Resultados 1 a 9 de 9
    Nível 71: Forest Gump Avatar de Josemsud
    Desde
    Jul 2015

Claro, Oi, TIM e Vivo detalham mudanças em serviços adicionais

Medidas para diminuir problemas com SVAs foram entregues pelas operadoras à Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, em sua página, os planos de ação enviados pelas quatro maiores operadoras de celular do Brasil – Claro, Oi, TIM e Vivo – para diminuir os problemas com os serviços de valor adicionado, os famosos (e inconvenientes) SVAs.

Os serviços adicionais estão entre os principais motivos de reclamação de clientes, mas desde 2017 a agência tem um processo de fiscalização regulatória específico para o tema. Ele incluía o pedido de um plano individual para acabar com a situação do cliente pagar por um serviço que não contratou.

Os SVAs incluem aquelas revistas ou noticiários enviados por SMS, os serviços de música, horóscopo e mensagens e que foge do padrão telecomunicações. Tratam-se de facilidades adicionais que consomem crédito no pré-pago e são cobradas no pós. E que nem sempre você contratou, mas ainda assim recebe a cobrança.

Segundo a Anatel, os planos de ação têm em comum três ações:

• a implantação de um sistema de SVA próprio;
    • a criação de um mecanismo que permita a consulta de lançamentos futuros de SVAs pelo consumidor;
    • a revalidação da base de consumidores.

A agência também compartilhou as informações passadas pelas operadoras individualmente:

Claro

A Claro disse que mais de 70 SVAs foram descontinuados e que o foco, agora, é oferecer um portfólio com mais qualidade e acompanhamento. A fácil identificação estará já na fatura do cliente, que também poderá cancelar o que não deseja manter na conta pelo aplicativo. Assim como em 2017, quando a Claro passou a meta de diminuir as reclamações referentes ao assunto, a operadora também tem uma meta a ser cumprida em 2018.

Oi

A Oi afirmou que, até novembro de 2018, vai implantar um sistema próprio para controlar e verificar o processo de contratação de SVAs, sem depender de empresas parceiras, como ocorre hoje.

Em seu plano de ação, deve revalidar a base de assinantes de serviços adicionais com frequência, principalmente quando perceber que as reclamações aumentaram. Um mecanismo que permita ao usuário a verificação automática de débitos futuros também deve ser lançado.

TIM

As medidas da TIM incluem, principalmente, a internalização do controle de todo o ciclo de vida dos clientes no uso de SVAs (ativação, cobrança, renovação e cancelamento). A operadora se comprometeu a reduzir o volume de reclamações relacionadas (que são em média 2 mil) já neste mês.

Além disso, os atendentes serão treinados para entenderem como lidar com os cancelamentos e as as cobranças indevidas quando o cliente ligar, enquanto vendedores e atendentes estarão mais capacitados para explicar o funcionamento e a utilidade de cada serviço.

Vivo

Para reduzir os problemas com os SVAs, a Vivo também deve verificar todas as cobranças, ativações e cancelamentos de seus clientes de maneira própria até dezembro de 2018. A base de usuários foi revalidada e agora os clientes recebem SMS para confirmar a contratação. Nessa mensagem chega a informação do valor cobrado e a possibilidade do cliente cancelar na hora, se desejar.

De acordo com a operadora, um mecanismo que permite que o usuário veja as cobranças e os serviços digitais já foi lançado em seu aplicativo, e o cancelamento dos serviços também poderá ser realizado pelo próprio app.

Fonte: Minha Operadora
    Telefones úteis

Sac Vivo Móvel
    Cel: *8486
    Tel: 1058 (no atendimento digite o número da sua linha de celular com DDD quando solicitado)

Sac Vivo Fixo
    10315

Auxilio a Lista
    102

Vivo Fibra
    10615

Ouvidoria
    0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

Anatel
    1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

Esses serviços são adicionados na linha do cliente sem ele SONHA! Na hora que o cliente liga contestando o setor interno de devolução não faz a devolução (ALEGANDO QUE EXISTE EVIDENCIAS DE CONTRATAÇÃO ) em cerca de 90% não fazem a devolução.
    Experiência de quem já trabalhou na central eh??

