PDA

Ver Versão Completa : É cliente Vivo? Entenda seus direitos com as mudanças no pós-pago

Josemsud
19-10-17, 07:32 PM
https://2.bp.blogspot.com/-kypM8_B4dKw/WekWzY7IcuI/AAAAAAAADrQ/GCOw5xyywnUi0YSw1Fz8F2BpzY9uBoBOACLcBGAs/s1600/DescontinuidadeOqueFazer.jpg

Desta vez a transferência automática para planos mais caros é da Vivo, mas da próxima pode ser uma outra operadora. Veja o que fazer nesses casos.

A Vivo anunciou que vai reformular todos os planos pós-pago a partir da próxima segunda-feira, 23/10 (http://www.minhaoperadora.com.br/2017/10/vivo-aumenta-precos-e-reformula-todos-os-planos-pos-pago.html). Acontece que as mudanças não são válidas apenas para novos clientes, mas também para os antigos, que passam a ser transferidos automaticamente para planos mais caros e, segundo a operadora, com mais benefícios. A reformulação será tão grande, que de 200 opções no pós-pago, a Vivo passará a ter somente 32, com preços que variam entre R$ 64,99 a R$ 589,99.

A atitude da operadora mostra a intenção de facilitar as alternativas de planos pós-pago aos novos assinantes, mas a verdade é que não tem agradado nada os clientes fiéis, que estão acostumados com seus planos e a cobrança sempre igual no fim do mês.

Pelo que foi divulgado antecipadamente, alguns planos realmente chegam com mais benefícios (http://www.minhaoperadora.com.br/2017/10/vivo-anuncia-quatro-grandes-novidades-para-novos-planos-pos-familia.html), mas, que muitas vezes, podem não fazer sentido para esses clientes. Por exemplo, alguns planos que antes tinham menos de 10GB passam a se agrupar no chamado “Plano Vivo Familia Completa”, com até 50GB de franquia e minutos ilimitados (http://www.minhaoperadora.com.br/2017/09/vivo-se-rende-e-libera-ligacoes-ilimitadas-para-qualquer-operadora.html). Apesar das grandes vantagens, os preços chegam a aumentar R$ 60 ou mais de 50% em alguns casos. Se os clientes estão dispostos a pagar mais pelas novidades? Pode ser que sim, pode ser que não. Mas não é possível escolher, uma vez que acontecerá a chamada descontinuidade do plano, que faz com que a transferência seja automática e, para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), permitida, uma vez que houve os 30 dias de aviso com antecedência (http://www.minhaoperadora.com.br/2017/10/operadoras-devem-avisar-alteracoes-em-planos-com-antecedencia.html) da operadora.

Em outros casos, inúmeros planos antigos de R$ 19,99 ou R$ 29,99 passam a ser reunidos em uma só nomenclatura (MultiVivo 1, por exemplo (http://www.minhaoperadora.com.br/2017/10/vivo-aumenta-precos-e-reformula-todos-os-planos-pos-pago.html)) e ficam R$ 20 mais caros, mas aparentemente sem nenhum benefício adicional em franquia de internet ou minutos. Só muda o preço.

O QUE FAZER?

Nesses casos, que farão parte da realidade de clientes da Vivo na próxima semana, mas podem acontecer com usuários de qualquer operadora, o assinante deve escolher, primeiramente, entre duas opções: aceitar o novo plano ou não. Se sim, será transferido automaticamente para o novo plano, passará a pagar mais caro pelos serviços, mas, em alguns casos, contar também com mais benefícios. A dica é verificar, antes da migração, todos os detalhes da oferta, avaliar o custo-benefício, fazer a comparação com outras operadoras e decidir se realmente compensa permanecer com a atual.

Caso o cliente não aceite as novas condições, seja pelo aumento de preço considerado abusivo, ou porque seu pacote de dados e outros benefícios já supriam suas necessidades, mesmo sendo menores, deve entrar em contato com a central de atendimento da operadora e cancelar o plano. Importante: livre de multas! Se quiser, pode registrar uma reclamação no site da Anatel, mas lembrando que a descontinuidade de seu plano é permitida pela agência.

