Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 11
    Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016

Por que é tão difícil ser pontual? A ciência explica

Você é daqueles que têm dificuldade em chegar no horário? Pode colocar a culpa no seu cérebro

Relógio: o cérebro tem dificuldade de calcular o tempo de compromissos rotineiros e te convencendo que “só mais 5 minutinhos” não vão te impedir de chegar na hora (Bloomberg/)

Você já reparou que, no primeiro dia de trabalho, chegar 15 minutos mais cedo parece muito fácil – mas, conforme você se adapta ao emprego, vai “flexibilizando” cada vez mais o seu horário de entrada?

Os cientistas da Universidade da Califórnia (Berkeley) acham que descobriram porque. Tem a ver com o sistema de localização do cérebro.

Em 2014, um grupo de cientistas ganhou o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta das chamadas “células grid”, que ficam no hipocampo (região cerebral ligada à memória) e têm a função de mapear os ambientes pelos quais passamos. Mais ou menos como se fosse um GPS mental.

No estudo atual, os pesquisadores testaram essas células para entender como o nosso mapa neural muda conforme conhecemos melhor um lugar. A hipótese deles era a seguinte: quando conhecemos muito bem uma sala, e temos um mapa neural dela cheio de detalhes, teremos 1) a impressão de que essa sala é maior do que é, 2) a impressão de que leva mais tempo para cruzar a sala do que realmente leva.

Os cientistas reuniram um grupo de estudantes ingleses que moravam todos no mesmo prédio, em Londres. A primeira tarefa dos participantes foi desenhar, de cabeça, um mapa do seu bairro.

Depois, eles precisavam apontar que trajetórias dentro do bairro faziam com mais frequência. Por último, os jovens deveriam estimar quanto tempo levariam de casa até vários pontos do mapa, apontados pelos cientistas.

Conclusão: sim, nós tendemos a achar que lugares muito familiares são maiores do que realmente são. Nos mapas desenhados pelos estudantes, a área que eles mais frequentavam aparecia bem maior do que as demais regiões.

Já a estimativa de tempo apresentou do efeito oposto: se o lugar era muito familiar, os estudantes subestimavam a o tempo necessário para chegar até ele.

Isso mostra que o cérebro tem dificuldade de calcular o tempo até compromissos rotineiros – e acaba te convencendo que “só mais 5 minutinhos” na cama, no banho ou no sofá não vão te impedir de chegar na hora.

Por enquanto, a explicação neurológica para isso ainda não está bem estabelecida. A tese dos pesquisadores é que devem existir dois sistemas cerebrais diferentes para calcular tempo e espaço – e a distorção de um não afeta a distorção do outro.

O lado bom é que, se você mora em um apartamento apertado, ele parece ficar maior conforme você se acostuma com ele. O ruim vai ser explicar para o seu chefe que a culpa do seu atraso é do GPS mental, que tem com uma previsão de chegada pior que a do Waze em hora do rush…

Fonte BR!
    Galaxy Note 9 512GB + 128GB + Dex Station
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

Nível 54: Monitor (a) de acampamento Avatar de Maioba
    Desde
    Sep 2016
    hauhauhau sérios problemas com isso ^^, engraçado que o atraso é para algumas coisas específicas.
    Você só se torna melhor que as outras pessoas quando doa um pouco de si para ajudar o próximo.

Cah

Citação Postado originalmente por mmelo76 Ver Post

Você já reparou que, no primeiro dia de trabalho, chegar 15 minutos mais cedo parece muito fácil – mas, conforme você se adapta ao emprego, vai “flexibilizando” cada vez mais o seu horário de entrada?

sim..bem isso em 2 meses os 15 mais cedo viram 30 mais tarde hehehe

Nível 87: A Vida É Bela Avatar de GJonas
    Desde
    Jan 2016
    Eu sou pontual até demais. Não suporto atraso.
    Esperando boas notícias.

Nível 44: Motorista da rodada Avatar de milena25
    Desde
    Oct 2016
    Citação Postado originalmente por djrobsonmichel Ver Post
    sim..bem isso em 2 meses os 15 mais cedo viram 30 mais tarde hehehe
    huahuahuaaaaaa acaba sendo automatico né Michel

As pessoas criticam, porque criticar é muito mais fácil do que fazer melhor! Viva La Vida!!

nossa, que coisa incrível!

Esse negócio de pontualidade é um pouco cultural também.

Conheci alguns londrinos esse ano e realmente a pontualidade deles era incrível, nem um minuto a mais nem um a menos!

Segundo eles chegar atrasado ou adiantado é um desrespeito enorme quase como xingar alguém mais velho.

Não gosto de chegar atrasado nos cantos tb nao.

Nível 17: Aluno (a) Avatar de jehh
    Desde
    Jan 2017
    eu sou bem enrolada com horários kkkk

Nível 28: O Auto da Compadecida Avatar de Theo_Raeken
    Desde
    Aug 2016
    Citação Postado originalmente por GJonas Ver Post
    Eu sou pontual até demais. Não suporto atraso.
    Estou com você.
    Passei a ser mais ainda, depois que atuei como Coordenador. Daí, fiquei mais exigente comigo mesmo em questão de pontualidade.
    Não só para dar exemplo e exigir dos meus professores, mas também para não criar péssimos hábitos de atraso em minha vida.