Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 58
  1. #1
    Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Localização
    São Paulo/SP
    Posts
    5.273

    Dicionário de Termos

    Olá, pessoal. Tudo bem?

    Vivemos rodeados de termos técnicos e comerciais no que diz respeito aos serviços telefônicos, tanto na Vivo quanto em qualquer outra operadora. Muitos usuários novatos tem dúvidas acerca desses termos. Esse dicionário tem como objetivo facilitar o entendimento do funcionamento tanto da tecnologia como dos serviços oferecidos.

    Gostaria que não fosse um trabalho apenas meu, mas de toda a comunidade. Afinal, além de não necessariamente conhecer todos os termos, posso não lembrar de alguns. É uma forma de exercitar nossos conhecimentos e aprender mais, afinal, tem novidade tecnológica a todo o momento. Inicio com alguns termos mas, vamos aprimorando ao passar do tempo.
    [FONT=Verdana]
    Dicionário de Termos

    #

    1G: Refere-se a "Primeira Geração" dos serviços telefônicos móveis. Não havia padrão algum e cada fabricante de equipamentos tinha seus protocolos, não tendo compatibilidade entre as redes. O uso em viagens era praticamente inviável em vários casos.

    2G: Refere-se a "Segunda Geração" dos serviços telefônicos móveis. Marcou a mudança da tecnologia analógica para digital e a criação de padrões gerais, que geraram compatibilidade entre vários aparelhos. Veja também os termos GSM, GPRS e EDGE.

    3G: Refere-se a "Terceira Geração" dos serviços telefônicos móveis. Focado mais em acesso a dados, a velocidade de acesso teve aumento significativo e maior estabilidade de sinal. Veja também os termos HSPA e HSPA+.

    3G Max: Nome comercial para redes 3G HSPA+. Veja também o termo HSPA+.

    3G Plus: Nome comercial para redes 3G HSPA+. Veja também o termo HSPA+.

    4G: Refere-se a "Quarta Geração" dos serviços telefônicos móveis. Conhecido também como LTE. Focado totalmente em dados em velocidade bem maiores que as possíveis no 3G. O 4G não tem rede de voz, sendo portanto necessário que o aparelho celular vá para o 3G ou 2G ao receber uma ligação.

    A

    Android: Sistema operacional mobile criado pela Google. É utilizado em aparelhos de várias fabricantes, como Samsung, LG, Motorola e Sony. Veja também o termo Sistema Operacional.

    App: Abreviação de "aplicativo". Pequeno programa/software para uso em sistemas operacionais mobile. O WhatsApp, por exemplo, é um aplicativo, disponível para Android, iOS, Windows Phone e alguns outros sistemas menos conhecidos. Veja também os termos Android, iOS e Windows Phone.

    B

    Banda Larga: Nome que se dá ao acesso a Internet em alta velocidade.

    Bluetooth: Função disponível em praticamente todos os celulares, tablets, notebooks e gadgets disponíveis atualmente. Serve para troca de arquivos sem fio, como fotos e vídeos. Alguns acessórios podem usar o recurso apenas para não utilizar conexões com fio ao aparelho, permitindo melhor mobilidade, como fones de ouvido por exemplo.

    C

    Caixa Postal: Serviço que permite ao usuário, ao não ser atendido em uma tentativa de ligação, deixar uma mensagem gravada para que o recebedor da ligação ouça posteriormente, claro, se este tiver o serviço ativo na linha. Na Vivo, a caixa postal pode ser acessada tanto para configurações quanto para ouvir as mensagens ligando para *555. Este serviço pode ser tarifado.

    CDMA: Tecnologia concorrente ao GSM. Utiliza uma banda larga para trabalhar, ou seja, muitos canais. Depois de transformar o sinal de voz em digital, o CDMA divide-o em vários pacotes e o distribui por toda banda disponível. Foi utilizado no Brasil pela Vivo antes de se unificar o uso do GSM por todas as operadoras. Não é uma evolução a saida do CDMA para o GSM, mas uma troca de padrão. O GSM apesar de ter algumas vantagens, tem desvantagem sobre o CDMA também.

    D

    Data Center: Local onde ficam os servidores e equipamentos de empresas que utilizam sistemas digitais, como sites, e-commerces e afins. Veja também o termo E-Commerce.

    DDD: Serviço que permite ligar para telefones fixos e móveis de outra cidade ou estado e portanto, interurbano, que utilizem prefixos diferente do utilizado em sua região. Veja também os termos DDI, Roaming e Prefixo.

