Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 16

60% dos consumidores brasileiros estão com plano de celular errado

A maioria dos brasileiros não consome todo o plano de telefonia contratado, essa é a avaliação da Proteste, entidade de defesa do consumidor.

Segundo um estudo realizado pela Proteste, entidade de defesa do consumidor, com base no seu aplicativo Meu Plano, que monitora as tarifas das operadoras - confira mais informações sobre ele aqui, 60% dos brasileiros não consomem todo o plano de telefonia contratado, ou seja, contratam um plano com pacotes de dados de internet maiores do que o que precisam, por exemplo, e, por isso, acabam gastando bem mais.

A análise foi feita com base em 96 planos, incluindo pré-pagos, pós-pago e controle das principais operadoras nacionais para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo: Claro, Oi, Nextel, TIM e Vivo.

A Proteste dividiu os planos, de acordo com o perfil dos consumidores. As categorias são as seguintes:

- Pouco Conectado: usa o celular para realizar ligações convencionais, usa pouco a internet móvel e aplicativos de mensagens;

- Conectado: o serviço que mais usa é justamente o pacote de dados, prefere falar pelos aplicativos de mensagens e só usa os minutos de ligação se precisar para conversas mais longas;

- Muito Conectado: não vive sem internet, usa aplicativos de mensagens para se comunicar, é heavy user de redes sociais e, se puder, não usa o celular para fazer ligações;

- Super Conectado: também está na web o tempo todo e não se importa em gastar com conta de celular desde que o pacote de dados permita, inclusive, usar a conexão do celular como banda larga móvel. Este perfil é identificado somente na modalidade de plano pós-pago.

Confira abaixo as tabelas que o Minha Operadora produziu, com base nos dados revelados pela Proteste.

Com base nos números, a Proteste diz que o pré-pago no Rio de Janeiro e São Paulo estão praticamente equiparados, pois não foram encontradas diferenças expressivas de tarifas.

Vários pacotes oferecem um benefício além da quantidade de dados e de minutos de voz, como, por exemplo, o pacote mais em conta para o perfil Pouco Conectado, da Oi, inclui 100 minutos para qualquer operadora e uso do WhatsApp ilimitado.

"Por isso, é muito importante analisar os serviços inclusos em cada pacote antes da decisão final: pode valer a pena contratar um pacote com menos dados, mas que ofereça acesso a sites e aplicativos gratuitamente por todo o mês. Além disso, dependendo das necessidades do cliente, o pré-pago pode compensar se o mesmo valor fixo mensal for mais bem utilizado em forma de créditos", acrescenta a Proteste.

Fonte: Minha Operadora

Nível 20: Robin Hood Avatar de Gabrieljj
    Desde
    Nov 2018
    Essa lista está um pouco desatualizada hehe
    O melhor plano pré pago para muito conectados é o Tim Beta Lab, que conta com 20GB por 55 reais mensais, embora seja um plano exclusivo, sendo necessário entrar por um sistema de convites, ou pagando 30 reais, acho que ainda assim deve ser considerado.
    O Vivo Giga Chip também deveria ser contado, embora seja apenas por 6 meses, ele oferece o equivalente, ou até mais internet em algumas regiões, do que alguns planos pós pagos caros, isso por bagatelas que podem ir dos 24 (no caso dos planos quinzenais) até 60 reais (nos planos semanais de 15 reais), por ser um plano mais voltado para as conexões online, dispõe de nenhum ou poucos minutos pra outras operadoras a depender da oferta, porém o valor do pacote adicional de minutos é bem irrisório (1.99 meia hora), então também é uma boa opção.

Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    A lista está desatualizada, como o @Gabrieljj comentou, mas mais do que isso, é quase impossível manter uma lista atualizada. Além das operadoras travarem uma guerra sangrenta no pré-pago com atualizações de pacotes quase todo mês, tem ainda promoções específicas pra alguns DDDs.

Mas a ideia geral é real. As pessoas são frustradas com planos menores do que precisam ou gastam horrores em planos que não precisam sem saber. Isso acontece, principalmente, porque a maioria dos usuários não faz ideia de quanto consome de Internet, por exemplo. Eles tem até ideia do quanto fazem de ligação (e hoje em dia é menos problemático sabe a proporção de amigos em outras operadoras pra poder ligar com promoções) mas não quantos GBs consomem.

Tenho amigos com planos de 20 GB da Nextel e, fui analisar o consumo e usam cerca de 2 GB no mês. Podiam pagar muito menos em um controle de qualquer operadora, se ainda quisessem a praticidade da conta, ou ir pro pré-pago mesmo.

