Resultados 1 a 10 de 10
    Nível 100: O Poderoso Chefão Avatar de WagnerSantos
    Desde
    Feb 2016

Polícia do Rio de Janeiro usa SMS para localizar celulares roubados

Publicado por: Carlos L. A. da Silva

A polícia da cidade do Rio de Janeiro encontrou uma forma inteligente de localizar e recuperar celulares roubados: através do envio de um SMS para quem estiver de posse dos dispositivos.
    Uma mensagem enviada determina que o usuário deve comparecer a uma delegacia especificada e “comprovar a aquisição lícita do referido aparelho”.

A ideia partiu do delegado Celso Gustavo, titular da delegacia da Tijuca, que conseguiu na Justiça uma autorização para que as operadoras enviassem a mensagem para celulares cujos donos anteriores prestaram queixa de roubo. Através do identificador IMEI dos aparelhos, é possível direcionar um SMS para eles, sem margem de erro, mesmo em caso de troca de chip. Entretanto, passado um mês da decisão da Justiça, apenas a Nextel acatou a ordem e disparou as mensagens para seus usuários.

Quem recebe a mensagem tem até 5 dias para comparecer à delegacia da Tijuca para explicar a origem do aparelho ou correr o risco de ser enquadrado no crime de receptação de mercadoria roubada, podendo receber uma pena de um a quatro anos de prisão e multa. Mesmo com a adesão de uma única operadora, o saldo foi positivo. Segundo Gustavo, “conseguimos recuperar 75% dos celulares roubados da Nextel, o que representa 16 aparelhos. As outras operadoras, infelizmente, desobedeceram a ordem judicial, sob pena de pagamento 10 salários mínimos diários”.

Um novo lote de aparelhos furtados recebeu autorização do judiciário para receber o alerta da polícia, mas ainda é preciso que as operadoras cumpram a determinação. Para Gustavo, “é uma ideia simples, mas que enfrenta muita burocracia, pois depende de ordem judicial para o envio da mensagem . O Poder Legislativo poderia autorizar o delegado de polícia a possibilidade de requisitar tais medidas perante as operadoras de telefonia”.

Diante do sucesso da iniciativa, o chefe de polícia do Rio, Carlos Leba, afirmou que estuda a possibilidade de estender o projeto para todas as delegacias da cidade.

ótima ideia..mas com certeza depende de muita burocracia

"...o usuário deve comparecer a uma delegacia especificada e “comprovar a aquisição lícita do referido aparelho”."
    Ah, ah, ah! Essa eu quero ver!

Nível 44: Motorista da rodada Avatar de milena25
    Desde
    Oct 2016
    imagine se essa moda pega ..
    muitas pessoas não tem mais a nota fiscal do celular e ai?? como vai comprovar a aquisição lícita do aparelho

As pessoas criticam, porque criticar é muito mais fácil do que fazer melhor! Viva La Vida!!

Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Citação Postado originalmente por milena25 Ver Post
    muitas pessoas não tem mais a nota fiscal do celular e ai?? como vai comprovar a aquisição lícita do aparelho
    Pensei na mesma coisa. Exige uma reeducação de todo mundo.

Eu sempre guardei nota fiscal, fora sempre comprar no débito/crédito e ter os extratos para comprovar. Mas tem uma parcela grande de pessoas a se considerar que pagam no dinheiro e perdem a nota, e estas teriam que ir até a loja e exigir uma segunda via, o que não é tão fácil quanto parece. Uma vez fiquei quase uma semana pra conseguir a nota de um produto que havia comprado a cerca de dois meses apenas.

é vai complicar a vida de todo mundo..

Não precisa nota fiscal, o IMEI diz se é ou não é licito.
    E não é qualquer um q consegue trocar imei, tem que pagar um absurdo pra isso, e ainda corre o risco de os simcard slot, morrer da noite pro dia.

Vc descobre IMEI digitando no telefone *#06#

Enviado de meu MB886 usando Tapatalk

Tudo é muito lento, mais irá ajudar uma galera... infelizmente havendo o bloqueio do Imei, se tornar tudo mais difícil.

Quem tem que comprovar isso é quem achou/roubou o aparelho e que receberá o SMS. Foi o que entendi.

O dono que perdeu o aparelho, não precisa ter a nota fiscal pra prestar queixa. Basta o IMEI, acredito eu.

Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Citação Postado originalmente por andrefbr Ver Post
    Ah, ah, ah! Essa eu quero ver!
    Quando vi essa reportagem, o delegado mencionou que a ideia toda é um piloto e que se o usuário não for, ele ativam a localização do aparelho e vão até ele.

Gostei da ideia e espero que vire uma obrigatoriedade nacional....

Quanto a comprar com Nota Fiscal um aparelho roubado, é isso acontece. Mas é menos provável se for ele loja reconhecida e com valores normais e não tão abaixo do preço.
    Galaxy Note 9 512GB + 128GB + Dex Station
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...