PDA

Ver Versão Completa : Fibra - Minha Internet está lenta, caindo ou oscilando

Gaby
08-07-15, 08:31 PM
A Internet de Fibra Ótica é uma tecnologia super moderna e oferece a internet mais rápida que existe. No Guia de Internet de Fibra Ótica (https://forum.vivo.com.br/threads/2739-Guia-sobre-Internet-de-Fibra-Ótica?hVZ_etc4k-Zw#.VZ_evs4k-Zw) a carl@ fala sobre a tecnologia em geral e também no serviço Vivo Fibra. Dê uma olhada lá se você ainda não leu o tópico.

Se você já contratou o serviço Vivo Fibra e percebeu que a sua conexão de internet está lenta, caindo ou oscilando, siga os passos descritos abaixo:

Checar conexões físicas e bootar (reiniciar) equipamentos

Muitos problemas relacionados a aparelhos são resolvidos com um simples reboot, mas antes disso verifique também se os cabos estão conectados corretamente.

Não empilhar os equipamentos

É importante não empilhar os equipamentos para evitar o superaquecimento dos mesmos. O excesso de calor pode afetar a performance e, inclusive, queimar os equipamentos.

Trocar o canal do roteador para 5Ghz

Acesse o roteador e trocar o canal para evitar interferência com outros roteadores do local.

Testar mais próximo do roteador

Leve o seu device para próximo do roteador wifi e testar o desempenho.

Desconectar todos os devices wi-fi e testar somente com o cabo Ethernet

Desconecte todos os devices conectados na rede wi-fi e usar o medidor de velocidade da Vivo para testar a velocidade através de conexão cabeada entre o PC e o roteador (cabo Ethernet).

Testar com outro computador

Teste o sinal com um outro device

Testar a conexão no Portal de Testes Oficial da Vivo

Nem todos os medidores de velocidade são capazes de medir altas velocidades, mas o da Vivo é. Certifique-se da velocidade fazendo o teste com o computador cabeado (diretamente conectado ao roteador via cabo ethernet).

Atualizar FirmWare

A versão de firmware mais atual é importante para a performance dos equipamentos, pois corrije falhas que foram achadas em campo.

Verifica se o Device não tem vírus, spywares ou HD cheio

Todos esses problemas podem fazer sua internet mais lenta (oportunidade para criar um SW de melhorar o desempenho que reconfigura automaticamente o PC e roteador.

Pode ser necessária a restauração de fábrica

Entre no endereço 192.168.1.1/iptv e anote os endereços IP dos STBs antes de proceder com a configuração de fábrica. Se você também tiver TV, deve anotar os endereços IP dos serviços de vídeo antes de continuar.

Restaurar o roteador às configurações de fábrica(factory reset)

Faça a restauração de fábrica do roteador, mas antes disso faça o backup das configurações e anote o endereço IPTV, para que posteriormente possar usar o wizard para reconfigurar o equipamento depois da restauração.

carl@
09-07-15, 02:51 PM
Legal Gaby :D
Com certeza vai ajudar muita gente!

Guinho
09-07-15, 03:04 PM
Concordo contigo carl@.

Josemsud
05-08-15, 11:22 PM
Qual a solução para lentidão no streaming não vi essa dica ai

limaneto
12-08-15, 02:35 PM
tenho ha um dia, e nao para de cair e o sinal wifi é bem fraquinho tbm

Josemsud
13-08-15, 01:07 AM
Boa noite Limaneto
Já ligou para o sac da Vivo para falar sobre isso, caso já tenha ligado e não adiantou te recomendo ligar para a Anatel e ver o que pode ser feito. Sobre o sinal de wifi a Vivo não garante nada, não sei se é o correto mas tente dizer que está com problemas no roteador quem sabe o trocando seu sinal de internet não venha a melhorar?

