PDA

Ver Versão Completa : Número de Celular sem começar com "9" ainda existe ?

JoaoBC
20-05-18, 02:22 AM
Gente, vocês sabem me dizer se ainda há celulares com 8 dígitos ao invés de 9 dígitos,
e se todos os números com 9 dígitos começam por "9" ou já há começando por 8 ?
Obrigado.

Alessandro.
20-05-18, 09:46 AM
Oi JoaoBC

Não existem mais celulares (Serviço Móvel Pessoal) com apenas 8 dígitos desde 31 de dezembro de 2016. A única excessão era o Serviço Móvel Específico (famoso Rádio da Nextel) que foi encerrado em 31 de março de 2018, cujos números com apenas 8 dígitos receberam o nono dígito nesta data. Desta forma, todos os terminais móveis brasileiros atualmente possuem 9 dígitos, e estes começam com o número 9.

4997

alinevalbuquerque
20-05-18, 09:47 AM
JoaoBC

Até onde seu sei, os celulares da Nextel possuiam oito dígitos e começavam com outros números, sem ser o 9. Mas isso mudou em 2018, e a operadora passou a seguir o padrão instituído às demais operadoras.

JoaoBC
20-05-18, 12:04 PM
Aline e Alessandro, muito obrigado pelas respostas.
Eu estava testando o programa que criei de formatar os números de telefone, me deparei com dois casos não-previstos:
- o número do telefone da Oi-SMS-internet: 310000022
- o número do telefone da Oi-SMS-Mensagens: 02102100874

O primeiro, com 9 dígitos, o programa "pensa" tratar-se de um celular, ficando 021 31000-0022, o que NÃO pode.
Este número é um remetente de SMS, não possui DDD.
Solução: restringir números com 9 dígitos e que não começam por 9.

O segundo, com 11 dígitos, começado com 021, o programa pensa ser um telefone fixo comum, com DDD, ficando
021 0210-0874
Mas não existe telefone começado por 0 e este 021 NÃO é DDD.
Solução: verificar se o terceiro dígito é zero.
Igual ao anterior, este número é de um remetente de SMS, não pode ser modificado.

Como o programa tem a opção de acrescentar código de operadora, dá para imaginar a bagunça que ficariam estes dois números...

alinevalbuquerque
20-05-18, 03:06 PM
JoaoBC
Geralmente ao discar, a operadora (móvel), já considera o número de sua operadora para fazer chamadas, ou seja, vc cadastra o DDD e não precisa cadastrar o código da operadora. Geralmente eu cadastro com o zero na frente, costuma dar mais certo para tudo, inclusive Whatsapp

JoaoBC
20-05-18, 03:24 PM
É por quê o simchip já acrescenta o código da operadora por default. Se você for no menu do chip e desligar este recurso, ao discar ouve uma gravação pedindo para digitar o código. Na TIM, por exemplo, o default é desligado.

alinevalbuquerque
20-05-18, 04:18 PM
É por quê o simchip já acrescenta o código da operadora por default. Se você for no menu do chip e desligar este recurso, ao discar ouve uma gravação pedindo para digitar o código. Na TIM, por exemplo, o default é desligado.

Acho que é melhor para o Cliente (e para a operadora), deixar essa função padrão ligada automaticamente.

pedrores
20-05-18, 11:58 PM
Ainda podem existir celular da Nextel com primeiro dígito 7, mas com o desligamento da rede iDEN no final deste mês, isso deve acabar. É que pra Anatel, celulares iDEN não são celulares.

Quanto a código da operadora em ligações de longa distância, a Anatel colocou recentemente em consulta pública uma sugestão para acabar com essa exigência e voltar como era antigamente (0 + Código de Área + Telefone). Isso foi criado na época da privatização para incentivar concorrência, mas hoje já não faz mais sentido, já que sempre é melhor usar o código da sua operadora.

JoaoBC
26-05-18, 01:14 AM
Sim, além de não fazer sentido usar uma operadora para ligar e uma outra para DDD.

alinevalbuquerque
26-05-18, 04:49 PM
Sim, além de não fazer sentido usar uma operadora para ligar e uma outra para DDD.

Verdade