Independentemente do contrato vigente e o prazo de fidelidade que teria que cumprir, se o cliente ligar solicitando a alteração antes da transferência para o novo plano, não é preciso pagar nada por este cancelamento. Se quiser continuar na mesma operadora, basta verificar as novas opções com um atendente e escolher a que melhor se adeque à sua necessidade. Mas vale se atentar aos contratos e novos prazos de fidelidade, então não se esqueça de confirmar com a operadora.

Por fim, ainda há a opção de fazer a portabilidade numérica (http://www.minhaoperadora.com.br/2017/10/brasileiros-trocaram-de-operadora-4-milhoes-de-vezes-em-2017.html), ou seja, trocar de operadora, mas manter seu número original. Geralmente, você vai escolher aquela operadora que cobrará menos por mais benefícios, ou que mantenha o mesmo pacote de vantagens que você já tinha com a operadora antiga. Afinal, muitos dos clientes que farão portabilidade da Vivo para outra operadora, hoje, só farão isto pela descontinuidade de seus planos atuais.

Fonte: Minha Operadora (http://www.minhaoperadora.com.br/2017/10/e-cliente-vivo-entenda-seus-direitos-com-as-mudancas-no-pos-pago.html)

lucas18campari
19-10-17, 08:33 PM
prevejo uma grande base de clientes fieis da operadora vivo indo pra concorrência...

andersonfariah
19-10-17, 08:35 PM
Vão encarecer mais os planos e não sei se terão benefícios que valham a pena.

Josemsud
19-10-17, 09:02 PM
Vou ser extramente sincero com vocês.
Não sou contra a Vivo ou qualquer outra operadora mudar os planos para um valor maior e com isso fazer a extinção de planos fazendo com que os clientes migrem para um novo plano com valor maior... O problema nisso tudo é que exite o CDC (Código de Defesa do Consumidor) fora as regras e regulamento da ANATEL, ou seja, caso qualquer operadora não avise com 30 dias de antecedência o que vai acontecer (via email, ou mensagem SMS... Mensagem em no site da operadora e aviso em fóruns da mesma não são aceitáveis juridicamente por não atingir 100% dos clientes).

Ir para a concorrência é pouco! Basta entrar com uma ação judicial que é causa ganha.

- - - Updated - - -

Vão encarecer mais os planos e não sei se terão benefícios que valham a pena.

A Vivo tá perdendo a noção das coisas... Hoje a Vivo TV Fibra por exemplo o valor é quase o mesmo ou as vezes até passa do plano mais caro da NET fora que a operadora empurra um monte serviços (telefonia fixa, móvel, internet) para o valor final ser mais "barato" da mesma forma que as outras operadoras como a NET e Oi TV fazem.

andersonfariah
19-10-17, 09:10 PM
Vou ser extramente sincero com vocês.
Não sou contra a Vivo ou qualquer outra operadora mudar os planos para um valor maior e com isso fazer a extinção de planos fazendo com que os clientes migrem para um novo plano com valor maior... O problema nisso tudo é que exite o CDC (Código de Defesa do Consumidor) fora as regras e regulamento da ANATEL, ou seja, caso qualquer operadora não avise com 30 dias de antecedência o que vai acontecer (via email, ou mensagem SMS... Mensagem em no site da operadora e aviso em fóruns da mesma não são aceitáveis juridicamente por não atingir 100% dos clientes).

Ir para a concorrência é pouco! Basta entrar com uma ação judicial que é causa ganha.

- - - Updated - - -

A Vivo tá perdendo a noção das coisas... Hoje a Vivo TV Fibra por exemplo o valor é quase o mesmo ou as vezes até passa do plano mais caro da NET fora que a operadora empurra um monte serviços (telefonia fixa, móvel, internet) para o valor final ser mais "barato" da mesma forma que as outras operadoras como a NET e Oi TV fazem.