leojaimesm
13-08-15, 08:35 PM
BOA NOITE TENHO VIVO FIBRA 200M, SEMPRE ESTAVA COM PROBLEMAS COMO LENTIDÃO E QUEDA DE CONEXÃO COM WIFI. DEPOIS DE MUITO TEMPO PERCEBI QUE ESTE DEFEITO ERA PERSISTENTE SEMPRE AO USAR LINHA, ENTÃO PERCEBI QUE O APARELHO DE TELEFONE SEM FIO FUNCIONA NA MESMA FREQUÊNIA DE 2.4GHz, E PIOR DE TUDO A BASE FICA AO LADO DO ROTEADOR!
ENTÃO ALTEREI O CANAL DO ROTEADOR DE AUTO PARA O 10 SEGUNDO UM AMIGO O CANAL 1 É PADRÃO PARA TODOS APARELHOS SEM FIO ERA JUSTAMENTE O QUE ESTAVA USANDO PARA SABER CANAL SEU ROTEADOR USA FAÇA O TESTE EM SIMET.NIC.BR APÓS MOSTRAR RESUTADO DE VELOCIDADE TESTAR WIFI MOSTRA POTÊNCIA DE SINAL E CANAL DA SUA REDE (SSID) E DE VISINHOS, O SITE MOSTRA O MELHOR CANAL, NO MEU CASO CANAL 10, FIZ A ALTERAÇÃO PELO ENDEREÇO DO ROTEADOR http://192.168.1.1 SEGUINDO O PASSOS DO WIZARD DA VIVO CONECTADO VIA CABO OBVIO, E AFATEI O MAXIMO POSSIVEL A BASE DO TELEFONE DO ROTEADOR. PRONTO WIFI 100% NA CASA TODA.

heric
04-01-16, 08:48 PM
olá tenho em casa vivo internet fibra 50megas, ela esta oscilando, ex; estou navegando normalmente então do nada ela para de funcionar por alguns instantes(40seg em média) então ela volta isso constantemente variando assim a velocidade. no caso só conecto via wifi, realizei vários testes junto com o atendente da vivo porem fui informado que problemas provenientes de sinal wifi eles não se responsabilizavam. Srs. meu equipamento wifi é da própria vivo não modifiquei nada, ele esta da mesma forma que estava quando o técnico instalou. durante meses a internet funcionou perfeitamente vindo a começar este problema agora no mês de dezembro. me ajudem pois a vivo não me ajudou!

anapaulahbrito
01-07-16, 10:30 PM
Olá, quero deixar minha opinião, Assinei VIVO banda larga fibra otica e foi instalada na minha esidencia, foi um grande erro. A internet eh péssima, lenta, vcs mentem para o cliente a velocidade NUNCA passa de 15 megas de download, upload tb nao muda muito. Cai o tempo todo, vc tenta abrir uma pagina e diz que vc nao tem internet, via cabo ou wifi, tanto faz! O produto eh simplesmente ridiculo, e a empresa não tem o menor respeito pelo cliente, agendei visita tecnica, hoje eh o 3 dia que fiquei esperando! 3 dias, ate jesus ressucitou no 3 dia mas a internet de voces não! Vou voltar para a live tim, pelo memos eles entregam o q contratamos, e qd agendam um tecnico ele vai! Quem ainda nao assinou, não caia nesse golpe!

leandrocorreasp
25-07-16, 08:38 PM
Troquei a fibra da concorrência para fibra na semana passada, e a velocidade não é a que foi vendida, fora que cai e oscila o dia inteiro, pra conseguir usar direito, preciso ficar na frente do roteador. Tenho um conhecido, que de tanto reclamar conseguiu que a vivo pagassem um roteador bom para ele, e só assim resolveu o problema. O roteador fornecido pela vivo não é o apropriado para a velocidade da fibra. Já reclamei hoje sobre o serviço, mas só adiantou nos primeiros 10 min. Vou ter que viver de reclamação?

Josemsud
25-07-16, 11:57 PM
Boa noite leandrocorreasp

Os membros deste fórum não são funcionários da Vivo a maioria são de clientes como você. A recomendação que se dá em casos como o seu é que entre em contato com o SAC para que seja agendada uma visita técnica, se mesmo assim o problema persistir você deverá entrar em contato com a Ouvidoria.

