PDA

Ver Versão Completa : Vivo contra o crime organizado.

rui.fonseca
26-01-16, 03:05 PM
Por que a operadora não faz um filtro de conteúdo, para evitar que mensagens sejam mandadas por criminosos, usando o nome da VIVO para induzir um usuário leigo a acreditar que ganhou qualquer coisa da operadora? diariamente recebo mensagem do mesmo 85981020975, Dizendo que eu ganhei 25.000 Reais. com certeza este numero esta dentro de um presidio em Fortaleza. Só muitas pessoas inocentes e ou necessitadas acabam por acreditar em presente de papai noel fora de época.

rui.fonseca
26-01-16, 03:21 PM
Por que a operadora não faz um filtro de conteúdo, para evitar que mensagens sejam mandadas por criminosos, usando o nome da VIVO para induzir um usuário leigo a acreditar que ganhou qualquer coisa da operadora? Diariamente recebo mensagem do mesmo 85981020975, Dizendo que eu ganhei 25.000 Reais. com certeza este numero esta dentro de um presidio em Fortaleza. Só que pessoas inocentes e ou necessitadas acabam por acreditar em presente de papai noel fora de época.

PriscilaRocha
26-01-16, 08:24 PM
rui.fonseca

A Vivo ja faz um trabalho de prevenção. Não há como ela filtrar os conteúdos dos torpedos enviados diariamente porque isso seria quebra de sigilo. O que a operadora faz em relação a isso é limitar um número de torpedos que podem ser enviados por dia.

Por exemplo, não sei ao certo, mas digamos que sejam 1000 por dia. Se alguém enviar essa quantidade de torpedos está sujeito a um bloqueio de envio de torpedos ou até mesmo de bloqueio da linha por suspeita de fraude.

Só que o problema disso tudo é que quem mexe com isso sabe que existe essa limitação e provavelmente não tenta enviar mais do que o limite.

O que você pode fazer é baixar alguns aplicativos de antivírus que tem a opção de bloquear o chamado SMS spam.

Você também poderá denuncia-lo, basta encaminhar a mensagem que recebeu, incluindo o telefone do remetente para o número 7726 (serviço gratuito).

PriscilaRocha
26-01-16, 08:26 PM
@rui.fonseca (https://forum.vivo.com.br/member.php?u=22560)

A Vivo ja faz um trabalho de prevenção. Não há como ela filtrar os conteúdos dos torpedos enviados diariamente porque isso seria quebra de sigilo. O que a operadora faz em relação a isso é limitar um número de torpedos que podem ser enviados por dia.

Por exemplo, não sei ao certo, mas digamos que sejam 1000 por dia. Se alguém enviar essa quantidade de torpedos está sujeito a um bloqueio de envio de torpedos ou até mesmo de bloqueio da linha por suspeita de fraude.

Só que o problema disso tudo é que quem mexe com isso sabe que existe essa limitação e provavelmente não tenta enviar mais do que o limite.

O que você pode fazer é baixar alguns aplicativos de antivírus que tem a opção de bloquear o chamado SMS spam.

Você também poderá denuncia-lo, basta encaminhar a mensagem que recebeu, incluindo o telefone do remetente para o número 7726 (serviço gratuito).

Gaby
27-01-16, 09:38 AM
rui.fonseca, seus posts estão reunidos em um só tópico, assim vc recebe mais atenção para a sua dúvida.:)

kdx125
27-01-16, 11:26 AM
Acho que hoje em dia só presidiário usa SMS

PriscilaRocha
27-01-16, 04:29 PM
kdx125

Conheço pessoas que usam diariamente, eu uso raramente como emergencia mas uso

GJonas
27-01-16, 08:54 PM
rui.fonseca e PriscilaRocha ja recebi tantas mensagens assim que se fosse receber um premio por cada já estaria milionário...

Juvenil-Wille
03-02-16, 08:06 PM
Pra quem usa celulares da Apple é só ir em chamadas recentes, clicar no ícone com a letra "i" do lado direito do número que ligou e na próxima tela lá embaixo tem a opção de "bloquear este chamador". Assim não haverá mais incômodo desses números.

