PDA

Ver Versão Completa : Dúvida - Substituição de ONT

vcen
13-07-17, 10:21 PM
Pessoal, boa noite! Tudo bem?

Uso Vivo Fibra sem problema há uns 3 anos. Na configuração atual, tenho um ONT GG-11000 e um roteador TP-LINK Archer C7, ligado diretamente ao ONT e usando a VLAN 10.

Acontece que a conexão do ONT começou a falhar, o que aparentemente é um defeito nele mesmo, no contato com a Fibra. Ao solicitar um técnico da Vivo para substituição do ONT, fui informado que a Vivo não possui mais somente o ONT, sendo necessário usar agora um HGU, que possui embutido ONT+Roteador+Wifi.

1) A informação procede? Não posso mais optar por continuar somente com o ONT? Preferiria isso uma vez que meu roteador possui um desempenho muito superior do que o padrão Vivo. Fico bastante chateado nesse caso, em outras operadoras tenho o direito de optar por outros equipamentos, já nesse caso não.

2) É possível adquirir um ONT independentemente e utilizar na rede da Vivo? O que preciso para realizar a configuração?

Obrigado!

Theo_Raeken
13-07-17, 10:29 PM
vcen, tudo bom? Seja muito bem vindo(a) ao Fórum Vivo!

Eu utilizo exatamente o mesmo roteador e prefiro muito mais as mesmas configurações citadas por você.
Vamos lá!

1) Sim, a Vivo passou a "padronizar" os equipamentos utilizados pela Fibra já tem algum tempo. Você pode tentar negociar com algum técnico, mas vai ser difícil de conseguir, uma vez que estão tentando seguir esse novo "padrão".
Eu tenho o HGU, o famoso aparelho "dois em um" (ONT + Roteador), e basta programá-lo para trabalhar em Modo Bridge. Ele passará a ser somente uma ONT.
É simples, rápido e prático. Apenas tomando cuidado para o fazer, caso tenha a linha de telefone via VoIP.
Funciona bem? Já tenho há muitos meses e NUNCA tive problemas com o mesmo.
A vantagem, é que, mesmo em Modo Bridge, ele configura automaticamente a VLAN10, logo, você NÃO deve utilizar essa configuração no Archer C7, bastando configurar como uma conexão PPPoE normal.
Eu recomendo a troca, pois funciona muito bem e o "roteador" se torna um ótimo modem/ONT. A diferença é que ele é enorme quando comparado a uma ONT comum, claro;

2) Não, infelizmente.
As ONTs são ativadas manualmente pelos técnicos e tem de ser específicas da própria Vivo.
Mas vi casos que conseguiram um modelo de ONT que a Vivo utiliza, encontrou um técnico "bonzinho" e conseguiu prosseguir com a instalação da mesma. Atualmente, devido a utilização e manutenção do HGU, não recomendo que tente esse passo;

Espero ter te ajudado!
Um abraço!

vcen
15-07-17, 11:05 AM
Obrigado pelo depoimento Theo_Raeken!

Segunda devo receber um novo técnico e vou verificar com eles certinho quais as opções que conseguimos fazer... Por hora vou tentar negociar continuar somente com um ONT, mas caso não seja possível faço a instalação em modo Bridge.

Depois edito o post com o resultado final.

Abs!

Theo_Raeken
15-07-17, 01:27 PM
vcen, por nada!

Ficamos no aguardo pelo desfecho do seu caso. Vai dar tudo certo! :)