PDA

Ver Versão Completa : Vale a pena Vivo Fibra de 200 megas com wifi 802.11 b/g/n ? 2,4 ghz ou 5 ghz ?

carlosteo
24-05-18, 06:05 AM
Bom, eu falo isso por que todos os equipamentos de Casa são no padrão b/g/n. O Celular do meu Pai, um Galaxy Gran Prime, o meu, um Galaxy s2 e o meu Notebook. Todos esses equipamentos aceitam wifi 802.11 b/g/n. Eu já sabia sobre essa questão de ter vários padrões de wifi. Mas muitas Pessoas me falaram que não compensa pegar 200 megas, pois com esses equipamentos, não bateria nem a metade. Falaram que o ideal para 200 megas, seria o padrão 802.11 ac e disseram que esse têm uma capacidade maior de velocidade, mas opera só em 5 ghz. Ai fui atrás de saber desse ghz e falaram que o ghz é que deixa a conexão melhor. com 5 ghz, eu bato mais a velocidade. Porém, como tudo têm uma desvantagem, a desvantagem do 5 ghz é a distância e as paredes. Ou seja, quanto mais longe estiver do roteador, mais velocidade é perdida e além disso, o 5 ghz têm uma grande dificuldade em atravessar paredes. Por isso seu uso, seria ideal, no mesmo cômodo, ao lado do roteador. Pelo que pesquisei, dos usados atualmente, somente o padrão n e o ac trabalham com 5 ghz, com uma ressalva: o n pode ser usado tanto np 2,4 ghz como no 5 ghz. E com o 2,4 ghz, inverte. A desvantagem é a velocidade, mas a vantagem é a distância e a não interferências das paredes.

Como já disse, em casa, todos os aparelhos só vão até o padrão n e por causa disso que me falaram que não compensa pegar 200 megas, mesmo que o padrão n prometa capacidade de até mais de 200 megas (vi em sites que ele pode chegar até 300 megas e em outros, 600), essa capacidade é teórica. Disseram que a única coisa que pode acontecer é pegar o padrão n no 5 ghz, mas terei a desvantagem da distância. Então, eu não sei se o equipamento que a Vivo Fibra manda, vai até o ac ou trava no n para quem contrata 200 megas. Mas eu queria saber se vou conseguir uma boa velocidade no wifi, tendo todos os equipamentos de casa no padrão n ? Ou se realmente, não vai compensar eu contratar os 200 megas ?

thiagomocci
24-05-18, 10:18 AM
Oi, carlosteo. Tudo bem?

Essa é uma questão que gostaria da resposta também e vou acompanhar o tópico. #ChamandoATropa (https://forum.vivo.com.br/usertag.php?do=list&action=hash&hash=ChamandoATropa)

Mas levanto outra questão: você precisa de 200 mbps?

Você tem muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo? Considerando que uma Netflix 4K, o que já não é tão comum, rode a uns 22 mbps, um Youtube Full HD use uns 5 mbps, tem que ver se você tem tanta gente usando ao mesmo tempo (ou faz tantos downloads simultâneos) a ponto de ser necessário.

carlosteo
24-05-18, 06:18 PM
Oi, carlosteo. Tudo bem?

Essa é uma questão que gostaria da resposta também e vou acompanhar o tópico. #ChamandoATropa (https://forum.vivo.com.br/usertag.php?do=list&action=hash&hash=ChamandoATropa)

Mas levanto outra questão: você precisa de 200 mbps?

Você tem muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo? Considerando que uma Netflix 4K, o que já não é tão comum, rode a uns 22 mbps, um Youtube Full HD use uns 5 mbps, tem que ver se você tem tanta gente usando ao mesmo tempo (ou faz tantos downloads simultâneos) a ponto de ser necessário.
thiagomocci, não têm muita gente em Casa. Como eu disse, só o Celular do meu Pai, o meu Celular e o meu Notebook acessam a rede wifi. Meu Computador de mesa está quebrado. E na verdade, eu contrataria 100 megas, mas pela promoção, vêm mais 100 por 1 ano. Seria 200 megas por 1 ano, pagando pelo preço de 100. Ai depois volta para os 100 megas normal. E vai ser bom para mim, pois gosto de baixar coisas pesadas e um pouco mais para frente, que vou adquirir uma smartv 4k, vou usar para baixar filmes em 4k que são pesados a besa, 50 gb por exemplo. E para mim que gosta das coisas rápidas, é excelente. Vou comprar um pc gamer também e vou baixar games pesados. Então, os 200 megas seria excelente para mim. Fora outras coisas que faço

Ah, e só uma correção. O mínimo que pedem para rodar 4k no Netflix é 25 megas e não 22, mas isso no mínimo. Igual jogo de Computador que têm os requisitos mínimos e os recomendados e quando você ultrapassa todos, o jogo roda com a qualidade máxima. Com 200 megas, vai rodar pra lá de perfeito