PDA

Ver Versão Completa : A Vivo não respeita o consumidor e NUNCA soluciona meu problema!

thiagomocci
10-08-19, 12:13 PM
Olá, queridos amigos do Fórum Vivo. Tudo bem com todos?

Estou tendo alguns problemas com meu Vivo Easy já a alguns meses e cansei da situação. Fiz todo o caminho possível para solucioná-los, como relato abaixo:

Abri reclamação no 1058, mais de uma vez. Não existe prazo pra resposta, simplesmente não existe. Os atendentes não sabem da existência do plano e, em meio a uma coleção de atendimentos, vários deles com um atendimento excelente por parte do funcionário em si, nunca solucionam nada.

Abri reclamação no Consumidor.gov.br e fiquei pessoalmente ofendido pois cheguei a ser denunciado pela equipe da Vivo que tratou o caso ao Procon com uma tentativa de levá-los ao erro. Basicamente, como já tive uma reclamação muitos meses atrás sobre o Easy (de assunto não solucionado, diga-se de passagem), eles me acusaram de uso inadequado do site por supostamente descumprir as regras abrindo uma nova reclamação de um assunto já solucionado, o que foi negado pelo gestor do Procon que analisou o caso inclusive;

Reclamei por DM com _Bruna e Leo19 aqui pelo Fórum, e obviamente fui super bem atendido mas, eles dependem de outra área acima que NUNCA responde;

Não sei mesmo o que fazer daqui pra frente. Anatel? Abrir um processo judicial? Não sei.

Como sou grande entusiasta do plano aqui, tendo feito até artigo explicando o funcionamento do app e sempre elogiando e participando ativamente das discussões, me sinto na obrigação de expor essa situação. Com TOTAL respeito e agradecimento tanto aos coordenadores como a equipe do Vivo Easy que muito provavelmente não tem culpa direta com o tema.

Vamos aos detalhes...

PROBLEMA 1: SUMIRAM COM FRANQUIA DE INTERNET (SOLUCIONADO EM 13/08)

Abaixo demonstro dois prints. O primeiro mostra que eu tinha mais de 700 GB de Internet... Isso foi lá por Abril.

https://thiagomocci.000webhostapp.com/Mensagens/WhatsApp%20Image%202019-04-11%20at%2016.22.54.jpeg

Ocorre que dias depois, sumiram mais de 700 GB de Internet.

https://thiagomocci.000webhostapp.com/Mensagens/WhatsApp%20Image%202019-05-10%20at%2012.53.07.jpeg

Pra "ajudar", a área de Consulta de Consumo parou de funcionar na mesma época, me impedindo de verificar dia a dia meu consumo.

https://thiagomocci.000webhostapp.com/Mensagens/WhatsApp%20Image%202019-05-10%20at%2012.53.07%20(1).jpeg

No Consumidor.gov.br, quando peço um extrato, me passam um PDF gigantesco com termos técnicos IMPOSSÍVEIS de se conferir. A Vivo me faz de besta na cara dura quando tento comprovar o sumiço dessa quantidade gigantesca de Internet, fico sem resposta.

PROBLEMA 2: TENHO DIÁRIAS DE LIGAÇÃO MAS NÃO TENHO (SOLUCIONADO EM 19/09)

Apesar de ter MUITAS diárias de ligação, ganhas quando o Vivo Easy mudou do plano com mensalidade pro novo modelo, não funcionam. Apesar de ter as diárias, ao tentar realizar ligação, fala que estou sem diárias e recebo a notificação abaixo:

https://thiagomocci.000webhostapp.com/Mensagens/WhatsApp%20Image%202019-08-10%20at%2012.05.11.jpeg

No início, eu ligava reclamando, atualizavam a linha e voltava... só no dia. Mas faz tempo que espero resposta e agora nem atualizando a linha resolve. E ouvi de uma atendente em ligação que "eu não comprei diárias de ligação, por isso não tenho", sugerindo que as diárias ganhas não tem validade...

Gente, sério, estou bem chateado. Eu quero respostas. Tô expondo pra ver se isso coloca uma pressão interna. Quero meus GBs de volta e que minhas ligações funcionem. Cansei de não poder fazer ligações ou só conseguir fazer uma no dia e na segunda não conseguir (tendo gasto a diária, inclusive).

JoaoBC
10-08-19, 12:44 PM
Boa tarte, Thiago, bem vindo so mundo REAL ou VERDADEIRO.

ticortess
10-08-19, 08:43 PM
Thiago meu irmão essa situação aí é gravíssima para Vivo, pois se você entrar com uma ação, tenho certeza que você ganha. Infelizmente como você mesmo falou nem sempre depende da galera do fórum que com muito esforço tenta nos ajudar. Irmão conversa com um advogado e faz uma última tentativa amigável pra ver se a Vivo soluciona.

andercostald
11-08-19, 01:57 PM
A Vivo ultimamente não anda bem aí para os consumidores antigos. Tentei pedir a minha mudança para o Plano Controle anual de R$ 54,99 e a Vivo queria me empurrar para o plano Pós de R$129,99 ou me dar um bônus de 6 meses de ligações ilimitadas para qualquer operadora. Obviamente a Vivo não trocou meu plano e manteve no plano atual. Resultado: a Vivo vem perdendo clientes para a Claro e a Tim, que tem planos mais atrativos no Controle. E olhe que tem mais de quatro anos que sou cliente Vivo Controle. Restaria a Vivo a convencer os clientes antigos a ficarem nesta operadora, pois o péssimo atendimento como foi dito no primeiro post só faz a gente tentar a portabilidade para outra operadora.

