PDA

Ver Versão Completa : [COMA FRUTAS!] Benefícios das Frutas para a Saúde

Caion
23-03-18, 01:11 PM
Sei que muitas pessoas não possuem o hábito de comer frutas todos os dias. Espero que essa minha passagem por aqui sirva para que repensem um pouco os hábitos alimentares do dia-a-dia, em prol da saúde e do bem-estar!
Frutas melhoram praticamente T-U-D-O no nosso dia-a-dia!

As frutas são baixas em calorias e gorduras e são uma fonte de açúcares simples, fibras e vitaminas, que são essenciais para otimizar nossa saúde. Elas também fornecem muita fibra dietética solúvel, o que ajuda a afastar o colesterol e as gorduras do corpo e ajuda nos movimentos intestinais lisos, bem como oferece alívio às doenças de constipação.

Os frutos compõem muitos antioxidantes, como flavonoides polifenólicos, vitamina C e antocianinas. Esses compostos, em primeiro lugar, ajudam o corpo humano a se proteger do estresse, doenças e câncer de oxidantes, e em segundo lugar, ajuda o corpo a desenvolver a capacidade de lutar contra essas doenças aumentando o nível de imunidade. Muitas frutas, quando comparadas com vegetais e cereais, apresentam valores antioxidantes muito elevados, que medem em relação à “Capacidade Absorvente Radical de Oxigênio” ou (ORAC).

As antocianinas são categorias flavonoides de compostos polifenólicos encontrados em alguns “frutos azuis”, como uvas azul-pretas, morangos, açaí, arônia, mirtilos, amoras e em muitos vegetais com pigmentos azuis ou roxos profundos. O consumo de frutas ricas em pigmentos azuis oferece muitos benefícios para a saúde. Estes compostos possuem potentes propriedades antioxidantes que ajudam a remover os radicais livres do corpo e, portanto, oferecem proteção contra cânceres, envelhecimento e infecções. A maioria destes pigmentos nos frutos tende a se concentrar logo abaixo da pele.

4637

Os benefícios das frutas à saúde são possíveis devido às suas propriedades, como vitaminas, minerais, micronutrientes e pigmentos antioxidantes. No total, esses compostos ajudam o organismo a prevenir-se ou, pelo menos, prolongar as mudanças naturais do envelhecimento, protegendo contra danos e rejuvenescimento de células, tecidos e órgãos.

Os seus benefícios globais são múltiplos, e os benefícios de nutrição de frutas são enormes! A inclusão de frutas na dieta diária ajuda a proteger de doenças menores como enrugamentos de pele, queda de cabelo e perda de memória. A longo prazo, elas ajudam a evitar doenças importantes, como a degeneração macular relacionada à idade (AMRD) da retina nos olhos, doença de Alzheimer, câncer de colon e ossos fracos (osteoporose), dentre outros benefícios nutricionais incríveis.

As frutas secas também são ricas fontes de nutrientes, como vitaminas e minerais. O consumo de algumas frutas secas diariamente melhora a biodisponibilidade geral dos nutrientes. Experimente passas (uvas secas), baga de goji, damascos, tâmaras, figos e tamarindo, que são realmente muito bons em ferro, cálcio, zinco, selênio e manganês. Além disso, misturar frutas secas com algumas frutas frescas pode ajudar você a obter vitamina C, o que, por sua vez, facilita a absorção completa do ferro dentro do estômago.

4639

Lista de frutas e quais você deve comer:
(Fonte) https://www.opas.org.br/frutas-de-a-a-z/

_Jacque_
25-03-18, 03:53 PM
É tão difícil esse costume de comer frutas, frutas secas e verduras, o povo está mais acostumado com coisas prontas e rápidas, mas é tão rico de vitaminas, minerais. E claro também que deveria ter um bom custo beneficio, alguns mercados acabam por cobrar muito caro, por saber que é saudável.

_Bruna
26-03-18, 10:22 AM
Bom tópico. Ainda mais com o calor que está fazendo, é importatíssimo comer frutas.
Mas convenhamos que com a complicação que é lavar, descascar, cortar, etc etc, na correria o pessoal acaba preferindo um chocolatinho mesmo :/
Os mercados até vendem versões fatiadas, mas é sempre um absurdo, né?

Ayumi
26-03-18, 11:10 AM
Muito importante!
Confesso que preciso aderir a esse costume e pensar mais na minha alimentação.
Aqui no Brasil temos tanta variedade de frutas que esquecemos de dar o valor necessário a isso.
Mas bora tentar mudar os costumes :rolleyes:

Marcinhagoulart
26-03-18, 11:16 AM
Eu adoro fruta.
Tenho habito de comer pelo menos 3 por dia.

GJonas
27-03-18, 11:29 PM
Bom tópico. Ainda mais com o calor que está fazendo, é importatíssimo comer frutas.
Mas convenhamos que com a complicação que é lavar, descascar, cortar, etc etc, na correria o pessoal acaba preferindo um chocolatinho mesmo :/
Os mercados até vendem versões fatiadas, mas é sempre um absurdo, né?

Lá em casa é minha filha que me estimula a comer fruta, por incrível que pareça. Todo noite sem exceção ela come melão acompanhado de uva, morango ou pera. Pode faltar tudo, menos o melão. Eu nem gostava mas agora como direto.

alinevalbuquerque
08-04-18, 05:41 PM
Uma dúvida, mesmo com tantos agrotóxicos e algumas geneticamente modificadas, as frutas mantêm seus nutrientes originais?