Resultados 1 a 10 de 10

Entenda as Siglas do seu Roteador e garanta Internet na casa toda

Os roteadores são os aparelhos responsáveis por conectar diversos dispositivos à rede de Internet, seja por cabo ou Wi-Fi. Apesar de a maioria dos modelos atuais terem instalações fáceis e com comandos diretos, algumas siglas podem confundir durante o uso.
    Para tirar todas as dúvidas e excluir a possibilidade de problemas com a conexão, confira a seguir, o que é LAN, WAN, WLAN, DNS, WPS e Ethernet. Entender como cada configuração e recurso funciona pode ajudar a ter uma Internet segura e rápida.

O que significa LAN, WAN, WLAN, DNS, WPS e Ethernet? Descubra a seguir

LAN
    Local Area Network, ou rede local, é a configuração para redes instaladas em áreas menores, como casas e escritórios pequenos. Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet.

WAN
    Ao contrário da LAN, que serve para locais menores, a WAN é uma rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet. Empresas e universidades, por exemplo, contratam provadores de serviço WAN para facilitar o uso de todos os usuários em uma mesma rede. No roteador, caso o cabo do modem não seja conectado na porta WAN o PC não receberá o sinal de Internet.

WLAN
    Com apenas um W na frente da sigla indicando o termo “wireless” (sem fio), a rede WLAN funciona de forma parecida com a LAN, mas não precisa de cabos conectados. No lugar dos fios, a configuração usa ondas de rádio para se conectar à Internet e transmitir dados para cada dispositivo habilitado. É onde se encontra o famoso padrão Wi-Fi e pode ser instalada em casas e escritórios ou em grandes empresas e locais públicos.

DNS
    A sigla DNS indica Sistema de Nomes e Domínio (Domain Name System, em inglês). O servidor trabalha com um conversor ou tradutor para facilitar acessos aos sites. Ao digitar www.techtudo.com.br, por exemplo, na verdade o sistema está “escondendo” o endereço IP (Protocolo de Internet) da página. Assim, o DNS identifica o IP correspondente ao site inserido na URL do navegador e dispensa o trabalho de ter que digitar uma sequência de números.

WPS
    WPS é a indicação, em inglês, para Wi-Fi Protected Setup (Configuração de Wi-Fi Protegido). O recurso no roteador permite conectar novos dispositivos à rede Wi-Fi com praticidade e rapidez. É útil para habilitar repetidores, por exemplo, sem precisar digitar senhas complexas. Apesar de proporcionar esta facilidade, o WPS pode deixar sua rede vulnerável já que o roteador guarda um código que pode ser descoberto por hackers com ajuda de softwares. Por isso, é indicado deixar a função desativada para evitar invasões.

Ethernet
    Como explicado acima, a rede LAN serve para conectar computadores e periféricos. Neste ponto entra a Ethernet, padrão mais utilizado para acessos locais e para levar Internet ao dispositivo por meio de um cabo. Ao utilizar a tecnologia é possível resolver problemas de Internet lenta, por exemplo, quando sem fio. A porta e o conector são idênticos e fazem ligação automática (plug and play).

Fonte: Tech Tudo

Nível 44: Motorista da rodada Avatar de milena25
    Desde
    Oct 2016
    eu sempre me perco nessas siglas
    matéria interessante Mi
    vamos evitar chamar o técnico toda vez que a internet cair hehehe

As pessoas criticam, porque criticar é muito mais fácil do que fazer melhor! Viva La Vida!!

Citação Postado originalmente por milena25 Ver Post
    vamos evitar chamar o técnico toda vez que a internet cair hehehe
    na maioria das vezes basta desligar e ligar novamente rsss

Excelente!!!

Coloquei esse seu tópico no campo Guias e tutoriais.
    Precisa de ajuda? Fale com os coordenadores do Fórum: @_bruna e @angelojunior

Nível 44: Motorista da rodada Avatar de milena25
    Desde
    Oct 2016
    Citação Postado originalmente por Mori Ver Post
    Excelente!!!

Coloquei esse seu tópico no campo Guias e tutoriais.
    interessante mesmo por em Guias e tutoriais
    vai ajudar muitas pessoas que tem tem dificuldade com os roteadores, pra mim ajudou muitooo hehehe

As pessoas criticam, porque criticar é muito mais fácil do que fazer melhor! Viva La Vida!!

valew @Mori

Nível 30: Penúltimo (a) a ser escolhido no time Avatar de luciano.luk
    Desde
    Mar 2017
    Show de bola esse post gente, queria mesmo entender esses lances

Nível 43: Carteirinha de estudante Avatar de Deystan
    Desde
    Dec 2016
    Olha , tai algo que eu não sabia.
    Instagram - correarodrigues_ segue lá

To precisando de um celular ... Alguém quer enviar ?

Citação Postado originalmente por Deystan Ver Post
    Olha , tai algo que eu não sabia.
    eu também não
    pra mim era tudo lan hahaha

Nível 100: O Poderoso Chefão Avatar de WagnerSantos
    Desde
    Feb 2016
    hahaha, eu como técnico em informática já sabia disso, mas foi ótimo ter postado. Pois se pegar o relatório de pesquisas do Google, o que vai ter de dúvidas quanto a isso, não é brincadeira.

#InclusãoDigitalJá!
    Fácil! Use o código GANHE30ZAP para ganhar bônus de WhatsApp e GBs de internet no Vivo Easy

Conheça o Vivo Easy: https://celular.vivo.com.br/planos/easy/
    Entenda como ele funciona: https://www.youtube.com/watch?v=_bukY7tJTsE