Se o seu telefone for um Android, você poderá bloquear estas ligações com o CM Security (http://bhcidadao.com.br/bloquear-ligacoes-indesejadas-com-o-cm-security/)

Caso queira ver os golpes mais comuns praticados pelo telefone leia aqui:
forum.vivo.com.br (https://forum.vivo.com.br/threads/4038-Trotes-e-alertas?highlight=bhcidadao.com.br)

thiagomocci
25-02-16, 06:23 AM
Essa questão de quebra de sigilo é complexa. Acho que podiam fazer pressão com a Anatel pra modificar isso. A Google contextualiza os anúncios segundo meus emails. Nem por isso me sinto invadido.

Existem formas de resolver.

Juvenil-Wille
25-02-16, 07:51 PM
Essa questão de quebra de sigilo é complexa. Acho que podiam fazer pressão com a Anatel pra modificar isso. A Google contextualiza os anúncios (http://bhcidadao.com.br/anuncios-que-chamam-atencao-google-adwords/)segundo meus emails. Nem por isso me sinto invadido.

Existem formas de resolver.

No caso a vivo e demais operadoras poderiam analizar os números que enviam muitas mensagens sms para diversos telefones em curto periodo de tempo, e bloquear estes acessos para que o titular do acesso compareça a uma loja com os documentos em mãos.

PriscilaRocha
25-02-16, 10:56 PM
@Juvenil-Wille (https://forum.vivo.com.br/member.php?u=17141)

Isso já acontece, se chama bloqueio por suspeita de fraude, mas como eu disse acredito que essas pessoas já estejam craques e devam usar varios chips

@thiagomocci (https://forum.vivo.com.br/member.php?u=13015) antigamente essa questão de analisar os SMS seria inviável porque realmente podia invadir a privacidade das pessoas, mas hoje em dia como temos muitos meios de comunicação dificilmente as pessoas usam torpedos pra fazer de intimidades ou coisas do tipo então acho que é valido sim

Ontem mesmo me ligaram tentando um golpe cmg em nome de uma outra operadora ... no começo até me fingir de interessada só pra sacanear, mas depois falei que não ia passar nada e eles começaram a me xingar kkkk

Mas a tentativa deles foi bem mal feita. Me ligaram perguntando se eu usava a linha (sem falar meu nome) e falaram que era da tal operadora e que eu tinha ganhado premios em uma promoção só que não falaram o nome nem eu perguntando e falaram que no dia anterior eu tinha recebido um sms com uma senha, mas não recebi. Enfim, uma gafe atras da outra kkk Nunca que eu ia cair numa dessa

andersonmleite
26-02-16, 09:17 AM
Alerta

Diariamente ocorrem ações mal-intencionadas contra usuários de telefonia móvel. Essas tentativas de golpe podem acontecer por e-mail, ao navegar em sites da Internet e até mesmo, por SMS!

Confira alguns exemplos dessas ações relacionadas ao nome da Vivo e siga algumas dicas de segurança para evitar essas ações:

- Se abrir algum desses e-mails, instale softwares de antivírus e antispyware atualizados.
- Execute varreduras completas em seu computador.
- Troque possíveis senhas já utilizadas: Internet Banking, e-mails, Redes Sociais etc.

Para denunciar um SMS falso, encaminhe a mensagem com o telefone do remetente para o número 7726.
Esse é o canal CSIRT Vivo Brasil, que trata exclusivamente de SMSs de procedência duvidosa.
Para saber sobre promoções, cancelamentos e recargas utilize nossos canais de relacionamento *8486 e 1058.

Ligações falsas
Redução de custos telefônicos
Empresa se passa por parceiro da Vivo para oferecer redução e/ou descontos na sua fatura. Após a confirmação de dados dos clientes, emitem boleto falso e orientam o pagamento para que não ocorra o protesto.

A Vivo esclarece que não efetua ligações deste tipo, nem possui parcerias com empresas que oferecem serviços de redução de custos telefônicos.
A fatura do cliente é enviada diretamente pela Vivo para o endereço cadastrado, havendo a possibilidade de envio online, caso o cliente prefira.
Se necessitar, o cliente também pode consultar saldos e faturas através do Meu Vivo ou por meio do *8486 (ligação feita de celular) ou 1058 (telefone fixo), ambos funcionam.
Falsa Troca de Aparelho
O usuário recebe uma ligação, normalmente a cobrar e de um número com bloqueio de identificação. Uma pessoa se apresenta como funcionário de uma operadora de telefonia celular, com nome, matrícula e até um número de protocolo de atendimento.

