PDA

Ver Versão Completa : #ChamandoATropa

thiagomocci
17-03-16, 05:10 PM
Chegam todos os dias muitas dúvidas aqui no fórum e são sempre de assuntos variados.

Tem quem pergunte sobre planos, aparelhos, resgate de pontos do Vivo Valoriza, de tudo. E nem sempre nós sabemos a resposta mas, com o tempo e o convívio, a gente acaba conhecendo um ao outro e sabe quem tem certa facilidade com cada coisa e pode resolver algum enigma.

Por exemplo, quando o negócio é "entender o consumo e sugerir planos", pode me chamar que eu sou bom nisso. Gosto de falar sobre os planos, sugerir promoões. Mas quando é algo muito técnico, logo penso no Juvenil-Wille. Se é algo mais didático, como cancelar serviços, consulta de saldo, sei quem o cara mais detalhista é sempre o elitonalonso.

"Se eu não posso ajudar sabendo, posso ajudar chamando quem sabe"

A ideia desse tópico é exatamente essa. Sacar o ponto forte dos demais e suprir a demanda de dúvidas trabalhando em equipe. Hoje um usuário fez uma pergunta técnica que não sabia ideia da resposta mas já vi alguns aqui falarem sobre neste tópico (https://forum.vivo.com.br/threads/6966-Como-desativo-a-restri%C3%A7%C3%A3o-de-chamadas#.VusMcvkrKUk). Chamei alguns usuários que poderiam ter uma resposta mais satisfatória e PIMBA. Deu certo.

Minha hashtag foi avulsa. Podemos utilizá-la, não utilizar hashtag alguma ou mesmo criar outra. A ideia é vender essa ideia de comunidade entre a gente. Outros fóruns que participo não tem esse esquema de citar participantes. Já que esse tem, porque não usar a favor do todo?

Juvenil-Wille
17-03-16, 10:15 PM
2112
Descobri que aqui https://forum.vivo.com.br/usertag.php?do=profile&action=hashsubscription é possivel configurar o acompanhamento das Hashtags, acho que terá algum valor para quem quiser acompanhar a tag #ChamandoATropa (https://forum.vivo.com.br/usertag.php?do=list&action=hash&hash=ChamandoATropa)

Patycruz
17-03-16, 10:34 PM
Gostei da sua ideia thiagomocci

thiagomocci
18-03-16, 12:27 AM
Legal que dá pra acompanhar hashtag, Juvenil-Wille. Nem sei se ajuda tanto NESSE caso onde a pessoa seria mencionada. A ideia principal nem se trata da hashtag, que acabei usando esteticamente nesse caso, mas uma sugestão de trabalho de equipe. Quando não tem uma resposta satisfatória e sabe quem alguém possa ter, ou imagina quem pode até mesmo complementar sua sugestão, porque não mencionar a pessoa?

Legal, né, Patycruz. Acredito que juntos podemos mais. É bom quando todo mundo acrescenta conteúdo.

Patycruz
18-03-16, 09:48 AM
Legal que dá pra acompanhar hashtag, Juvenil-Wille. Nem sei se ajuda tanto NESSE caso onde a pessoa seria mencionada. A ideia principal nem se trata da hashtag, que acabei usando esteticamente nesse caso, mas uma sugestão de trabalho de equipe. Quando não tem uma resposta satisfatória e sabe quem alguém possa ter, ou imagina quem pode até mesmo complementar sua sugestão, porque não mencionar a pessoa?

Legal, né, Patycruz. Acredito que juntos podemos mais. É bom quando todo mundo acrescenta conteúdo.

E acho que isso evita com que várias pessoas respondam a mesma coisa. Já vi acontecendo aqui thiagomocci...
Algumas vezes vejo várias respostas iguais de pessoas diferentes. Acho que o complemento é legal, mas dizer o que foi já foi dito não tem necessidade... rs

carl@
18-03-16, 10:03 AM
Adorei a iniciativa thiagomocci :)

Conforme a nossa "família" vai aumentando, cada vez mais e mais gente com diferentes conhecimentos vem chegando para animar a festa e compartilhar conhecimento. Eu acredito no ditado que você postou, se a gente não sabe, conhece quem sabe, e assim essa corrente fica cada vez mais rica. Facilitar a troca de informações é uma coisa maravilhosa <3

Nem preciso dizer que amei a hashtag, né? #ChamandoATropa (https://forum.vivo.com.br/usertag.php?do=list&action=hash&hash=ChamandoATropa)

Muita gente já faz isso, mas pode me chamar sempre que tiver algo que precise ser escalado. Normalmente vão ser assuntos que ainda não tem informação disponível nos canais digitais da Vivo, mas que poderiam ser resolvidos publicamente - assuntos que não envolvam detalhes pessoais de participantes.