GJonas
11-08-19, 08:51 PM
O thiagomocci tem tantos problemas com esse Easy que rende um livro. Na verdade não é o Easy, mas a Vivo.

thiagomocci
12-08-19, 08:49 AM
Boa tarte, Thiago, bem vindo so mundo REAL ou VERDADEIRO.

Do descaso da operadora com os clientes? É... Tem horas que a cabeça esquenta.

Thiago meu irmão essa situação aí é gravíssima para Vivo, pois se você entrar com uma ação, tenho certeza que você ganha. Infelizmente como você mesmo falou nem sempre depende da galera do fórum que com muito esforço tenta nos ajudar. Irmão conversa com um advogado e faz uma última tentativa amigável pra ver se a Vivo soluciona.

O que me chateia é o descaso. Passa por muita gente, ouve muita informação desencontrada, chega ao nível do desrespeito mesmo. Quando a Vivo me denunciou ao Consumidor.gov.br, a impressão que eu tive é que eu era um estelionatário, sabe? Mas de algo que eu ganhei devidamente.

O thiagomocci tem tantos problemas com esse Easy que rende um livro. Na verdade não é o Easy, mas a Vivo.

O problema não é o Easy. Esse é um plano que eu admiro, sou entusiasta. O problema é a operadora de fundo e seu modo velho de não solucionar os problemas.

DIVINO PIMENTEL
12-08-19, 09:07 AM
Do descaso da operadora com os clientes? É... Tem horas que a cabeça esquenta.

O que me chateia é o descaso. Passa por muita gente, ouve muita informação desencontrada, chega ao nível do desrespeito mesmo. Quando a Vivo me denunciou ao Consumidor.gov.br, a impressão que eu tive é que eu era um estelionatário, sabe? Mas de algo que eu ganhei devidamente.

O problema não é o Easy. Esse é um plano que eu admiro, sou entusiasta. O problema é a operadora de fundo e seu modo velho de não solucionar os problemas.

Thiago, espero que este problema que ocorre contigo seja rapidamente solucionado. Haja vista a possibilidade de que aconteça o mesmo com qualquer um de nós, usuários do mesmo plano. Continue a nos informar sobre o andamento da sua solicitação . Boa sorte ! ! !

mmelo76
12-08-19, 09:36 AM
Acho a proposta do Easy muito legal, mas assim com aconteceu no Valoriza, o planejamento e as mudanças repentinas atreladas a uma administração quase que "separada" da Vivo dificulta muito!

Porque disse "separada". Porque não raro, você liga no atendimento, mas não será no atendimento que seu problema será ouvido, quer porque eles não conhecem seu plano ou não conhece o programa (como no caso do Valoriza)

Hoje, ainda continuo com 2 linhas Pós e 2 linhas pré na Vivo. Mas se em alguma operadora conseguir juntar as 4 em um plano família, infelizmente terei que migrar!

thiagomocci
12-08-19, 10:01 AM
Thiago, espero que este problema que ocorre contigo seja rapidamente solucionado. Haja vista a possibilidade de que aconteça o mesmo com qualquer um de nós, usuários do mesmo plano. Continue a nos informar sobre o andamento da sua solicitação . Boa sorte ! ! !

Sim. Quero de verdade que solucionem. Fico pensando a quantidade de gente que desiste da Vivo na primeira situação do tipo e não volta mais. Clientes que, eventualmente, vão pra uma concorrente e fecham um plano grande e mais caro. Digo isso pois eu sou usuário Vivo Fibra e pago mais caro que a operadora anterior, mas o serviço é excelente.

Acho a proposta do Easy muito legal, mas assim com aconteceu no Valoriza, o planejamento e as mudanças repentinas atreladas a uma administração quase que "separada" da Vivo dificulta muito!

Porque disse "separada". Porque não raro, você liga no atendimento, mas não será no atendimento que seu problema será ouvido, quer porque eles não conhecem seu plano ou não conhece o programa (como no caso do Valoriza)

Hoje, ainda continuo com 2 linhas Pós e 2 linhas pré na Vivo. Mas se em alguma operadora conseguir juntar as 4 em um plano família, infelizmente terei que migrar!

O Easy é meio que um plano Beta e a gente tá sujeito a mudanças nele, isso é preocupante mas eu tenho tentado aceitar. O problema, de verdade, não é o Easy mas a Vivo. Afinal, some franquia ou para de funcionar algum serviço em QUALQUER PLANO, né? Sempre tá sujeito a erro. O problema é que não há uma força tarefa real pra solucionar. Cansei de abrir protocolo.

mmelo76
12-08-19, 10:12 AM
O Easy é meio que um plano Beta e a gente tá sujeito a mudanças nele, isso é preocupante mas eu tenho tentado aceitar. O problema, de verdade, não é o Easy mas a Vivo. Afinal, some franquia ou para de funcionar algum serviço em QUALQUER PLANO, né? Sempre tá sujeito a erro. O problema é que não há uma força tarefa real pra solucionar. Cansei de abrir protocolo.