Também penso que precisam aumentar, lógico que não de forma absurda como a Vivo costuma fazer. Quanto ao serviço de TV , posso dizer com toda sinceridade que fiz uma péssima contratação , aqui tenho 100mb da fibra meia boca e o pacote de TV ultimate hd e pago 254,80 , mas só fiz esta burrada porque pensei que teria mais vantagens contratando este serviço e mais o plano controle que já tenho e pra ser sincero, não tive nada de benefícios e ainda fico preso ao período de fidelidade até maio de 2018

Josemsud
19-10-17, 09:30 PM
Ó só

Qualquer cliente com cérebro e um pingo de consciência quando for assinar um combo a primeira coisa que faz é ver quanto custa cada serviço em separado, as operadoras para engar os clientes vendem os produtos juntos e faz uma pequena diminuição de preço (caso da internet) mas só se assinar os outros serviços juntos, telefonia fixa e móvel não compensa assinar se a cobrança não tiver ligações ilimitadas (no caso da Vivo o preço é muito alto)... É chato dizer isso mas planos com ligações ilimitadas contam sim e podem fazer a diferença (como a Vivo é esperta, resolveu aumentar o valor deles aí o cliente não tem para onde correr a não ser fazer a portabilidade ou batalhar na justiça comum).

Não tô detonando a Vivo em relação a isso mas sim todas as operadoras que tem o mesmo modus operandi para lucrar na base de clientes.

- - - Updated - - -

Também penso que precisam aumentar, lógico que não de forma absurda como a Vivo costuma fazer. Quanto ao serviço de TV , posso dizer com toda sinceridade que fiz uma péssima contratação , aqui tenho 100mb da fibra meia boca e o pacote de TV ultimate hd e pago 254,80 , mas só fiz esta burrada porque pensei que teria mais vantagens contratando este serviço e mais o plano controle que já tenho e pra ser sincero, não tive nada de benefícios e ainda fico preso ao período de fidelidade até maio de 2018

Também cai nisso amigo e tu não sabe como me arrependo, hoje já penso diferente antes de contratar a primeira coisa que tenho de fazer é ir atrás de informações de quanto aquilo vai me custar no período de 1 ano e principalmente quais serão as vantagens... Porquê se for como disse acima ver produto por produto quanto custa em separado e quanto custa no plano (só a internet teve valor menor) fora isso não tive nenhuma vantagem.

lucas18campari
19-10-17, 09:38 PM
fui obrigado a sair da antiga gvt (luto.-.) após a compra da vivo por conta disso, hoje estou com uma internet adsl local o que é suficiente pra mim...

Josemsud
19-10-17, 09:44 PM
Da Vivo tô só com a internet fibra, telefone fixo é da Claro com plano nacional para outros fixos (não tem chiadeira como o fixo da Vivo fora o valor que é mais baixo)... Netflix, Amazon Prime e Crunchyroll me atendetem quanto ao quesito filmes e séries e claro baixar filmes de qualidade Bluray.

andersonfariah
19-10-17, 09:46 PM
Ó só

Qualquer cliente com cérebro e um pingo de consciência quando for assinar um combo a primeira coisa que faz é ver quanto custa cada serviço em separado, as operadoras para engar os clientes vendem os produtos juntos e faz uma pequena diminuição de preço (caso da internet) mas só se assinar os outros serviços juntos, telefonia fixa e móvel não compensa assinar se a cobrança não tiver ligações ilimitadas (no caso da Vivo o preço é muito alto)... É chato dizer isso mas planos com ligações ilimitadas contam sim e podem fazer a diferença (como a Vivo é esperta, resolveu aumentar o valor deles aí o cliente não tem para onde correr a não ser fazer a portabilidade ou batalhar na justiça comum).

Não tô detonando a Vivo em relação a isso mas sim todas as operadoras que tem o mesmo modus operandi para lucrar na base de clientes.

- - - Updated - - -

Também cai nisso amigo e tu não sabe como me arrependo, hoje já penso diferente antes de contratar a primeira coisa que tenho de fazer é ir atrás de informações de quanto aquilo vai me custar no período de 1 ano e principalmente quais serão as vantagens... Porquê se for como disse acima ver produto por produto quanto custa em separado e quanto custa no plano (só a internet teve valor menor) fora isso não tive nenhuma vantagem.