Novamente, gostei mesmo da iniciativa, heim! :)

mdantasf
18-03-16, 10:20 AM
Ok.

carl@
18-03-16, 10:23 AM
E acho que isso evita com que várias pessoas respondam a mesma coisa. Já vi acontecendo aqui thiagomocci...
Algumas vezes vejo várias respostas iguais de pessoas diferentes. Acho que o complemento é legal, mas dizer o que foi já foi dito não tem necessidade... rs

Às vezes pode ficar um pouco repetitivo para nós, que estamos bastante ligados aqui no fórum, mas a vantagem da repetição é que ela reforça a resposta (tipo, várias pessoas dizendo a mesma coisa dá bastante confiança na solução) e também, para a pessoa que fez a pergunta, é um sentimento de "acolhida", de certa forma, quem postou está recebendo bastante atenção ^_^

thiagomocci
18-03-16, 10:31 AM
Tem repetição mesmo. Acontece. O ideal é acrescentar alguma coisa... Um falou que dá pra consultar saldo pelo SMS, ai o outro sabe que é possível pelo Meu Vivo e já conta, e o outro lembra que dá pra fazer de outra forma... Ai vai falando.

Esse tópico é uma iniciativa mais focada em evitar respostas incompletas por ego. Sabe de alguém que pode ajudar, porque não mencionar o usuário e chamar? :)

Aliás, é bom a gente ficar antenado em novos usuários participativos pra não criar uma panelinha. Viu que alguém tem se engajado nas respostas, porque não chamá-lo em outros tópicos? É até uma forma de incentivar a participação. ;)

mmelo76
18-03-16, 11:29 AM
Gostei.

Repetir reforça. Citar outros links educa e multiplica as ideias.

Parabéns!

Patycruz
18-03-16, 01:37 PM
Tem repetição mesmo. Acontece. O ideal é acrescentar alguma coisa... Um falou que dá pra consultar saldo pelo SMS, ai o outro sabe que é possível pelo Meu Vivo e já conta, e o outro lembra que dá pra fazer de outra forma... Ai vai falando.

Esse tópico é uma iniciativa mais focada em evitar respostas incompletas por ego. Sabe de alguém que pode ajudar, porque não mencionar o usuário e chamar? :)

Aliás, é bom a gente ficar antenado em novos usuários participativos pra não criar uma panelinha. Viu que alguém tem se engajado nas respostas, porque não chamá-lo em outros tópicos? É até uma forma de incentivar a participação. ;)

Exatamente isso thiagomocci. Se houver complemento sempre é bem vindo, mas se você diz uma coisa e outra pessoa fala exatamente o mesmo, pra mim não faz sentido. Isso aí. tem coisa que eu não sei e nem me atrevo a responder... agora quem olhar o tópico e não souber ajudar é só chamar que alguém com certeza responderá! :)

Juvenil-Wille
18-03-16, 04:44 PM
No caso eu não gosto de escrever o nome de participantes, prefiro marcar eles no tópico.

Além disso já usei as respostas de @Josemsud (https://forum.vivo.com.br/members/15569-Josemsud) especialmente do tópicohttps://forum.vivo.com.br/threads/5519-Mais-de-4-milh%C3%B5es-de-n%C3%BAmeros-de-celular-trocaram-de-operadora-em-2015?p=17817&viewfull=1#post17817

Também usei respostas informadas por @ (https://forum.vivo.com.br/members/17823-Carlinhoz)Carlinhoz (https://forum.vivo.com.br/members/17823-Carlinhoz)e @elitonalonso (https://forum.vivo.com.br/members/17132-elitonalonso), admito que foi um CTOL C + CTROL V
Mas coloquei na parte inferior escrito "informado por @ em tópico"

mmelo76
18-03-16, 04:54 PM
Exatamente isso thiagomocci. Se houver complemento sempre é bem vindo, mas se você diz uma coisa e outra pessoa fala exatamente o mesmo, pra mim não faz sentido. Isso aí. tem coisa que eu não sei e nem me atrevo a responder... agora quem olhar o tópico e não souber ajudar é só chamar que alguém com certeza responderá! :)