Essa pessoa oferece ao usuário a troca de seu celular por um modelo mais novo, de tecnologia GSM, a um preço convidativo. Diz que o usuário foi contemplado com a promoção da operadora e que, para receber o novo aparelho em casa pelo correio, basta autorizar o pagamento do valor promocional via cartão de crédito.
Em alguns casos, se o usuário recusa a oferta, o golpista força a troca do aparelho, afirmando que é obrigatória.
A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por celular, nunca liga a cobrar, e muito menos obriga seus clientes a realizar qualquer tipo de operação.
Fique atento ao atender ligações de números não identificados no visor de seu celular e redobre sua atenção em ligações como essa. Em caso de dúvida, termine a ligação e informe-se com a Vivo a respeito das promoções vigentes.
Se isso já aconteceu com você, avise a polícia o mais rápido possível. No caso de ter informado seus dados bancários ou de cartão de crédito, contate seu banco ou administradora do cartão imediatamente, solicitando as devidas providências.
Sequestro via Celular
O usuário recebe a ligação de uma pessoa que se identifica como funcionário de uma operadora de telefonia celular, e informa que o celular encontra-se clonado.

Com a falsa intenção de corrigir o problema, o golpista solicita que o usuário mantenha o celular desligado por uma hora.

Nesse intervalo, os bandidos entram em contato com a família, alegando seqüestro e solicitando algum tipo de resgate. Os parentes entram em desespero e cedem às exigências dos “seqüestradores”.

A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por meio do celular, nunca solicita o desligamento do aparelho por longos períodos, sob a alegação de manutenção ou atualização.

A Vivo também ressalta que adota medidas de combate, prevenção e controle a fraudes, em constante atividade e aprimoramento, para garantir a extinção da clonagem e a tranqüilidade dos clientes.

A atual tecnologia utilizada na rede CDMA impede qualquer tentativa de clonagem no momento em que autentica o aparelho do cliente.

Já na rede GSM da Vivo, o usuário dispõe do SIM Card que, ao ser inserido no celular GSM, assume a identidade do proprietário do cartão. O GSM possui ainda uma chave de proteção de 128 bits, com um conjunto de regras que tecnicamente impedem a clonagem do telefone. Sem contar com as regras de negócio, que determinam se o usuário está apto a usar rede e serviços mediante autenticação pessoal.

Não atenda aos pedidos de desligamento do celular por longos períodos sob a alegação de manutenção ou atualização e esteja atento a possíveis ligações como esta. Em caso de dúvida, termine a ligação.

Caso isso aconteça com você, avise seus familiares e amigos o mais rápido possível, bem como a polícia para a investigação do caso.

Fraude: Ligação a cobrar
O Fraudador liga a cobrar e identifica-se como funcionário da Telefônica dizendo que o telefone está com linha cruzada e que irá consertar. Solicita ainda, que o cliente disque para *21*0211581172839#, logo trazendo danos ao cliente.

A Vivo informa que o número 11 99650000 (origem da ligação) trafega pela rede de Internet desde 2005. Trata-se de um Spam (mensagem não solicitada). No passado esse número da Vivo era utilizado para vendas e divulgação de serviço (Telemarketing, não mais utilizado desde 21/11/2005).

Reforçamos que a Vivo não efetua ligação a cobrar para seus clientes.

O que fazer para que isso não aconteça com você?
Ao receber qualquer ligação suspeita, não efetuar nenhum procedimento em seu terminal.
Obtenção do código Meu Vivo
O cliente recebe uma ligação informando que foi contemplado na promoção Recarga Premiada e receberá um SMS com o código do MEU VIVO. Com o cliente em linha, o falso atendente pede para informar esse código e assim obtém acesso a todas as informações que constam na aplicação.

A Vivo não solicita para o cliente a informação desse código. Assim como senhas, eles são pessoais, intransferíveis e não devem ser compartilhados nem mesmo com um atendente.

E-mails Falsos
E-mails automáticos da antiga Loja Virtual
E-mails automáticos da antiga Loja Virtual da Vivo foram enviados para alguns clientes. A mensagem é verdadeira, porém, foi enviada indevidamente, em decorrência de uma falha sistêmica.

