso...