PDA

Ver Versão Completa : Recuperação de número da base CDMA

joaogurgel
13-10-17, 06:02 PM
Pessoal, queria saber se existe a possibilidade, mesmo extintos todos os prazos, de recuperar um número da base CDMA.
Ocorre que a tecnologia foi extinta e permaneci com um número em meu CPF sem migra-lo para o GSM.
Por se tratar de um número fácil, queria reativa-lo em meu plano atual.
Me parece ilógico haver números que se perderam por simplesmente não terem sido migrados de uma tecnologia para a outra.
Entendo que deveria haver a possibilidade de, quando requerida, ser feita a "criação" do número na base GSM, claro, depois de comprovado que ele não está ativo na base GSM e que na base CDMA ele está no CPF de quem está solicitando.
No meu caso o número é listado como vinculado ao meu CPF porém as tentativas de reativá-lo foram em vão. Assim sendo, considerando um número extinto pela tecnologia anterior, peço a gentileza de estudarem a possibilidade de criação do mesmo na base GSM para que possa reativá-lo.

Agradeço e caso haja alguém na mesma situação, vamos reunir os casos aqui para pleitear uma avaliação pela Vivo.

JFederici
13-10-17, 06:50 PM
Com o fim do CDMA todos os números foram migrados para a base GSM. Você precisa ir até uma loja Vivo e verificar se seu antigo número está sendo usado por outra pessoa. Se estiver livre você poderá retoma -lo. Oriento que tente isso ativando uma linha pós ou controle, pois se for pré não irão nem fazer esforço para ajudá-lo nesse aspecto.

joaogurgel
16-10-17, 01:41 PM
Então, ao que me parece, nem todos foram migrados. Parece que números que estavam sem uso na virada da tecnologia não foram migrados.
Nas tentativas feitas em loja o número aparece vinculado ao meu CPF mas não conseguem ativá-lo.
Me parece se tratar de algo que exigiria uma "senha com mais permissões" nos sistemas da Vivo.
O que me parece muito ilógico é simplesmente "matar" um número de telefone.

O número não está habilitado com outra pessoa e, como falei acima, fica listado nas linhas sob meu CPF.
Ao ligar para o número a mensagem é "esse número não existe".

Ou seja, até aqui, nada novo. :(

mmelo76
16-10-17, 02:23 PM
Não sei, joaogurgel mas pode ser uma tentativa...Talvez tentando a portabilidade para o Claro Fixo que usa a mesma tecnologia CDMA você consiga recuperá-lo....É uma ideia, pois até mês passado eu tinha um número CDMA na Claro, com o Claro Fixo e fiz a portabilidade para o Claro Fone que usa GSM, deu tudo certo.

joaogurgel
16-10-17, 03:46 PM
Olá. mmelo76! Essa é uma boa tentativa embora acredite que a Vivo dará a mesma resposta: que o número não está ativo portanto não há o que fazer.
Minha tentativa aqui no fórum é levar esse problema a outras instâncias da Vivo que, quem sabe, podem "se interessar" em solucionar, buscar uma abertura e quem sabe criar um procedimento para "resgatar" números nesse caso.
Vou aguardar mais um pouco a evolução do assunto aqui no Fórum e, se nada for pra frente, tentarei isso junto a Claro.

Obrigado!!!

mmelo76
16-10-17, 04:07 PM
Olá. mmelo76! Essa é uma boa tentativa embora acredite que a Vivo dará a mesma resposta: que o número não está ativo portanto não há o que fazer.
Minha tentativa aqui no fórum é levar esse problema a outras instâncias da Vivo que, quem sabe, podem "se interessar" em solucionar, buscar uma abertura e quem sabe criar um procedimento para "resgatar" números nesse caso.
Vou aguardar mais um pouco a evolução do assunto aqui no Fórum e, se nada for pra frente, tentarei isso junto a Claro.

Obrigado!!!

Beleza!

Uma outra tentativa seria com os coordenadores aqui do fórum Mori _Bruna e o angelojunior

Talvez ele tenha alguma sugestão e/ou possam analisar internamente. Como já citei eles nessa conversa, usando o @ + nickname deles; eles poderão acompanhar sua dúvida neste tópico agora.

joaogurgel
16-10-17, 04:10 PM
Beleza!

Uma outra tentativa seria com os coordenadores aqui do fórum Mori _Bruna e o angelojunior

Talvez ele tenha alguma sugestão e/ou possam analisar internamente. Como já citei eles nessa conversa, usando o @ + nickname deles; eles poderão acompanhar sua dúvida neste tópico agora.

Agradeço imensamente as informações, mmelo76!

Vamos aguardar então!

:D

Mori
19-10-17, 07:31 AM
joaogurgel te mandei uma mensagem privada. Quando puder da uma olhadinha. Te solicitei algumas informações extras.

mmelo76 valeu por avisar. ;)

joaogurgel
24-10-17, 03:19 PM
joaogurgel te mandei uma mensagem privada. Quando puder da uma olhadinha. Te solicitei algumas informações extras.

mmelo76 valeu por avisar. ;)

Oi, Mori! Respondi a sua mensagem. Obrigado pela atenção! (Valeu também, mmelo76!)