alexchilomer
18-08-16, 09:25 PM
Olá, boa noite a todos! Possuo Vivo fibra 100mb com pacote ultimate HD e telefone fixo simples. Eu já estava acostumado com as palhaçadas que a Vivo faz com os clientes. Eu tinha o speedy com 2Mb de que nunca, NUNCA chegava a essa velocidade. Já perdi a conta de quantas vezes já liguei reclamando que a minha velocidade era de 30 kbps. Infelizmente, aqui no Brasil todos somos enganados. Pois bem, me mudei a pouco tempo e percebi que no poste ao lado da minha residência tem um caixa da vivo fibra, por simples dedução imaginei que seria muito bom ter um link de alta velocidade. Diante de tanta falsidade que é a Vivo criei coragem para solicitar este serviço tão eficaz e tecnológico e blá blá blá. Liguei, pedi, não recebi. A "desculpa" que a atendente disse era que não havia pontos disponíveis. Eu como não sou besta fui olhar pra bendita caixa e para minha grande surpresa tinha apenas 1 ponto saindo da caixa. Incrível não? Contei essa lorota para minha esposa, 40 minutos depois ela disse que conseguiu fechar o pacote completo. Uau! Incrível! Sobeeeeerbo!!! Muito bem, agendei a data da instalação para uma a partir das 17hs. O técnico me liga na quarta feira as 14:30 dizendo que estava em frente a minha residência pronto para instalar os equipamentos. Não preciso nem dizer como termina certo? Instalaram no sábado. Muito bacana, tudo funcionando, internet a 100Mb apenas pelo Wifi de 5GHz. Ok, tudo bem, vamos plugar um cabo RJ45 no meu smartphone... de uns dias para hoje a velocidade da minha internet chegas a incríveis 5Mb!!! Que saudades da minha internet a 30kbps. Eu não nasci ontem, não sou desinformado, não sou do tipo que, ah tudo bem, não tem problema, eles vão ver isso depois. Tenho formação superior em tecnologia, pós graduado em Sistemas de Informação, possuo 3 certificados internacionais e um deles certificado pelo Cisco. Ou seja, não sou ******! Mesmo que eu não possua tudo isso uma rápida pesquisa pelo Google já da para encontrar diversas pessoas reclamando sobre o mesmo problema. Já fiz um sniffer de rede, verifiquei a frequência de outras redes Wi-Fi, já alterei a frequência das minhas duas redes, não possuo telefone sem fio mesmo porque não foi instalada ainda, sendo assim não EXISTE interferência na minha rede. A conexão pelo cabo de rede em 2 de meus notebooks ocila entre 20Mb a 40Mb onde deveria ao menos estar na faixa de 80Mb. E pelo visto a Gaby e carla não se importam com a reclamação dos usuários já que a primeira orientação quando ser qualquer tipo de erro é ligar para a central de atendimento. Parabéns VIVO, vocês são excepcionais!

katyanepetersen
11-09-16, 07:41 PM
Vivo fibra está péssima. Mudei de apartamento para um outro no mesmo prédio. Após fazer a transferência a internet ficou péssima. O contratado é de 100 m e não chega a 30m. Sem falar que o wifi que era ótimo agora está péssimo, não funciona, uma porcaria. Após anos usando a vivo, estou pensando em trocar de operadora.

LarissaNogueiraBraga
23-11-16, 11:15 AM
Mesmo problema.
A internet cai o tempo todo, isso quando não fica lenta. O técnico fala que vem e não aparece.
Quando aparece diz que não pode fazer nada e que é normal cair até 3 vezes no dia.
Vou cancelar.
Cancei
E como a reclamação dos usuários da vivo é antiga, percebo que nada será resolvido.

Josemsud
23-11-16, 05:44 PM
Façam isso

Ouvidoria -> Anatel -> consumidor.gov.br (http://www.consumidor.gov.br) -> Justiça

No caso de reclamação feita na Ouvidoria essa irá enviar um técnico para tentar solucionar o problema, se for reclamar na Anatel essa entrará em contato com a Ouvidoria que fara a mesma coisa, se reclamar no site consumidor.gov.br a reclamação irá direto para o Procon nesse caso a situação tem uma pegada mais forte... Agora Se a reclamação for na Justiça a pegada é outra a operadora pode até pagar uma grana para o cliente isso se o juiz achar justo.

Obs.: Nunca vi ninguém reclamar na justiça sobre problemas técnicos referente a operadoras, geralemente a reclamação nesses casos só é feita se tiver um dano muito grande em relação ao serviço prestado, no caso, operadora x pessoa juridica.

gustavo_ivanes
26-11-16, 05:38 PM
Olá! Hoje o sinal de minha WiFi sumiu. Tentei conectar ao celular de minha mãe após um Hard Reset no celular dela. E Houve falha de autenticação, e depois o sinal sumiu! Já reiniciei o roteador, mas nada resolveu. O que devo fazer?