    DDI: Serviço que permite ligar para telefones fixos e móveis de outro país. Veja também os termos DDD, Roaming e Prefixo.

    DNS: Sistema responsável por encontrar o site que você deseja acessar. Numa explicação simplificada ele é como os Correios, você sabe o nome do destinatário, mas não sabe onde entregar a carta ou onde fica a casa do destinatário, o DNS basicamente faz a mesma coisa, com o nome do site que você quer acessar, ele faz esta busca e depois mostra pro seu computador onde está o site que você quer acessar.

    Dropbox: Serviço de armazenamento de arquivos em nuvem, para visualização em diversas plataformas, via Internet. Veja também o termo Nuvem.

    Dumbphone: Aparelho celular com alguns recursos de Internet, mas de custo bem reduzido. Seria um intermediário de um celular comum e um smartphone. Veja também o termo E-Commerce.

    E

    E-commerce: Sites ou aplicativos que tenham recurso de loja online, sendo possível escolher produtos, pagar por vias eletrônicas como cartão de crédito e débito e inclusive assinar serviços, como planos telefônicos.

    EDGE: Tecnologia que veio após o GPRS, conhecida como 2.75G. Representando mais um degrau na escada de evolução das redes móveis, tem uma capacidade de banda de até 236 Kbps.

    ERB: Sigla para Estação Rádio Base. São as antenas que em conjunto distribuem sinal 2G, 3G e 4G para celulares, tablets e modens.

    Evernote: Aplicativo de escritório, disponível para smartphones e disponível para computadores, com anotações inteligentes que são sincronizadas entre todos os aparelhos que o usuário quiser.

    F

    Facebook: Rede social onde usuários compartilham conteúdo, textos, fotos e vídeos entre amigos. Veja também os termos Instagram e Twitter.

    Fibra ótica: Cabeamento extremamente fino e flexível feito de vidro, plástico e material isolante utilizado para transferência de dados, seja para acesso a Internet, TV por assinatura ou outros uso. Sua vantagem é a estabilidade do sinal e possibilidade de passagem de dados mais rápidos que cabos comuns. Veja também os termos Vivo Internet Fibra e Vivo TV Fibra.

    G

    Glonass: Concorrente russo aos satélites americanos do sistema GPS. Sistema de posicionamento global para celulares e outros aparelhos. Veja também o termo GPS.

    Google Maps: Serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito, pelo site ou app para smartphones, fornecido pela Google.

    GPRS: Tecnologia que veio complementar o GSM, visto a necessidade de desenvolver soluções que permitissem o transporte de dados a taxas maiores, para acesso a e-mails e outros serviços. Conhecido como 2.5G. Consegue uma velocidade média de 30 a 40 kbps em situações normais e teoricamente, em situações ideais pode chegar a 170 kbps.

    GPS: Sigla em inglês para "sistema de posicionamento global". Recurso amplamente usado em smartphones para navegação via satélite e geolocalização. Com ele é possível saber sua posição exata e ser guiado, graças a softwares/apps que utilizam os satélites, até outro endereço desejado. Veja também os termos Google Maps e Glonass.

    GSM: Padrão de telefonia móvel mais conhecido no mundo. Primeiro padrão a disponibilizar mensagens de texto e compatibilidade simplificada entre aparelhos, visto que é um padrão aberto. Concorrente do CDMA, tem como vantagem a utilização de chips, impedindo a clonagem, e por ter maior aceitação mundialmente, facilita muito os acordos de Roaming Internacional entre as operadoras.

    H

    Hotspot: Termo em inglês que significa "local quente". Usado normalmente para designar que aquele local tem acesso a rede Wifi, os famosos Hotspots Wifi. Veja também o termo Wi-fi.

    HSPA: Tecnologia que aumenta a velocidade da tecnologia 3G. Tem como base dois protocolos: o HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) e o HSUPA (High Speed Uplink Packet Access). O HSDPA se foca na melhoria das taxas de download, enquanto que o HSUPA, além deste aspecto, se foca também no upload. Aparece no visor do celular com o símbolo "H". Costuma atingir velocidade média de 2 Mbps.

    HSPA+: Tecnologia posterior ao HSPA, chamado comercialmente como 3G Plus ou 3G Max. Aumenta ainda mais a velocidade de download e upload. Aparece no visor do celular com o símbolo "H+". Costuma atingir velocidade média de até 14 Mbps.