Sei lá. O conceito do Easy é de quem? Não é da Vivo? Deveria ser algo mais estável também. Concordo que a responsabilidade principal é da Vivo. Mas o Easy é um aplicativo e esses erros podem ser erros na programação do mesmo; ou pior, usam isso para "cortar" benefícios, mais ou menso com o que aconteceu no valoriza. Mudando as regras no meio do jogo!

Complicado! Beta ou não! Nunca deveria lançar um produto instável e/ou sem as "regras" bem definidas, já os critérios de ajustes e/ou retorno nas reclamações, até para evitar fraudes. Parece que eles mesmo não entendem como o programa funciona com os benefícios!

Marcinhagoulart
12-08-19, 12:00 PM
Que chateação Thiago.
Logo você que sempre defendeu este plano easy, passando por esses problemas, com descaso da operadora.
Um absurdo os rumos que tomaram, como se você tivesse querendo aproveitar da situação e não o contrário .
Espero que resolva em breve .
Eu já teria saído da Vivo por muito menos.

thiagomocci
12-08-19, 12:21 PM
Sei lá. O conceito do Easy é de quem? Não é da Vivo? Deveria ser algo mais estável também. Concordo que a responsabilidade principal é da Vivo. Mas o Easy é um aplicativo e esses erros podem ser erros na programação do mesmo; ou pior, usam isso para "cortar" benefícios, mais ou menso com o que aconteceu no valoriza. Mudando as regras no meio do jogo!

Complicado! Beta ou não! Nunca deveria lançar um produto instável e/ou sem as "regras" bem definidas, já os critérios de ajustes e/ou retorno nas reclamações, até para evitar fraudes. Parece que eles mesmo não entendem como o programa funciona com os benefícios!

Os erros em questão não são da volatilidade do Easy, foi isso que quis dizer. São erros que, poderiam acontecer em qualquer plano. Ocorre que a operadora por trás dos planos é ruim de solucionar problemas. Ai que tá.

Que chateação Thiago.
Logo você que sempre defendeu este plano easy, passando por esses problemas, com descaso da operadora.
Um absurdo os rumos que tomaram, como se você tivesse querendo aproveitar da situação e não o contrário .
Espero que resolva em breve .
Eu já teria saído da Vivo por muito menos.

Já pensei tantas vezes em sair da Vivo. Fica difícil se manter como cliente quando a gente passar por essas coisas. :/

mmelo76
12-08-19, 12:28 PM
Os erros em questão não são da volatilidade do Easy, foi isso que quis dizer. São erros que, poderiam acontecer em qualquer plano. Ocorre que a operadora por trás dos planos é ruim de solucionar problemas. Ai que tá.

Já pensei tantas vezes em sair da Vivo. Fica difícil se manter como cliente quando a gente passar por essas coisas. :/

https://media.tenor.com/images/7ff3d7dad4e77aa43830cf26fc5ede20/tenor.gif

alinevalbuquerque
12-08-19, 01:57 PM
Puxa! thiagomocci Imagino a dor de cabeça que você esteja tendo.

Pelo seu relato, antes de expôr aqui seu problema, você tentou todas as formas de comunicação para solucionar o problema, correto?

thiagomocci
12-08-19, 02:47 PM
Puxa! thiagomocci Imagino a dor de cabeça que você esteja tendo.

Pelo seu relato, antes de expôr aqui seu problema, você tentou todas as formas de comunicação para solucionar o problema, correto?

Eu só não tentei sinal de fumaça porque eles não atendem por essa forma. Foi pela Central, SMS, Ouvidoria, Consumidor.gov.br, DM pra dois coordenadores do Fórum (extremamente simpáticos mas, eles dependem de alguém).

andrefbr
12-08-19, 06:57 PM
Nossa. Que saga, Thiago. No melhor estilo "Guerra Infinita" e que se encaminha pra um "Ultimato".

Já tive o desprazer de lidar duas vezes com a inoperância da Vivo em solucionar problemas. A primeira foi com o bônus gold (https://forum.vivo.com.br/threads/7663-B%C3%B4nus-celular-Ita%C3%BA), que tive que recorrer à Anatel (https://forum.vivo.com.br/threads/17712-Sobre-o-B%C3%B4nus-Gold-celular-Ita%C3%BA-resposta-da-Anatel) pra resolver. A segunda foi com o Vivo Fixo (https://forum.vivo.com.br/threads/7488-Incluir-linha-fixa-no-Meu-Vivo), que depois descobri que não existia um atendimento pra esse tipo de linha. Nem por telefone nem na loja física. Da mesma forma que você, contei com a ajuda da _Bruna, mas infelizmente não dependia só dela. O resultado? Migrei pra Tim e tô tranquilo lá.

Acho que esse teu caso aí cabe um processinho bem maneiro.

JoaoBC
12-08-19, 07:59 PM
Eu sou outro que partiu da vivo-fixo para tim-fixo.

