Resultados 1 a 3 de 3

Problemas na internet após troca de GVT para VIVO.

Olá, notei que após a VIVO passou a tomar conta de providenciar o serviço de internet, a qualidade caiu muito, principalmente em quatro aspectos, mais notáveis ao usar o serviço para jogos online:

1º Sempre quando chove (ou simplesmente há um pouco de vento) a internet cai, sempre, sem exceção. Nessa semana teve alguns dias aqui em que havia leves pancadas de chuva a cada duas horas mais ou menos, e a todo momento, quando começava a chover, a internet caia. Isso é um problema para jogos online, pois eu simplesmente perco a conexão com o servidor e não consigo retornar, interrompendo toda a partida.

2º Ping alto: Meu ping, em servidores brasileiros (Curitiba e São Paulo como referência) constumava estar entre 5 - 15ms de atraso (indo até no máximo 25 caso alguém também estivesse utilizando a internet fazendo o streaming de vídeos ou algo assim). Agora, somente com eu usando, meu ping "normal" é no mínimo 40ms. Fazendo o teste de velocidade para o servidor de Beloit, Kansas, como referência para servidores hosteados na América do Norte, meu ping costumava ser de 150 a 165ms, agora fica entre 205 e 230ms (uma velocidade pior do que a que tinha antes em servidores Europeus).
    Comparando com a de outros brasileiros que jogam junto, o atraso deles continua na faixa de 160ms, enquanto o meu está sempre acima de 200ms, é inaceitável.
    O interessante é que a velocidade de Upload e Download continua praticamente a mesma, mas parece haver algum problema na rota dos pacotes, seguindo agora por uma distância maior ou sendo de qualidade muito mais inferior.

3º Perda de pacotes: Usando o jogo Battlefield 4 como exemplo, após notar vários problemas na rede (como movimentar meu personagem e então o jogo travar e eu voltar pra posição anterior) dei uma olhada em como estava a conexão, e a todo momento está havendo perda de pacotes na rota. Isso não estava presente antes, pelo menos não nessa frequência, ocorrendo a todo momento.

4º Perda de conexão quando algum outro aparelho está realizando upload de algum arquivo: por alguma razão, sempre que realizo o upload de alguma foto ou vídeo de um celular por exemplo, a conexão à internet parece cair para todo mundo. É como se o celular usasse 100% do upload disponível. Enquanto estamos navegando ou assistindo um vídeo isso não é tão notável, mas ao jogar online, quando preciso estar mandando informações a todo momento, isso se torna um problema. Se esse upload demorar mais do que 3 segundos aproximadamente, sempre acabo perdendo a conexão com o servidor.

Alguém sabe se é possível consertar isso? Ou, infelizemente, no final a alternativa seria mudar de operadora? Peguei o plano de 25mb da GVT exatamente para jogar jogos online e estava funcionando perfeitamente. Aí isso acontece...

Vou acabar ligando para lá amanhã, apesar de não acreditar que isso vá resolver. Provavelmente será pedido para "reiniciar o modem" pra começar...

Pesquisa sobre fast path e interleaved. Foi basicamente isso que foi alterado.

Resumindo. Depois que a Vivo comprou a GVT, eles fizeram uma alteração no dslam(armário) deles, mudando a configuração de fast path para interleaved. Essa alteração faz o seu ping subir em torno de 15~20ms, porque é um mecanismo que faz "correções" em troca de aumentar a latência, é usado para linhas com muito ruído, corrigindo alguns erros. Então não é só você mas todos nós sofremos com essa mudança.

Isso pra quem joga online é horrível, 20ms a mais é uma **** diferença. Você pode conferir isso usando um "tracert IP" no cmd do windows, o primeiro salto vai ter um delay de +- 20ms.

Exatamente, fazendo um tracert para google.com, do 1º (PowerBox) até o 2º tem um delay de 42ms já.
    é uma sacanagem ter contratado um serviço que funcionava bem e aí, sem o consumidor poder fazer nada, tudo é alterado e esses problemas aparecem.