Resultados 1 a 4 de 4
  1. #1

    Como abrir portas do seu roteador VIVO

    Um tema bastante perguntado aqui no fórum é como abrir portas no seu roteador Vivo. Então vamos te ensinar a fazer este procedimento, mas antes vamos explicar o que é abrir portas!

    Porta é a forma do seu roteador enviar pacotes de informação que chegam da internet ao seu computador ou qualquer dispositivo conectado à rede.

    Quando falamos em abrir portas (ou um redirecionamento de conexão) significa focar uma parte da sua conexão para determinado aplicativo ou jogo. Quando as portas estão fechadas, seu roteador leva um tempo tentando definir o destino dos pacotes de informação. Já quando elas estão abertas, a conexão entre dispositivo e internet fica mais rápida.

    vantagens e desvantagens em permitir essa ação. O redirecionamento de portas pode favorecer o desempenho de uma conexão com a internet. No entanto, o procedimento também tem riscos e nem sempre é indicado pois, atualmente, roteadores e aplicações são compatíveis com o UPnP, uma espécie de encaminhamento automático de portas. Por conta disso, pode acontecer que sua rede seja invadida por alguém que aproveitou a abertura da porta.

    Então, se você não tem experiência avançada com tecnologia ou internet, tome cuidado ao fazer este procedimento e estude bem antes de realizá-lo.

    Para conseguir fazer qualquer ajuste de configuração no seu roteador, você precisa utilizar o Wizard, que é um assistente de configuração. Você vai usar o Wizard em caso de perda de configuração, reset de fábrica e para mudanças no Wi-Fi. Através dele você consegue alterar seu login de provedor, alterar e criar redes Wi-Fi, alterar a senha destas redes, trocar o canal e o tipo de segurança da rede wi-fi.

    Para acessar o Wizard basta você colocar o ip 192.168.15.1 em seu navegador e o admin e senha que se encontram no seu aparelho como está nesta imagem (na parte de Dados de Acesso ao Roteador).

    Nome:      01.jpg
Visitas:     3965
Tamanho:  46,7 KB

    Vamos para o passo a passo:

    Identificar o IP atribuído ao Notebook/Computador;

    1. Acessar o Wizard (assistente de configuração) do dispositivo (192.168.15.1);

    2. Em Status, clique no botão verde Detalhes em na seção Rede Local para aparecerem os dados como estão na imagem abaixo;

    Nome:      02.png
Visitas:     3865
Tamanho:  70,8 KB

    Identificar IP público;

    1. Acessar o Wizard do dispositivo (192.168.15.1 );

    2. Também em Status, clique no botão verde Detalhes na seção Internet para conferir o seu IP Público, como está circulado na imagem;

    Nome:      03.png
Visitas:     3843
Tamanho:  64,8 KB

    Logar no dispositivo (router)

    1. Acessar o Wizard do dispositivo (192.168.15.1);

    2. Depois de acessar, na coluna à esquerda em roxo, clique em Configurações e depois em Rede Local. Será solicitado usuário e senha (informações de dados de acesso ao roteador na etiqueta do dispositivo, a primeira imagem deste post);

    Nome:      04.jpg
Visitas:     3834
Tamanho:  15,9 KB

    Nome:      05.png
Visitas:     3794
Tamanho:  32,2 KB

    Seguindo os passos até agora você vai chegar na parte de criar a regra de porta, assim você vai permitir o tráfego de rede para um aplicativo ou jogo específico. Para criar a regra de porta, é só continuar o tutorial:

    No menu, clicar em Configurações / Rede Local / Redirecionar Portas, inserir as informações solicitadas conforme exemplo abaixo e clicar no botão “ADICIONAR”:

    Nome:      06.png
Visitas:     3829
Tamanho:  69,7 KB

    Criando a regra de porta:

    A regra deve ser criada exatamente conforme imagem abaixo:

    Nome:      07.png
Visitas:     3879
Tamanho:  77,8 KB

    Feito isto a sua porta já está criada. Agora vamos para o passo do Firewall.

    Regra de Firewall

    O firewall é um sistema de segurança que utiliza regras para bloquear ou permitir conexões e transmissão de dados entre o seu computador e a internet. As regras de firewall controlam como ele vai proteger o seu computador contra programas maliciosos e acesso não autorizado.

    1.Uma regra de firewall deve ter sido gerada automaticamente, junto com o mapeamento de porta criado conforme a imagem anterior;

    2. Checar a regra criada no menu Configurações / Firewall;

    Nome:      08.png
Visitas:     3826
Tamanho:  60,8 KB

    Teste Iperf3 para validação da Regra de Redirecionamento de Porta

    Iperf é um software utilizado para testar a largura de banda, medindo o desempenho de uma rede de computadores.