Antes de eu mudar de endereço, tinha a Tim live 90mb e NET tv e o besta aqui ao invés de pedir mudança do endereço, fui mudei , mas a Tim live tb não tem disponibilidade no meu endereço. O que me resta é comprar um aparelho de iptv e só ficar com uma boa Internet

Josemsud
20-10-17, 12:46 AM
Antes de eu mudar de endereço, tinha a Tim live 90mb e NET tv e o besta aqui ao invés de pedir mudança do endereço, fui mudei , mas a Tim live tb não tem disponibilidade no meu endereço. O que me resta é comprar um aparelho de iptv e só ficar com uma boa Internet

Essa é mais ou menos a história que o técnico da Vivo me contou só que foi com uma mulher, no caso a pessoa viu a propaganda da Vivo chegou a fazer a conta e viu que saíria mais barato trocar de operadora (no caso o combo com tv, telefone e internet) mas depois de algumas ordens de serviço devido a problemas a mulher se mostrou arrependida tanto que abriu outra ordem mas de cancelamento nisso teve de pagar a multa de fidelização e voltar para a NET, de onde segundo ela "nunca deveria ter saído".

andersonfariah
20-10-17, 04:52 AM
Essa é mais ou menos a história que o técnico da Vivo me contou só que foi com uma mulher, no caso a pessoa viu a propaganda da Vivo chegou a fazer a conta e viu que saíria mais barato trocar de operadora (no caso o combo com tv, telefone e internet) mas depois de algumas ordens de serviço devido a problemas a mulher se mostrou arrependida tanto que abriu outra ordem mas de cancelamento nisso teve de pagar a multa de fidelização e voltar para a NET, de onde segundo ela "nunca deveria ter saído".

Se eu pudesse pagar essa multa , sairia hoje.

Josemsud
20-10-17, 05:58 AM
Se eu pudesse pagar essa multa , sairia hoje.

Se eu estivesse no seu lugar faria o mesmo sei muito bem como é ter de esperar passar o prazo para terminar a fidelização.

andersonfariah
20-10-17, 06:43 AM
Se eu estivesse no seu lugar faria o mesmo sei muito bem como é ter de esperar passar o prazo para terminar a fidelização.

O problema é o valor absurdo que cobram na multa , torna-se inviável.

Josemsud
20-10-17, 06:55 AM
Li isso no fórum do Tech Tudo:

Você recebeu algum tipo de "vantagem"? Ex.: Aparelho como bônus, descontos no plano? Caso não tenha recebido nada, então a multa é invalida, pode acionar a ANATEL que eles retiram. Como recebemos alguma "vantagem", o valor dela é colocado como multa, ex.: O valor original do plano era de R$89,90 e você só paga R$69,90, a diferença é colocada como multa R$240,00(pelos 12 meses), pelos 4 meses pagaria R$80,00 de multa.

andersonfariah, sugiro que você entre em contanto com o Procon para ver se há a possibilidade de cancelar o contrato sem ter de pagar a multa.

andersonfariah
20-10-17, 07:26 AM
Li isso no fórum do Tech Tudo:

Você recebeu algum tipo de "vantagem"? Ex.: Aparelho como bônus, descontos no plano? Caso não tenha recebido nada, então a multa é invalida, pode acionar a ANATEL que eles retiram. Como recebemos alguma "vantagem", o valor dela é colocado como multa, ex.: O valor original do plano era de R$89,90 e você só paga R$69,90, a diferença é colocada como multa R$240,00(pelos 12 meses), pelos 4 meses pagaria R$80,00 de multa.

andersonfariah, sugiro que você entre em contanto com o Procon para ver se há a possibilidade de cancelar o contrato sem ter de pagar a multa.

Não recebi aparelho e já tinha minha linha da vivo, não acho que recebi benefício, mas eles vão alegar que me deram sim na internet , por exemplo. Vou ligar lá sim.

carolflor02
20-10-17, 08:42 AM
Tenho um plano do vivo controle aqui que me satifaz no mes e pago baratinho ainda por ele rsrsrs

Deystan
20-10-17, 09:03 AM
To no plano controle ainda , então estou de boa ?