Alessandro.
12-08-19, 09:19 PM
@Thiago

Infelizmente este é um dos grande problemas dos bônus não remunerados, geralmente quem os concede acha que não gera a mesma obrigatoriedade dos serviços diretamente monetizados (ver exemplo da atendente que você citou).

No entanto, é necessário destacar que estes bônus foram ofertados em contrapartida a uma ação de captação de novos clientes que está prevista em contrato e deve-se assegurar que estes termos sejam cumpridos integralmente. A retirada sem qualquer aviso é um erro grave que poderia ter sido corrigido ainda na primeira frente de atendimento (1058).

O seu post é muito valioso Thiago, pq é um farol de um erro grave que está ligado diretamente a relação de confiança entre cliente e empresa, e espero que a Vivo possa reparar esta falha da forma mais exemplar e iminente possível.

Desejo boa sorte e que a solução a ser empregada sirva também para qualquer outro cliente que possa estar passando por problema semelhante.

JoaoBC
13-08-19, 01:41 AM
5508

Aqui no Grande Rio, DDD 21, a vivo está em segundo lugar, com grande diferença para a primeira (claro) e quase empatada com a terceira (tim).

No interior de SP, DDD 19, está levando uma surra da claro.

Já esteve em primeiro, com mais que o dobro da segunda.
Se continuar neste rítimo, vai afundar.

Fonte: https://www.teleco.com.br/cel_ddd.asp

thiagomocci
13-08-19, 06:27 AM
Nossa. Que saga, Thiago. No melhor estilo "Guerra Infinita" e que se encaminha pra um "Ultimato".

Já tive o desprazer de lidar duas vezes com a inoperância da Vivo em solucionar problemas. A primeira foi com o bônus gold (https://forum.vivo.com.br/threads/7663-B%C3%B4nus-celular-Ita%C3%BA), que tive que recorrer à Anatel (https://forum.vivo.com.br/threads/17712-Sobre-o-B%C3%B4nus-Gold-celular-Ita%C3%BA-resposta-da-Anatel) pra resolver. A segunda foi com o Vivo Fixo (https://forum.vivo.com.br/threads/7488-Incluir-linha-fixa-no-Meu-Vivo), que depois descobri que não existia um atendimento pra esse tipo de linha. Nem por telefone nem na loja física. Da mesma forma que você, contei com a ajuda da _Bruna, mas infelizmente não dependia só dela. O resultado? Migrei pra Tim e tô tranquilo lá.

Acho que esse teu caso aí cabe um processinho bem maneiro.
Existe uma falha interna de prosseguimento da reclamação. Se os coordenadores do Fórum recebem e, lá de dentro encaminham não tem solução, imagine o cliente comum que abriu uma reclamação com um atendente da Central comum? Eu já recebi diversos atendimentos excelentes onde meu problema nao foi solucionado. Tem gente na estrutura sufocada, que quer ajudar mas não há respaldo de instâncias superiores. Talvez pela alta demanda? Não sei. Me parece despreocupação da operadora. Acho que lá dentro eles sabem onde ocorre a falha e isso fica eternamente de canto.

Não te julgo. Ficar sofrendo com um problema nunca solucionado ou tentar outro relacionamento com outra empresa? Ainda que você ame alguém, se essa pessoa não quer o relacionamento, não tem o que fazer.

@Thiago

Infelizmente este é um dos grande problemas dos bônus não remunerados, geralmente quem os concede acha que não gera a mesma obrigatoriedade dos serviços diretamente monetizados (ver exemplo da atendente que você citou).

No entanto, é necessário destacar que estes bônus foram ofertados em contrapartida a uma ação de captação de novos clientes que está prevista em contrato e deve-se assegurar que estes termos sejam cumpridos integralmente. A retirada sem qualquer aviso é um erro grave que poderia ter sido corrigido ainda na primeira frente de atendimento (1058).

O seu post é muito valioso Thiago, pq é um farol de um erro grave que está ligado diretamente a relação de confiança entre cliente e empresa, e espero que a Vivo possa reparar esta falha da forma mais exemplar e iminente possível.

Desejo boa sorte e que a solução a ser empregada sirva também para qualquer outro cliente que possa estar passando por problema semelhante.

Exato. Eu entendo que pode ser grave o fato de um usuário acumular quase 800 GB de bonificação. Eles corrigiram isso com a limitação agora. Mas se alguém já acumulou, tem que cumprir a oferta e respeitar essa bonificação da mesma forma que um serviço pago.

Ainda que eu fosse um "usuário que não da lucro aproveitando brechas", abriram tais brechas. Mas no caso eu tenho Vivo Fibra em casa, meus pais são Easy (com compras mensais), enfim...

mmelo76
13-08-19, 09:13 AM

Também era Gold e por R$2,49 fui para Silver...Fazer o que, as regras existem para serem alteradas...sem aviso prévio e no meio do campeonato.

Eu também, na época que perdi a classificação Gold, tentei incluir a fatura do meu Vivo Fixo para subir a pontuação, não consegui. Então fui para o Claro Fixo.

thiagomocci
13-08-19, 11:04 AM
Também era Gold e por R$2,49 fui para Silver...Fazer o que, as regras existem para serem alteradas...sem aviso prévio e no meio do campeonato.

