Resultados 1 a 10 de 10

De volta pro futuro: A internet em alguns anos

Dando continuidade aos nossos post cobre conectividade (até rimou kk) vamos falar da internet no futuro, como ela deve estar daqui alguns anos.

Hoje em dia, para acessar internet, você precisa de um chip em seu celular, cabos de rede passando da sua casa e conectando em um aparelho wifi ou no próprio computador.

Pensando um pouco fora da caixa, os filmes futurísticos mostram que o wifi vai virar um satélite, fazendo o alcance e velocidade serem gigantes! Alguns mostram que teremos chips dentro do nosso corpo e por ele mandaremos mensagens uns aos outros.

Quem sabe um dia né? Por enquanto o que temos de novidade é a tecnologia mesh: “Para espalhar o sinal com qualidade em ambientes extensos, usa vários aparelhos físicos, que trocam informações entre si e também com os dispositivos conectados, a fim de definir o melhor ponto específico de conexão para cada um deles.”

Para quem quiser saber mais sobre esse tipo de conexão é só acessar aqui.

Sobre o famigerado 5G que todos querem que chegue logo, encontrei esse vídeo bem legal sobre o assunto:

Eai pessoal, vocês conhecem bastante do mundo de conectividade? Quais suas expectativas para o futuro da internet!
    Tem alguma dúvida sobre o Fórum? Pode me chamar!

Eu tenho visto tanta baboseira sobre o 5G. Tenho certeza que alguns meses depois do 5G chegar no brasil vão estar falando do 6G.

Lembre-se do nome do 4G - Long Term Evolution, a evolução de longo termo durou poucos anos.

Enquanto os conspiracionistas falam sobre o 5g matar pássaros e matar pessoas, acho que quando pensamos em enviar um arquivo de 1Mb, no 3G ele fica 20 segundos transmitindo, no 4g ele fica 1 segundo transmitindo, no 5g teoricamente seria uma fração de segundo de exposição à radiação, sem variar muito a potência.

Por outro lado, as frequências do 5G não vão dar uma boa cobertura no brasil.
    Vai pegar nas grandes cidades, nos centros urbanos, etc... visto que a propagação dessas faixas não vai muito longe.

Seria bem mais útil ter uma rede 4g sólida no país inteiro, usando a faixa dos 700 mhz que é muito útil no interior, do que ter um vasto legado de 6 gerações de celular funcionando de forma medíocre.
    GPRS, EDGE, WCDMA, HSPA, LTE, 5G...

Qualquer rede com velocidade acima de uns 10~20 mbps só é realmente boa pras pessoas que querem postar screenshot do speedtest pra dizer que tem uma internet melhor.
    Código de Convite Vivo Easy: EASY1

Citação Postado originalmente por drneves Ver Post
    Eu tenho visto tanta baboseira sobre o 5G. Tenho certeza que alguns meses depois do 5G chegar no brasil vão estar falando do 6G.

Lembre-se do nome do 4G - Long Term Evolution, a evolução de longo termo durou poucos anos.

Enquanto os conspiracionistas falam sobre o 5g matar pássaros e matar pessoas, acho que quando pensamos em enviar um arquivo de 1Mb, no 3G ele fica 20 segundos transmitindo, no 4g ele fica 1 segundo transmitindo, no 5g teoricamente seria uma fração de segundo de exposição à radiação, sem variar muito a potência.

Por outro lado, as frequências do 5G não vão dar uma boa cobertura no brasil.
    Vai pegar nas grandes cidades, nos centros urbanos, etc... visto que a propagação dessas faixas não vai muito longe.

Seria bem mais útil ter uma rede 4g sólida no país inteiro, usando a faixa dos 700 mhz que é muito útil no interior, do que ter um vasto legado de 6 gerações de celular funcionando de forma medíocre.
    GPRS, EDGE, WCDMA, HSPA, LTE, 5G...

