Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 32
    Nível 47: Noviça Rebelde Avatar de alinevalbuquerque
    Desde
    Jan 2016

O que você acha da Educação a Distância? Acredita na modalidade?

Educação a distância cresce mais que presencial, mas não é 1ª opção

A educação a distância cresce em ritmo mais acelerado que o ensino presencial e já é opção para quase metade das pessoas que buscam uma graduação. Pesquisa divulgada hoje (22) pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) - que representa grande parte do ensino superior particular do país - mostra que 44% dos entrevistados optariam por essa modalidade, enquanto 56% dizem que preferem o ensino presencial. Nesse ritmo de crescimento, o Brasil terá mais alunos estudando a distância que nas salas de aula tradicionais, em 2023.

A pesquisa mostra ainda que, se informados de que os cursos a distância podem ter etapas presenciais, a aceitação aumenta para 93% dos estudantes pesquisados. Para os 7% restantes, ainda há um desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet. Outro ponto destacado por esses alunos que não optariam pela EaD é a percepção de que o mercado de trabalho ainda não valoriza adequadamente a qualidade desses cursos.

A pesquisa inédita Um ano do Decreto EAD - O impacto da educação a distância foi feita pela ABMES em conjunto com a empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. Ao todo, foram entrevistados 1.012 homens e mulheres de 18 a 50 anos, sendo 256 alunos e 756 potenciais candidatos a educação superior em março deste ano.

“Estamos falando de um público diferente da graduação presencial tradicional. Estamos trazendo para o ensino superior um público mais velho, mais maduro, que já trabalha com maior intensidade. Esse público precisa da flexibilidade da EaD para completar o curso superior”, diz o vice-presidente da ABMES, Celso Niskier.

O estudo mostra que aqueles que escolhem a educação presencial exclusivamente são mais jovens - 53% têm até 30 anos -; 76% trabalham; 33% são da classe social A ou B; 64% estudaram em escolas públicas e 36% em particulares.

Entre aqueles que preferem a EaD, 67% têm mais de 30 anos, 83% trabalham; 25% são das classes sociais A ou B, 75% estudaram em escolas públicas e 25% em particulares.

Aulas práticas presenciais
    Atualmente, um curso EaD pode ter até 30% das aulas presenciais. Quando perguntados se cursariam um curso EaD com as aulas práticas presenciais, a maior parte, 93% disse que sim.

Entre os 7% que disseram não, 62% acreditam que a qualidade dessa modalidade não é bem avaliada no mercado de trabalho. Eles apontaram também desconforto em ter a maior parte das aulas pela internet: 62% dos estudantes e potenciais alunos dizem que acreditam que as instituições de ensino EaD não oferecem suporte para tirar dúvida na hora e 37% dizem que têm dificuldade com sistema de aula online.

Em relação à qualidade da EaD, Niskier diz: “Uma minoria de 4%, entre os jovens pesquisados, ainda acha que o mercado de trabalho não percebe muito bem a qualidade da educação a distância. Isso tende a desaparecer com o tempo, na medida em que comecemos a formar mais e o desempenho desses profissionais seja equivalente”.

Cursos a distância
    De acordo com o Censo da Educação Superior, em 2016, 33% dos novos alunos ingressaram no ensino superior na modalidade a distância e 67% em cursos presenciais. Esse número cresceu. Em 2010, 20% ingressaram no EaD e 80% no presencial.

De acordo com a projeção do estudo, se mantido o crescimento da EaD atual, em 2023 mais estudantes ingressarão na modalidade a distância que no presencial. Serão, pelas projeções do estudo, 51% em EaD e 49% no ensino presencial.

Há um ano, o governo publicou um decreto que define os critérios para a oferta de educação a distância. Entre as mudanças está a possibilidade de a instituição privada de ensino superior ser credenciada exclusivamente para oferta de cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) na modalidade a distância. Até então, a instituição deveria também ter algum curso na modalidade presencial.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educ...ncia-no-brasil
    Aline Albuquerque
    Dicas de Viagens, siga meu instagram @alinevalbuquerque

Nível 87: A Vida É Bela Avatar de GJonas
    Desde
    Jan 2016
    Eu acho legal para quem tem disciplina para realmente estudar. Caso contrário, é complicado.
    Esperando boas notícias.

