PDA

Ver Versão Completa : Provável causa do problema de aumento de ping (latência)

mmattheus1
18-09-17, 09:26 PM
Vou explicar o meu caso: no começo do mês passado minha conexão estava com quedas, então pedi suporte técnico. Recebi visita, o técnico trocou o modem e nesse momento a desgraça aconteceu, o perfil da latência mudou (ou foi mudado, não tenho 100% de certeza disso) de fastpath pra interleaved. Logo adiante vou colar uma explicação que achei na internet sobre isso, mas primeiro minha opinião. Caso foi automático, a vivo poderia simplesmente reverter essa mudança preventiva, mas se foi manual, foi a forma que o responsável pela situação das quedas resolveu "consertar" minha conexão: me deixa online, mas meu ping foi pro espaço... principalmente nos jogos, é claro, dá pra perceber isso claramente, mas na navegação dá pra notar que não é como antes, não tem a mesma fluidez, parece engasgada a conexão... mas enfim, aí vai a explicação:
Dslam em Interleaved ou Fast (Latências)

Interleaved (intercalado) é um protocolo de correção de erro que é implementado para algumas linhas no DSLAM. Com interleaved habilitado, o DSLAM pode corrigir erros no fluxo de dados que recebe antes de passar esses dados para o seu roteador gateway. É geralmente implementado em linhas ruidosas e aumenta a estabilidade da sincronização ao eliminar de forma eficaz perdas de pacotes no "primeiro salto". A maior desvantagem de interleaved é que ele vai aumentar seu tempo de ping, especificamente para o seu primeiro roteador o gateway.

Se Interleaved não estiver habilitado em sua linha, ela é configurada como FastPath. FastPath permite que o DSLAM passe os dados recebidos de você para o roteador do primeiro salto (gateway), sem efetuar qualquer correção de erros. Como resultado, as linhas podem experimentar um aumento na perda de pacote e diminuição em sincronia e estabilidade (isto é, perda de sincronização frequente), claro que isso serve apenas para linhas com ruídos . A vantagem de FastPath é o ping menor, especialmente para o roteador do primeiro salto.

Normalmente a escolha entre Interleaved ou Fast é configurada automaticamente, sem intervenção humana, quando a qualidade da linha cair abaixo de determinados parâmetros, automaticamente o dslam te joga para Interleaved.

Outras operadoras só trabalham em interleaved e outras somente em Fast, no Brasil por padrão a GVT coloca em Fast, raramente é visto alguma como interleaved na GVT, já na Oi e Telefônica o normal é interleaved, pois como a rede é antiga eles se previnem de maiores problemas já deixando interleaved.

Ou seja, pra quem joga, esse modo interleaved acaba com o ping... sem contar os spykes (oscilações) que isso causa. Não sei se diretamente ou se é porque a conexão tem problemas em certos momentos mesmo. Queria que a vivo tivesse o mesmo interesse em resolver os problemas dos clientes que outras operadoras têm. Até agora o que eu mais tenho ouvido é que minha velocidade tá ok e eu que me f*** que meu ping ta alto. Afinal, a vivo não faz propaganda que é boa pra jogos, né? Quando esse serviço PORCO vai mudar? Já to cansado de receber um atendimento robotizado, ouvindo sempre as mesmas falas do estilinho "já tentou desligar e ligar o modem?", ninguém usa a capacidade de raciocinar e tem boa vontade pra te ajudar.

- - - Updated - - -

Informação tirada deste artigo: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/entendendo-um-dslam-armario-optico-rack-outdoor-ura.398585/

Punisher
19-09-17, 12:00 PM
Acredita que o Suporte Avançado informou que Ping até 50ms é consideredo estável?!
Eu, você e mais milhões de clientes Vivo estão sofrendo com esse problema. E o mais engraçado é que se a navegação está "Ok" o resto é RESTO mesmo. Ferre-se se você joga... A resposta medíocre que eles dão é que o "servidor do jogo está instável".

Não entendi qual motivo plausível da Vivo tomar essa medida drástica em adotar o Interleaved Path, sendo que o Fastpath fluiu desde os primórdios do VDSL2 da finada GVT.

A mundança não foi humana, mas sim automática nos DSLAM e eles não irão alterar!

O contrato é silente quanto a isso, a realidade prática integra o contrato. As características técnicas do serviço fazem parte daquilo que você contratou e principalmente, a continuidade daquilo que você contratou. Não é por que o contrato nada fala sobre INTERLEAVED ou FAST PATH que, você passa 3 anos utilizando de uma forma, e a bel prazer da empresa, eles resolvem alterar sem lhe comunicar. Isso é excesso de direito.

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

Se a Vivo nada informa sobre o Interleaved ou Fast Path, falha ela com os direitos básicos do consumidor, pois não informa quanto as características técnicas do serviço.