AndreiRP2016
01-12-16, 01:12 AM
Acionem a Vivo no Juizado Especial Civil por danos morais e materiais, quem sabe assim eles investem num Atendimento digno que respeite o código de defesa do consumidor.
Procure modelo de petição na internet

Fernand
10-01-17, 12:25 PM
boa tarde a todos
estou precisando configurar minha impressora Wif, mais não consigo acessar o rotador wif preciso senha fabricante .pois o técnico restaurou hoje.
obrigado

mmelo76
10-01-17, 05:44 PM
boa tarde a todos
estou precisando configurar minha impressora Wif, mais não consigo acessar o rotador wif preciso senha fabricante .pois o técnico restaurou hoje.
obrigado

Boa tarde Fernand, normalmente a senha são os 4 últimos dígitos do número de série do roteador e/ou MAC, encontrados na etiqueta, geralmente embaixo dele.

elidiajurema
15-01-17, 11:32 AM
Adquiri a vivo fibra, pacote internet e TV, e a mesma foi instalada em 19/12/16, a partir do dia 10/01/17, começou a dar problemas, ou seja, fiquei utilizando apenas por 20 dias, e não faz ainda um mês da instalação já estou no sexto dia, sem solução. O técnico da empresa terceirizada já esteve em minha casa por duas vezes seguidas e informou que o problema não era físico ou seja na minha residência e sim o problema é no sistema lógico da própria VIVO. Só que você liga, reclama, eles te cozinham em água morna e vão protelando o problema. Nesses seis dias, fiquei dois dias sem sinal nenhum, e nos outros a oscilação do sinal é estressante pois cai de cinco em cinco minutos e por longos períodos o sinal cai totalmente. Por que a VIVO quando quer vender seus pacotes nos liga, de manhã, de tarde e de noite, e quando reclamamos nos fazem de palhaços, isto é uma afronta aos direitos do consumidor e já feriram o artigo 12, isto é vendem um produto não compatível com a propaganda veiculada. Já tenho tanto protocolo e cópia de visita técnica que resolvi hoje domingo, 15/01/17 que vou encaminhar aos órgãos competentes, ou seja, Ouvidoria, Procom e ANATEL. Aliás quero uma indenização pelo incomodo e pertubação. Espero uma solução e resposta rápida e o problema resolvido de uma vez por todas. Elidia Silveira

dr.smart
26-01-17, 10:17 AM
Eu tinha 10MB de internet da NET e me ofereceram a tal da Vivo Fibra de 50 MB por um valor menor. A conta veio mais cara que a NET e ninguém sabe dizer porque, simplesmente dizem que esse é o valor, e ainda não funciona, oscila o tempo todo, estou tentando baixar um arquivo de 200mb e esta dizendo que vai demorar 5 horas?!!!!!! Essa vivo fibra é um lixo, estou desde as 9:30h da manha tentando contato nos telefones e neguem me atende, uns falam q vão transferir e desligam, outros me deixam na espera por 25min e por ai vai... NUNCA DEVERIA TER FEITO A PORTABILIDADE!

edvair
15-02-17, 07:00 PM
trocamos NET para Vivo fibra pacote internet 50 Giga + TV + telefone fixo.
incio instalacao dia 06/jan/17 e conclusao dia 07. desde entao a TV funciona por algumas horas e depois apresenta mensagem "cx3 - queda de sinal ....", a internet esta intermitente e o telefone nao funciona. a portabilidade prometida para dia 14/jan, apesar de constar como concluida, nao foi realizada com sucesso; nosso numero sumiu.
em 2 semanas ja foram varios chamados abertos e 4 visitas de tecnicos. resolvem, mas o problema volta depois de algumas horas.
tecnicos nao chegam no horario combinado, as vezes nao vem no dia combinado.
6 dias de trabalho perdido porque tem q ficar alguem presente aguardando o tecnico.
PESSIMA QUALIDADE.
PESSIMO SERVICO.
PESSIMO ATENDIMENTO.

CONCLUSAO: OU A EMPRESA E' GOLPISTA OU NAO TEM CAPACIDADE DE PRESTAR SERVICO.

