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  1. #1

    Traffic Shaping - Youtube/Netflix...

    Boa tarde
    Como já é sabido por muitos e outros não sabem o nome, os usuários de Vivo Fibra sofrem com o Traffic Shaping, que resumindo, é quando limitam a velocidade para certos tipos de serviços, nesse caso para o Youtube e Netflix. Por isso que 95% das vezes que tentamos assistir um vídeo com uma boa qualidade ele fica travando e você se pergunta, como pode você ter 50MB de internet e o vídeo não carregar.
    Pois é, a pergunta é simples.

    Quando a Vivo vai se diferenciar das outras e parar de usar esse tipo de recurso?


    Obs: Quando eu tinha NET de 10mb, conseguia ver Netflix e Youtube melhor do que hoje com Fibra de 100mb!



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  2. #2
    Novidade para você:

    Pesquise sobre Rotas Internacionais.

    Assim, pode reclamar com propriedade, e não falando coisa que não conhece.

  3. #3
    Nível 23: Auxiliar de Estagiário Avatar de kdx125
    Desde
    Jun 2015
    Localização
    São Paulo
    Posts
    252
    Geralmente os serviços tipo Youtube entregam o conteúdo através de servidores GGC
    Esses servidores ficam espalhados em vários países, e geralmente ficam nas redes dos provedores.

    A Vivo tem alguns em sua rede, a NET tambem, a Oi também, a TIM também.

    Geralmente a operadora solicita esses servidores ao Google, o Google instala, a operadora arca com custos de infraestrutura, link, energia elétrica, em troca disso o conteúdo em sua rede fica mais rápido e não tem que ficar acessando o serviço em outra rede, diminuindo tambem o trafego pra fora da rede.
    Com isso todo mundo fica mais feliz.
    Os servidores são de propriedade do Google.

    Nesse link é possível ver qual servidor está te entregando conteúdo.


    Esse servidor muda dinamicamente, e quem controla isso é o Google.

    A maioria das pessoas fica no servidor "tiws-gru" que está na rede da Telefonica (TIWS - Telefonica International WholeSale) e aparentemente fica em Guarulhos (gru).

    O problema é que aparentemente em horário de pico ele está ficando congestionado, por isso essa lentidão.

    E quando ele fica lotado, o google te joga pra algum outro servidor brasileiro fora da rede da vivo que é acessado por outras operadoras, por exemplo "gru06s19".E geralmente esses servidores também são meio lentos pois muita gente usa ao mesmo tempo.


    O ideal seria que a Vivo tivesse mais servidores de conteúdo do Youtube em sua rede para resolver esse problema em horário de pico.Acredito que essa iniciativa deva partir da Vivo.


    Sobre as rotas internacionais:

    A Vivo (Telefonica) tem quatro roteadores, que por eles saem o trafego internacional
    São eles:
    grtsanem1 (Santos - SP)
    grtsanem3 (Santos - SP)
    grtriotw1 (Rio de Janeiro - RJ)
    grtriotw2 (Rio de Janeiro - RJ)

    Segundo relatos que eu vi, parece que os do RJ estão com problemas, então toda a rota está atualmente saindo pelos de Santos.Talvez isso gere alguma lentidão ao acessar conteúdo internacional.

  4. #4
    Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Localização
    São Paulo/SP
    Posts
    5.313
    Tenho tido problema com o Netflix que, em uma conexão de 50 MB, roda bem apenas em baixa qualidade.

  5. #5
    Citação Postado originalmente por Seriously Ver Post
    Novidade para você:

    Pesquise sobre Rotas Internacionais.

    Assim, pode reclamar com propriedade, e não falando coisa que não conhece.

    Então quer dizer que, em fóruns que existem milhares de usuários reclamando disso e videos no youtube que mostram como a vivo limita a banda pra certos tipos de serviços, estão todos errados?
    O problema é youtube e netflix?

  6. #6
    Estou com o mesmo problema de lentidão das 18:00 as 00:00 Horas. Está impossível de assistir o youtube, netflix e até navegar em alguns sites.

    O que fazer? reclamar na Anatel ou trocar de operadora?

  7. #7
    Felizes são vcs que estão pegando esse problema em certos horários, eu estou com problema 24/7 há 6 dias, liguei na central, falaram que estava tudo certo (pra eles o fato do roteador/modem estar conectado é estar funcionando), depois de pelejar um pouco usei 2 programas de trace route e peguei o problema pelo rabo, são 3 servidores da vivo que estão descartando pacotes, "normalmente"a perda é de 50%, mas esses últimos dias a coisa fica em torno de 85% de perda, ou seja, não consigo nem buffering com baixa qualidade, seja qual for o site com vídeo, jogos então nem pensar, o ping varia de 300-3000ms e fica nessa até derrubar a conexão com o servidor do jogo, navegar agora me faz relembrar da época do dial-up.

    Eu reportei isso ao pessoal da central de atendimento (sexta passada), e me disseram que não podem fazer nada pois são terceirizados e não possuem acesso aos locais com problemas, falaram que iriam repassar minhas informações para o pessoal responsável e me retornariam no dia seguinte, tô aqui esperando até agora a resposta, nem que fosse pra falar, é temporário, mas nem isso eu tenho.

    Talvez tenha que voltar pra NET, não é perfeita mas resolve as coisas rapidamente.

  8. #8
    Citação Postado originalmente por Nirimetus Ver Post
    Felizes são vcs que estão pegando esse problema em certos horários, eu estou com problema 24/7 há 6 dias, liguei na central, falaram que estava tudo certo (pra eles o fato do roteador/modem estar conectado é estar funcionando), depois de pelejar um pouco usei 2 programas de trace route e peguei o problema pelo rabo, são 3 servidores da vivo que estão descartando pacotes, "normalmente"a perda é de 50%, mas esses últimos dias a coisa fica em torno de 85% de perda, ou seja, não consigo nem buffering com baixa qualidade, seja qual for o site com vídeo, jogos então nem pensar, o ping varia de 300-3000ms e fica nessa até derrubar a conexão com o servidor do jogo, navegar agora me faz relembrar da época do dial-up.

    Eu reportei isso ao pessoal da central de atendimento (sexta passada), e me disseram que não podem fazer nada pois são terceirizados e não possuem acesso aos locais com problemas, falaram que iriam repassar minhas informações para o pessoal responsável e me retornariam no dia seguinte, tô aqui esperando até agora a resposta, nem que fosse pra falar, é temporário, mas nem isso eu tenho.

    Talvez tenha que voltar pra NET, não é perfeita mas resolve as coisas rapidamente.
    Triste isso, foi o que falei, na NET com 10MB meu ping era ótimo, sempre assisti youtube HD e netflix sem problemas, hoje com 100mb está tudo mais lento, só download que é melhor.

  9. #9
    Nem download tá funcionando direito, ontem tive que fazer o download do mesmo arquivo 3 vezes porque estava corrompendo os dados durante o download.

  10. #10
    Eu também não tô consiguindo assistir nada online nem Netflix nem Youtube muitos menos outros players, tenho 50mb e tá parecendo velocidade de 1mb, quando eu tinha NET Virtua de 10mb isso não acontecia, o que devo fazer? não adianta ligar e pedir técnico porque continua na mesma, o que devo fazer? reclamar na Anatel?

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