Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 17
    Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016

Cientistas conseguem armazenar 360TB neste pequeno disco de vidro!

Nome:      20160216123017_660_420.jpg
Visitas:     88
Tamanho:  18,9 KB

Uma nova técnica desenvolvida por cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, promete mudar a forma como armazenamos dados em estruturas físicas. A equipe conseguiu armazenar 360 terabytes de informação em um pequeno disco de quartzo usando lasers.

O mais impressionante, segundo os pesquisadores, é que a informação pode permanecer registrada no disco por 14 bilhões de anos. A técnica usa pulsos de laser de femtosegundo (utilizado em cirurgias de catarata) para criar camadas de nanoestruturas em um quartzo, o mineral mais abundante da Terra. O resultado, segundo os cientistas, lembra os cristais da "Fortaleza da Solidão", que, nas histórias em quadrinhos do Superman, armazenam todo o conhecimento da história do planeta Krypton.

Os dados são armazenados em cinco dimensões, segundo os cientistas: tamanho, orientação e outras três camadas de nanoestruturas separadas entre si por apenas 5 micrômetros (isto é, a milésima parte de um milímetro). Para experimentar a nova ténica, a equipe registrou diversas obras em pequenos discos de vidro, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Bíblia cristã.

Além de durar 14 bilhões de anos, o armazenamento sobrevive a temperaturas de até 190 graus celsius. Uma técnica similar foi desenvolvida em 2012, permitindo a cientistas armazenar 40 megabytes por polegada² - aproximadamente a mesma densidade de um CD de música. A ideia é que esse novo estudo ofereça uma maneira de guardar, em definitivo, a "história da humanidade".

Via Southampton University

Fonte Br!
    Sem Smartphone
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

Eu queria um hd externo com esta capacidade!
    Veja como localizar celular Samsung roubado ou perdido, usando um aplicativo oficial da Samsung.

Veja aqui, como bloquear o IMEI e porque você deve bloqueá-lo em caso de perda ou roubo.

Desde
    Feb 2016

Citação Postado originalmente por Juvenil-Wille Ver Post
    Eu queria um hd externo com esta capacidade!
    Somos 2!
    Sem Smartphone

Impressionante! :O

@Juvenil-Wille e @mmelo76, o que vocês colocariam dentro? :O

Desde
    Feb 2016
    Citação Postado originalmente por carl@ Ver Post
    @carl@ hoje eu já tenho 1TB no DropBox com 20% de uso; 1TB OneDrive com 13% de uso e 1TB em casa em um HD na nuvem com 30%.

Simplesmente unificaria tudo e ficaria com apenas 1% de uso e um armazenamento pro resto da vida até a 2nd geração...ou não...já que agora está começando a febra dos vídeos em 4K e digo que 1TB não será nada para isso...

Também com o início da fotos de geolocalização em 360 graus e vídeo e fotos panorâmicas 3D de drones, cada uma chega a 100, 200 ou 300MB.

Mas basicamente seria isso, fotos da família, filhos (catalogando por fases, idade e meses) e os vídeos mais absurdos de lindos e grandes.
    Sem Smartphone

Citação Postado originalmente por carl@ Ver Post
    Deixaria de utilizar os hds dos outros, instalaria diversos S.O. no HD externo, colocaria um menu para escolher o S.O. quando o sistema iniciasse, não teria mais problemas em lan house ou computadores de terceiros, poderia istalar diversa maquinas virtuais sem medo de acabar com o espaço.

Usando parte dele para dedicar a memória, poderia abrir diversos programas sem que o pc trave, deixaria de utilizar os pendrivers e cartões de memórias, além de parar de utilizar a memória do celular para guardar arquivos.

Ou imagine um hd ou pendrive que você pode carregar com todos os seus arquivos sem precisar ter acesso à internet.

- - - Updated - - -

Não me importo muito com fotos, tenho umas 600 músicas, alguns GB de softwares, e imagens iso de diversos sistemas oeracionais, no caso poderia instalar tudo e usar quando fosse necessário.
    Veja como localizar celular Samsung roubado ou perdido, usando um aplicativo oficial da Samsung.

Veja aqui, como bloquear o IMEI e porque você deve bloqueá-lo em caso de perda ou roubo.

Eu li os posts de vocês meninos, um atrás do outro, e parece que estava lendo uma resposta àquelas perguntas tipo "O que você faria se ganhasse 1 milhão de reais?" que faziam quando a gente era criança!

Nossa, eu com tanto espaço acho que faria muita coisa que o @mmelo76 citou, dá pra guardar informações de gerações lá dentro! A coisa que mais me incomoda é a memória do celular @Juvenil-Wille, tô sempre tendo que apagar aquele vídeo ou deletar uns apps

Fiquei com vontade!

Quanto será que custaria? haha. Já me sinto pobre só de pensar!

Desde
    Feb 2016
    O mais legal @carl@ que a ideia é justamente não vender...compartilhar para armazenar a "história da humanidade" por até 14 bilhões de anos...suportando 190 graus, daria para aguentar as mais altas alterações de climas previsíveis...

Embora pode chegar de forma gratuita, teríamos que permitir o compartilhamento para próximas gerações....Um perigo para quem tem informações confidenciais...
    Sem Smartphone

Quando chegar ao público vai vir com um código secreto para auto-destruir, hahaha, assim os que tem segredos podem apagar tudinho ^_^