Eu também, na época que perdi a classificação Gold, tentei incluir a fatura do meu Vivo Fixo para subir a pontuação, não consegui. Então fui para o Claro Fixo.

Sim. A forma "justa" de tratar o caso seria:
1) Avisar com antecedência de 30 dias que mudou a forma de classificação e manter até o final da fidelidade de quem estiver com fidelização em andamento;
2) Avisar sobre o fim dos pontos com antecedência mas continuar pontuando quem estivesse fidelizado e fazer todos os pontos valerem pelo prazo estipulado;
3) Diminuir a taxa mínima de transferência para Multiplus ou até acabar com ela;
4) Oferecer uma opção de transformar todos os pontos em desconto na fatura pra quem não quisesse transferir pra Multiplus.

Sobre o fixo não pontuar, é uma questão técnica, novamente. Falta de suporte estressa muito o usuário final, de um problema que não deveria nem ocorrer mas, problemas ocorrem, né? O que você faz pra resolvê-los que mais vale e a Vivo tem falhas graves ai.

mmelo76
13-08-19, 11:26 AM
Sim. A forma "justa" de tratar o caso seria:
1) Avisar com antecedência de 30 dias que mudou a forma de classificação e manter até o final da fidelidade de quem estiver com fidelização em andamento;
2) Avisar sobre o fim dos pontos com antecedência mas continuar pontuando quem estivesse fidelizado e fazer todos os pontos valerem pelo prazo estipulado;
3) Diminuir a taxa mínima de transferência para Multiplus ou até acabar com ela;
4) Oferecer uma opção de transformar todos os pontos em desconto na fatura pra quem não quisesse transferir pra Multiplus.

Sobre o fixo não pontuar, é uma questão técnica, novamente. Falta de suporte estressa muito o usuário final, de um problema que não deveria nem ocorrer mas, problemas ocorrem, né? O que você faz pra resolvê-los que mais vale e a Vivo tem falhas graves ai.

Concordo!

No caso do fixo, ele até pode pontuar para mudar ou voltar para gold, mas na época não rolou a transferência de titularidade, pois o fixo estava no nome da minha esposa. Fiz de tudo, conforme o site enviando pelos correios, não foi. Pessoalmente na loja, não foi. POr aqui, 2 coordenadores me ajudaram, um já saiu e o outro foi a Bruna. Tudo caminha ok! No final, não foi. Acabei desistindo, mas foi só depois de 5-6 tentativas e por diversos canais; e em um período de 6-8 meses. Ainda esperei mais 90 dias que seria o prazo para "talvez" virar a fatura para a minha titularidade; ou seja, passado 11 meses, nada.

Como pagava um valor alto de Internet R$79,90 (cabeada 8MB, não tem Vivo Fibra aqui) e + uns R$70,00 de fixo; contratei uma internet Fibra 35MB aqui da região, por uns R$10,00 a mais, R$89,90.

Cancelei a internet da Vivo de 8MB. E depois fiz a portabilidade para Claro Fixo por R$39,90 (ilimitado para celular e fixo brasil). COm a economia, aumentei a internet da outra empresa de 35MB (R$89,90) para 100MB (R$139,90)

Resultado, estou gastando um pouco mais, no entanto de 8MB fui para 100MB. E minha conta do fixo nunca passa de R$39,90. Sem dor de cabeça e sem problemas.

Agora estou aguardando a Internet fibra da Claro-Net que está iniciando as atividades aqui em Caieiras. Se tudo correr bem, vou aumentar de 100MB para 120MB com a Claro pagando menos, R$99,00. E no combo, se tiver desconto para Pós Pago de celular, farei portabilidade dos meus 4 número vivo!

Paciência...Já estou + 20 anos com a Vivo (telefonia celular); fiquei 25 anos com a Vivo (telefonia fixa) e quase minha vida toda, 35 anos com a Vivo (internet fixa)...mas em 2-3 anos de problemas e esperas, pode findar tudo.

Só estou com 2 números de celular no Pós e 2 números de celular no Pré, todos da Vivo...mas quem sabe até quando.

E já vou adiantando...se isso ocorrer, pretendo continuar participando aqui, mas será bemmm menos mesmo. Pois mesmo a colaboração e até os prêmios de participação, não poderão ser amplamente usados, pois não terei um número Vivo.

thiagomocci
13-08-19, 11:52 AM
O Vivo Valoriza tinha que ter resgate de terapia pra gente. Lidar com o atendimento da Vivo e não surtar é algo que poucos tem mente para tal.

mmelo76
13-08-19, 12:08 PM
O Vivo Valoriza tinha que ter resgate de terapia pra gente. Lidar com o atendimento da Vivo e não surtar é algo que poucos tem mente para tal.

Então...são poucos clientes que reconhece os pontos fortes da empresa e ainda vão persistir a continuar com ela. Eu me considero um!