    I

    Instagram: Rede social online de compartilhamento de foto e vídeo que permite aos seus usuários tirar fotos e vídeos, aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como o Facebook. Veja também os termos Facebook e Pinterest.

    iOS: Sistema operacional mobile utilizado pela Apple nos iPhones e outros aparelhos da empresa. Veja também o termo Sistema Operacional.

    iPhone: Smartphone fabricado pela Apple que utiliza iOS como sistema operacional. Veja também os termos Smartphone, Sistema Operacional e iOS.

    J

    Jailbreak: Processo que elimina restrições impostas por fabricantes e desenvolvedoras de sistemas operacionais, comuns em smartphones. A partir deste processo, por exemplo, é possível instalar aplicativos não autorizados pela Apple em dispositivos iOS. Há perda de garantia e riscos de violação de direitos autorais e pirataria no processo. Veja também o termo

    K

    Kernel: É o núcleo, a base de um sistema operacional e é o código que faz ligação funcional entre todos os softwares aos hardwares. O kernel do Android, por exemplo, é o mesmo do Linux.

    L

    Login: Expressão utilizada para a autenticação, normalmente por usuário e senha, para acesso a algum serviço online. O Meu Vivo, por exemplo, usa seu CPF como nome de usuário e uma senha escolhida por você para autenticar seu acesso.

    M

    Meu Vivo: Área do cliente, via Internet pelo computador ou por smartphones via App, onde é possível verificar as últimas contas pagas, se você tem crédito pré-pago e até ter um detalhamento de chamadas realizadas e serviços utilizados. Veja também App.

    MMS: Sigla em inglês para "Multimedia Message System", é um serviço de envio de mensagens que além de texto, como as SMS, permitem o envio de fotos, vídeos e sons. Chamados em algumas operadoras como Foto-Torpedos ou SMS Multimídia. Veja também o termo SMS.

    Modo Avião: Configuração no seu telefone que permite desligar a conexão da rede celular, o Wi-Fi, o rádio FM, o Bluetooth e o NFC em seu telefone simultaneamente. Veja também os termos Bluetooth, Wi-Fi e NFC.

    N

    Napster: Aplicativo famoso de streaming de música. Por uma assinatura mensal o usuário pode ouvir via Internet milhões de músicas de diversos artistas do mundo. No Brasil, tem uma parceria com a Vivo que gerou o "Vivo Música". Veja também os termos Streaming e App.

    NFC: Sigla para Near Field Communication. É um recurso de troca de arquivos e informações sem fio, semelhante ao Bluetooth, porém funciona ao encostar os aparelhos. Utilizado em diversos países para pagamentos, no lugar do cartão de crédito. No Brasil, a tecnologia já é usada a alguns anos em bilhetes eletrônicos de ônibus, como o Bilhete Único em São Paulo, por exemplo.

    Nuvem: Expressão utilizada para serviços de armazenamento de arquivos via Internet. Veja também os termos Dropbox e Vivo Sync.

    O

    On Demand: Termo inglês que significa "Sob demanda". É o conteúdo que é disponível ao usuário para que ouça ou assista na hora que convir, quando quiser, não tendo horário de transmissão como no rádio ou TV convencional, por exemplo.

    ONT: Sigla para 'Optical Network Terminal'. Tecnologia usada no Vivo Fibra. É através dele que o sinal da sua internet chega na sua casa e sua função é converter o sinal óptico em sinal elétrico. Veja também o termo Vivo Internet Fibra e Fibra Ótica.

    P

    Pacote: Produto vendido por intermédio de solicitação do usuário dando benefícios extras aos já contemplados no plano e promoção escolhidos. Existem pacotes com SMS e de Internet, e costumam ser mais barato quando são pacotes maiores e sempre mais vantajosos que utilizar os mesmos serviços de forma avulsa. Veja também os termos Plano e Promoção.

    Pinterest: Rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes e afins. Veja também o termo Facebook.

    Plano: Nome dado ao conjunto de serviços vendido, seja pós ou pré, que tenham um regulamento, tarifas e regras de uso com período de validade pré-estipulado. O Vivo Toda Hora é um plano pré pago da Vivo, por exemplo. Veja também os termos Pacote e Promoção.