Concordo Patycruz

Mas, galera, vou comentar um pouco da minha experiência em Gestão de redes Sociais e Fóruns! Fiquem à vontade para criticar, inclusive vocês meninas carl@ e Gaby! ;)

#ChamandoATropa (https://forum.vivo.com.br/usertag.php?do=list&action=hash&hash=ChamandoATropa)

Nos fóruns que participo, geralmente eles OBRIGAM a ler e pesquisar antes de perguntar. Isso ajuda, mas é muito restritivo.

Aqui o ambiente é bem aberto e tranquilo. Mas concordo que às vezes as perguntas são exatamente as mesmas e às vezes em diferença de minutos ou horas...

Nos fóruns que dou suporte, acabamos por ficar "juntando" tópicos de assuntos iguais...criando tópicos para assuntos genéricos; tipo:

[Dúvidas] Fatura Vivo | Poste aqui

Fixando no topo dos demais, assim todas dúvidas que alguém tem já ao abrir vai ver o tópico e comentar lá, sem abrir outro. e poderia ter para Vários:

[Dúvidas] Meu Vivo | Poste Aqui

[Dúvidas] Vivo Fibra | Poste Aqui

[Dúvidas] Vivo Pré | Poste Aqui

[Dúvidas] Vivo Internet | Poste Aqui

[Dúvidas] Vivo 4G | Poste Aqui

[Dúvidas] Vivo Pós | Poste Aqui

[Dúvidas] Vivo valoriza | Poste Aqui

[Dúvidas] Cancelar Fatura | Poste Aqui

[Problemas] IMEI | Postei Aqui

[Dúvidas] Portabilidade | Poste aqui

E assim por diante. A Administração só teria que Abrir esses tópicos; Juntar os demais "soltos"por aí (ou não) e fixá-los no Topo.

Só com isso já vai diminuir muito os tópicos repetidos de diversos problemas.

Depois dessa organização, podemos até criar um "Wiki" Onde colocamos as principais discussões e/ou Tópicos como um guia geral de ajuda.

Então, somente depois disso, sugerir que os novos usuários leiam o "Wiki"

meus 2 centavos! ;)

Juvenil-Wille
18-03-16, 05:05 PM
mmelo76 neste caso aqui tem a biblioteca, mas não é tão divulgada

Biblioteca do fórum Vivo (https://forum.vivo.com.br/content/113)!

- - - Updated - - -

meus 2 centavos! ;)
Você cobra apenas dois centavos por consultoria?

Lembro de alguém prestar uma consultoria grátis e levar uma bronca por causa disso.:cool:

mmelo76
18-03-16, 05:07 PM
mmelo76 neste caso aqui tem a biblioteca, mas não é tão divulgada

Biblioteca do fórum Vivo (https://forum.vivo.com.br/content/113)!

Sim! Eu já vi. A biblioteca ajuda.

Mas depois de agrupar as dúvidas e problemas. Podemos ter um Wiki que diferente da biblioteca; vai expandindo....

Mas se for integrado a biblioteca melhor ainda.

- - - Updated - - -

Você cobra apenas dois centavos por consultoria?

Lembro de alguém prestar uma consultoria grátis e levar uma bronca por causa disso.:cool:

Hehehe

Serviço Voluntário.

Os 2 centavos é para não ficar de grátis! ;)

kkkk

GabsBar
20-03-16, 03:01 PM
Adorei a idéia!

thiagomocci
20-03-16, 04:32 PM
Caraca, é uma ideia a se analisar. Muito bom!

Realmente tem muita pergunta parecida, gente. Muito mesmo. Tem coisas que se repetem diariamente.

Matthew
20-03-16, 09:16 PM
Que tópico maravilhoso é esse thiagomocci ? Que show!!!

carl@
21-03-16, 01:26 PM
Já falei que estou adorando este tópico, não é?

