Resultados 1 a 6 de 6
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015

Postura e exercício: dá para evitar dor que atinge 8 a cada 10 pessoas

Falta de exercícios, má postura e movimentos bruscos na região lombar são os principais fatores geram dores nas costas

André Carvalho
    Do UOL, em São Paulo

Dor nas costas, quem nunca? De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o problema atinge 80% da população global, ficando atrás apenas da dor de cabeça entre os principais males que afetam a humanidade. Essa dor foi a maior causa de afastamento de trabalhadores no Brasil por mais de 15 dias em 2016, segundo o ranking de auxílios-doença concedido pelo INSS.

Apesar de tão comum, na maior parte das vezes a dor pode ser evitada com exercícios físicos e cuidados com a postura.

As dores na região lombar, diz Carlos Tucci, ortopedista e cirurgião da coluna, costumam ser causadas por uma combinação de fatores relacionados à má postura, movimentos bruscos e falta de exercícios.

"Diferentemente do que as pessoas pensam, a dor nas costas não vem de doenças graves, como hérnia de disco, bico de papagaio", explica Tucci. "[Elas] têm principalmente os músculos, sobretudo da região lombar, como origem".

Segundo ele, entre 1% e 3% dos casos são decorrentes de doenças mais graves. "As pessoas têm esse receio que a coluna está doente, que a coluna não tem estrutura para se sustentar, isso não é verdade", afirma.

Não é incomum ficar com a coluna curvada na hora de usar celulares

Falta de exercícios: principal causa

De acordo com o ortopedista, exercícios que desenvolvem a musculatura que envolve as regiões abdominal e lombar ajudam a formar uma espécie de cinturão de músculos que dão sustentação para a coluna--essa musculatura recebe o nome técnico de musculatura estabilizadora lombar.

"Esses exercícios chamados também de fortalecimento isométrico fazem essa musculatura ficar desenvolvida, deixando a coluna protegida contra posturas inadequadas, movimentos exagerados e repetitivos", diz ele.

Um exemplo do que é fortalecimento isométrico da musculatura que envolve a coluna são os exercícios do Pilates. Mas esse fortalecimento também pode ser feito na ioga ou em academias convencionais.

Fonte: UOL
    Telefones úteis

Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

Sac Vivo Fixo
    10315

Auxilio a Lista
    102

Vivo Fibra
    10615

Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

Realmente, como passo a maior parte do tempo trabalhando sentada esse é um problema comum, principalmente depois que abandonei a academia, me tornei muito sedentária e sério, tudo doía kkkk Já tem uns anos que venho correndo e isso me ajudou muito (até indico ), já que não tenho mais paciência com aparelhos. Mas, de fato, dor nas costas é horrível!!

Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Junte a positividade, ouvir música e dormir como outro fatores....pra mim da muito certo.
    Galaxy Note 9 512GB + 128GB + Dex Station
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

Nível 43: Carteirinha de estudante Avatar de Deystan
    Desde
    Dec 2016
    To tipo o Xavier ai em cima , é difícil eu sentir uma dorzinha aqui outra ali.
    Instagram - correarodrigues_ segue lá

To precisando de um celular ... Alguém quer enviar ?

Nível 28: O Auto da Compadecida Avatar de Theo_Raeken
    Desde
    Aug 2016
    Eu sofria muito de dor nas costas. Fiz uma grande mudança de hábitos e postura, que foi batata para corrigir.

Citação Postado originalmente por mmelo76 Ver Post
    Junte a positividade, ouvir música e dormir como outro fatores....pra mim da muito certo.
    Dica super anotada @mmelo76 !! De fato estou em um momento super zen, e isso realmente relaxa o corpo e a alma, quando o coração e a mente vão bem, tudo vai bem, inclusive a saúde!!