Resultados 1 a 6 de 6

TIM ativa 4G na faixa de 700 MHz em sete capitais

Veja quais cidades recebem a nova frequência, que promete quadruplicar o alcance de sinal aos clientes e aumentar ainda mais a velocidade da internet móvel.

A TIM anunciou, nesta sexta-feira (30), a ativação do 4G na faixa de 700 MHz em mais sete capitais brasileiras: Recife (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC).

O serviço, que já está funcionando nessas capitais, faz com que a operadora seja a primeira a liberar o 4G em 700 MHz nessas cidades, mesmo com o sinal analógico de TV aberta ainda em funcionamento. A adoção da tecnologia não altera os preços nas ofertas de dados.

E por que essa frequência de 4G tem sido tão falada nos últimos tempos? Porque é ela a responsável por permitir maior alcance de sinal – inclusive em lugares fechados – e também pretende aumentar a velocidade dos clientes de telefonia móvel. Para se ter uma ideia, comparada à faixa de 2600 MHz, sua cobertura pode ser quatro vezes maior.

“Com a ativação do 4G na frequência de 700 MHz, o refarming da faixa de 1.800 MHz e a introdução de novas tecnologias, como o VoLTE e ViLTE, vamos reafirmar cada vez mais nossa liderança e expandir o alcance e a qualidade da banda larga móvel no Brasil”, afirma o CTO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, que espera que a empresa aumente a cobertura 4G indoor de 50% para 95%.

A TIM ativa a tecnologia após a liberação da EAD para que seus clientes possam adquirir o benefício antecipadamente. Segundo a operadora, os resultados têm sido positivos em outras cidades: em menos de um mês, por exemplo, houve aumento de 60% do tráfego 4G em Brasília, com 30% de clientes a mais na rede.

Outras cidades que apresentam crescimento com o 4G na faixa menor de 700 MHz são Campo Grande (MS), Teresina (PI) - a primeira da região nordeste a recebê-lo -, Rio Verde (GO), Uberlândia (MG) e Cacimbas (PB). Para adquirir o direito de operar na frequência de 700 MHz, a TIM investiu R$ 2,85 bilhões.

Fonte: Minha Operadora

Nível 26: O Grande Hotel Budapeste Avatar de Vítor
    Desde
    Aug 2013
    Um detalhe: A Vivo também já está fazendo esse tipo de coisa. Aqui na minha cidade, recentemente a Vivo liberou o acesso ao 4G na minha cidade com a frequência de 700Mhz, mesmo a TV analógica ainda não ter sido desligada.

Anexo 3907
    No print da para perceber que estão usando a Banda 28, que na verdade é a da frequência de 700Mhz.
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

Nível 38: 1ª conta para pagar Avatar de Matthew
    Desde
    Oct 2015
    Citação Postado originalmente por Vítor Ver Post
    Um detalhe: A Vivo também já está fazendo esse tipo de coisa. Aqui na minha cidade, recentemente a Vivo liberou o acesso ao 4G na minha cidade com a frequência de 700Mhz, mesmo a TV analógica ainda não ter sido desligada.

Anexo 3907
    No print da para perceber que estão usando a Banda 28, que na verdade é a da frequência de 700Mhz.
    Qual a sua cidade? E você sabe dizer se aí a Vivo já fez Carrier Agregation, ou seja, ligou o 4G+? Aqui em Campinas ele fez isso há alguns meses, mas com os 2600 Mhz e os 1800 Mhz... o problema é que, devido ao 2G, ela está utilizando somente 5 Mhz de espectro nos 1800 Mhz, daí quando o celular pega 4G somente com esta frequência fica meio ruim... rsrs Quanto ao 4G+, vou começar a partir da semana que vem, quando eu pegar o Galaxy S7 que possui a tecnologia... xD