Josemsud
20-10-17, 09:25 AM
Segue notícia do site Tecnoblog:

Controle

Todas as categorias tiveram aumento na franquia de internet e, em alguns casos, redução nos valores. Veja as opções (válidas para DDD 11):

1 GB e 25 minutos locais para outras operadoras: R$ 35,99
1,5 GB e 35 minutos locais para outras operadoras: R$ 39,99
2 GB e 60 minutos locais para outras operadoras: R$ 49,99
3 GB e 80 minutos locais para outras operadoras: R$ 64,99
3,5 GB e 120 minutos locais para outras operadoras: R$ 79,99

Todos os planos oferecem ligações ilimitadas para Vivo e fixo nacional (https://tecnoblog.net/sobre/nacional/), mais SMS ilimitado.

De antemão, é perceptível que os planos com maior franquia de dados ficaram mais baratos: anteriormente, o plano mais caro tinha 3 GB de internet e custava R$ 99,99. Ao mesmo tempo, a franquia de minutos diminuiu um pouco: o mesmo plano continha 180 minutos locais para outras operadoras, enquanto o novo plano de 3,5 GB traz 120 minutos locais.

Alguns planos trazem acesso a aplicativos de conteúdo. As opções acima de 1,5 GB incluem o GoRead, banca virtual com mais de 160 revistas. A partir de 2 GB, o cliente também leva o Kantoo English, plataforma de ensino de inglês. Por fim, clientes com o plano de 3 GB e 3,5 GB levam também acesso ao app da NBA, com transmissão ao vivo dos jogos (https://tecnoblog.net/sobre/games-jogos/).

A mudança dos planos é muito bem-vinda, justamente por trazer preços mais baixos e franquias de dados levemente maiores. Ainda assim, a Vivo está atrás da concorrência: enquanto a Vivo cobra R$ 39,99 por um plano com 1,5 GB e 35 minutos locais, a Claro entrega 2 GB e 100 minutos pelo mesmo valor. O plano de 3 GB da Claro traz mais minutos e custa R$ 54,99, uma diferença de R$ 10.

De acordo com a Vivo, clientes dos planos do portfólio anterior de R$39,99 a R$79,99 terão aumento na franquia de dados automaticamente na próxima renovação de ciclo.

Essa notícia é de 13 semanas atrás

Por curiosidade Deystan, a Vivo não enviou nenhuma mensagem de texto para você avisando sobre a mudança do plano??
Tô achando que a Vivo não tá avisando nenhum cliente com 30 dias de antecedência a respeito das mudanças dos planos e valores que serão cobrados.

Deystan
20-10-17, 09:46 AM
Segue notícia do site Tecnoblog:

Controle

Todas as categorias tiveram aumento na franquia de internet e, em alguns casos, redução nos valores. Veja as opções (válidas para DDD 11):

1 GB e 25 minutos locais para outras operadoras: R$ 35,99
1,5 GB e 35 minutos locais para outras operadoras: R$ 39,99
2 GB e 60 minutos locais para outras operadoras: R$ 49,99
3 GB e 80 minutos locais para outras operadoras: R$ 64,99
3,5 GB e 120 minutos locais para outras operadoras: R$ 79,99

Todos os planos oferecem ligações ilimitadas para Vivo e fixo nacional (https://tecnoblog.net/sobre/nacional/), mais SMS ilimitado.

De antemão, é perceptível que os planos com maior franquia de dados ficaram mais baratos: anteriormente, o plano mais caro tinha 3 GB de internet e custava R$ 99,99. Ao mesmo tempo, a franquia de minutos diminuiu um pouco: o mesmo plano continha 180 minutos locais para outras operadoras, enquanto o novo plano de 3,5 GB traz 120 minutos locais.

