PDA

Ver Versão Completa : WhatsApp inicia testes para combater boatos, golpes e spam

mmelo76
17-01-18, 08:18 AM
https://i0.wp.com/pdabr.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Z-1.jpg?w=713&ssl=1

Notificação aparece quando mesma mensagem é enviada inúmeras vezes.

O*WhatsApp*está testando um novo recurso para evitar a propagação de boatos dentro do mensageiro. Isso seria possível devido a um novo tipo de notificação encontrado dentro do app, que alertaria no momento em que o usuário estivesse compartilhando uma mensagem identificada como spam. As informações foram divulgadas pelos sites*WhatsAppen*e*WABetaInfo, especializados na cobertura de novidades do chat.

A ferramenta deve impedir a propagação de golpes que usam o WhatsApp para atrair vítimas, como o ataque*que usava o nome do Burger King*ou o a*falsa promoção do Walmart*– apenas esta conseguiu mais de 1 milhão de acessos no Brasil. A despeito do que vazou na internet, a empresa por trás do WhatsApp até agora não se manifestou sobre o suposto recurso.

https://i1.wp.com/s2.glbimg.com/994U5hyVYcy4H_RKvE7RtWhzFKo=/0x0:695x368/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2018/l/B/hTIBz7QQC9r7kPiQRQUg/print-whatsapp-spam-teste.png?zoom=1.25&w=1140&ssl=1
WhatsApp avisa que "uma mensagem que você está repassando foi encaminhada inúmeras vezes" (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

A ideia é bem simples, porém pode ajudar a distinguir quando um conteúdo é potencialmente um spam. No momento em que o usuário for compartilhar uma texto de outro contato, o WhatsApp pode exibir uma notificação: “Uma mensagem que você está repassando foi encaminhada inúmeras vezes”. O aplicativo não impede que o conteúdo seja repassado, mas a pessoa vai saber do envio em massa daquele mesmo texto.

Ainda não está clara a tecnologia empregada pelo WhatsApp para realizar a identificação. Desde quando foi*inaugurada a criptografia ponta a ponta, o aplicativo diz ser incapaz de ler o conteúdo das mensagens.

De acordo com*WhatsAppen, o algoritmo vai contar o número de vezes que o texto for encaminhado. Passando de 25 envios do mesmo conteúdo, o app deve mostrar o alerta de spam, inclusive na mesma bolha que contém a mensagem.

Outros fatores podem entrar em jogo, como a localização geográfica e a quantidade de mensagens por minuto enviadas por um único usuário. Se alguém se conectar à rede da Holanda, por exemplo, e enviar a mesma mensagem várias vezes, e em seguida se conectar à rede da China para enviar o mesmo texto, o WhatsApp poderia identificar como spam. O mesmo aconteceria com um usuário que enviasse a mesma mensagem para centenas de contatos desconhecidos.

O WhatsApp ainda não se pronunciou oficialmente sobre o teste. Por isso, ainda não é possível afirmar quando o recurso vai estar disponível no aplicativo. A expectativa é que ele seja liberado em breve, primeiro para celulares com*Android.

Com informações: PDABR (https://pdabr.com.br/whatsapp-inicia-testes-para-combater-boatos-golpes-e-spam/)

HelioCFh
17-01-18, 08:36 AM
Eu ouvi ontem num programa de rádio sobre essa novidade. Espero que realmente seja disponibilizado em breve, pois será uma ferramenta de segurança e tanto.

Porém, assim como o próprio locutor da rádio comentou, pode ser o fim das conversas dos grupos da família, pois vai acabar com as correntes que as mães, tias e cia costumam receber e compartilhar com toda a lista de contatos.

andersonfariah
17-01-18, 01:04 PM
Ansioso pra ver como vai funcionar na prática

andrefbr
17-01-18, 01:34 PM
Por mim, se passasse de 5, já deveria sinalizar.

JeanSilvany
17-01-18, 04:36 PM
Ferramenta que será útil apenas para os desinformados, que atualmente se trata de um número gigantesco.

GJonas
17-01-18, 09:33 PM
Ferramenta que será útil apenas para os desinformados, que atualmente se trata de um número gigantesco.

É cada golpe que esse povo cai que da medo.

mmelo76
17-01-18, 10:53 PM
Por mim, se passasse de 5, já deveria sinalizar.

Depende de como ela se comportará nos grupos...se uma mensagem no grupo for considerada apenas 1; independentemente de estar presente para cada "n" usuários...tudo bem. Mesmo assim, 5 acho pouco, porque não raro encaminho a mesma mensagem para 5 grupos: Família, Empresa, Colegas Curso; Voluntários e "Zoeira"...hehe já estaria no limite de 5. heheh

armando17
18-01-18, 09:51 AM
Ta mais do que na hora de ter essa plataforma, pq ta demais esses span, golpes...

carolflor02
18-01-18, 12:19 PM
qUE NOTICIA BOA

andrefbr
19-01-18, 05:34 AM
Depende de como ela se comportará nos grupos...se uma mensagem no grupo for considerada apenas 1; independentemente de estar presente para cada "n" usuários...tudo bem. Mesmo assim, 5 acho pouco, porque não raro encaminho a mesma mensagem para 5 grupos: Família, Empresa, Colegas Curso; Voluntários e "Zoeira"...hehe já estaria no limite de 5. heheh

Deus me livre. Já acho 5 uma enormidade. Tenho 3, mas só participo mesmo de um! hauaauhauahau