A Educação do Brasil presencial já não ensina nada, imagina a distancia. Kkkkk
    Se for aplica uma prova para esses jovens que sai do ensino fundamental, medio e superior, uma prova de verdade acredito que 85% seria reprovados....
    Tem muita gente, principalmente do superior com ar de arrogancia, que se acha o aalvador da patria... kkk
    Enfim, chega de pessimismo.
    _______
    O texto destacou uns pontos importantes, maa que
    Não vou entrar em detalhes, pra não ter textão... kkkkk
    Enfim
    Educação a distancia são para poucos, muito poucos mesmo! Em que a pessoa acha que vai ser mais tranquilo e tals...
    Acaba sendo um inferno,
    Você meu gafanhoto que quer estuda a distancia, sabia
    Que nao é facil,
    Não vai achando que pode,
    Tem que ter certeza! Isto pode gerar gastos...
    Eu não consigo estuda em casa,
    Em casa consigo sozinho, mas assim não.
    Antigamente conseguia, saudades inclusive.

O ensino a distancia exige MUITA DEDICAÇÃO. Eu tentei fazer um e acabei desistido sabe porque? Eu aproveitei quase 30% de disciplina do meu outro curso realizado em 2013, ficando assim quase dois semestre sem nenhuma disciplina para cursar . O problema é que eu não podia adianta outras disciplinas nesses dois semestre (fiquei com um tempo grande ocioso, me desanimou BASTANTE) acabei desistindo. Mas era bem puxado as disciplinas nessa instituição que eu cursei , me arrisco a dizer que era muito mais do que na instituição presencial que cursei.
    Os cursos EAD são mais baratos isso acaba sendo atrativo . Estou fazendo uma pós "LIBRAS/BRAILLE" EAD ( muito franco o curso, mais é reconhecido pelo MEC ).

Desde
    Jan 2016
    @GJonas,

Muitos entram nos cursos a distância achando que vão encontrar uma educação distância e na verdade, quando o curso é Sério, o aluno para dar conta, precisa se dedicar, e muito. Um fato importante é que nem todo mundo tem perfil para estudar a distância (afinal, como é uma modalidade que depende mais do aluno, não é todo mundo que quer se dedicar, as pessoas só querem o bônus e não o ônus).

@neilsonf7 Você já teve acesso aos dados do ENADE? O desempenho dos alunos da educação a distância é superior aos do ensino presencial, ou seja, a educação a distância está "ensinando" mais que a presencial. Mesmo com esses dados, não podemos deixar de destacar que algumas universidades estão pouco preocupadas com o potencial da modalidade com o advento das novas tecnologias e enxergam nela uma possibilidade de potencializar os lucros em grande escala.

@Robertinha pois é, ensino a distância tem seus pontos fortes e fracos.
    Aline Albuquerque

@alinevalbuquerque
    Eu conheço muita gente que fez uma UNOPAR DA VIDA e passou em concurso, enquanto os que foram TODOS OS DIAS na presencial estão até
    desempregado ....casos e casos, claro! kkkkkkkk.
    Quem faz a instituição é o aluno .

Citação Postado originalmente por Robertinha Ver Post
    O ensino a distancia exige MUITA DEDICAÇÃO. Eu tentei fazer um e acabei desistido sabe porque? Eu aproveitei quase 30% de disciplina do meu outro curso realizado em 2013, ficando assim quase dois semestre sem nenhuma disciplina para cursar . O problema é que eu não podia adianta outras disciplinas nesses dois semestre (fiquei com um tempo grande ocioso, me desanimou BASTANTE) acabei desistindo. Mas era bem puxado as disciplinas nessa instituição que eu cursei , me arrisco a dizer que era muito mais do que na instituição presencial que cursei.
    Os cursos EAD são mais baratos isso acaba sendo atrativo . Estou fazendo uma pós "LIBRAS/BRAILLE" EAD ( muito franco o curso, mais é reconhecido pelo MEC ).
    Ahh
    Massa e o bom que pra ajudar tem um monte de conteudo na internet.

- - - Updated - - -

Citação Postado originalmente por alinevalbuquerque Ver Post
    @GJonas,

Muitos entram nos cursos a distância achando que vão encontrar uma educação distância e na verdade, quando o curso é Sério, o aluno para dar conta, precisa se dedicar, e muito. Um fato importante é que nem todo mundo tem perfil para estudar a distância (afinal, como é uma modalidade que depende mais do aluno, não é todo mundo que quer se dedicar, as pessoas só querem o bônus e não o ônus).

@neilsonf7 Você já teve acesso aos dados do ENADE? O desempenho dos alunos da educação a distância é superior aos do ensino presencial, ou seja, a educação a distância está "ensinando" mais que a presencial. Mesmo com esses dados, não podemos deixar de destacar que algumas universidades estão pouco preocupadas com o potencial da modalidade com o advento das novas tecnologias e enxergam nela uma possibilidade de potencializar os lucros em grande escala.