Estava olhando aqui no fórum, e mesmo em fev/2016 nesse tópico: Funcionários despreparados e operadora com sistema confuso (https://forum.vivo.com.br/threads/6396-Funcion%C3%A1rios-despreparados-e-operadora-com-sistema-confuso)

Mesmo estando com muitos problemas na época, tentei expor o lado positivo, e "nos" incluir como co-responsáveis também:

Roger_sapy Já tive um problema parecido. Você consegue acessar a fatura completa do seu número?

Sim, às vezes o atendente não tem todas as informações e/ou não entende exatamente as características do plano.

Quando um problema parecido aconteceu comigo, eu peguei minha fatura completa, separei as totalizações das ligações Vivo pra vivo meu e da minha esposa (são 2 números na mesma conta) e depois os minutos para outras operadoras e fixos. Deixei tudo anotado na própria fatura, até porque ela já tem essas totalizações, eu só somei a minha e da esposa.

Após isso eu liguei com a fatura em mãos e depois de ser transferido umas 2 vezes; falei com a atendente que podia e estava com a minha fatura completa aberta na tela dela e só assim consegui explicar o problema.

Requer paciência e atenção da nossa parte, mas é a única maneira de contornar esse problema que é comum em muitas organizações.

Nem todos do SAC ou que são os primeiros a atender o cliente, tem acessos as telas de todos processos (o que pra mim é um erro) e por causa disso, eles tentam responder com mensagens padrões de atendimento...e na maioria das vezes não resolve.

Como clientes temos o direito e o dever de orientá-los para recebermos o melhor tratamento, por isso que em outra discussão disse que cheguei a ficar 40 minutos aguardando, porque penso que o tempo perdido é ruim, mas ficar desligando e ligando, e perder a continuação da conversa, tendo que repetir tudo novamente, é muito ruim.

Para você ver, já fazem 3 anos e continuo buscando e tentando ver o lado bom e onde eu posso melhorar nessa interação de cliente x fornecedor.
Só queria que a Vivo também se esforçasse um pouco mais!

_Bruna
13-08-19, 04:37 PM
@ThiagoMocci, só para te dar um parecer por aqui também:

A equipe do Easy está fazendo de tudo para resolver seu problema logo! Qualquer novidade eu já entro em contato, okk?

thiagomocci
13-08-19, 04:48 PM
thiagomocci, só para te dar um parecer por aqui também:

A equipe do Easy está fazendo de tudo para resolver seu problema logo! Qualquer novidade eu já entro em contato, okk?

Ok, _Bruna. Fico no aguardo.

thiagomocci
13-08-19, 07:17 PM
Gente, parcialmente resolvido!

Recebi agora a noite uma notificação no app de que corrigiram a franquia de dados:

5513

5514

O problema das ligações permanece e aguardo solução. Mas já fiquei relaxado que alguém tá vendo o que tá acontecendo. É desesperador ter um problema e não ter solução.

5512

andrefbr
13-08-19, 08:34 PM

O "gold" ali, no meu caso, é o nome do bônus a gente recebia por pagar a mensalidade da maxiconta Itaú, que era revertida em créditos no celular.

E sim, não era possível fazer NADA com a linha Vivo Fixo.

andrefbr
13-08-19, 08:38 PM
Existe uma falha interna de prosseguimento da reclamação. Se os coordenadores do Fórum recebem e, lá de dentro encaminham não tem solução, imagine o cliente comum que abriu uma reclamação com um atendente da Central comum? Eu já recebi diversos atendimentos excelentes onde meu problema nao foi solucionado. Tem gente na estrutura sufocada, que quer ajudar mas não há respaldo de instâncias superiores. Talvez pela alta demanda? Não sei. Me parece despreocupação da operadora. Acho que lá dentro eles sabem onde ocorre a falha e isso fica eternamente de canto.

Com certeza. Eu passei por vários atendentes antes de chegar à Anatel. Alguns bem solícitos, outros perdidinhos. Mas são os menos culpados. O problema parecer ser mesmo negligência por parte da técnica.

andrefbr
13-08-19, 08:40 PM

Recebi agora a noite uma notificação no app de que corrigiram a franquia de dados:

5513

5514

O problema das ligações permanece e aguardo solução. Mas já fiquei relaxado que alguém tá vendo o que tá acontecendo. É desesperador ter um problema e não ter solução.

5512

https://media.giphy.com/media/lN47XZehIlpfFlPJKO/giphy.gif

mmelo76
14-08-19, 08:48 AM

5513

5514

5512

Que bom!

Isso só deixa claro o que realmente falta para a Vivo "fidelizar" clientes!

O tratamento humano.

Quando ligamos para atendente somos apenas 1 NRC de cliente. Aqui no Fórum não. Somos pessoas que se conhecem virtualmente, temos uma reputação online, sabemos como agimos e os limites de cada um.

Por isso que já desde que comecei participar aqui, havia sugerido de fazer uma integração mais ampliada com os canais de comunicação e o fórum, de qualquer forma, vemos uma evolução no seu caso Thiago e temos uma esperança.

Mas o fato de parcialmente se resolver, devido a colaboração das pessoas aqui do fórum, especialmente da Bruna que se expôs, praticamente "deu a cara a tapa" pela Vivo e foi atrás de meios internos para solução, mostra o quanto as pessoas de engajamento são importantes na organização.

Parabéns para o Fórum.

