Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15
  1. #1
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    4.960

    As operadoras mais reclamadas no Reclame Aqui em 2015



    Apesar de uma lista que deixa o setor envergonhado, as quatro maiores operadoras não consideram reclamações feitas no site.


    O site de reclamações Reclame Aqui, disponibilizou um ranking com as 20 empresas que mais receberam queixas de consumidores durante o ano de 2015. Todas as principais empresas de telecomunicações integram o ranking.

    O grupo mexicano de telecomunicações America Móvil - que no Brasil integra Claro, NET e Embratel - é de longe o destaque negativo desta lista. A NET, sua empresa de serviços fixos para pessoas físicas, aparece no topo do ranking com quase 102 mil reclamações registradas nos últimos 12 meses.

    A Claro, braço móvel do America Móvil, integra a lista no quinto lugar, com mais de 57 mil queixas, junto com a Claro TV, que aparece na 17ª posição entre as mais reclamadas, com mais de 25 mil reclamações abertas.

    Somando tudo, o grupo América Móvil registrou, portanto, mais de 184 mil reclamações, ficando na posição isolada do ranking das mais reclamadas.

    O grupo espanhol Telefônica também não fica muito imune as queixas dos consumidores. A Vivo - maior empresa de telefonia móvel do país em número de clientes e receita - também é uma das mais reclamadas do país, aparecendo na segunda posição do ranking do Reclame Aqui. Em 2015, foram quase 84 mil queixas. Isso sem incluir a GVT, que na metade do ano se incorporou a Vivo.

    A GVT registrou mais de 25 mil reclamações, e foi a 18ª empresa mais reclamada no ano passado. Somando Vivo/GVT, a Telefônica registrou quase 109 mil processos abertos no site.

    Agora, o que dizer da Sky? Uma operadora que só presta serviço de televisão (internet banda larga apenas em poucas cidades), não deve ter tanta reclamação assim, correto? Errado! A Sky, apesar da pouca quantidade de clientes em relação aos demais grupos de telecomunicações, foi a terceira empresa mais reclamada do Brasil no Reclame Aqui. Mais de 83 mil reclamações foram abertas contra o grupo norte-americano AT&T, atual dono da Sky.

    Mais de 65 mil reclamações foram registradas contra o grupo de telecomunicações brasileiro Oi. Todas as reclamações de telefonia móvel, fixa, internet banda larga e TV por assinatura já estão inclusas neste número. Foi a quarta operadora mais reclamada.

    O grupo Telecom Italia, controlador da TIM Brasil, não ficou de fora da listinha do Reclame Aqui. Em sétimo lugar entre as mais reclamadas, a TIM recebeu quase 53 mil queixas.

    Para completar o ranking, a Nextel aparece no 15º lugar com mais de 28 mil reclamações abertas. A norte-americana NII Holdings, dona da Nextel, tem feito esforço para reduzir suas queixas por aqui, mas levando em conta o número de clientes que a operadora tem no Brasil, este número de queixas ainda é um tanto elevado.

    Operadoras não consideram reclamações do site

    Fizemos uma pesquisa no Reclame Aqui para saber o teor das reclamações realizadas pelas consumidores contra as operadoras de telecomunicações e descobrimos que são poucas as empresas que respondem as solicitações abertas no site. Isso quer dizer que o consumidor pode gritar para o mundo inteiro sua insatisfação com alguma operadora, que ela não vai ouvir.

    A NET é a empresa que mais responde as reclamações feitas pelos usuários, com um índice de retorno de 99.8%. Sendo que 73,3% dessas são de fato solucionadas ao agrado do cliente. O tempo médio de espera para ter uma reclamação atendida pelo site na operadora é de aproximadamente 6 dias. Ela é classificada como uma empresa regular.

    O segmento de televisão por assinatura da Claro, a Claro TV, também é outra que dá valor as opiniões dos usuários dentro do Reclame Aqui. 98.4% das reclamações feitas contra ela foram atendidas em 2015, e 85.5% delas foram solucionadas. O tempo médio que o consumidor precisa esperar para receber um retorno é um pouco alto, cerca de 9 dias, mas a empresa é avaliada como Boa pelo site.

