Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Adeus, gesso! Chega ao Brasil solução baratinha para imobilizar ossos quebrados

Em 2014, um estudante turco desenvolveu um exoesqueleto voltado para tratamentos de fraturas, algo muito semelhante a um gesso, mas muito mais moderno. Na época, tratava-se apenas de uma ideia, uma sugestão de design inovador para ajudar em casos ortopédicos. Agora, cinco anos depois, o aparelho é lançado.

O produto chega ao mercado brasileiro pela startup Fix it, cuja tradução significa "conserte". A companhia oferece uma série destes imobilizadores que ajudam no tratamento de lesões, como casos pós-cirúrgicos e lesão por esforço repetitivo (LER).

Adeus, gesso!

Os imobilizadores são feitos com plástico termomoldável, ou seja, podem ser ajustados aos membros dos pacientes, assim como acontece hoje com o gesso. A diferença é a diminuição da coceira, deixando espaços arejados, oferecendo mais mobilidade e menos peso.

Outro ponto positivo é que o plástico é à prova d’água, permitindo que o paciente lave a parte lesionada durante o banho.

Mas como funciona?

O imobilizador é feito de plástico, logo, é possível colocar o material na água quente, cerca de 50ºC, e amolecê-lo. Depois disso, basta modelar a placa de acordo com a anatomia do paciente. De acordo com Felipe Neves, fisioterapeuta e sócio da startup, a ideia é eliminar o gesso enquanto resíduo:

"Na nossa sociedade, a gente vai eliminando o uso do gesso. Ele é um poluente do nosso ambiente. Então, a gente quer, a princípio, trabalhar em conjunto com ele, mas, com o tempo, deixar de usá-lo."

Se a proposta é deixar de usar o gesso, a peça é melhor para o meio ambiente? Neves explica no vídeo abaixo que sim, pois a placa é feita de um plástico desenvolvido com substâncias biodegradáveis do ambiente, como bagaço de cana-de-açúcar, de beterraba e de milho.

Além disso, a peça também oferece ao paciente um tempo de recuperação menor. Em alguns casos, o tratamento tem um quinto a menos do tempo que normalmente levaria com o gesso, ou seja, leva de 17% a 20% de redução no tempo de mobilização.

Qual o valor dessa tecnologia?

Pelo site da companhia, uma tala para o punho e pulso custa R$ 80. O médico ou fisioterapeuta também precisa de outros aparelhos para oferecer este tratamento, como a panela elétrica, dentro da qual se coloca o plástico para molde. O aparelho é vendido por R$ 150 no site da Fix it. Uma tala de gesso para punho custa em média R$ 60.

De onde surgiu a ideia?

A proposta é muito semelhante ao Cortex, design apresentado por Jake Evill, estudante da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia em 2014. A ideia inicial, entretanto, era de que a peça fosse produzida por impressoras 3D, na época a grande inovação do mercado.

Ele foi acompanhado do estudante turco Deniz Karasahin, quem criou o Osteoid, uma tala de plástico também feita sob medida para tratamentos de fraturas. A peça também contava com pequenos emissores de pulsos de ultrassom para ajudar na cicatrização dos ossos. Aqui, a taxa de recuperação passava a ser de até 80% mais eficientes que a com o gesso simples em fraturas mais leves.

Dispositivo criado por Deniz Karasahin (Foto: Deniz Karasahin/A'Design Award)

E aí, o que você achou desta novidade?

Fonte: Fix It e Canaltech

bem interessante a ideia, apesar de ter um valor um pouco maior que o do gesso (pouca coisa) parece sem bem melhor, tanto no quesito peso quanto no quesito aparência.

Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Citação Postado originalmente por John_Ferreira Ver Post
    bem interessante a ideia, apesar de ter um valor um pouco maior que o do gesso (pouca coisa) parece sem bem melhor, tanto no quesito peso quanto no quesito aparência.
    Aliás, fica tão bonito que eu não duvido que criaria uma onda de usar pra moda (igual o fenômeno da classe C, D e E usando elásticos e itens ortodônticos por estética que ocorreu ano passado.

Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Muito bom!

Já começou com um ótimo preço. Agora o ideal é produzir em grande escala para baratear ainda mais!
    Galaxy Note 9 512GB + 128GB + Dex Station
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

Na infância e adolescência eu vivia de gesso kkkk, uma vez fraturei o pulso e fiquei 1 mês e meio com gesso, ficava muito sujo o braço. Achei muito legal essa nova solução, vou quebrar o braço para ver como fica kkkk brinks
    Tem alguma dúvida sobre o Fórum? Pode me chamar!

Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Se bem que o pessoal faz uns gessos bem criativos...ou melhor, pintam...

Galaxy Note 9 512GB + 128GB + Dex Station
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

Sendo eu uma pessoa que vive engessada, amei. Pena que ainda é restrito a antebraço, porque seria show pra áreas mais complicadas de imobilizar, tipo joelho.
    Oi, eu sou gerente do Fórum Vivo. Qualquer problema, fale comigo.

Citação Postado originalmente por mmelo76 Ver Post
    Se bem que o pessoal faz uns gessos bem criativos...ou melhor, pintam...

Que sensacionais! hahahahahaha

Nunca quebrei nada, mas acho que no sistema particular o emprego do gesso já está desuso. Mas ficou bonito de ver esta solução e acho que deve ajudar no estado psicológico do acidentado.
    Você quer ganhar 2GB ao ativar o novo plano Vivo Easy? Basta inserir meu código abaixo.
    Código: QUERO2GIGA

Que show, lindas personalizações *-*
    A leitura é um caminho de descobertas, a realidade é a fonte de todo o conhecimento, devemos conhecê-la. para nos descobrir. Amo lê livros, minha paixão é a leitura!

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
    Último Post: 31-01-19, 05:58 PM
  2. Respostas: 5
    Último Post: 05-12-18, 06:58 PM
  3. Respostas: 6
    Último Post: 09-11-17, 09:27 PM
  4. Respostas: 1
    Último Post: 10-10-17, 10:05 AM
  5. Respostas: 6
    Último Post: 04-09-17, 07:11 PM