    Prefixo: Sequencia numérica que precede o número de telefone que identificam a região a qual aquele telefone pertence. O prefixo 11 é usado em São Paulo/SP, por exemplo. Veja também os termos DDD e DDI.

    Promoção: Nome dado ao conjunto de benefícios extras que são ofertados, normalmente com período pré-determinado, sobre um plano. O Vivo Tudo é uma promoção da Vivo, para planos pré-pagos. Todos os serviços que ele não contempla, seguem tarifas e regras do regulamento do plano escolhido. Veja também os termos Plano e Pacote.

    Q

    QWERTY: Nome dado ao teclado na disposição de teclas que conhecemos nos computadores e notebooks e hoje são utilizados em aparelhos celulares também. O termo é formado pelas primeiras letras do teclado.

    R

    Roaming: Serviço que permite o usuário utilizar o celular fora da área de cadastro durante uma viagem, por exemplo. Veja também os termos DDD e DDI.

    Roteador: Aparelho ligado ao modem para que a Internet seja compartilhada numa rede com ou sem fio, o Wifi. Ele é usado para ligar à internet equipamentos como computadores, smartphones, tablets ou console de videogame. Veja também o termo Wi-fi.

    S

    Sistema Operacional: Conjunto de softwares que permitem o hardware trabalhar em sintonia. Entre os sistemas operacionais mais conhecidos, temos o Windows e o Linux. Existem ainda sistema operacionais mobiles, como o iOS, da Apple, o Android, da Google e o Windows Phone, da Microsoft.

    Smartphone: Termo que significa celular inteligente. São aparelhos celulares com acesso a Internet e que disponibilizam aplicativos para instalação, se assemelhando a computadores e seus programas. Veja também os termos Sistema Operacional, Android, iOS e Windows Phone.

    SMS: Sigla em inglês para "Short Message Service", são as famosas mensagens de texto ou torpedos, com até 140 caracteres (letras, símbolos ou espaços). Veja também o termo MMS.

    Spotify: Aplicativo famoso de streaming de música. Por uma assinatura mensal o usuário pode ouvir via Internet milhões de músicas de diversos artistas do mundo. Veja também os termos Streaming e App.

    Streaming: É um modo de consumir conteúdos multimídia, como músicas e vídeos, por meio da Internet. Semelhante ao rádio ou televisão, entretanto, podendo ser disponível a qualquer momento. Veja também o termo On Demand.

    T

    Twitter: Rede social de microblogging, onde os usuários postam textos com até 140 caracteres. A ideia de "vínculos de amizades" são trocadas por "seguidores". Veja também o termo Facebook.

    U

    V

    Vivo Guru: Grupo de jovens curiosos que sabem bastante de tecnologias em geral que estão a disposição para tirar dúvidas dos clientes Vivo. Os Gurus têm um espaço exclusivo na web, com vídeos e tutoriais virtuais para você assistir a qualquer hora, e também nas lojas Vivo. Clique aqui e acesse o site dos Gurus.

    Vivo Internet Fibra: Serviço de acesso a Internet por meio de cabeamento de fibra ótica, desde a central até sua casa oferecido pela Vivo. Veja também os termos Vivo TV Fibra e Fibra ótica.

    Vivo Meu App: Serviço que permite a criação fácil de aplicativos mobiles, oferecido pela Vivo. Veja também o termo App.

    Vivo Música: Serviço de streaming de música oferecido pela Vivo, via Napster, semelhante ao Spotify. Clique aqui e acesse o site oficial do serviço. Veja também os termos Streaming e Napster.

    Vivo Play: Serviço de locadora virtual direto na TV para assinantes Vivo TV Fibra com mais de 8 mil títulos, pagos e gratuitos, de
    filmes recém-saídos do cinema a séries de sucesso, para assistir quando quiser de qualquer TV da sua casa e via Internet, inclusive em seu smartphone. Veja também os termos On demand e Vivo TV Fibra.

    Vivo Segurança Online: Serviço de proteção de arquivos contra vírus, espiões e reforço de sua segurança na internet prestado pela Vivo. Clique aqui e acesse o site oficial do serviço.

    Vivo Sync: Serviço de armazenamento de arquivos na nuvem da Vivo. Clique aqui para acessar o site. Veja também o termo Nuvem.

    Vivo TV Fibra: Serviço de TV por assinatura por meio de cabeamento de fibra ótica, desde a central até sua casa oferecido pela Vivo. Veja também os termos Vivo Internet Fibra e Fibra ótica.