    Desde que saiu do capital financeiro do Grupo Globo, a Sky diminuiu muito a participação no Reclame Aqui em relação a 2014. Enquanto no ano retrasado a operadora de TV respondeu 97.8% das reclamações, em 2015 apenas 8% dessas queixas foram atendidas. Hoje, a Sky não é uma empresa recomendada, na opinião do Reclame Aqui.

    As demais operadoras não consideram as reclamações feitas no site. A principal justificativa para isso é a cobrança, pelo Reclame Aqui, de um dispositivo para as empresas acompanharem as reclamações contra elas recebidas por meio da plataforma. Maurício Vargas, presidente do Reclame Aqui, defende-se dizendo que o site faz parte de "uma empresa, e não uma ONG" de defesa do consumidor.

    No dia 1º de abril de 2015 (Dia da Mentira), o Reclame Aqui chegou a publicar uma post provocando as nossas principais empresas de telefonia:



    Portanto, é melhor procurar outros canais para manifestar o seu descontentamento com algo. Um dos órgãos mais requisitados quando o assunto é telefonia, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebe todos os dias milhares de reclamações dos consumidores do setor. O Procon também é um grande aliada na comunicação entre empresa-consumidor.

    Fonte: Minha Operadora
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  2. #2
    Nível 87: A Vida É Bela Avatar de GJonas
    Desde
    Jan 2016
    Localização
    Serra - ES
    Posts
    6.581
    Boa Noite!

    Bem que eu iria reclamar também devido a propaganda enganosa da Vivo, mas acabei desistindo acreditando que não adiantaria muita coisa.
    No site da Vivo diz com todas as letras que o Vivo Fixo participa do Vivo Valoriza, mas é impossível cadastrar e os atendentes dizem que não participa.
    Fazer o que? O jeito foi reclamar na Anatel mesmo...

  3. #3
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    4.960
    Bom dia!

    Sua reclamação sobre propaganda dá para levar também no Procon mais próximo.
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  4. #4
    Nível 87: A Vida É Bela Avatar de GJonas
    Desde
    Jan 2016
    Localização
    Serra - ES
    Posts
    6.581
    Boa Noite!

    @Josemsud To pensando nisso...

  5. #5
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    4.960
    Bom dia @GJonas

    Esqueci de dizer dá para fazer uma queixa no no site Consumidor.gov.br
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  6. #6
    Nível 87: A Vida É Bela Avatar de GJonas
    Desde
    Jan 2016
    Localização
    Serra - ES
    Posts
    6.581
    @Josemsud obrigado pela dica.

    Abraços

  7. #7
    @GJonas
    Já vi sua reclamação advindas de outras clientes aqui no fórum e já pesquisei um pouco sobre isso. Realmente existe essa divergências de informações. Inclusive o regulamento o Vivo Valoriza não deixa muito claro, mas pelo o que eu entendi realmente quem possui Vivo fixo não poderá acumular pontos para trocar em resgates de serviços
    Feliz 2017!


  8. #8
    Nível 87: A Vida É Bela Avatar de GJonas
    Desde
    Jan 2016
    Localização
    Serra - ES
    Posts
    6.581
    Boa Noite @PriscilaRocha

    Obrigado por comentar,

    O que me irrita não é o fato de não poder participar, mas o fato de constar no site a informação de que vivo fixo participa.
    Isso é propaganda enganosa, e um total desrespeito com o cliente.

    Nessa página de cadastro, que você pode ver abaixo diz com todas as letras
    "para cliente Vivo Fixo...."

    https://www.vivo.com.br/portalweb/ap...w.cadastre-se#

    Se não participa, seria mais fácil retirar essa informação do site...

    Abraços

  9. #9
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    4.960
    @GJonas

    Se o MP de São Paulo quiser pode processar a Vivo igual aconteceu no Rio de Janeiro por propaganda enganosa.
    Telefones úteis

    Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

    Sac Vivo Fixo
    10315

    Auxilio a Lista
    102

    Vivo Fibra
    10615

    Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

    Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

  10. #10
    @GJonas

    Você está com toda a razão!!!
    Feliz 2017!