    1. Utilizar o Iperf3 para Windows

    2. Após o download, acesse o prompt de comando (basta apertar o botão iniciar e buscar pelo programa Prompt de Comando). No prompt, você vai começar a definir o servidor e a porta redirecionada que você vai querer utilizar, basta realizar todos os passos daqui para frente. A imagem abaixo é um exemplo de como fazer este passo.

    Nome:      09.png
Visitas:     3811
Tamanho:  3,0 KB

    3. O processo também tem que ser feito pelo celular. Utilizar o Iperf3 para celular.

    Nome:      10.png
Visitas:     3798
Tamanho:  56,4 KB

    Nome:      11.png
Visitas:     3809
Tamanho:  61,6 KB

    Com o aplicativo aberto, coloque o IP do servidor (IP da sua internet) e a porta que você criou redirecionada. Igual o exemplo dos quadrados roxos.

    Com o IPerf você verifica a largura da banda (velocidade da sua internet). Se todos os pacotes estão sendo encaminhados para o destino certo (a porta que foi criada), significa que está funcionando e sua internet está rápida, conforme mostra o quadrado branco.

    Como saber se deu certo? Basta ver se a velocidade está compatível com o pacote que você adquiriu! Na imagem acima, tem circulado a velocidade dos 10 testes que realiza, também no quadrado branco.

    Caso venha a falhar o Iperf, é necessário dar permissão à porta desejada no Firewall do Windows. Para isso, siga os passos abaixo:

    1. Acessar “Painel de controle (Acesse as configurações do seu computador e pesquise por painel de controle) / Sistema e Segurança / Windows Defender Firewall”, selecionar o menu Configurações avançadas

    Nome:      12.png
Visitas:     3805
Tamanho:  97,4 KB

    2. Nas configurações avançadas, selecionar o menu Regras de Entrada e os seguintes itens: Nova Regra, Porta e clique em Avançar;

    Nome:      13.png
Visitas:     3793
Tamanho:  99,8 KB

    3. Escolher o tipo de protocolo TCP/UDP (TCP é o protocolo mais usado porque fornece garantia na entrega de todos os pacotes entre um PC emissor e um PC receptor. No protocolo UDP, o pacote é enviado mas não existe qualquer confirmação se os pacotes foram recebidos. Com isso, você pode não receber toda a internet para o aplicativo ou jogo). Você vai escolher aquele que preferir: algo mais específico como o TCP ou mais prático como UDP

    4. Para começar a especificar a porta, basta entrar novamente no prompt de comando e digite NETSTAT/? para saber as portas disponíveis. Após isso, selecionar Avançar;

    Nome:      14.png
Visitas:     3813
Tamanho:  35,0 KB

    5. Depois de clicar em avançar, você precisa confirmar qual ação vai realizar. Selecione Permitir a conexão e clique em Avançar.

    Nome:      15.png
Visitas:     3788
Tamanho:  53,3 KB

    6. Feito o passo anterior, agora escolha em qual opção você quer aplicar a regra da porta. Recomendamos deixar todas selecionadas para facilitar. Agora clique em Avançar, e coloque o nome da sua porta. Assim fica mais fácil caso queira mexer nela futuramente. Agora, para ir para o próximo passo clique em Concluir;

    Nome:      16.jpg
Visitas:     3778
Tamanho:  55,5 KB

    7. Assim que clicar em Concluir no passo anterior, vai aparecer esta tela. Basta localizar a porta que criou com o nome que você deu para ela para confirmar que está certo!

    Nome:      17.png
Visitas:     3784
Tamanho:  200,3 KB

    Este é o procedimento completo, caso tenha ficado alguma dúvida comente aí embaixo pra gente te ajudar!
    Tem alguma dúvida sobre o Fórum? Pode me chamar!

  2. #2
    @Leo tenho basicamente o mesmo problema, no entanto o meu modem é alcatel lucent ont i-240g-p, como proceder a abertura de portas/port forward

  3. #3
    Bom dia. Exatamente o mesmo roteador, mas não consigo abrir as portas. No meu VIVO do trabalho abre. Vai no roteador, redirecionamento de portas, coloca ip, porta, tcp, nome.... savar e pronto. No mesmo roteador, só que na minha casa, não vai. A única diferença é que na minha casa a instalação é recente, novembro 2019. Será que alguém pode me ajudar?

  4. #4
    Por favor, um amigo meu teve o modem da Vivo substituido ha duas semanas, e percebemos que agora existem portas sendo redirecionadas "automaticamentte" e que se referem a Whatsapp. Acho isso muito estranho, alguém tem ideia do que pode estar ocorrendo?Nome:      WhatsApp Image 2020-06-25 at 09.55.11.jpg
Visitas:     606
Tamanho:  53,4 KB

Tópicos Similares

  1. Respostas: 9
    Último Post: 26-05-20, 05:00 PM
  2. Respostas: 4
    Último Post: 23-03-18, 08:37 PM
  3. Respostas: 2
    Último Post: 26-09-16, 01:52 PM