Parabéns para Thiago, por não desistir dos seus direitos.

E um Parabéns muito especial para _Bruna pelo ser humano que é!

https://nerdbooksblog.files.wordpress.com/2017/02/giphy.gif?w=802&h=451

thiagomocci
14-08-19, 09:09 AM
Sim, mmelo76. Espero que esse tópico vire um case interno na empresa. Precisam de alguma forma humanizar e agilizar a solução de problemas. Em um mundo de fintechs, empresas que não se atualizarem vão ficar pra trás.

Claro, a área de telecom tem uma barreira de entrada imensa, não vai aparecer um Nubank da vida com cacife e tempo hábil pra instalar antenas e começar do zero, mas a telecom que perceber que tá no atendimento humano e nos processos internos pra solução de problemas a chave que vira o interruptor de manter os clientes satisfeitos, faz um estrago no mercado.

mmelo76
14-08-19, 09:13 AM
Sim, mmelo76. Espero que esse tópico vire um case interno na empresa. Precisam de alguma forma humanizar e agilizar a solução de problemas. Em um mundo de fintechs, empresas que não se atualizarem vão ficar pra trás.

Claro, a área de telecom tem uma barreira de entrada imensa, não vai aparecer um Nubank da vida com cacife e tempo hábil pra instalar antenas e começar do zero, mas a telecom que perceber que tá no atendimento humano e nos processos internos pra solução de problemas a chave que vira o interruptor de manter os clientes satisfeitos, faz um estrago no mercado.

Sem dúvida!

Nesse caminho, tão importante quanto buscar as soluções é manter e usar os recursos humanos existentes, é muito raro encontrar pessoas que assumem um problema dos outros, dentro de um ambiente que não seria para isso e buscar solucionar...por isso o devido e merecido elogio a _Bruna !

http://2.bp.blogspot.com/--voeu79xd6M/UYV7_0QcdTI/AAAAAAAAAgQ/X_Us6E6UJzg/s1600/namorados-te-amo-fazendo-coracao-com-as-maos.gif

JoaoBC
14-08-19, 11:08 PM
Alguma notícia (de preferência boa)?

thiagomocci
15-08-19, 08:28 AM
Senhores, realizei uma chamada agora as 8h25 com sucesso.

Testarei hoje ainda em duas oportunidades e testarei amanhã (visto que esse problema é um tanto quanto um vício e costuma voltar).

Ei, _Bruna, eles fizeram algo acerca desse assunto ou pode ser só essa instabilidade e voltou "por acaso"? Só pra saber mesmo pois nesse outro caso eu vou precisar de algum suportinho por pelo menos uma semana, pra ser se estabiliza.

thiagomocci
15-08-19, 12:11 PM
Alarme falso, gente!

Fiz uns testes agora cedo. Eu consigo ligar pra fixos e móveis de todas as operadoras (testei com celulares Claro, Tim e Oi e fixo da Net), mas não consigo ligar para Vivo.

andrefbr
15-08-19, 01:20 PM
Alarme falso, gente!

Fiz uns testes agora cedo. Eu consigo ligar pra fixos e móveis de todas as operadoras (testei com celulares Claro, Tim e Oi e fixo da Net), mas não consigo ligar para Vivo.

Eita! Como assim?

Santo de casa não faz milagre mesmo...

Gabrieljj
15-08-19, 01:42 PM
Bem ruim essa situação, tira a credibilidade da empresa, tomara que consigam resolver teu caso, pois imagino o quanto vc se dedicou pra ganhar essa internet, sem falar que isso beneficiou a própria operadora bem mais do que a você.

JoaoBC
16-08-19, 12:59 AM
Sim, muita gente migrou de outras para a vivo por causa desse plano...

thiagomocci
16-08-19, 02:18 PM
A questão da Internet foi resolvida, gente.

O que ficou em aberto foi o problema das diárias de ligação que eu tenho mas não consigo usar. Agora, reparei que consigo ligar para outras operadoras, mas pra ligar pra Vivo, alega que estou sem diárias e pede pra comprar.

JoaoBC
17-08-19, 04:20 PM
A vivo discrima a si própria,

JoaoBC
19-08-19, 12:45 AM
Vamos ver se nesta segunda, 19/08/19, sai uma boa notícia...

thiagomocci
19-08-19, 09:40 AM
Gente, ainda estou sem conseguir realizar ligações para Vivo. Informa que estou sem diárias na ligação e também chega notificação sugerindo comprar diárias de Ligação no Easy.

Ainda que a quantidade de Internet que havia sido subtraída me preocupava mais, pois não parecia ser um erro mas uma situação de acharem ser fraude, esse problema tem me causado alguns desconfortos. Não consigo fazer ligação... é complicado.

Tem alguma posição interna, _Bruna, Leo19 ou @VedderK?

VedderK
19-08-19, 10:53 AM
Gente, ainda estou sem conseguir realizar ligações para Vivo. Informa que estou sem diárias na ligação e também chega notificação sugerindo comprar diárias de Ligação no Easy.

Ainda que a quantidade de Internet que havia sido subtraída me preocupava mais, pois não parecia ser um erro mas uma situação de acharem ser fraude, esse problema tem me causado alguns desconfortos. Não consigo fazer ligação... é complicado.

