PDA

Ver Versão Completa : Plano e linha são coisas completamente DIFERENTES!!!

JoaoBC
10-06-18, 12:43 PM
Quem lê este fórum, deve estar cansado de ver postagens:

"Fui cancelar meu plano, cancelaram minha linha"
OU
"Fui cancelar meu plano, perdi meu número".

Gente, deixem de ser preguiçosos, ESTUDEM, PESQUISEM!
Seja pós-pago, seja pré-pago, seja controle, TUDO isso é o plano de linha telefônica.

LINHA, é o número que você usa, é o acesso.
PLANO é o tipo de linha, é o contrato de pagamento.

A vivo, assim como a claro, a tim, a oi, a nextel, a porto conecta, a correios, a veek, a algar, a sercomtel, TODAS tem problemas, vantagens, desvantagens, qualidades, defeitos.

MAS OS ATENDENTES NÃO.

Eles não são adivinhos, nem podem tomar decisões sem você pedir.

Então, PENSEM um pouco, mesmo que incomodem, e façam o pedido certo:

"Quero migrar para plano pré-pago"
"Quero mudar o meu plano para controle".

Dizer "quero cancelar meu plano" você está dizendo que quer acabar com ele, o plano, e NÃO mudar para outro. Para cancelar um plano sem migrar, ou seja, sem mudar, é ÓBVIO que quer cancelar tudo.
Como ter a linha sem ter um plano, ainda que seja um plano pré-pago?

Não reclame das operadoras nem dos atendentes, quando a culpa é sua. Vai perder a razão.

alinevalbuquerque
10-06-18, 03:27 PM
Ótimos esclarecimentos JoaoBC

thiagomocci
11-06-18, 06:54 AM
Mais empatia, galera. Sério.

Ninguém é obrigado a saber, aliás, os atendentes deveriam. Esses casos não aconteceriam se os atendentes perguntassem categoricamente se é apenas para cancelar o plano e migrar para o pré ou se é pra apagar o número, cancelar plano e linha.

JoaoBC
11-06-18, 09:18 AM
Thiago, você está certo, até um ponto.
Se há demora para o atendimento, parar para indagar o que é, vai demorar mais ainda .
E eles são treinados para não debater, para não indagar, há clientes que não aceitam constatação. Ligam já brigando.
De 1999 até 2015 eu trabalhava com instalação e manutenção de monitores cardíacos. Nos hospitais, na recepção, você era obrigado a
mostrar identidade para entrar. Se você disser "sou médico", ninguém te cobra identidade. É a pior ofensa (para eles).
Se você entrar e/ou sair com bolsa, é revistado. Os médicos, ainda que visitantes, não.

Você perguntar se é para cancelar os só migrar, é o correto. Mas, dependendo da pessoa que ligou, está puxando para briga.
- "Eu falei cancelar, você é surdo ?"

thiagomocci
11-06-18, 10:37 AM
Rapaz, gente mal educada tem aos montes. Ainda mais na hora de cancelar, que muitas vezes não é amigável, é por estar chateado e até estressado com algo não resolvido.

Mas são protocolos básicos, né? O atendente tem que insistir na pergunta: o senhor deseja o cancelamento do plano, mantendo sua linha no pré-pago?

GJonas
11-06-18, 12:17 PM
Vale lembrar que muita gente acessa o Meu Vivo querendo mudar para o plano pré, mas clica na opção "cancelamento".
Então a linha é cancelada, e depois o povo reclama. Mas eu penso que, para evitar esse problema, a Vivo poderia colocar uma mensagem em letras garrafais perguntado: TEM CERTEZA QUE DESEJA CANCELAR A SUA LINHA", antes de concluir o cancelamento.

thiagomocci
11-06-18, 12:24 PM
Vale lembrar que muita gente acessa o Meu Vivo querendo mudar para o plano pré, mas clica na opção "cancelamento".
Então a linha é cancelada, e depois o povo reclama. Mas eu penso que, para evitar esse problema, a Vivo poderia colocar uma mensagem em letras garrafais perguntado: TEM CERTEZA QUE DESEJA CANCELAR A SUA LINHA", antes de concluir o cancelamento.

O cliente as vezes nem sabe o que é "linha" e "plano" e o que eu tô discordando do tópico é apenas que isso é "burrice" ou "preguiça". Quem tem que deixar muito claro o que está oferecendo quando pergunta algo é a operadora.

Na minha opinião deveria ser:

"Você confirma que está cancelando seu plano VIVO PÓS FAMÍLIA 10 GB?"

Após cancelar o plano:

"Você será automaticamente migrado para o plano VIVO PRÉ PAGO. Caso deseje, sua linha também pode ser cancelada. Deseja cancelar sua linha e perder o número?"

JeanSilvany
11-06-18, 03:37 PM
Esse é um assunto que eu chamo de BURACO NEGRO, isso não entra na cabeça de algumas pessoas, principalmente as arrogantes que já entra "tretando" se você tenta explicar ainda se manifesta de forma extremamente grosseira, quer cancelar? Só o momento.

JoaoBC
11-06-18, 04:39 PM
Neste caso eu concordo com TODOS vocês. E deixo uma "solução".
A pergunta de confirmação seria:
- Você deseja cancelar a linha ou migrar somente o plano ?
ou ainda
- Você cancelará a sua linha. Deseja, ao invés disso, mudar para pré-pago ?