Alguns planos trazem acesso a aplicativos de conteúdo. As opções acima de 1,5 GB incluem o GoRead, banca virtual com mais de 160 revistas. A partir de 2 GB, o cliente também leva o Kantoo English, plataforma de ensino de inglês. Por fim, clientes com o plano de 3 GB e 3,5 GB levam também acesso ao app da NBA, com transmissão ao vivo dos jogos (https://tecnoblog.net/sobre/games-jogos/).

A mudança dos planos é muito bem-vinda, justamente por trazer preços mais baixos e franquias de dados levemente maiores. Ainda assim, a Vivo está atrás da concorrência: enquanto a Vivo cobra R$ 39,99 por um plano com 1,5 GB e 35 minutos locais, a Claro entrega 2 GB e 100 minutos pelo mesmo valor. O plano de 3 GB da Claro traz mais minutos e custa R$ 54,99, uma diferença de R$ 10.

De acordo com a Vivo, clientes dos planos do portfólio anterior de R$39,99 a R$79,99 terão aumento na franquia de dados automaticamente na próxima renovação de ciclo.

Essa notícia é de 13 semanas atrás

Por curiosidade Deystan, a Vivo não enviou nenhuma mensagem de texto para você avisando sobre a mudança do plano??
Tô achando que a Vivo não tá avisando nenhum cliente com 30 dias de antecedência a respeito das mudanças dos planos e valores que serão cobrados.

Realmente eu não recebi nenhuma msg informando sobre mudanças.

Josemsud
20-10-17, 09:49 AM
Segundo regulação da ANATEL todos os clientes de operadoras devem receber qualquer notícia de modificação, retirada de canais da grade, aumento entre outras coisas com 30 dias de antecedência, caso isso não ocorra a operadora pode ser multada ou até se for o caso o cliente pode ter isenção de multa contratual quanto a multa de fidelização.

Vítor
20-10-17, 11:35 PM
Infelizmente a maioria vai receber mais esse absurdo da Vivo e simplesmente aceitar calado, afinal muitos clientes são escravos da Vivo (Seja por cobertura ou seja por não disponibilizar minutos para outras operadoras).

Eu mudei para Claro e hoje sou muito mais feliz. Os 2GB por semana estão dando conta, e ainda tenho ligações ilimitada para qualquer operadora. O único problema é que como meu celular é single-chip, não posso receber ligações do meu pai, afinal ele ainda é Vivo e não tem minutos para me ligar.

Josemsud
21-10-17, 04:25 PM
Infelizmente a maioria vai receber mais esse absurdo da Vivo e simplesmente aceitar calado, afinal muitos clientes são escravos da Vivo (Seja por cobertura ou seja por não disponibilizar minutos para outras operadoras).

Eu mudei para Claro e hoje sou muito mais feliz. Os 2GB por semana estão dando conta, e ainda tenho ligações ilimitada para qualquer operadora. O único problema é que como meu celular é single-chip, não posso receber ligações do meu pai, afinal ele ainda é Vivo e não tem minutos para me ligar.

Penso igual a você Vítor, sobre receber ligações de outras operadoras comigo acontece o mesmo pois sou cliente TIM com muito mais vantagens do que na época que era da Vivo... Do jeito que a concorrência esta agindo não duvido que amanhã Claro, Nextel, Oi, Porto Seguro Conecta e TIM irão resolver esse problema de receber ligações de outras operadora nos dando mais vantagens como por exemplo a não cobrança para quem está nos ligando.

Vítor
21-10-17, 07:48 PM
como por exemplo a não cobrança para quem está nos ligando.

Se as operadoras permitissem que as ligações a cobrar fossem descontadas dos pacotes de minutos, seria uma solução bem interessante.

Josemsud
21-10-17, 07:52 PM
Não duvido que isso aconteça Vítor se você fizer uma analise agora a barreira que as operadoras devem romper deve ser exatemente essa. Até com o pacote ilimitado de ligações o roaming nacional está prestes (se já não aconteceu) de acabar.

Tem que ver qual vai ser a primeira operadora a dar esses passos, não estou criticando mas pelo histório duvido que a Vivo seja a primeira (talvez nem vá se mover e se o fizer vai custar os braços, as pernas e outras partes dos corpos de seus clientes).