Tem alguma posição interna, _Bruna, Leo19 ou @VedderK?

thiagomocci Oi, Thi! Já estamos correndo atrás para que tudo seja resolvido o mais rápido possível e assim que tivermos qualquer atualização entraremos em contato com você.

thiagomocci
19-08-19, 12:34 PM
thiagomocci Oi, Thi! Já estamos correndo atrás para que tudo seja resolvido o mais rápido possível e assim que tivermos qualquer atualização entraremos em contato com você.

Ok. Fico no aguardo.

Marcinhagoulart
19-08-19, 07:26 PM
Espero que resolva logo thiagomocci
Muito estranho você conseguir ligar para outras operadoras, mas pra VIVO não.

JoaoBC
20-08-19, 09:43 PM
Penso a mesma coisa...

thiagomocci
21-08-19, 09:41 AM
Alguns erros sistêmicos são difíceis de entender.

Como existe pacote no pré que dá direito a minutos pra outras operadoras e nesse pacote você não consegue ligar pra Vivo, sendo necessário ter um pacote pra Vivo ou promoção que dê essas ligações, existe alguma ligação entre as coisas.

Digo... O Easy talvez tenha algo em sistema que quando compra diárias de ligação, ativa as ligações pra Vivo, ativa as ligações para outras operadoras e ativa roaming. São coisas diferentes e por algum motivo, na consulta antes de liberar a ligação, o sistema entende que eu não tenho ligação pra Vivo por algum erro.

UnderEu
21-08-19, 10:32 PM

Como existe pacote no pré que dá direito a minutos pra outras operadoras e nesse pacote você não consegue ligar pra Vivo, sendo necessário ter um pacote pra Vivo ou promoção que dê essas ligações, existe alguma ligação entre as coisas.

Digo... O Easy talvez tenha algo em sistema que quando compra diárias de ligação, ativa as ligações pra Vivo, ativa as ligações para outras operadoras e ativa roaming. São coisas diferentes e por algum motivo, na consulta antes de liberar a ligação, o sistema entende que eu não tenho ligação pra Vivo por algum erro.

Seria tão mais fácil se alguém tivesse o poder de botar a cara à tapa, comprar briga com um mundaréu mas q resolvesse pegar tudo - TUDO - que tá rodando nos inúmeros sistemas, integrações, heranças de compras passadas, equipamentos legados, enfim.... joga tudo fora e fazer do zero! Leve o tempo que for mas planeje direito, documente, teste, reteste, teste de novo, certifique, corrija todos os problemas na raiz, simplifica toda a cadeia e no final todo mundo fica feliz: clientes, funcionários, terceiros, acionistas, investidores, fornecedores... todo mundo!

Sonhar não custa, né.... por enquanto :X

Gabrieljj
24-08-19, 12:48 AM

É por isso que é importante o aperfeiçoamento constante dos sistemas utilizados, seria de grande ajuda se a Vivo criasse um canal exclusivo para reportar bugs e problemas sistêmicos, como a Xiaomi faz, isso certamente aceleraria a resolução de problemas tão chatos como o seu.

thiagomocci
26-08-19, 07:46 AM
Apenas por atualização, continuo sem conseguir falar com Vivo.

Sábado, por sorte, a pizzaria tinha um Tim. Se não eu passava fome. Hahahahaha!

JoaoBC
26-08-19, 07:41 PM
Duas semanas já se passaram e nada ?

JoaoBC
28-08-19, 09:57 PM
Nada ? Está na hora de recorrer à anatel e ao consumidor.gov

cleomarsilva
02-09-19, 06:18 PM
*Ganhe até 2GB e 30 diárias de WhatsApp e conheça o Vivo Easy!* Já imaginou poder montar seu plano de acordo com o que realmente usa e não pagar por nada além do que precisa? E ainda ter internet que não expira e poder usar seus apps favoritos o dia inteiro sem gastar sua internet? Use o código CLEOMARV1V ou 2GB30W ou 2GB2VIVO, ganhe até 2GB e 30 diárias de WhatsApp, e conheça o Vivo Easy.

JoaoBC
04-09-19, 06:36 PM
Nada de funcionar... Vai um mês...

thiagomocci
06-09-19, 12:34 PM
Ainda estou com problemas, gente. Não consigo realizar ligações para Vivo, só outras operadoras. E isso mais uma vez me atrapalhou bastante.

Alguma posição, _Bruna?

thiagomocci
21-09-19, 09:39 AM
Senhores,

Finalmente foi SOLUCIONADO!

Marcinhagoulart
21-09-19, 09:53 AM
Senhores,

Finalmente foi SOLUCIONADO!

Ar Thiago. Até que enfim!
:D

JoaoBC
21-09-19, 11:23 PM
10/08/2019 -> 21/09/2019 = 42 dias...
Rapidinho... :mad:

thiagomocci
23-09-19, 09:10 AM
10/08/2019 -> 21/09/2019 = 42 dias...
Rapidinho... :mad:

Realmente, uma demora injustificada.

Ar Thiago. Até que enfim!
:D

Graças a Deus, Marcinha. Tava angustiado.