Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 13 de 13
    Minha dica para NUNCA mais cair no golpe do boleto, mas infelizmente isso não vale pra água, luz, telefone e internet, apenas para boletos.

Boleto = aquilo que começa com o código do banco e tem 5 grupos de números com tamanhos diferentes

Fatura = aquilo que tem 4 blocos de mesmo tamanho.

Portanto, essa dica só vale pra boletos.

Desde 2017, a febraban (federação dos bancos) devido ao absurdo de golpes que estavam tendo, na casa dos bilhões, com boletos falsos, implementou a CIP (câmara interbancária de pagamentos). No começo, só pra boletos acima de R$ 10.000,00, depois pra R$ 5.000,00, depois pra R$ 1.000,00, até que no final de 2018 todos os boletos emitidos no brasil passam pela CIP. Para que um boleto hoje seja pago, ele precisa estar registrado na CIP.

Quando alguém emite um boleto, precisa enviar para a CIP e fazer o registro, sem o registro, o boleto não pode ser pago e é recusado em qualquer meio. O registro tem os dados do emissor (nome e cnpj/cpf), os dados do pagador (nome e cnpj/cpf), valor, regras, datas, valor mínimo, valor máximo, juros, multa, número de pagamentos, etc...

Com o advento do registro na CIP, veio o outro lado, a possibilidade da pessoa autorizar o banco a lhe mostrar todos os boletos registrados na CIP no nome da pessoa. Esse serviço é chamado DDA e pode ser habilitado em praticamente qualquer banco.

Neste caso, ao receber um boleto, não o pague, vá no aplicativo do banco, vai na parte de pagamentos, vai no DDA e vê a lista de boletos emitidos no teu nome, se aquele boleto não estiver lá é porque ele nao existe de verdade ou está registrado em nome de terceiros, ou seja, fraude.

Outra coisa boa de usar tal serviço é receber os boletos independente dos correios, pois mesmo que um boleto seja perdido, ele pode ser visto e pago direto no DDA.
    Código de Convite Vivo Easy: EASY1

Nível 47: Noviça Rebelde Avatar de alinevalbuquerque
    Desde
    Jan 2016
    Verdade, temos que ficar cada vez mais espertos, pois a criatividade e esperteza dos golpistas não tem limites.
    Aline Albuquerque
    Dicas de Viagens, siga meu instagram @alinevalbuquerque

Nível 39: O Sexto Sentido Avatar de guvga25
    Desde
    Sep 2018
    Eu recebi um email supostamente do meu banco, bem suspeito o email sabe. Não abri, não lembro de ter cadastrado meu email junto ao banco, pelo menos não o email atual.
    Funcionário VIVO

*Opiniões e informações expressas neste perfil não expressam as opiniões oficiais da empresa.

Tópicos Similares

1. [Dica] Como evitar golpes de prêmios por SMS
    Por _Bruna no fórum Mundo Vivo
    Respostas: 16
    Último Post: 03-01-19, 03:02 PM
  2. Conta Falsa
    Por Miled no fórum Ajuda
    Respostas: 1
    Último Post: 24-03-18, 04:00 PM
  3. Respostas: 4
    Último Post: 16-05-17, 09:35 AM
  4. Respostas: 3