Mori
17-02-17, 12:40 PM
trocamos NET para Vivo fibra pacote internet 50 Giga + TV + telefone fixo.
incio instalacao dia 06/jan/17 e conclusao dia 07. desde entao a TV funciona por algumas horas e depois apresenta mensagem "cx3 - queda de sinal ....", a internet esta intermitente e o telefone nao funciona. a portabilidade prometida para dia 14/jan, apesar de constar como concluida, nao foi realizada com sucesso; nosso numero sumiu.
em 2 semanas ja foram varios chamados abertos e 4 visitas de tecnicos. resolvem, mas o problema volta depois de algumas horas.
tecnicos nao chegam no horario combinado, as vezes nao vem no dia combinado.
6 dias de trabalho perdido porque tem q ficar alguem presente aguardando o tecnico.
PESSIMA QUALIDADE.
PESSIMO SERVICO.
PESSIMO ATENDIMENTO.

CONCLUSAO: OU A EMPRESA E' GOLPISTA OU NAO TEM CAPACIDADE DE PRESTAR SERVICO.

edvair qual o parecer dos técnicos da Vivo quando realizaram as visitas?

lcassia
22-03-17, 02:26 PM
boa tarde!
tenho a fibra ótica instalada no meu quarto, e lá funciona perfeitamente, no quarto ao lado o wi fi funciona normalmente, porém, no outro quarto é extremamente lenta e na sala não funciona.
existe alguma maneira do sinal funcionar na casa inteira?

LauraRodrigo
29-04-17, 12:44 AM
Essa Gabi só pode ser funcionária para escrever essas porcarias. Troquei a net pela vivo, instalou na quinta feira dia 27. O cara saiu daqui estava tudo ok. Eu e meu esposo saimos e voltamos depois das 18... Eai começou o calvário... Ficamos sem TV e Sem net, Ligamos para o suporte, aquela mesma história de que vão fazer os testes. Liguei mais de 9 Vezes, e sempre a mesma lenga lenga, dizendo que estava em manutençãoo na região. Como manutenção se meu irmao mora 5 quarteiroes de mim e estava normal?

No dia 28 meu esposo ligou as 9 hrs e disseram a mesma coisa que estava em manutençãoo. Chega agora a noite e tudo a mesma coisa, não ficamos nem 20 min com Tv e internet ligados que cai tudo. Vou no Procon e na Anatel... Empresa Lixo. Estou tirando print da tela caso nao postem.

3755

Lixo, Lixo, Lixo... Ah sem contar que o rapaz que veio instalar levou nossa extensao embora e cortou os cabos da net para eu reconectar.

Se fosse nos USA o presidente dessa porcaria já estaria em cana, dando golpe nos clientes.

marcyus
09-08-17, 12:55 AM
Olá,
Sou assinante da Vivo Fibra 200 MB desde Julho/2017, porém, meu roteador é o Sagemcom F@st 5340 que adquiri quando assinei meu primeiro plano em 2015.
Nem preciso dizer que o sinal Wi-Fi dele é ridículo e, ficando a 5 metros de distância dele, a velocidade de download fica em 10MB, 12MB...
Bom, gostaria de saber se, passados 2 anos, existe algum roteador novo com sinal bom, capaz de entregar um sinal de Wi-Fi que atinja 200 MB, já que não pretendo passar cabo ethernet no apartamento inteiro?
Qual seria a marca desse Roteador novo e como faço para solicitar a troca?

Obs: já liguei na Vivo e me falaram q meu roteador atende ao meu plano (200 MB), mas não confio nos atendentes, pois eles demonstram pouco conhecimento técnico dos produtos. O rapaz não sabia me dizer qual modelo de roteador a Vivo estava oferecendo no momento. Pasmém.

Samaizu
28-02-18, 05:15 PM
A internet é ruim, wi-fi, cabo não importa é ruim e ponto. A tv é uma decepção o sinal é ruim e a imagem bem inferior que a da NET. Nunca tive problemas de conexão...agora nem com cabo consigo uma internet pelo menos razoável. Me arrependo todo dia de ter trocado de operadora, só sei que em Agosto voltarei para Net que tem seus problemas, mas é melhor que isso.