Se você não realizou pedidos, orientamos que desconsiderem a mensagem. Caso tenha realizado pedidos, entre em contato conosco para mais informações.
Parabéns você ganhou um iPad3 VIVO
Circulam pela internet e-mails informando uma Promoção Ipad3, em nome da Vivo. Trata-se de um e-mail falso, mais conhecido como “Phishing Scam”, que tem por finalidade capturar informações sigilosas de forma ilícita, quando o cliente clica na mensagem e informa seus dados ou executa o download do aplicativo. A Vivo não envia este tipo de mensagem, nem solicita aos seus clientes que informem seus dados por meio destes formulários. Você pode acompanhar nossas promoções aqui pelo site ou em nossas redes sociais e as informações sobre a sua linha estão disponíveis somente pelo "Meu Vivo".

Parabéns você ganhou um iPhone 4 de Natal_Urgente
Emails falsos circulam na internet com a informação de que um cliente ganhou um iPhone 4 da Vivo, e que, para resgatar o aparelho, basta clicar e preencher um formulário.

Esta mensagem possui um link que, se clicado, baixa arquivos executáveis em sua máquina. Isso pode gerar roubo de informações pessoais, como dados de contas bancárias.

O email é encaminhado com o assunto "Parabéns você ganhou um iPhone 4 de Natal_Urgente" e com remetente "Vivo".

Parabéns você ganhou um iPhone Vivo 3G
Emails falsos circulam na internet com a informação de que um cliente VIP ganhou um iPhone 3G da Vivo, e que, para resgatar o aparelho, basta clicar e preencher um formulário.

Esta mensagem possui um link que, se clicado, baixa arquivos executáveis em sua máquina. Isso pode gerar roubo de informações pessoais, como dados de contas bancárias.

O email é encaminhado com o assunto "Parabéns você ganhou um iPhone Vivo 3G" e com remetente "Vivo 3G".

Você acaba de receber um Vivo Torpedo!
Emails falsos circulam na internet com a informação de que um cliente recebeu um Vivo Torpedo.

O email é encaminhado com o assunto "Chegou um Vivo Torpedo Pra voce." e com remetente Vivo Brasil vivo@vivo.com.

Você acaba de receber um VIVO Torpedo!

Este VIVO Torpedo foi enviado de um aparelho celular VIVO para seu e-mail.

O conteúdo dessa mensagem ficará disponível por 7 dias.

Abra aqui seu Torpedo Vivo
Foto Torpedo
Emails falsos estão sendo enviados em nome da Vivo com imagens utilizadas em suas campanhas e em seu site.

Os Emails convidam o leitor a clicar em um link para a visualização de uma foto supostamente enviada via Vivo Foto Torpedo. Ao clicar no link, é instalado um vírus/malware no computador, que pode fornecer suas informações pessoais, como senhas de banco.

Importante: Quando um Vivo Foto Torpedo é enviado para um email, o endereço do remetente é composto pelo número de seu celular + domínio de Internet do serviço Foto Torpedo. Exemplo: 119909XXXX@vivomms.com.br.
Pendências Financeiras
Falsos emails enviados em nome da Vivo acusam o cliente de pendências financeiras, e afirmam que é necessário quitá-las para que não sejam adotadas medidas legais. Essas mensagens contêm links com vírus. Se o cliente clicar no link, é instalado um vírus/malware em seu computador, que podem fornecer suas informações pessoais a estranhos, entre outros danos.

Você ganhou um V3
Emails falsos circulam na internet com a informação de que o usuário ganhou um Motorola V3, habilitado pela Vivo.

Essa mensagem possui links que direcionam para um arquivo com a extensão ".scr". Caso a pessoa clique no link, o arquivo se instalará no seu computador, com a função de roubar seus dados de contas bancárias e informações pessoais. O email é encaminhado com o assunto "Você Ganhou um V3 da Vivo!" e com remetente "Vivo".

As informações da mensagem podem variar. O corpo do email é uma imagem clicável, com fotos do aparelho, além do logo da Vivo. O texto sugere que o usuário "baixe seu formulário de cadastramento e pegue seu Motorola V3 na loja mais próxima de sua cidade".
Envio de modem 3G da Vivo
Emails falsos estão sendo enviados em nome da Vivo com imagens utilizadas em suas campanhas e em seu site.