    Vivo Valoriza: Sistema de pontos, recompensas e benefícios para clientes Vivo. Clique aqui para acessar o site.

    Vivo Zuum: Serviço que serve como um meio de pagamento de contas e saque, como uma conta-corrente, de forma totalmente pré-paga e vinculada ao celular Vivo.

    Vírus: Programa cujo objetivo é de alterar a forma como um computador/celular opera, sem a permissão ou conhecimento do usuário. A maioria tem características destrutivas e pode danificar todo o sistema e até conteúdo do aparelho.

    W

    Wi-fi: Abreviação do termo em inglês "Wireless Fidelity", é um nome comercial de uma tecnologia de comunicação sem fio, usada convencionalmente para uso de Internet sem fio em estabelecimentos comerciais ou mesmo residências. Para utilizar essa conexão, é necessário estar em uma área de abrangência de um ponto de acesso. Veja também o termo Hotspot.

    WPA: É uma evolução do WEP. Com ele veio muitas melhorias em segurança e foi criado em 2003. Como ele é uma evolução do WEP, ainda existem algumas falhas de segurança que não foram consertadas. Veja também o termo WEP.

    WEP: Protocolo de segurança utilizado em redes Wi-Fi. Ele foi criado em 1999 e é compatível com praticamente todos os dispositivos Wi-Fi disponíveis no mercado, porém como ele é antigo, possui algumas falhas de segurança e é altamente recomendável que você não use esse protocolo. Veja também os termos Wi-Fi e Roteador.

    WPA2: Evolução do WPA, foi criado em 2006 e é a melhor proteção para a sua rede Wi-Fi. O único problema é que alguns aparelhos como smartphones e tablets não irão funcionar na sua rede caso o WPA2 esteja ativado, devido a problemas de compatibilidade. Veja também o termo WPA.

    Windows Phone: Sistema operacional mobile criado pela Microsoft. Presente em aparelhos Microsoft, Nokia e de outras fabricantes. Veja também o termo Sistema Operacional.

    WPS: Trata-se de um método opcional projetado para facilitar a configuração de redes Wi-Fi com segurança ativada em sua casa ou pequeno escritório, até mesmo sem uso de senha mas só podendo ser realizado tendo acesso ao roteador. Veja também o termo Roteador.

    Worm: É um programa capaz de se propagar automaticamente através das redes, correio eletrônico (o meio mais comum), mensagens instantâneas e redes P2P, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (atualmenta também é possivel se propagar através de celulares). Seu objetivo é alcançar a maior quantidade possível de usuários e distribuir outros tipos de códigos maliciosos como cavalos de troia, backdoors e keyloggers.[/B]

    X

    XSS:
    As sequências de comandos em sites cruzados (XSS - Cross-site Scripting) são brechas de segurança em páginas da web geradas dinamicamente. Em um ataque por XSS, um script é enviado em um aplicativo da web e ativado quando lido pelo navegador do usuário ou por uma aplicação vulnerável. Dado que os sites dinâmicos dependem da interação do usuário, é possível incluir um script malicioso oculto na página entre solicitações legítimas.
    Pontos de entrada comuns incluem buscadores, fóruns, blogs e todos os tipos de formulários on-line em geral. Quando o XSS é iniciado, o hacker pode alterar as configurações dos usuários, roubar contas, manipular cookies, expor conexões SSL, acessar sites restritos e até mesmo instalar publicidade no site da vítima.

    Y

    Z


    Deixem sugestões sobre como continuar esse dicionário, sejam ideais, novos termos, correções e melhorias nas explicações. Se já houver algo do tipo e não estou sabendo, podem falar também. Espero que ajude. Até mais, galera! Abraços.

  2. #2
    Nível 48: Campeão (a) de Rolemã Avatar de Guinho
    Desde
    Jun 2014
    Posts
    1.117
    Oi @thiagomocci, o seu dicionário está show de bola!
    Os significados que vc utilizou estão bem claros. É muito importante divulgar informações como estas, uma vez que nem todos as conhecem. As pessoas, sem dúvida já devem terem ouvido falar em HSDPA ou HSPA+, porém a parte crucial é o conhecimento. É igual Matemática. Tem gente que ouve falar em números complexos, por exemplo, só que o cálculo desse assunto é desconhecido por vários indivíduos.
    Então, parabéns!
    Vc arrassou até na introdução da abordagem.
    Olá pessoal, sou membro do Fórum como qualquer outro e estou disposto a compartilhar minhas experiências com vocês. Ajudarei no que for necessário, desde que seja um assunto que não esteja diretamente relacionado à conta dos usuários, uma vez que não tenho acesso ao sistema de atendimento.