ACHO (Primeira pessoa do singular, presente do indicativo, do verbo "NÃO TENHO CERTEZA") que assim não dá margem a enganos, sentidos dúbios, etc.
O que o/a atendente poderia fazer, também para não deixar margem à erro, é perguntar se não deseja migrar O PLANO e manter A LINHA e O NÚMERO,
como aliás, vocês já disseram.
Certo ?

JeanSilvany
11-06-18, 05:22 PM
Neste caso eu concordo com TODOS vocês. E deixo uma "solução".
A pergunta de confirmação seria:
- Você deseja cancelar a linha ou migrar somente o plano ?
ou ainda
- Você cancelará a sua linha. Deseja, ao invés disso, mudar para pré-pago ?

ACHO (Primeira pessoa do singular, presente do indicativo, do verbo "NÃO TENHO CERTEZA") que assim não dá margem a enganos, sentidos dúbios, etc.
O que o/a atendente poderia fazer, também para não deixar margem à erro, é perguntar se não deseja migrar O PLANO e manter A LINHA e O NÚMERO,
como aliás, vocês já disseram.
Certo ?

Isso já ocorre na Vivo, toda migração é feita para Pré-Pago ao entrar em contato, o cancelamento Total só é feito quando fica bem explicito no atendimento, os cancelamentos que os demais criticam é por fazer diretamente no MeuVivo, porém ainda há como recorrer em até 7 dias, basta entrar em contato com a Central de Atendimento a tempo.

JoaoBC
11-06-18, 06:01 PM
...na Vivo, toda migração é feita para Pré-Pago... o cancelamento Total só é feito quando fica bem explicito no atendimento, ... porém ainda há como recorrer em até 7 dias, basta entrar em contato com a Central de Atendimento a tempo.

Ou seja, a pessoa acessa o app, pede o cancelamento, que nem sempre é imediato, depois esquece da vida. Não procura saber o andamento, não pesquisa antes, não tira dúvidas, em suma, "tá nem aí" e vem reclamar que a vivo tem que se virar para "resolver o meu problema"...

Demais para meu gosto...
Já migrei trocentas vezes, já cancelei propositalmente, já comprei novo chip, nova linha,... mas sempre vejo ANTES, me certifico, e quase sempre em loja própria. Nunca tive problemas deste tipo.

Bettomcz
11-06-18, 06:20 PM
Todos estão corretos, e como Thiago Falou, falta empatia as vezes, mas é complicado, falo por experiência própria, as pessoas começam a falar com tom agressivo e na maioria das vezes irônico.

Agora tem 2 pontos que na minha opinião, é total responsabilidade do cliente, e eu ate já citei em um outro POST.
1º Em relação a consumo de internet, são inúmeras ligações de pessoas informando que não consumiu e chegou a msg de 100%.. (Se chegou a mensagem é por que consumiu)e não se atentam a verificar no próprio aparelho se existe esse consumo, já chega no xingamento. Compra seus Smartphones de 2k e n sabem olhar um uso de DADOS, alguns são muito educados, você consegue explicar, ir passo a passo no uso de dados e mostrar, outros, só Deus na causa.

2ºÉ o não conhecimento do serviço que ele tem ativo na linha, como um plano controle, onde existe ciclo inicial - ciclo final - e vencimento. "a paguei minha fatura e não recebi o beneficio"

thiagomocci
12-06-18, 09:26 AM
Todos estão corretos, e como Thiago Falou, falta empatia as vezes, mas é complicado, falo por experiência própria, as pessoas começam a falar com tom agressivo e na maioria das vezes irônico.
Muitas vezes o cliente já está cansado de passar por 30 atendentes ou estressado com o serviço. Tem pontinha de culpa da operadora até nisso, que dificulta os procedimentos. Tem melhorado e MUITO.

Agora tem 2 pontos que na minha opinião, é total responsabilidade do cliente, e eu ate já citei em um outro POST.
1º Em relação a consumo de internet, são inúmeras ligações de pessoas informando que não consumiu e chegou a msg de 100%.. (Se chegou a mensagem é por que consumiu)e não se atentam a verificar no próprio aparelho se existe esse consumo, já chega no xingamento. Compra seus Smartphones de 2k e n sabem olhar um uso de DADOS, alguns são muito educados, você consegue explicar, ir passo a passo no uso de dados e mostrar, outros, só Deus na causa.

2ºÉ o não conhecimento do serviço que ele tem ativo na linha, como um plano controle, onde existe ciclo inicial - ciclo final - e vencimento. "a paguei minha fatura e não recebi o beneficio"
O consumo de Internet é verdade. Falta entendimento de como o aparelho pode utilizar rede sem você nem saber. Acho que falta, de certa forma, uma "flexibilidade" das operadoras em não cobrar Internet diária de kbs de consumo, por exemplo, e de ensinar o usuário. Isso pode ser feito com marketing, junto a alguma fabricante de aparelhos, vira até um comercial. É que falta interesse, na real, de manter cliente que não tem plano fixo na linha.

Sobre não conhecer data de ciclo e tal, eu concordo ser totalmente culpa do usuário. Poxa, você compra um serviço e não sabe como funciona o ciclo de cobrança, faltou procurar saber também. Anos atrás eu também daria parcela de culpa as operadoras, mas hoje, tenho visto que as faturas são bem mais explícitas acerca disso. Até o Meu Vivo, é bem claro sobre "data de vencimento" dos benefícios.