PDA

Ver Versão Completa : Cientistas conseguem armazenar 360TB neste pequeno disco de vidro!

mmelo76
16-02-16, 02:59 PM
1822

Uma nova técnica desenvolvida por cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, promete mudar a forma como armazenamos dados em estruturas físicas. A equipe conseguiu armazenar 360 terabytes de informação em um pequeno disco de quartzo usando lasers.

O mais impressionante, segundo os pesquisadores, é que a informação pode permanecer registrada no disco por 14 bilhões de anos. A técnica usa pulsos de laser de femtosegundo (utilizado em cirurgias de catarata) para criar camadas de nanoestruturas em um quartzo, o mineral mais abundante da Terra. O resultado, segundo os cientistas, lembra os cristais da "Fortaleza da Solidão", que, nas histórias em quadrinhos do Superman, armazenam todo o conhecimento da história do planeta Krypton.

Os dados são armazenados em cinco dimensões, segundo os cientistas: tamanho, orientação e outras três camadas de nanoestruturas separadas entre si por apenas 5 micrômetros (isto é, a milésima parte de um milímetro). Para experimentar a nova ténica, a equipe registrou diversas obras em pequenos discos de vidro, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Bíblia cristã.

Além de durar 14 bilhões de anos, o armazenamento sobrevive a temperaturas de até 190 graus celsius. Uma técnica similar foi desenvolvida em 2012, permitindo a cientistas armazenar 40 megabytes por polegada² - aproximadamente a mesma densidade de um CD de música. A ideia é que esse novo estudo ofereça uma maneira de guardar, em definitivo, a "história da humanidade".

Via Southampton University (http://www.southampton.ac.uk/news/2016/02/5d-data-storage-update.page)

Fonte Br! (http://olhardigital.uol.com.br/noticia/cientistas-conseguem-armazenar-360tb-neste-pequeno-disco-de-vidro/55178)

Juvenil-Wille
16-02-16, 05:37 PM
Eu queria um hd externo com esta capacidade!

mmelo76
16-02-16, 05:52 PM
Eu queria um hd externo com esta capacidade!

Somos 2!

GabsBar
19-02-16, 07:14 AM
Impressionante! :O

carl@
19-02-16, 08:58 AM
Juvenil-Wille e mmelo76, o que vocês colocariam dentro? :O

mmelo76
19-02-16, 09:41 AM
Juvenil-Wille e mmelo76, o que vocês colocariam dentro? :O

carl@ hoje eu já tenho 1TB no DropBox com 20% de uso; 1TB OneDrive com 13% de uso e 1TB em casa em um HD na nuvem com 30%.

Simplesmente unificaria tudo e ficaria com apenas 1% de uso e um armazenamento pro resto da vida até a 2nd geração...ou não...já que agora está começando a febra dos vídeos em 4K e digo que 1TB não será nada para isso...

Também com o início da fotos de geolocalização em 360 graus e vídeo e fotos panorâmicas 3D de drones, cada uma chega a 100, 200 ou 300MB.

Mas basicamente seria isso, fotos da família, filhos (catalogando por fases, idade e meses) e os vídeos mais absurdos de lindos e grandes.

Juvenil-Wille
19-02-16, 06:00 PM
@Juvenil-Wille (https://forum.vivo.com.br/member.php?u=17141) e @mmelo76 (https://forum.vivo.com.br/member.php?u=22849), o que vocês colocariam dentro? :O

Deixaria de utilizar os hds dos outros, instalaria diversos S.O. no HD externo, colocaria um menu para escolher o S.O. quando o sistema iniciasse, não teria mais problemas em lan house ou computadores de terceiros, poderia istalar diversa maquinas virtuais sem medo de acabar com o espaço.

Usando parte dele para dedicar a memória, poderia abrir diversos programas sem que o pc trave, deixaria de utilizar os pendrivers e cartões de memórias, além de parar de utilizar a memória do celular para guardar arquivos.

Ou imagine um hd ou pendrive que você pode carregar com todos os seus arquivos sem precisar ter acesso à internet.

- - - Updated - - -

Não me importo muito com fotos, tenho umas 600 músicas, alguns GB de softwares, e imagens iso de diversos sistemas oeracionais, no caso poderia instalar tudo e usar quando fosse necessário.

carl@
22-02-16, 11:55 AM
Eu li os posts de vocês meninos, um atrás do outro, e parece que estava lendo uma resposta àquelas perguntas tipo "O que você faria se ganhasse 1 milhão de reais?" que faziam quando a gente era criança!

