PDA

Ver Versão Completa : Problemas com MitraStar GPT-2731GN24AP

rsuguita
04-06-19, 11:41 PM
Boa noite pessoal, como vão?

Venho aqui com muita esperança de que alguém tenha tido um problema parecido com o meu e tenha uma solução.

Utilizo internet da Vivo desde que era Speedy da Telefônica e desde então sempre fui atualizando meus planos. Em 2014 comprei um roteador da Linksys WRT1900AC numa viagem que fiz fora e vinha usando ele com Vivo FIbra sem problemas. Podia conectar quantos aparelhos na rede que fossem que nada acontecia e a navegação acontecia perfeitamente.

Semana passada meu pai fez alteração no plano adicionando o serviço de TV no pacote, ou seja, agora temos Internet + TV, porém, junto desta mudança, foi trocado o modem da Huawei de onde recebia apenas internet fibra por esse da MitraStar, modelo GPT-2731GN2A4P, que além de modem é roteador WiFi. Por mais que digam que este modelo é muito melhor do que os outros que a Vivo utilizava no passado, tenho perfeito bom senso que é impossível comparar com a qualidade de um Linksys WRT1900AC, ou seja, desejaria utilizar o WiFi pelo Linksys, assim como sempre foi depois que eu comprei ele. Lembrem-se: tudo funcionava PERFEITAMENTE até então.

Quando cheguei em casa do trabalho depois da mudança de palno, fui testar os equipamentos e pra minha surpresa, mesmo sem nem tocar no Linksys, eu não conseguia conectar meu MacBook na internet, nem por cabo nem por WiFi. Comecei a fazer uns testes com meu pai e só os smartphones funcionavam, os notebooks daqui de casa não. Chamamos então o técnico novamente para ele retornar no dia seguinte e ver o que estava acontecendo.... A rede seguia conseguindo transmitir internet apenas no WiFi e para o meu telefone e do meu pai.

No dia seguinte, o tecnico veio e ficou mais de 6 horas tentando resolver as conexões e foi embora com uma conclusão: que um dos notebooks do meu pai, que é um pouco mais antigo derrubava toda a rede e que era necessário levar pra assistência pois devia ser algum problema de hardware como placa de rede com malfuncionamento. Ai vem o primeiro ponto estranho: Como um notebook que se conectou na rede por mais de 5 anos normalmente, em conjunto com outros notebooks, smart TV, impressora wireless e 3 celulares começaria a funcionar mal justamente quando chega um roteador novo? Coencidência ou culpa do equipamento novo que chegou? Consultei o TI da empresa que trabalho, junto da opinião deles e usando o bom senso novamente, nunca tendo visto 1 computador derrubar a rede por desculpa de ser hardware antigo ou com malfuncionamento, me recusei a acreditar nessa conclusão, sendo que meu Macbook que é 1 ano apenas mais antigo que meu Linksys e mais de 5 anos mais novo que o notebook do meu pai que “derruba a rede” também estava tendo problemas de conexão...

Comecei a estudar então sobre os modos de conexão e de como fazer uma boa comunicação entre o MitraStar e o Linksys, já que aparentemente não da pra confiar na conectividade desse MitraStar, em alguns lugares via que era necessário transformar o MitraStar em Bridge já em outros falavam que quando os serviços eram combinados era impossível usar o MitraStar em Bridge, li que era possível conectar apenas o MitraStar normalmente no outro roteador, enfim muitas possibilidades. Porém a mais correta me pareceu usar o modo Bridge onde tudo seria administrado pelo Linksys, que creio eu, tem capacidades infinitamente superiores a esses equipamentos de marcas desconhecidas.

Tentei colocar o MitraStar em bridge e mesmo com os serviços de TV deu certo, coloquei o Linksys para discar PPPoE e consegui fazer funcoinar por 5 segundos. Depois disso o terror aconteceu: a rede foi derrubada e eu não conseguia mais acessar a interface de administração de nenhum dos dois aparelhos. Tanto do MitraStar quanto o meu próprio Linksys que seguiu bem configurado por 5 anos, retornavam IPs do tipo 169.254.XXX.XXX, ou seja, IPs auto atribuídos aos equipamentos quando não existe conexão bem sucedida. Depois disso tentei resetar os dois aparelhos e nada, sempre recebia IPs aleatorios e sem conexão, mas o ponto mais interessante era: o WiFi do MitraStar milagrosamente resetou bem e funcionava SOMENTE para os smartphones. Qualquer computador que eu tentava conexão, fosse Ethernet, fosse WiFi, recebia esses IPs auto atribuídos e não conseguiam comunicação com nada.