Citação Postado originalmente por thiagomocci Ver Post
    A lista está desatualizada, como o @Gabrieljj comentou, mas mais do que isso, é quase impossível manter uma lista atualizada. Além das operadoras travarem uma guerra sangrenta no pré-pago com atualizações de pacotes quase todo mês, tem ainda promoções específicas pra alguns DDDs.

Mas a ideia geral é real. As pessoas são frustradas com planos menores do que precisam ou gastam horrores em planos que não precisam sem saber. Isso acontece, principalmente, porque a maioria dos usuários não faz ideia de quanto consome de Internet, por exemplo. Eles tem até ideia do quanto fazem de ligação (e hoje em dia é menos problemático sabe a proporção de amigos em outras operadoras pra poder ligar com promoções) mas não quantos GBs consomem.

Tenho amigos com planos de 20 GB da Nextel e, fui analisar o consumo e usam cerca de 2 GB no mês. Podiam pagar muito menos em um controle de qualquer operadora, se ainda quisessem a praticidade da conta, ou ir pro pré-pago mesmo.

Concordo contigo, Thiago. A maioria dos usuários são incapazes de consultar as ofertas e planos das operadoras, área de cobertura etc. . . . Sequer sabem o próprio consumo (voz e/ou internet). Infelizmente eu ainda acredito que a maioria de inconscientes seja superior a 60%.

Código promocional VIVO EASY: JGZE6

O Vivo Easy
    tá cheio de novidades. Definitivamente para mim é o melhor plano.

Internet que não expira, apps pra navegar ilimitado, ligações e SMS à vontade, pra todo Brasil. Qualquer DDD.

Saiba tudo em: https://celular.vivo.com.br/planos/easy/

Ganhe 2 GB de internet.
    Continua disponível meu Código Promocional VIVO EASY: JGZE6

Obrigado a todos que já utilizaram. Sejam bem-vindos ao VIVO EASY ! ! !

Nível 28: O Auto da Compadecida Avatar de Marcinhagoulart
    Desde
    Mar 2017
    Eu tenho certeza que estou no plano errado. Mas continuo por inércia. Como acredito que muitas pessoas também ficam por preguiça de se nformar.
    Sempre que alguém da Vivo liga para mudar o plano que “encaixa melhor” tenho a impressão que é justamente o contrário.
    Pago muito caro e não uso tudo que tenho de benefícios.
    Já experimentei outros planos de outras operadoras , sem deixar a Vivo, mas não adaptei.
    Acho que vou pesquisar mais sobre o easy.

Gostei muito, também me incluo nos 60% haha
    VIVO Play: Programas, Séries e Filmes Online: https://assine.vivo.com.br/
    VIVO Livros: Nunca foi tão Fácil
    Baixar Livros Online, confira as novidades: https://vivo.com.br/nuvemdelivrossms/

Gostei de saber que o pessoal está indo atrás, mas algo que aprendi nos últimos anos, trabalhando com atendimento ao público em outra área (financeira), mas ajudando nessas coisas eventualmente até dando uma consultoria, a melhor forma mesmo é pegar o celular da pessoa, olhar por cima a lista de chamadas (faz muitas, poucas, locais, interurbanas?), ir na tela de uso de dados e ver quais apps e quanto tem usado de dados nos últimos meses.

Hoje em dia em várias operadoras tem um monte de venda casada (lembrando da N..+C...), as vezes a pessoa nem sabe o que usa mas alguém liga e diz que a pessoa tem direito... já vi idoso que usou menos de 0,1 Gb no mês com um plano de 50 Gb. Já vi gente terminar 4 gb do plano controle em menos de uma semana sem entender o que acontece. As vezes a pessoa pega um plano só pra pegar um "celular de graça".

O mais triste é que tem planos que a pessoa contratou digamos 4 Gb, se ultrapassar começa a custar R$ 5,00 cada 150 mb.

Aí tu olha o uso, aa... usou 3,5 dos 4 gb em youtube? então tem que pegar um plano que não desconte youtube ou que tenha um pacote pra isso.

No geral, eu acabo recomendando um monte o vivo easy. Se alguém usa só ligação, vai gastar no máximo uns 20 ~ R$ 30 por mes e vai pagar só o que usar.

Se usa muitos dados, ve o que gasta e compra pacote.
    Código de Convite Vivo Easy: EASY1

Bom tópico, vou tentar me encaixar num plano melhor rs
    A leitura é um caminho de descobertas, a realidade é a fonte de todo o conhecimento, devemos conhecê-la. para nos descobrir. Amo lê livros, minha paixão é a leitura!

Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Matéria muito boa!

Uma outra dica é usar essa "calculadora" para ter uma ideia de quais planos e de quais operadoras podem ser escolhidos:

Compare planos de CELULAR
    Sem Smartphone
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...