PDA

Ver Versão Completa : Android Oreo (8.0) e Vivo 4G

RAF2
27-03-18, 06:03 PM
Oi, pessoal,

Tenho um Asus Zenfone 3 desde meados de 2017, rodando o Android Nougat (7.x) sem problemas. Uso muito o plano de dados da Vivo (Vivo Turbo semanal de R$ 14,99).

Há umas três semanas a Asus liberou o update OTA para o Android 8.0 (Oreo) e fiz o update. Mas desde então meu 4G não aparece disponível. Funciona apenas o 3G (H+ no cantinho superior), HSPA, HSPAP, Edge. Já fui numa loja Vivo e a atendente se recusou a verificar, alegando não ter treinamento para solucionar este tipo de problema. Já vasculhei na internet por soluções, resetei e refiz o APN, tentei mudar as configurações de rede com o *#*#4636#*#* (mudando para LTE only, LTE/UMTS auto PRL e outras), sem sucesso...

Alguém poderia me ajudar ou sugerir outras opções? Em último caso seria fazer o downgrade para o Android N, mas além de trabalhoso fazer isto, estou achando muito bom o Oreo, não gostaria de voltar para o sistema anterior. A única parte chata é essa falta de 4G mesmo, que fica atrapalhando a velocidade de conexão para algumas coisas que demandem mais, como vídeos.

Agradeço a atenção desde já.

Obrigado!

JeanSilvany
27-03-18, 07:14 PM
Não é nada relacionado ao aparelho, isso ocorreu em uma data de virada de plano, renovação, contratação, desbloqueio de linha?

Caso sim, basta ligar na Central e falar com um funcionário do Suporte Tecnico, ele vai verificar sua ABA de 4G no sistema, deve está com falha, ele tentará resolver, não conseguindo ele abrirá um processo para normalização, lembre-se de anotar o Nº de protocolo.

iwamoto
27-03-18, 07:19 PM
Não sei se você tentou fazer isso, mas funcinou
Settings -> Sim & Network -> Select the Vodafone sim -> Access Point Names -> select WWW

Você também pode desligar o celular, tirar o SIM, esperar 10 seg, colocar e ligar.
Boa sorte

RAF2
03-04-18, 09:20 AM
Olá, pessoal,

Primeiramente, desculpem pela demora, mas quis testar TODAS as alternativas antes de voltar aqui. Já adianto: nada funcionou. :(

Iwamoto, tirei e retirei o chip, aguardando 10 ou mais segundos. Nada. Essa outra solução deve ser em referência ao APN, também já apaguei e refiz várias vezes, sem sucesso.

JeanSilvany, não fiz o update em data específica até onde lembro. Pode ter sido realmente coincidência, pois neste final de semana fiz o downgrade de volta para o Nougat (Android 7) e continuo sem 4G.
Na semana passada mandei um e-mail para o suporte da Vivo, a atendente retornou o seguinte:

Em atenção ao seu e-mail, informo que,Após análises sistêmicas não identifiquei indisponibilidade de serviços na localidade onde reside como também não identifiquei irregularidades em sua linha, desta forma, na presente data, efetuei uma atualização em sua linha para melhoria dos serviços prestados. Caso permaneça com a falha pode nos retornar ou entrar em contato direto pelo *8486/1058 para que possamos analisar junto à área técnica.

Estou à disposição se precisar de esclarecimentos.

Pelo que lembro, a última vez que tive problema assim foi solucionado com a troca do chip físico (SIM), mantendo o mesmo número, pois o que eu usava antes era um bem antigo e nunca tinha pego ou pegava sinal 4G. Mas não acho que seja o caso agora, pois estava funcionando este SIM no 4G até algumas semanas atrás.

Obrigado.

RAF2
11-04-18, 04:06 PM
Pessoal,

Retornei aqui só pra atualizar: o meu 4G voltou HOJE. Da mesma maneira que sumiu anteriormente: sem mais, nem menos. Não tinha contactado o suporte técnico do *8486 ainda, mas hoje vim para o trabalho (aqui tem cobertura 4G) e quando olhei, o ícone do celular está mostrando a conexão 4G.

Obs.: Não era nada relacionado ao aparelho mesmo, pois uns 4 dias atrás voltei para o Android 8.0 Oreo oferecido pela fabricante e está rodando redondinho desde então, mas sem o 4G, que voltou hoje.

O caso está encerrado, definitivamente não era incompatibilidade do sistema Android, era vacilo da Vivo mesmo.

Grato a todos.

Alessandro.
11-04-18, 04:29 PM
Pessoal,

Retornei aqui só pra atualizar: o meu 4G voltou HOJE. Da mesma maneira que sumiu anteriormente: sem mais, nem menos. Não tinha contactado o suporte técnico do *8486 ainda, mas hoje vim para o trabalho (aqui tem cobertura 4G) e quando olhei, o ícone do celular está mostrando a conexão 4G.

Obs.: Não era nada relacionado ao aparelho mesmo, pois uns 4 dias atrás voltei para o Android 8.0 Oreo oferecido pela fabricante e está rodando redondinho desde então, mas sem o 4G, que voltou hoje.

O caso está encerrado, definitivamente não era incompatibilidade do sistema Android, era vacilo da Vivo mesmo.

Grato a todos.

Valeu por ter retornado e atualizado a sua situação. Mesmo que não tenha havido uma solução clara do problema, este histórico pode ser útil para outros usuários.

Limaster
21-07-18, 11:05 AM
Tenho um zenfone agora também funciona a 4G, mas upload fica normal e download nunca passa de 1 MB fica 0.25 mb

lvar
21-07-18, 12:30 PM
Obrigado pela resposta, foi muito util

JoaoBC
21-07-18, 10:26 PM
Tenho um zenfone agora também funciona a 4G, mas upload fica normal e download nunca passa de 1 MB fica 0.25 mb

É rede ruim da vivo no local...