A mesma também possivelmente incorre na prática de infrações elencadas pelo mesmo Código do Consumidor.

Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:
Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.

Na minha opinião é uma alteração que diminui o valor do serviço que eu contratei. E todo consumidor deve ser reparado se nada for feito a respeito.

Art. 20. O fornecedor de serviços responde pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou LHES DIMINUAM O VALOR, assim como por aqueles decorrentes da disparidade com as indicações constantes da oferta ou mensagem publicitária, podendo o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;

Ainda que o contrato garanta que tudo será feito a bem prazer da Vivo, convenhamos que tais poderes também são cláusulas notoriamente abusivas.

Art. 51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:
I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;
XIII - autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração;

Enfim, eu pretendo me aprofundar bem mais pra quando for brigar com esses carniceiros da vivo. ¬¬

Eu só garanto que ninguém altera isso no meu serviço e sai como se nada tivesse acontecido. Nem que a vivo sinta no bolso, ao menos uma leve indenização.

Quem sabe uma ação coletiva através do Ministério Público ou mesmo o Procon.

Minha briga tá só começando.

mmattheus1
19-09-17, 03:06 PM
Pois então... não tenho o conhecimento necessário pra agir de forma mais firme quanto à essa situação, queria bastante ir à justiça, colocar eles no pau mesmo, só que pra fazer isso seria bom já ir munido de cláusulas e artigos que me ajudem. O processo realmente parece ser automatizado, mas cabe à vivo se interessar em retornar à qualidade anterior e reverter esse processo, coisa que passa LONGE da nossa realidade no momento.... Também não vou desistir, a gvt era ótima pra jogos, sempre foi a melhor no ramo, agora vou ter que desistir e voltar pra outra porcaria pq a vivo quer afundar o legado da GVT? mas de jeito nenhum
To contigo, vamos ferrar esses caras aí.

TiagoAraujo123
21-09-17, 01:59 PM
Estou com o mesmo problema. Aumento de latência para o servidor mais próximo de 5ms para 20ms. Vi DIVERSOS relatos de clientes vivo com o mesmo aumento de latência (15ms) em todos lugares do Brasil. EXIGIMOS QUE RESOLVAM ISSO! SOU EX CLIENTE DA GVT E TINHA UM SERVIÇO DE ÓTIMA QUALIDADE E AÍ VOCÊS COMPRAM A EMPRESA E DESTROEM ELA COMPLETAMENTE!!!!!!!!!

chba
24-09-17, 02:03 AM
Pois é, ta absurdo, to perdendo a vontade de jogar.

Pior q mes passado eu liguei para cancelar a TV e terminaram reduzindo o valor do meu plano, so q fidelizaram... mas se continuar desse jeito to nem ae, vou pagar multa e cancelar essa porcaria.

andrepintorj
07-10-17, 07:21 AM
Lamentável essa mudança. O ping do piorou demais e aumentou 20ms por causa do interleaved.

Luccky
23-11-17, 12:32 AM
Se alguém conseguir resolver por favor poste aqui quais foram os procedimentos para resolver. Também estou com o mesmo problema.

danielAL
07-12-17, 01:54 PM
Tambem cara, Estou a 1 mes com problemas de oscilaçao de ping, ja chamei tecnico, trocaram tudo e nada foi resolvido!!! vou trocar de internet e o jeito, 5 anos com GVT e NENHUM PROBLEMA!!!

Leonardo95
10-02-18, 08:12 AM
Meu ping pra servidor proximo era 5, foi pra 12 e agora tá em VINTE!!!

Punisher
11-11-18, 06:17 PM
Tive mais um aumento. Atualmente está em ridículos 34ms.
NET com 60mb está com bem menos da metade disso nos testes que eu fiz na casa da minha sogra, contudo o valor é salgado.
Como moro em região periférica em Curitiba, estou preso nessa operadora até ter Copel Telecom (na qual trancou a expansão por tempo indeterminado).
Triste...

Alessandro.
12-11-18, 10:04 AM
Já tentaram mudar o DNS do computador?

Tenta este:

Primário 1.1.1.1
Secundário: 1.0.0.1

Ele tem o ping mais rápido entre todos, até mesmo do que google.

Punisher
12-11-18, 10:56 AM
Já tentaram mudar o DNS do computador?

Tenta este:

Primário 1.1.1.1
Secundário: 1.0.0.1

Ele tem o ping mais rápido entre todos, até mesmo do que google.

Haha! sério?
Tá num tópico explicando Fastpath e Interleaved e vem falar de DNS?! Que piada.

Alessandro.
12-11-18, 11:04 AM
Haha! sério?
Tá num tópico explicando Fastpath e Interleaved e vem falar de DNS?! Que piada.

A intenção foi só ajudar. Sinto muito se desperdicei seu tempo.

Boa sorte.