Qualquer rede com velocidade acima de uns 10~20 mbps só é realmente boa pras pessoas que querem postar screenshot do speedtest pra dizer que tem uma internet melhor.
    Também concordo que o 4G deveria ser prioridade e ser expandido para o interior do Brasil, garantindo um padrão de qualidade aceitável em todo o território nacional.
    Eu concentraria a expansão do 5G principalmente em grandes centros populacionais, pois eles permitem mais conexões simultâneas com boa velocidade, coisa que é dispensável no interior do país, já que a população é consideravelmente menor, com o 4G dando conta do recado.
    Utilize o código FREEWPP30 para ganhar 30 dias para uso do WhatsApp sem descontar da franquia de dados(exceto chamadas no app) na adesão ao Vivo Easy, um plano muito completo, com muito a te oferecer!

Nível 26: O Grande Hotel Budapeste Avatar de ticortess
    Desde
    Jan 2019
    Rapaz quando o Wifi for via satélite será sucesso. Que chegue logo esse dia.
    Ti Cortes
    Plano Ativo: VIVO EASY -CÓDIGO: BBMP1988
    Smartphone: S7edge
    Salvador-ba

Na minha opinião só bastava expandir o 4G pra todos os lugares do Brasil e deixar ele com uma velocidade estável que já estaria de bom tamanho. O 5G só vai funcionar bem realmente em grandes metrópoles.

Citação Postado originalmente por Bruno73985 Ver Post
    Na minha opinião só bastava expandir o 4G pra todos os lugares do Brasil e deixar ele com uma velocidade estável que já estaria de bom tamanho. O 5G só vai funcionar bem realmente em grandes metrópoles.
    Concordo, aqui na minha cidade tem vários pontos em que o 4G de qualquer operadora não funciona inclusive pontos importantes da cidade, se as operadoras começarem a investir no 5G vai ser um abandono maior do que já é.

Citação Postado originalmente por Bruno73985 Ver Post
    Acho que essa é a opinião da maioria de nós, e infelizmente, tratando-se de um território tão vasto como o nosso, é quase certo que será assim.
    Utilize o código FREEWPP30 para ganhar 30 dias para uso do WhatsApp sem descontar da franquia de dados(exceto chamadas no app) na adesão ao Vivo Easy, um plano muito completo, com muito a te oferecer!

Nível 51: Gênio Indomável Avatar de JoaoBC
    Desde
    Nov 2014
    Citação Postado originalmente por ticortess Ver Post
    Rapaz quando o Wifi for via satélite será sucesso. Que chegue logo esse dia.
    Cara, em áreas rurais, com internet via satélite + VoWiFi, daria tudo certo.
    Mas...
    A internet via satélite ainda é muito cara
    (cerca de R$ 300,00/mês) e o VoWiFi ainda está engatinhando tanto na vivo quanto na claro.
    Na Oi e na Tim, nem engatinhando estão.
    João
    Programador de Computadores (IBPI)
    Técnico Industrial Mecânico (CEFET-CSF-RJ)
    Engenheiro Industrial Eletrônico/Telecomunicações (CEFET-CSF-RJ)
    Analista de Sistemas (PUC-Rio)

Claro: desde 1999, antiga ATL
    OI: desde 2006
    Tim: desde 2006 Pós pago, controle e beta (3 linhas)
    Vivo: desde 2012 (ex-easy, atual controle)
    PortoConecta desde 28/08/2018 (migrado para TIM)
    Rio, Teresópolis, Vitória, Vila Velha, Marechal Floriano, Domingos Martins

Toda tecnologia no Brasil hoje não está nem engatinhando, ta mais pra uma célula ainda em desenvolvimento.

Citação Postado originalmente por Tonk Ver Post
    Toda tecnologia no Brasil hoje não está nem engatinhando, ta mais pra uma célula ainda em desenvolvimento.
    Seria mais rápido se o processo de instalação de novas tecnologias fosse menos burocrático, espero que o 5G seja levado a sério pelas autoridades brasileiras como um passo necessário para a modernização do país.

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 05-09-17, 12:16 PM
  2. Minha internet não abre alguns sites
    Por Nicole1010 no fórum Ajuda
    Respostas: 2
    Último Post: 19-05-16, 10:46 PM
  3. É hoje: De Volta para o Futuro, 21 de outubro de 2015
    Por Gaby no fórum Assuntos Gerais
    Respostas: 9
    Último Post: 12-11-15, 10:15 AM
  4. Ajuda com internet lenta em alguns sites.
    Por marcelo603 no fórum Ajuda
    Respostas: 4
    Último Post: 04-10-15, 10:38 AM