PDA

Ver Versão Completa : ASKEY RTF3505VW fibra 300 mb ip fixo quer usar com meu roteador D-link

victruj
20-08-18, 11:14 PM
caros amigos,

Contratei VIVO fibra 300mb ip fixo e recebi "de presente" um ASKEY RTF3505VW-N1.
Diante da minha cara de horror ao ver que a fibra não vinha acompanhada de um MODEM e sim do ASKEY, o técnico da VIVO me tranquilizou dizendo que "bastaria" eu colocar o roteador Askey no modo BRIDGE que ele funcionará como um modem e eu poderei usar o meu roteador D-Link atual (que já está todinho configurado com portas, serviços, firewall etc.). Tudo parecia simples... mas não consegui fazer funcionar !!!

: (

Achei no Askey a opção para coloca-lo em modo bridge (sem acessar nenhuma página oculta, é uma opção do menu mesmo). Porém exibe uma mensagem de alerta informando que no modo Bridge não será possível acessar a Internet!!!
: (
E não funcionou mesmo !!!
Tenho as seguintes dúvidas:

O técnico da VIVO disse a verdade sobre colocar o Askey no modo Bridge e utilizar o o meu roteador D-link ? No modo Bridge o Askey funciona como modem mesmo? Ou há algum tipo de equívoco nesta informação???

Na hipótese de funcionar, como fazer essa configuração? Minhas dúvidas:

a) A fibra chega no Askey, então sobram as portas LAN do Askey. Entendo que devo conectar a porta LAN do Askey (em modo bridge) na porta WAN do meu roteador Dlink, correto?
b) No meu roteador Dlink eu devo configurar a porta WAN (que será conectada à porta LAN do Askey) como IP fixo ou dinâmico? (sim, meu vivo fibra é com IP FIXO)
c) No Askey devo desativar Wi-fi?
d) No Askey devo desativar DHCP?

Qual outra configuração preciso fazer na WAN do Dlink para receber a Internet do Askey?
Qual outra configuração preciso fazer no Askey além do Bridge, Wi-fi e DHCP?

Alterei o IP do Askey para 192.168.0.3
O IP do roteador D-link é 192.168.0.2
Nesta rede onde estão Askey e D-link tenho um servidor com IP 192.168.0.1

Agradeço a ajuda de todos,
grande abraço
Victor

Caverna
27-08-18, 10:47 AM
Amigo victruj , vamos por partes.

Estou "quase" na mesma situação que você. Consegui configurar o BRIDGE sem qualquer problema, do mesmo jeito que você fez, pelo Menu.

Vamos as perguntas:

O técnico não mentiu, é só colocar em bridge e plugar no Dlink (lan do Askey na Wan do Dlink). O que acontece é que o TELEFONE para de funcionar. Como não faço uso dele, por mim não ha problema.

a) A fibra chega no Askey, então sobram as portas LAN do Askey. Entendo que devo conectar a porta LAN do Askey (em modo bridge) na porta WAN do meu roteador Dlink, correto?
CORRETO!

b) No meu roteador Dlink eu devo configurar a porta WAN (que será conectada à porta LAN do Askey) como IP fixo ou dinâmico? (sim, meu vivo fibra é com IP FIXO)
No meu está IP dinamico (pq não contratei o IP FIXO). Acredito que você, por ter IP fixo, deverá configurar no dlink como fixo), mas ainda é necessária a autenticação (aquela com o usuário cliente e senha cliente@cliente). O que tive que fazer nos 2 routers que testei é configurar a WAN na VLAN TAG 10.

c) No Askey devo desativar Wi-fi? SIM. No meu caso desativei o WI-FI e DHCP antes de colocar em modo bridge.
d) No Askey devo desativar DHCP? SIM. No meu caso desativei o WI-FI e DHCP antes de colocar em modo bridge.

Qual outra configuração preciso fazer na WAN do Dlink para receber a Internet do Askey? Conectar via PPPoE e configurá-lo na VLAN 10. Foi o que fiz no meu. Não faço idéia de como fazer isso no Dlink.
Qual outra configuração preciso fazer no Askey além do Bridge, Wi-fi e DHCP? Não fiz nada além disso.