Desde
    Aug 2013
    Citação Postado originalmente por Matthew Ver Post
    Qual a sua cidade? E você sabe dizer se aí a Vivo já fez Carrier Agregation, ou seja, ligou o 4G+? Aqui em Campinas ele fez isso há alguns meses, mas com os 2600 Mhz e os 1800 Mhz... o problema é que, devido ao 2G, ela está utilizando somente 5 Mhz de espectro nos 1800 Mhz, daí quando o celular pega 4G somente com esta frequência fica meio ruim... rsrs Quanto ao 4G+, vou começar a partir da semana que vem, quando eu pegar o Galaxy S7 que possui a tecnologia... xD
    Então, eu moro no interior da Bahia. É uma das poucas com 4G, e ainda é da Vivo. Ela não está fazendo Carrier Agregation e acho que isso vai demorar para acontecer também. O motivo dela ter usado a banda 28, de 700Mhz pode ser devido a área da cidade e a quantidade de pessoas, visto que a região é tem uma grande parte rural e por isso moram afastadas do centro. Talvez não valeria nada a pena investir em frequências altas em que seria necessário muito mais infraestrutura. O canal que ela utiliza é o de 10Mhz (Embora não saiba bem de como isso pode influenciar, e agradeceria se pudesse explicar).

Nível 38: 1ª conta para pagar Avatar de Matthew
    Desde
    Oct 2015
    Citação Postado originalmente por Vítor Ver Post
    Então, eu moro no interior da Bahia. É uma das poucas com 4G, e ainda é da Vivo. Ela não está fazendo Carrier Agregation e acho que isso vai demorar para acontecer também. O motivo dela ter usado a banda 28, de 700Mhz pode ser devido a área da cidade e a quantidade de pessoas, visto que a região é tem uma grande parte rural e por isso moram afastadas do centro. Talvez não valeria nada a pena investir em frequências altas em que seria necessário muito mais infraestrutura. O canal que ela utiliza é o de 10Mhz (Embora não saiba bem de como isso pode influenciar, e agradeceria se pudesse explicar).
    Explico, sim, claro! É o seguinte: o canal é onde contém o espectro utilizado para a transmissão (ou recepção) da informação. Isto é, por exemplo, no caso de Salvador, uma das frequências utilizadas pela Vivo no 4G é 2600 Mhz, mas, tecnicamente, ela utiliza o canal (espectro) entre a frequência 2670 Mhz até 2690 Mhz, ou seja, você subtrai a maior da menor e sobram 20 Mhz, que é o espectro (canal) por onde passam as informações. Basicamente, quanto maior o espectro, mais informações podem ser enviadas ou recebidas. A ideia do 4G+, aliás, é fazer a agregação das frequências para, justamente, juntar os espectros (e melhorá-los e tudo mais) e enviar/receber mais informações. Ou seja, pode-se, por exemplo, usar 20 Mhz dos 2600 Mhz e mais 10 Mhz dos 700, tendo, ao invés de 20 ou apenas 10 Mhz, 30 Mhz de uma vez...

Desde
    Aug 2013
    Citação Postado originalmente por Matthew Ver Post
    Explico, sim, claro! É o seguinte: o canal é onde contém o espectro utilizado para a transmissão (ou recepção) da informação. Isto é, por exemplo, no caso de Salvador, uma das frequências utilizadas pela Vivo no 4G é 2600 Mhz, mas, tecnicamente, ela utiliza o canal (espectro) entre a frequência 2670 Mhz até 2690 Mhz, ou seja, você subtrai a maior da menor e sobram 20 Mhz, que é o espectro (canal) por onde passam as informações. Basicamente, quanto maior o espectro, mais informações podem ser enviadas ou recebidas. A ideia do 4G+, aliás, é fazer a agregação das frequências para, justamente, juntar os espectros (e melhorá-los e tudo mais) e enviar/receber mais informações. Ou seja, pode-se, por exemplo, usar 20 Mhz dos 2600 Mhz e mais 10 Mhz dos 700, tendo, ao invés de 20 ou apenas 10 Mhz, 30 Mhz de uma vez...
    Entendi agora, kkkk. Muito bem explicado mesmo!