Além de informar sobre o envio de um modem Vivo 3G para o destinatário da mensagem, convida-o a clicar nos links para rastrear a compra (supostamente realizada via Sedex) ou para falar com um dos representantes Vivo.

Ao clicar no link, um vírus/malware é instalado no computador do destinatário. Entre muitos danos, o vírus pode roubar dados de contas bancárias e informações pessoais, como senhas.

A Vivo não envia comunicado de premiações por SMS, nem utiliza números de linhas (exemplo: 85 xxxx-xxxx) para se comunicar com clientes.

Para evitar que essas ações aconteçam com você, não divulgue o seu número de celular para estranhos e nunca ligue em resposta para números desconhecidos.
Promoções da Vivo e Recargas Premiadas
VIVO Recarga Premiada Seu Aparelho Concorreu e Ganhou 1 Gol Flex O.km + 30mil No Sorteio Eletronico Lig p/Central 015858134XXXX. Senha:(199988)

Recarga fenomenal Vivo seu chip Vivo concorreu e ganhou um Citroen C4 + R$ 60.000,00 para maiores informações ligue 015858181XXXX senha 9981

VIVO inf: Vc ganhou (30.Mil Reais) na RECARGA PREMIADA 2013 p/+ inf: Ligue gratis do seu VIVO p/: 015858118XXXX (senha(149988)

(WEB VIVO) info: Vc faturou 35 MIL REAIS Na (Recarga) Premiada!2013P/+inf: ligue p/CENTRAL 015858189XXXXSENHA(49666)

(VIVO) CONECTADOS VIVEMOS MELHOR! INF: VC FOI O 5" GANHADOR DE R$:75MIL REAIS. PROM..USUARIO EXEMPLAR! P/+INFO.. LIGUE CENTRAL VIVO 015858114XXXX Senha.1375
Promoções da TV, Lojas e outras marcas
Web:globo.com LAR DOCE LAR Caldeirao Do Huck Seu vivo Chip foi Sorteado Com Uma Casa+30mil" Para Inf: LIGUE GRATIS 015858129XXXX senha (1199,88)

(REDE GLOBO) COM A VIVO NA PROMOCAO RECARGA PREMIADA! VC GANHOU 30 MIL reais+1GOL FLEX P/+Inf:ligue (015858207XXXX) SENHA:(149987)

PARABENS! Mensagem Premiada VIVO! MAGAZINE LUIZA INF:SUA LINHA MOVEL FOI SORTEADA C/ 1 CASA+30 MIL.LIGUE GRATIS AGORA DO VIVO P/0158 5818 XXXX *SENHA:1499*
Mega Bolada
Os sorteados dessa promoção serão contatados exclusivamente por telefone somente após terem seus nomes publicados na seção GANHADORES no site http://www.megabolada.com/. Em nenhuma hipótese haverá comunicação de sorteados via SMS.

Web:globo.com LAR DOCE LAR Caldeirao Do Huck Seu vivo Chip foi Sorteado Com Uma Casa+30mil" Para Inf: LIGUE GRATIS 015858129XXXX senha (1199,88)

(REDE GLOBO) COM A VIVO NA PROMOCAO RECARGA PREMIADA! VC GANHOU 30 MIL reais+1GOL FLEX P/+Inf:ligue (015858207XXXX) SENHA:(149987)

PARABENS! Mensagem Premiada VIVO! MAGAZINE LUIZA INF:SUA LINHA MOVEL FOI SORTEADA C/ 1 CASA+30 MIL.LIGUE GRATIS AGORA DO VIVO P/0158 5818 XXXX *SENHA:1499*
SMS Fraude em Boleto
Como funciona fraude com código de barra (Modalidade SMS)?

Os clientes recebem SMS falso com texto "fulano", caso não tenha efetuado o pagamento da fatura 11/05/2015 – 114,21, pague c/ cod de barras 8420000001-2 142100790001-3 10233302476-2 04152150510-1 (a numeração pode variar).

Fonte: Vivo.
Disponível em: https://www.vivo.com.br/portalweb/appmanager/env/web?_nfpb=true&_nfls=false&_pageLabel=P43800274571360174849344#

marizete.lima11
01-02-18, 11:23 PM
clonaram meu chip e não sei o que fazer