Pra gente é extremamente importante e satisfatório receber esse tipo de feedback sobre o nosso Fórum, demonstra que a nossa comunidade está amadurecendo sem perder a simpatia ^_^

Toda a estratégia em torno da criação do Fórum Vivo é feita para que este seja um espaço de interações e compartilhamento de conhecimento, o mais livre e transparente possível. Nós observamos que quando fóruns nascem estruturados dentro de muitas categorias, naturalmente ocorre uma segregação entre os participantes, o que não é o nosso objetivo. Nós queremos interação. Quando você coloca muitos rótulos, você acaba perdendo muito da liberdade. Quem participa de outros fóruns deve perceber que existem até "Participante X é dono de Categoria Y", o que tampouco é o objetivo do nosso Fórum. A gente acredita que ao restringir, acaba-se inibindo a troca, os comentários e as opiniões divergentes que, na nossa opinião, agregam um valor imenso.

Obviamente, na medida que o fórum cresce, outras categorias poderão ser adicionadas de forma natural e gradualmente. Já até discutimos em algum post passado sobre a abertura de uma categoria de ajuda para Vivo Fibra. A ideia não passou batida (nada passa, hehe), mas ainda não chegou o momento.

Gostamos de pensar no nosso Fórum como se fosse uma casa. Imagine a Sala como a categoria Boas-Vindas e Novidades, depois os Quartos de Seja Vivo, Dicas e Ajuda, e finalmente o nossa cozinha Fora de Tópico. Quando a gente crescer (em volume de participantes e dúvidas) provavelmente precise fazer uns puxadinhos, colocar uma varanda e, de repente, fazer mais andares para cima. Tudo é possível. O que a gente não quer perder muito é esse senso comunitário de troca, respeito e acolhida entre veteranos & calouros que participam por aqui.

mmelo76
21-03-16, 02:13 PM
Já falei que estou adorando este tópico, não é?

Pra gente é extremamente importante e satisfatório receber esse tipo de feedback sobre o nosso Fórum, demonstra que a nossa comunidade está amadurecendo sem perder a simpatia ^_^

Toda a estratégia em torno da criação do Fórum Vivo é feita para que este seja um espaço de interações e compartilhamento de conhecimento, o mais livre e transparente possível. Nós observamos que quando fóruns nascem estruturados dentro de muitas categorias, naturalmente ocorre uma segregação entre os participantes, o que não é o nosso objetivo. Nós queremos interação. Quando você coloca muitos rótulos, você acaba perdendo muito da liberdade. Quem participa de outros fóruns deve perceber que existem até "Participante X é dono de Categoria Y", o que tampouco é o objetivo do nosso Fórum. A gente acredita que ao restringir, acaba-se inibindo a troca, os comentários e as opiniões divergentes que, na nossa opinião, agregam um valor imenso.

Obviamente, na medida que o fórum cresce, outras categorias poderão ser adicionadas de forma natural e gradualmente. Já até discutimos em algum post passado sobre a abertura de uma categoria de ajuda para Vivo Fibra. A ideia não passou batida (nada passa, hehe), mas ainda não chegou o momento.

Gostamos de pensar no nosso Fórum como se fosse uma casa. Imagine a Sala como a categoria Boas-Vindas e Novidades, depois os Quartos de Seja Vivo, Dicas e Ajuda, e finalmente o nossa cozinha Fora de Tópico. Quando a gente crescer (em volume de participantes e dúvidas) provavelmente precise fazer uns puxadinhos, colocar uma varanda e, de repente, fazer mais andares para cima. Tudo é possível. O que a gente não quer perder muito é esse senso comunitário de troca, respeito e acolhida entre veteranos & calouros que participam por aqui.

Perfeito carl@...como disse é uma sugestão e de longo prazo mesmo...a ideia era apenas para manter o registro e contribuir um pouco com a excelente sugestão da tropa.

http://3.bp.blogspot.com/-5BRaxPNcItc/VHRxu7d9e1I/AAAAAAAAAfo/rEK6cj1MkDw/s1600/aplauso.gif

Oh carl@ e Gaby....para continuar animando o tópico e a segunda-feira....e também a Patycruz...embora ele não se registrou...ainda...ele também gostou muito deste tópico e do seu comentário:

http://images.virgula.uol.com.br/2015/05/giphy-31.gif
by @G.clone