Ivail
18-06-18, 10:09 PM
A minha também era 10 MB da net, eu reclamava c/ eles .a a cabo TV éra e é ruim, MUDEI PARA 50 MB fibra, ja esta ficando igual, "paginas brancas"/ não consegui carregar a pagina" e por ai vai/ um serviço que poderia terminar em meia hora ,leva o dia todo ESPERANDO CARREGAR PAGINA OU VÍDEO"
eu acho que não chega nem 10 MB mesmo que o medidor diz ao contrario.

thiagomocci
19-06-18, 10:34 AM
A minha também era 10 MB da net, eu reclamava c/ eles .a a cabo TV éra e é ruim, MUDEI PARA 50 MB fibra, ja esta ficando igual, "paginas brancas"/ não consegui carregar a pagina" e por ai vai/ um serviço que poderia terminar em meia hora ,leva o dia todo ESPERANDO CARREGAR PAGINA OU VÍDEO"
eu acho que não chega nem 10 MB mesmo que o medidor diz ao contrario.

Oi, Ivail. Você tentou contato no 10615 solicitando visita técnica? Já testou que esse problema ocorre tanto cabeado quanto pelo Wifi? Se for Wi-fi, verifique com um atendente pra realizar a troca de canal do roteador. Em casa isso ajudou bastante no sinal.

Nelsonsp
23-01-19, 02:59 PM
A Internet de Fibra Ótica é uma tecnologia super moderna e oferece a internet mais rápida que existe. No Guia de Internet de Fibra Ótica (https://forum.vivo.com.br/threads/2739-Guia-sobre-Internet-de-Fibra-Ótica?hVZ_etc4k-Zw#.VZ_evs4k-Zw) a carl@ fala sobre a tecnologia em geral e também no serviço Vivo Fibra. Dê uma olhada lá se você ainda não leu o tópico.

Se você já contratou o serviço Vivo Fibra e percebeu que a sua conexão de internet está lenta, caindo ou oscilando, siga os passos descritos abaixo:

Checar conexões físicas e bootar (reiniciar) equipamentos

Muitos problemas relacionados a aparelhos são resolvidos com um simples reboot, mas antes disso verifique também se os cabos estão conectados corretamente.

Não empilhar os equipamentos

É importante não empilhar os equipamentos para evitar o superaquecimento dos mesmos. O excesso de calor pode afetar a performance e, inclusive, queimar os equipamentos.

Trocar o canal do roteador para 5Ghz

Acesse o roteador e trocar o canal para evitar interferência com outros roteadores do local.

Testar mais próximo do roteador

Leve o seu device para próximo do roteador wifi e testar o desempenho.

Desconectar todos os devices wi-fi e testar somente com o cabo Ethernet

Desconecte todos os devices conectados na rede wi-fi e usar o medidor de velocidade da Vivo para testar a velocidade através de conexão cabeada entre o PC e o roteador (cabo Ethernet).

Testar com outro computador

Teste o sinal com um outro device

Testar a conexão no Portal de Testes Oficial da Vivo

Nem todos os medidores de velocidade são capazes de medir altas velocidades, mas o da Vivo é. Certifique-se da velocidade fazendo o teste com o computador cabeado (diretamente conectado ao roteador via cabo ethernet).

Atualizar FirmWare

A versão de firmware mais atual é importante para a performance dos equipamentos, pois corrije falhas que foram achadas em campo.

Verifica se o Device não tem vírus, spywares ou HD cheio

Todos esses problemas podem fazer sua internet mais lenta (oportunidade para criar um SW de melhorar o desempenho que reconfigura automaticamente o PC e roteador.

Pode ser necessária a restauração de fábrica

Entre no endereço 192.168.1.1/iptv e anote os endereços IP dos STBs antes de proceder com a configuração de fábrica. Se você também tiver TV, deve anotar os endereços IP dos serviços de vídeo antes de continuar.

Restaurar o roteador às configurações de fábrica(factory reset)

Faça a restauração de fábrica do roteador, mas antes disso faça o backup das configurações e anote o endereço IPTV, para que posteriormente possar usar o wizard para reconfigurar o equipamento depois da restauração.

Recentemente aumentei a velocidade de 50 mega para 100 mega, continua a mesma coisa mesmo fazendo todos procedimentos citados. Detalhe, o MTU Askey não tem firmware para atualizar

SoniaRoque
28-03-19, 09:28 PM
Aqui funciona bem, só cai de vez em quando em chuvas fortes