João

joaogurgel
20-11-17, 03:50 PM
Oi, Mori! Respondi a sua mensagem. Obrigado pela atenção! (Valeu também, mmelo76!)

João

Alo alo Mori e mmelo76!

Depois de tentar junto a Vivo, aqui no Fórum e também por meio de uma solicitação através da Anatel, nada progrediu.
Inicialmente meu caso foi retornado no acionamento pela Anatel por uma Atendente ODC (Orgão de Defesa do Consumidor) da Vivo, que me deu várias orientações, porém todas em vão. Foram duas idas a loja e nenhum dos procedimentos permitiram o resgate da linha.
Por fim, através da mesma solicitação da Anatel, houve outra resposta dizendo que em virtude dessa linha ter sido desativada no ano de 2006, não havia mais ICCID vinculado a ela, não sendo possível, portanto, a reativação. Ora, se o ICCID é o serial de um chip, acredito que deveria haver uma nova vinculação, recriação, ou outro procedimento que permita trazer esse número para a base GSM novamente.
Com a resposta dada, o que parece é que há um "cemitério" de números que nunca mais serão disponibilizados, para seus antigos donos (meu caso) ou para qualquer outro.
Me chateou parecer que tudo seria resolvido e depois, do nada, e sem uma justificativa clara, a Vivo dizer que não era possível proceder a reativação.
Gostaria, no mínimo, de uma explicação do ponto de vista sistêmico que impossibilite a reativação.

Como conversei anteriormente por mensagem direta com mmelo76, não atualizei o tópico por não ter obtido quaisquer avanços.

Bem, ficam registradas minhas tentativas e agradeço o empenho de todos.

Att.,

João

- - - Updated - - -

Olá _Bruna e angelojunior. Vi agora que Mori deixou o Fórum. Podem ajudar com meu caso? Obrigado!

Alo alo Mori e mmelo76!

Depois de tentar junto a Vivo, aqui no Fórum e também por meio de uma solicitação através da Anatel, nada progrediu.
Inicialmente meu caso foi retornado no acionamento pela Anatel por uma Atendente ODC (Orgão de Defesa do Consumidor) da Vivo, que me deu várias orientações, porém todas em vão. Foram duas idas a loja e nenhum dos procedimentos permitiram o resgate da linha.
Por fim, através da mesma solicitação da Anatel, houve outra resposta dizendo que em virtude dessa linha ter sido desativada no ano de 2006, não havia mais ICCID vinculado a ela, não sendo possível, portanto, a reativação. Ora, se o ICCID é o serial de um chip, acredito que deveria haver uma nova vinculação, recriação, ou outro procedimento que permita trazer esse número para a base GSM novamente.
Com a resposta dada, o que parece é que há um "cemitério" de números que nunca mais serão disponibilizados, para seus antigos donos (meu caso) ou para qualquer outro.
Me chateou parecer que tudo seria resolvido e depois, do nada, e sem uma justificativa clara, a Vivo dizer que não era possível proceder a reativação.
Gostaria, no mínimo, de uma explicação do ponto de vista sistêmico que impossibilite a reativação.

Como conversei anteriormente por mensagem direta com mmelo76, não atualizei o tópico por não ter obtido quaisquer avanços.

Bem, ficam registradas minhas tentativas e agradeço o empenho de todos.

Att.,

João

mmelo76
20-11-17, 05:41 PM
Que pena joaogurgel !

Vamos ver se a _Bruna pode ajudar, o nosso colega angelojunior está de férias...

joaogurgel
04-08-18, 03:32 PM
Pessoal, boa tarde.

A título de atualização, consegui recuperar o número. Sendo assim, tem como ser feito pela Vivo sim.
Paralelo a esse post, na época, abri uma solicitação na Anatel e inicialmente a pessoa que tratou meu caso disse que era possível. Algum tempo depois, porém, mudaram o discurso, que não havia como ser reativado, sem muita justificativa, deixando parecer que não era algo conveniente e oportuno.
Deixei de mão e há poucos dias resolvi tentar por outro canal: consumidor.gov.br
Por lá o tratamento foi outro e ao fim conseguiram resgatar o número, que havia sido desativado em 2006 (12 anos), ainda na rede CDMA, segundo informações.
Como não haviam disponibilizado-o pra venda e permanecia vinculado ao meu CPF, solicitei a reativação.
Demorou mas acharam a solução. (Segundo o analista que me atendeu, precisou que eles primeiro habilitassem para pós-pago e depois fizeram a migração para pré-pago, como eu desejava)
Assim sendo, quem desejar mais detalhes, pode chamar que ajudo no caminho das pedras. (o que achei bem tranquilo através do portal supracitado, que me pareceu colocar um front de atendimento bem mais capacitado que o que trata as solicitações da Anatel ˜minha impressão)
Fato é: se foi possível solucionar meu caso, é possível solucionar outros semelhantes.

To por aqui.

Abraços e obrigado a todxs!
cc @_Bruna @mmelo76 @angelojunior @Mori :D

joaogurgel
04-08-18, 03:42 PM
Postei abaixo. Valeu, rapaz!

mmelo76
08-08-18, 05:44 PM
Legal! Parabéns pela iniciativa!