Nível 47: Noviça Rebelde Avatar de alinevalbuquerque
    Desde
    Jan 2016
    A Claro é a quem tem mais investido...a Vivo faz o mínimo para se manter na liderança. Mas uma hora vai precisar rever essa postura.
    Aline Albuquerque
    Dicas de Viagens, siga meu instagram @alinevalbuquerque

Nível 35: Tropa de Elite Avatar de JeanSilvany
    Desde
    Jun 2017
    Citação Postado originalmente por Robertinha Ver Post
    Esses serviços são adicionados na linha do cliente sem ele SONHA! Na hora que o cliente liga contestando o setor interno de devolução não faz a devolução (ALEGANDO QUE EXISTE EVIDENCIAS DE CONTRATAÇÃO ) em cerca de 90% não fazem a devolução.
    Experiência de quem já trabalhou na central eh??
    Setor de "indevolução" pra falar a verdade.
    Não tenho.

Esse serviço era uma praga na operadora Claro, são assinaturas de serviços em sua maioria inúteis que são vendidos através daquelas janelas que abrem automaticamente e travam a tela do celular e só apagam se vc tocar em alguma opção. Quando isso acontece com vc dormindo, é bem capaz de vc acordar sem bateria do celular... felizmente as operadoras estão banindo este tipo de “desserviço”

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Você quer ganhar 2GB ao ativar o novo plano Vivo Easy? Basta inserir meu código abaixo.
    Código: QUERO2GIGA

Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Minha irmã usa Tim e é uma quantidade absurda de assinaturas "do nada" que descontam créditos, a gente cancela e voltam a cobrar em algum momento.

É uma praga de pré-pago.

Pela minha experiência o que percebo é que a VIVO quer abraçar todo mundo, mais na hora de dar suporte que são outros 500..
    A tendência é que as outras operadoras melhorem suas coberturas aí sim a vivo vai ter que TER MAIS QUE COBERTURA rsrsrs...

- - - Updated - - -

Citação Postado originalmente por JeanSilvany Ver Post
    Setor de "indevolução" pra falar a verdade.
    É TUDO COMBINADO, ELES TEM METAS DE DEVOLUÇÃO KKK ENTÃO VOCÊ IMAGINE COMO DEVE SER...
    Devolver demais da B.O para o operador e quem se lasca é o cliente vitima ...

Nível 35: Tropa de Elite Avatar de JeanSilvany
    Desde
    Jun 2017
    Citação Postado originalmente por thiagomocci Ver Post
    Minha irmã usa Tim e é uma quantidade absurda de assinaturas "do nada" que descontam créditos, a gente cancela e voltam a cobrar em algum momento.

É uma praga de pré-pago.
    Nesses longos anos na Operadora, nunca tive dor de cabeça nesse aspecto, já ocorreu de debitar 2 ou 3 interatividades que de fato não foram contratadas nem concluídas por mim, entrei em contato e foi feito o estorno, ocorreu um caso de um funcionário me driblar no atendimento mas eu tinha todas as informações do atendimento, retornei no dia posterior e solicitei novamente, passei tudo que foi informado e foi devolvido, teve um caso que foi de Tim Monte sua Banda ou alguma coisa do tipo, devido ao falor um pouco alto, foi necessário aguardar o processo de 5 dias úteis.

No mais não tenho do que reclamar.

Apenas 2 atendentes aloprados, 1 driblador e outro que ficou cantando no meu ouvido.

Vale salientar que não recebo nenhuma propaganda e nunca mais debitou nada do meu saldo indevidamente.

- - - Updated - - -

Citação Postado originalmente por Robertinha Ver Post
    Pela minha experiência o que percebo é que a VIVO quer abraçar todo mundo, mais na hora de dar suporte que são outros 500..
    A tendência é que as outras operadoras melhorem suas coberturas aí sim a vivo vai ter que TER MAIS QUE COBERTURA rsrsrs...

- - - Updated - - -

É TUDO COMBINADO, ELES TEM METAS DE DEVOLUÇÃO KKK ENTÃO VOCÊ IMAGINE COMO DEVE SER...
    Devolver demais da B.O para o operador e quem se lasca é o cliente vitima ...
    Sei como é, a Operadora faz um check list e a gestão segue outra!
    Não tenho.

@JeanSilvany

O que deixa mais ruim o serviço são as TERCERIZADAS que prestam atendimento a operadora....
    A gestão só quer bate META RSRS;;