PDA

Ver Versão Completa : Cientistas criam roupa que se limpa sozinha em menos de 6 minutos

mmelo76
04-05-16, 05:41 PM
Agora sim vou trocar todo meu guarda roupa!

http://img1.olhardigital.uol.com.br/uploads/acervo_imagens/2016/05/20160504125911_660_420.jpg

Se você não gosta de lavar roupa, a tecnologia pode estar prestes a te deixar feliz. Cientistas desenvolveram um tecido que se limpa sozinho quando exposto ao sol.

De acordo com Rajesh Ramanathan, responsável pela pesquisa da Universidade RMIT, na Austrália, com a ajuda de nanoestruturas especiais instaladas diretamente no tecido, é possível degradar a matéria orgânica, como sujeira, pó e suor, quando expostos a uma fonte de luz.

As nanoestruturas são feitas de cobre e prata; esses metais absorvem a luz e esquentam quando recebem iluminação. O aumento de temperatura acelera o processo de degradação do material orgânico e, nessas condições, o tecido consegue se auto limpar em menos de seis minutos.

Com mais algumas melhorias, os pesquisadores acreditam que será possível produzir esses nano-tecidos em escala industrial. "Nosso próximo passo é testar o tecido com compostos orgânicos que poderiam ser mais relevantes para os consumidores, para ver como ele lida com manchas comuns, como o molho de tomate ou de vinho”, afirma Ramanathan.

Via Digital Trends (http://www.digitaltrends.com/cool-tech/self-cleaning-clothes-rmit-nano-enhanced-textile/)

Fonte! (http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/cientistas-criam-roupa-que-se-limpa-sozinha-em-menos-de-6-minutos/58003)

Gaby
05-05-16, 11:11 AM
Muito legal isso, mmelo76. Eu não gosto de lavar roupa, acho chato demais. rs

Imagina que útil para acampamentos e expedições. Ninguém vai precisar usar roupa suja por dias e dias.:)

thiagomocci
05-05-16, 01:40 PM
A Gaby já logo tratou de pensar em uma utilidade real... Eu fiquei entusiasmado com a possibilidade de ter uma só camiseta, sabe aquela uma que você adora, e nem precisar trocá-la. Só tira pra tomar banho e deixa no sol.

mmelo76
05-05-16, 01:55 PM
Muito legal isso, mmelo76. Eu não gosto de lavar roupa, acho chato demais. rs

Imagina que útil para acampamentos e expedições. Ninguém vai precisar usar roupa suja por dias e dias.:)

Gostei da ideia...realmente seria uma boa utilização dessa tecnologia.

A Gaby já logo tratou de pensar em uma utilidade real... Eu fiquei entusiasmado com a possibilidade de ter uma só camiseta, sabe aquela uma que você adora, e nem precisar trocá-la. Só tira pra tomar banho e deixa no sol.

Pensei simples assim também....kkkk

Gaby
18-05-16, 09:17 AM
thiagomocci, eu pensei nessa utilidade, pq tenho feito umas "expedições" ultimamente. ;)
Minha mente não é tão prática assim! hehe

andrefbr
18-05-16, 11:10 AM
Ideal pro uniforme do futebozinho dos fins de semana! hehehe

PaulinhoVernini
20-05-17, 01:13 PM
que fera aquela roupa que e usada em esportes radicais ou em futebol de areia ou em esportes que tem muito contato com lama terra etc ja da pra usar varias vezes a mesma roupa pra nao sujar outras sauhsuahssha

Silviane91
20-05-17, 01:27 PM
cientista cria a roupa, deus cria as mães

meu deus me perdoa pela piada ridicula.

mibs
20-05-17, 02:00 PM
Tira a sujeira, mas e o cheiro?! Como fica?! De nada adianta roupa limpa e fedida kkkk

andrefbr
22-05-17, 08:57 AM
cientista cria a roupa, deus cria as mães

meu deus me perdoa pela piada ridicula.

hahahahaahhahaha

Paula.soares
22-05-17, 10:19 AM
necessito! pensa nas roupinhas de bebê!!
Não, eu não tenho bebê... só um pensamento!

SamiraPassos
22-05-17, 11:28 AM
perfeitooo

jou098
22-05-17, 04:10 PM
Seria ótimo para as donas de casa, não precisa ficar o dia inteiro lavando roupa no final de semana

pocastrock
22-05-17, 05:29 PM
Pior num é nem lavar... pior é estender, dobrar e guardar... passar nem passo graças a Deus tô livre disso!!! hahahaha

Nakajima
22-05-17, 06:31 PM
E será que o cheiro ruim também será neutralizado? Esperamos que sim.

andersonfariah
02-10-17, 02:52 PM
Praticidade é a palavra nesta situação