  3. #3
    Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Localização
    São Paulo/SP
    Posts
    5.273
    Que bom que gostou, @Guinho. Falta muita coisa ainda, mas estou fazendo aos poucos pois, além de pesquisar, é necessário entender para transcrever em termos mais simples. A ideia do dicionário é simplificar e não dar uma explicação imensa que pode ser achada no Google.

    Além disso, faltam muitos termos e vários dos já feitos podem ser melhorados. Conto com sua ajuda também.

  4. #4
    Nível 48: Campeão (a) de Rolemã Avatar de Guinho
    Desde
    Jun 2014
    Posts
    1.117
    Oi @thiagomocci, pode contar comigo sim rsrs. Eu ultimamente ando grudado nos livros, mas vou fazer o possível pra ajudar.
    Olá pessoal, sou membro do Fórum como qualquer outro e estou disposto a compartilhar minhas experiências com vocês. Ajudarei no que for necessário, desde que seja um assunto que não esteja diretamente relacionado à conta dos usuários, uma vez que não tenho acesso ao sistema de atendimento.

  5. #5
    Muito massa @thiagomocci, excelente ideia!

    Com certeza vai ajudar muita gente a entender esses termos que, para a maioria das pessoas parece até grego, hehe.

    Estou com o @Guinho, você arrasou!

    Já vou deixar a minha contribuição de alguns termos que acho que poderíamos incluir na lista:
    • APP
    • BLUETOOTH
    • GPS
    • IOS
    • STREAMING
    • WIFI

  6. #6
    Da pra incluir a tecnologia do 4G LTE também.
    Tá bem legal esse dicionário, aos poucos vai ficando bem completo.

  7. #7
    Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Localização
    São Paulo/SP
    Posts
    5.273
    Oi, @carl@. Adicionei os termos sugeridos e mais alguns. Eu só não fiz o 4G ainda, @vitorwolff, pois queria já de uma vez fazer ele, LTE e possíveis outros termos próximos.

    Pensei em alguns termos comerciais como "3G Plus", "3G Max"... O que acham?

  8. #8
    Acho válido @thiagomocci

    Quanto eu pensar em mais te aviso

  9. #9
    Nível 48: Campeão (a) de Rolemã Avatar de Guinho
    Desde
    Jun 2014
    Posts
    1.117
    Eu sugiro o termo ERB e o Data Center @thiagomocci.
    O termo ERB significa Estação Rádio Base. É o conjunto de antenas que distribuem sinal móvel (2G, 3G e 4G) para os celulares.
    Data Center é o local onde ficam armazenados os servidores e outras partes do sistema de uma empresa, igual o Data Center do Facebook. O Data Center do Facebook armazena com segurança os dados da rede social.
    Olá pessoal, sou membro do Fórum como qualquer outro e estou disposto a compartilhar minhas experiências com vocês. Ajudarei no que for necessário, desde que seja um assunto que não esteja diretamente relacionado à conta dos usuários, uma vez que não tenho acesso ao sistema de atendimento.

  10. #10
    Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Localização
    São Paulo/SP
    Posts
    5.273
    Acabo de colocar, @Guinho. Pensei em termos mais genéricos mas que podem facilitar o entendimento dos serviços, como estes exemplos abaixo:

    Plano: Nome dado ao conjunto de serviços vendido, seja pós ou pré, que tenham um regulamento, tarifas e regras de uso com período de validade pré-estipulado. O Vivo Toda Hora é um plano pré pago da Vivo, por exemplo.

    Promoção: Nome dado ao conjunto de benefícios extras que são ofertados, normalmente com período pré-determinado, sobre um plano. O Vivo Tudo é uma promoção da Vivo, para planos pré-pagos. Todos os serviços que ele não contempla, seguem tarifas e regras do regulamento do plano escolhido.

    Pacote: Produto vendido por intermédio de solicitação do usuário dando benefícios extras aos já contemplados no plano e promoção escolhidos. Existem pacotes com SMS e de Internet, e costumam ser mais barato quando são pacotes maiores e sempre mais vantajosos que utilizar os mesmos serviços de forma avulsa.

    O que acham?