Tentei por 2 dias me reconectar por Ethernet no MitraStar e nada de receber uma conexão DHCP com IP válido.

Então hoje resolvi tirar o MitraStar da força e plugar ele novamente (procedimento que fiz inúmeras vezes depois da rede ser derrubada e não adiantou) e por algum milagre aleatório eu conseguia acessar novamente o 192.168.15.1 para administrá-lo via meu MacBook e resolvi me aventurar a ligar o Linksys nele novamente PORÉM sem utilizar o modo Bridge e sim apenas ligando o Linksys normalmente de uma saída Ethernet do MitraStar na entrada Internet do Linksys. Pelo meu espanto funcionou.... durante 1 minuto. O roteador conseguiu conexão, atualizou até o firmware mas na reinicialização não conseguiu mais conexão de internet e parou. Depois disso, fui tentar acessar o MitraStar via Ethernet e o problema voltou: IPs malucos de 169.254.XXX.XXX quando conecto por cabo e sem possibilidade de navegação por internet. MAS OS SMARTPHONES CONSEGUEM CONECTAR NA WIFI DO MITRASTAR!

Aprendi que aparelhos usam protocolos diferentes de conexão, mas mesmo assim não consigo enxergar qual a lógica dos smartphones se conectarem e qualquer outra plataforma (inclusive iPad) não conseguir um IP válido.

E não consigo entender também qual é a lógica do MitraStar, mesmo depois de ser tirado e colocado na tomada, não conseguir ter um reset completo pois depois que faço esse procedimento, ele continua sem conseguir conectar os computadores na internet. Isso que tentei com o Macbook e com outro notebook Dell do meu pai.

O engraçado é que notei um outro problema: Por um breve momento, consegui fazer meu MacBook se conectar via WiFi do MitraStar resetado porém essa conexão durava 1 segundo e logo ele substituia o IP funcional pelo 169.254.XXX.XXX e a conexão caia.

Alguém ai ta sofrendo com esse MitraStar também?

É possível um modem/roteador detonar toda configuração de IPs de uma rede? Depois que comecei a usar esse MitraStar, ele distribui essses IPs malucos de 169.254 pra qualquer computador que tenta conexão seja wifi seja ethernet, porém o WiFi dos smartphones funciona numa boa...

Não sou inocente de pensar que isso é uma coencidencia, pode ser alguma trava de limitação que a Vivo coloca nesses modems/roteadores, mas gostaria mesmo assim de ver se alguém ai ta sofrendo disso e mais importante: se tem solução....

E também não vou aceitar a solução ser: “Os seus computadore estão realmente derrubando a rede” porque isso não faz sentido nenhum se a rede funcionou em perfeito estado por 5 anos e chega um roteador mais moderno (que na teoria seria mais a prova de erros) e esses problemas começam a acontecer por causa dos computadores que tenho em casa? Sinceramente essa não da pra aceitar MESMO!

Porque juro gaelra, eu ja perdi algumas noites tentando resolver isso enquanto não consigo horário com o técnico e por falta de lógica simples do aparelho funcionar, está me fazendo perder a cabeça...

ASANS
10-07-19, 03:41 PM
Tenho os mesmos problemas instalaram no ultimo dia 26/06/2019 e acabaram com minha rede domestica pois nao consigo mesmo cabeado utilizar meu segundo roteador um tplink perdi toda minha rede domestica pois um roteador nao serve para mim preciso de 2 roteadores sendo o da vivo o primario e o tplink secundario a vivo mandou 8 tecnicos ate o local e nao solucionou o problema ainda

ASANS
17-07-19, 02:37 PM
Desde 26/06/2019 estou com o mesmo problema a vivo nao consegue abrir as portas de comunicaçao nem redireccionar o ip para meu tp link acabaram com minha rede domestica . Quero meu roteador antigo de volta e eles nao querem devolver .