Resultados 1 a 5 de 5

Glossário da internet, entendendo o que significam os termos

A internet é cheia de informações e siglas, por isso, estou trazendo para vocês os significados de algumas delas para você ficar por dentro do assunto. Elas são bastante usadas em configurações de internet.

LAN

LAN (Local Area Network) é uma rede local. Por exemplo, se você tem dois computadores em casa e eles estão interligados por uma rede local. Agora você entende porque o porquê do nome LAN House!

WAN

A WAN (Wide Area Network) é uma rede muito maior que a LAN. Por exemplo, o seu provedor de Internet, tem sua própria WAN. Para entender melhor, imagine que você é cliente da VIVO. Todos os clientes da VIVO fazem parte da WAN dela. Uma LAN está dentro de uma WAN.

Endereço IP

O Internet Protocol Address é um endereço cheio de números que corresponde quando um computador acessa uma rede. Quando um computador quer se conectar a outro por meio de uma rede, ele se conecta ao endereço IP desse computador.

Para saber qual é o seu IP na WAN tem esse site: http://www.meuip.com.br/

NAT

O Network Address Translation é usado pelos roteadores para compartilhar um endereço IP único entre muitos dispositivos. Quando você se conecta com alguém via internet, vocês compartilham o NAT. No Playstation 4, quando você está em uma party (conversando com mais de um amigo) com seus amigos e acaba não escutando uma pessoa é por causa que os NATs estão diferentes. Isso é por causa das configurações da sua internet, isso vem ocorrendo cada vez menos no console.

DHCP

O Dynamic Host Configuration Protocol permite que os computadores solicitem e atribuam automaticamente endereços IP e outras configurações de rede nos computadores e dispositivos. Por exemplo, sempre que você conecta um notebook ou Smartphone numa rede sem fio ou outra, o dispositivo pede um endereço IP ao roteador. O roteador por sua vez atribui automaticamente o endereço IP ao seu dispositivo por meio do DHCP. Isso é muito bom pois, sem isso, teríamos que definir os endereços IP manualmente.

DNS

Domain Name System é um sistema que converte o nome de domínio nos endereços IP. Por exemplo, quando você digita o endereço de um site no seu navegador, seu computador entra em contato com o servidor DNS com o site que você digitou e o DNS, responde com o endereço IP do site.
    Pacote

Um pacote é a unidade de dados enviados entre dispositivos. Quando você entra em uma página na Internet, o computador manda pacotes para o servidor web pedindo pacotes de dados para abrir a página. O servidor web responde com esses pacotes e o seu navegador monta a página. As vezes acontece de você abrir uma página e ela abrir toda estranha, isso é que alguns pacotes não foram recebidos.

MTU

Significa Unidade Máxima de Transmissão e é responsável por informar o tamanho dos pacotes da sua Internet, afetando diretamente na velocidade e qualidade da conexão.

Ping

Ping ou latência é uma ferramenta para testar a disponibilidade de equipamentos conectados à uma rede e é tão essencial que está presente em quase todos os sistemas operacionais. Ele serve para testar não apenas se um dispositivo está ativo e funcionando, como também a qualidade da conexão. É o principal motivo que difere uma internet boa para uma ruim.

E aí, ficou com alguma dúvida? Faltou alguma sigla? Comente uma que ficou faltando que você conhece, pra ajudar a galera também!

Em breve vou trazer um especial, se posso dizer assim, onde vou dar dicas de como arrumar sua velocidade de internet e usar ela ao máximo! Spoiler: vai envolver MTU, DHCP e Ping.
    Última edição por _Bruna; 28-03-19 às 03:30 PM.
    Tem alguma dúvida sobre o Fórum? Pode me chamar!

Nível 76: Laranja Mecânica Avatar de thiagomocci
    Desde
    Mar 2015
    Muito legal, @Leo19.

Eu tinha, muuuuito tempo atrás, um tópico bem parecido que morreu na época que proibiram a edição de posts que voltou a pouco tempo. Chamava de Dicionário de Termos.

Se quiser pegar umas palavras de lá e atualizar esse, fique a vontade. Aquele tá bem desatualizado já (já faz mais de 3 anos).

E pensar que mesmo estando tanto tempo conectado a Internet, eu não sabia o que significavam essas coisas, muito legal que você condensou todas essas informações no post, ficou bem esclarecedor!

Nível 84: Homem de Aço Avatar de mmelo76
    Desde
    Feb 2016
    Citação Postado originalmente por thiagomocci Ver Post
    Muito legal, @Leo19.

Eu tinha, muuuuito tempo atrás, um tópico bem parecido que morreu na época que proibiram a edição de posts que voltou a pouco tempo. Chamava de Dicionário de Termos.

Se quiser pegar umas palavras de lá e atualizar esse, fique a vontade. Aquele tá bem desatualizado já (já faz mais de 3 anos).

Ou mesclá-los...Os 2 estão muito bem construídos. Glossário ou dicionários estão bem legais!
    Galaxy Note 9 512GB + 128GB + Dex Station
    Dell XPS 18 Portable AIO 18.4 Multi-touch
    i3 | 12GB RAM | 480GB SSD - Windows 10 Pro
    Designer Bluetooth® Desktop
    É novo no Fórum? Seja Bem Vindo! e dê um Oi para Galera
    Apresente-se aqui! e Curtir posts ajuda aumentar seu nível no Fórum...

Nível 8: Jumanji Avatar de lalinhaaa
    Desde
    Aug 2018
    Oi, eu sou gerente do Fórum Vivo. Qualquer problema, fale comigo.