PDA

Ver Versão Completa : Fatura de Troca de Plano Controle para Pré-Pago

Andrey26
08-09-16, 11:58 AM
Galera, bom dia.

Eu realizei uma mudança do plano controle para o pré-pago no dia 25/07/2016 (julho) por questões financeiras, no mês de agosto recebi a fatura normalmente do mês anterior (julho) e efetivei o pagamento da fatura. Aí no mês de agosto eu utilizei a minha linha no plano pré-pago, fiz recargas normalmente, entretanto para minha surpresa no mês de setembro eu recebo uma nova fatura do mês anterior (agosto) mesmo já tento efetivado o cancelamento e não tendo utilizado o plano controle. Dois meses depois de ter cancelado eu recebo uma fatura de um serviço que eu não utilizei. Eu considero uma cobrança indevida/abusiva, porém a atendente do *8486 me disse que no dia do cancelamento foi o mesmo do período da fatura 25/07/2016 a 24/08/2016 e que não poderia fazer o cancelamento. Gostaria de saber como posso proceder, pois não creio que legalmente essa cobrança seja correta, irei me informar melhor na loja Física da vivo, no Procon e na Anatel. Álguem sabe se posso solicitar o cancelamento dessa fatura?

thiagomocci
08-09-16, 12:28 PM
Olá, Andrey26. Tudo bem?

Sugiro munido do protocolo da tentativa de resolver na Central, ligar para a Ouvidoria pelo 0800 775 1212, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Se não derem resposta satisfatória dentro de 5 dias (anote o protocolo e ligue no 6º dia se for o caso, pois eles costumam entrar em contato apenas uma vez), entre com uma reclamação com ambos os protocolos em Consumidor.gov.br (http://consumidor.gov.br).

mmelo76
08-09-16, 02:57 PM
Boa tarde Andrey26 e Seja Bem Vindo! (https://forum.vivo.com.br/threads/11037-Sejam-Bem-Vindos!#.V8W_MygrI2w)

O que acontece é que se você tem um plano com vencimento dia 26 e fechamento da fatura dia 10, como é meu caso, Se eu mudo de plano no dia 20; eu terei que pagar o plano anterior do dia 11 até o dia 20 e a partir do dia 21 até o próximo dia 10 o valor do novo plano.

Isso é cobrado de forma proporcional, no caso acima por exemplo, se pagava R$100 no plano antigo e passo a usar pré pago, considerando 30 dias de uso, pagarei a conta 10 dias proporcionais aos R$100 ou seja R$33,33 e os demais 20 dias usei pré-pago.

Desta forma, ficaria uma fatura em aberto de R$33,33 . Apareceria 1 conta em vencimento sim, mas cobrando proporcional ao período do plano anterior.

Andrey26
08-09-16, 03:25 PM
Olá, tudo bem. Obrigado pelos esclarecimentos thiagomocci e mmelo76.
thiagomocci vou tentar proceder dessa maneira, ainda vou na sede da vivo aqui do meu estado pra ver se eles me ajudam.
mmelo76 entendi porque foi cobrado, o dia do cancelamento (25/07/2016) coincidiu com o período da fatura (25/07/2016 a 24/08/2016), o meu vencimento era todo dia 15. Mais mesmo assim não concordo com a cobrança, não foi proporcional, estão me cobrando um mês todo de utilização do plano controle. Não concordo porque não usei nem sequer um dia do plano, fiz o cancelamento no mesmo dia. Queria saber se legalmente posso solicitar o cancelamento dessa fatura, pois não acho justo pagar por um serviço não utilizado, sendo que eu fiz o cancelamento em julho.

mmelo76
09-09-16, 07:24 AM
thiagomocci vou tentar proceder dessa maneira, ainda vou na sede da vivo aqui do meu estado pra ver se eles me ajudam.
mmelo76 entendi porque foi cobrado, o dia do cancelamento (25/07/2016) coincidiu com o período da fatura (25/07/2016 a 24/08/2016), o meu vencimento era todo dia 15. Mais mesmo assim não concordo com a cobrança, não foi proporcional, estão me cobrando um mês todo de utilização do plano controle. Não concordo porque não usei nem sequer um dia do plano, fiz o cancelamento no mesmo dia. Queria saber se legalmente posso solicitar o cancelamento dessa fatura, pois não acho justo pagar por um serviço não utilizado, sendo que eu fiz o cancelamento em julho.

Realmente, nesse caso o melhor é seguir essa linha sugerida pelo thiagomocci mesmo!

thiagomocci
09-09-16, 08:25 AM

Existe uma questão legal/contratual e existe uma questão amigável. Provavelmente o contrato já previa isso MAS a operadora, quando confrontada no Consumidor.gov.br, acaba por não insistir e devolver o valor indevido. Isso acontece porque ainda que explicitado de alguma forma no contrato, se você ficar insatisfeito um gestor do Procon vai analisar junto a Vivo o caso no Consumidor.gov.br, e vamos combinar, a Vivo (e todas as outras teles) tem deficiências absurdas em comunicação (vejam só que irônico) de como funcionam as ofertas e fica subentendido que houve informação errada ou confusa ao cliente. A operadora sabe que não vence uma briga por isso e acaba por nem entrar na guerra, afinal, o valor é pequeno pra gerar gastos maiores e ainda deixar um cliente insatisfeito.

GJonas
09-09-16, 10:12 AM

Caso você faça uma reclamação no site consumidor.gov ou tome outra providência, poste pra gente depois o resultado.

Andrey26
21-09-16, 11:19 AM
Oi gente, bom dia.
GJonas tive retorno somente hoje, realizei os procedimentos que o thiagomocci citou, falei com o atendimento da vivo, porém não teve um resultado satisfatório. Depois, já com os protocolos dos atendimentos, fiz uma reclamação nos sites Consumidor.gov.br e também no da Anatel - FOCUS - Suporte do Atendimento aos Usuários. Recebi uma mensagem hoje do Grupo de Relacionamentos Especiais / Anatel com a minha contestação do valor da fatura em 100%, como tinha solicitado.

Obrigado galera. ;)

GJonas
21-09-16, 11:50 AM
Oi gente, bom dia.
GJonas tive retorno somente hoje, realizei os procedimentos que o thiagomocci citou, falei com o atendimento da vivo, porém não teve um resultado satisfatório. Depois, já com os protocolos dos atendimentos, fiz uma reclamação nos sites Consumidor.gov.br e também no da Anatel - FOCUS - Suporte do Atendimento aos Usuários. Recebi uma mensagem hoje do Grupo de Relacionamentos Especiais / Anatel com a minha contestação do valor da fatura em 100%, como tinha solicitado.

Obrigado galera. ;)

Quem bom que deu tudo certo. Quando não conseguimos resolver direto com a Vivo o jeito e tentar de outra forma.