Nossa, eu com tanto espaço acho que faria muita coisa que o mmelo76 citou, dá pra guardar informações de gerações lá dentro! A coisa que mais me incomoda é a memória do celular Juvenil-Wille, tô sempre tendo que apagar aquele vídeo ou deletar uns apps :confused:

Fiquei com vontade!

Quanto será que custaria? haha. Já me sinto pobre só de pensar!

mmelo76
22-02-16, 12:46 PM
O mais legal carl@ que a ideia é justamente não vender...compartilhar para armazenar a "história da humanidade" por até 14 bilhões de anos...suportando 190 graus, daria para aguentar as mais altas alterações de climas previsíveis...

Embora pode chegar de forma gratuita, teríamos que permitir o compartilhamento para próximas gerações....Um perigo para quem tem informações confidenciais...;)

carl@
22-02-16, 01:02 PM
Quando chegar ao público vai vir com um código secreto para auto-destruir, hahaha, assim os que tem segredos podem apagar tudinho ^_^

mmelo76
22-02-16, 01:05 PM
Quando chegar ao público vai vir com um código secreto para auto-destruir, hahaha, assim os que tem segredos podem apagar tudinho ^_^

Pois é...boa ideia!Na matéria falam que se inspiraram nos filmes do SuperMan onde as informações de Krypton estão nos cristais...lembro que o mau uso causava explosão mesmo!

Pera.. carl@ você é Kryptoniana? Bem que vi que o seu avatar, a moça parece a SuperGirl...kkkk

Juvenil-Wille
22-02-16, 05:14 PM
O mais legal @carl@ (https://forum.vivo.com.br/member.php?u=5518) que a ideia é justamente não vender...compartilhar para armazenar a "história da humanidade" por até 14 bilhões de anos...suportando 190 graus, daria para aguentar as mais altas alterações de climas previsíveis...

Embora pode chegar de forma gratuita, teríamos que permitir o compartilhamento para próximas gerações....Um perigo para quem tem informações confidenciais...;)

Falando em informações confidenciais, nestes dias houve um acidente com moto aqui, o carro deu a ré e acertou uma moto, o casal que estava na moto caiu e a mulher raspou a perna no chão,

Não foi nada grave, mas ela não parava de chorar e o homem que estava com ela estava mais preocupado com a moto, como o socorro não chegava, colocaram ela no carro e levaram para o hospital, chegando lá o médico disse que não tinha problema, que era só superficial, em poucos dias as marcas desapareceriam.

Ai ela começou a chorar ainda mais e contou que estava com o amante.

Agora imagina quantas informações destas existem?
Se forem aprontar vejam se a pessoa é de confiança, se bebe quando dirige, se dirige mal, se tem o temperamento explosivo . . .

carl@
23-02-16, 06:19 AM
Você já assistiu aquele filme "A invenção da mentira" Juvenil-Wille? Associei com a sua colocação. A humanidade com certeza tem umas verdades cabeludas bem escondidas embaixo do tapete, mas com certeza não vai ser pra sempre!

carl@
23-02-16, 06:21 AM
Pera.. @carl@ (https://forum.vivo.com.br/member.php?u=5518) você é Kryptoniana? Bem que vi que o seu avatar, a moça parece a SuperGirl...kkkk

Shhhhhh mmelo76, não revele meus segredos! kkkk

1939

mmelo76
23-02-16, 09:33 AM
Shhhhhh mmelo76, não revele meus segredos! kkkk

1939

Não disse...igualzinha...ops! Quer dizer...nada a ver...parece mais a Jeannie é um Gênio!

1942

Juvenil-Wille
23-02-16, 04:48 PM
Você já assistiu aquele filme "A invenção da mentira" @Juvenil-Wille (https://forum.vivo.com.br/member.php?u=17141)? Associei com a sua colocação. A humanidade com certeza tem umas verdades cabeludas bem escondidas embaixo do tapete, mas com certeza não vai ser pra sempre!

Ainda não assisti, mas eu não me importaria de ter uma camera me filmando em cada esquina, desde que eu pudesse andar sossegado sem me preocupar com a insegurança das ruas.
Tudo tem um preço!

Matthew
23-02-16, 05:10 PM
Eu tô pensando aqui... 360 TB é muuuuuuuuuuuuuuuuuuita informação... será que caberia todo o "Caminho do Leite"? haha!