@Robertinha pois é, ensino a distância tem seus pontos fortes e fracos.
    Aline pensa bem, please...
    Eu não quero ser o dono da razão, pode até discordar, pq não tenho um ponto p/ intensificar meu argumento.

Comparando o perfil de quem quer estudar de verdade, com aluno presencial vs EAD. Realmente o aluno EAD leva vantagem porque:
    O outro enfrenta: Problemas com professor (falta, atraso, etc), estress do transito, bagunça dos outros alunos etc... Enfim, Tem todo uma cadeia!

Agora,
    O nosso verdadeiro inimigo e o nosso pensamento. Em que se refletir o perfil do Brasileiro vai entender que a maioria não consegue se concentrar e a CASA temos a falsa sensação que serve para descanço... Ai fode tudo!
    Enfim
    Eu não acredito em dados, porque sempre tem uma malandragem envolvida: Pra eles economizam bastante em relação manutenção de espaço fisico, despesas chegando quase zero!

Ai
    Eles jogam uma dessa,
    Pra o aluno se encantar
    Ir cheio de esperança e o mesmo não aproveita nada, so poucas pessoas....

- - - Updated - - -

Presencial sempre leva vantagem, porque a pessoa vai desarmada, vai com pensamento mais aberto

Desde
    Jan 2016
    @neilsonf7

Respeito a sua opinião, mas os dados aos quais me referi, são dados oficiais. Resultado da prova que esses alunos fizeram (ninguém fez por eles, eles fizeram).

E outra coisa, quem garante que a aula presencial é boa? Quantas vezes o professor fica lendo textos? Quantas vezes o aluno está na sala e fica mexendo o tempo inteiro no celular? Quantas vezes os alunos assinam a lista de frequência e vão para o barzinho tomar um chope.

Não é por que o ensino presencial é bom que a educação a distância é ruim e vice versa. Ambas modalidades têm seu potencial e posso te garantir, como pesquisadora da área, que o empenho exigido pelo aluno na EaD é muito maior, talvez por isso o resultado do Enade mostre os alunos Ead na frente.

Outro fato importante. Num país, com dimensões continentais como o nosso, o ensino a distância é a única possibilidade de pessoas que moram em regiões remotas estudarem.
    Aline Albuquerque

Citação Postado originalmente por alinevalbuquerque Ver Post
    @neilsonf7
    Respeito a sua opinião, mas os dados aos quais me referi, são dados oficiais. Resultado da prova que esses alunos fizeram (ninguém fez por eles, eles fizeram).
    E outra coisa, quem garante que a aula presencial é boa? Quantas vezes o professor fica lendo textos? Quantas vezes o aluno está na sala e fica mexendo o tempo inteiro no celular? Quantas vezes os alunos assinam a lista de frequência e vão para o barzinho tomar um chope.
    Não é por que o ensino presencial é bom que a educação a distância é ruim e vice versa. Ambas modalidades têm seu potencial e posso te garantir, como pesquisadora da área, que o empenho exigido pelo aluno na EaD é muito maior, talvez por isso o resultado do Enade mostre os alunos Ead na frente.
    Outro fato importante. Num país, com dimensões continentais como o nosso, o ensino a distância é a única possibilidade de pessoas que moram em regiões remotas estudarem.
    Também Respeito sua Opinião, mas sério sem sacanagem nenhuma: Ainda acho que nossa educação é um verdadeiro Lixo com dados ou sem. Acredito que eles manipulam, porque basicamente querem dinheiro fácil, forçando mercado.
    A educação a distancia não funciona e é uma ferramenta inútil, logicamente que não posso afirma isto para todos e sim para a maioria das pessoas Brasileira, uns 88% sendo otimista. Kkkkk
    Então falando filosoficamente ‘’Quem quer estudar de verdade, consegue até mesmo sem folha’’. Só que as ferramentas que os estudantes tem tanto presencial ou distancia é 2/10 até 4/10 é algo inviável, sem conta que tem escolas que não tem nem estrutura para um EAD.

''Vamos para de fingir que estamos dando aula, vamos parar de fingir que estamos estudando''
    basicamente isto,
    pode discorda kkk

Desde
    Jan 2016
    @neilsonf7

Com todo respeito à sua opinião (que tem muito achismo e poucos dados concretos, não me leve a mal), você precisa conhecer um pouco melhor a Educação a Distância. Você vai se surpreender positivamente.

Abraços e excelente final de semana

Aline
    Aline Albuquerque