PDA

Ver Versão Completa : Existe diferença de sinal entre os planos?

Gabrieljj
21-05-19, 06:31 PM
Boa noite, sou cliente Vivo pré com o Giga chip e também com o Vivo Easy, e desde que adquiri minha linha pré tenho notado que o sinal do chip com Vivo Easy é consideravelmente mais forte do que o chip com Vivo pré, isso no mesmo local e utilizando o mesmo aparelho. Existe alguma explicação para isso?

guvga25
21-05-19, 06:53 PM
Boa noite, sou cliente Vivo pré com o Giga chip e também com o Vivo Easy, e desde que adquiri minha linha pré tenho notado que o sinal do chip com Vivo Easy é consideravelmente mais forte do que o chip com Vivo pré, isso no mesmo local e utilizando o mesmo aparelho. Existe alguma explicação para isso?

Até onde eu saiba não tem nada a ver, o que pode ter ai são os slots do seu aparelho micro, macro ou nano slot, e o tipo do chip também.
Geralmente nano slots tendem a ter uma recepção de sinal com mais qualidade.

Gabrieljj
21-05-19, 06:57 PM
Até onde eu saiba não tem nada a ver, o que pode ter ai são os slots do seu aparelho micro, macro ou nano slot, e o tipo do chip também.
Geralmente nano slots tendem a ter uma recepção de sinal com mais qualidade.

Meu aparelho é single sim, eu preciso trocar de chip pra poder usar uma linha ou outra, então não tem como ser diferença no slot do aparelho, pois ambos os chips usam o mesmo slot

guvga25
21-05-19, 07:04 PM
Meu aparelho é single sim, eu preciso trocar de chip pra poder usar uma linha ou outra, então não tem como ser diferença no slot do aparelho, pois ambos os chips usam o mesmo slot

Então depende de como cada chip está configurado.
Mas respondendo, não há diferença na internet de um plano pré pra pós não.

- - - Updated - - -

E se ambos são 4g

Gabrieljj
21-05-19, 09:10 PM

- - - Updated - - -

E se ambos são 4g

Ironicamente o chip com Vivo Turbo é 4G+ enquanto o do Vivo Easy é apenas 4G normal, não entendo o porque de isso acontecer hshauah

ticortess
21-05-19, 10:03 PM
Acredita que eu Sempre pensei nisso desde quando trabalhava na Vivo. Uma limitação sei lá, mas se acontece, é algo que não saberemos. Essa semana fiz o teste com meu easy aqui pelo speedteste e bateu 43mega de velocidade, show de bola mesmo.

thiagomocci
22-05-19, 11:06 AM
Pra recepção de sinal eu acho que não, não teria motivos. O que pode ocorrer é ter algum erro de configuração com um dos chips.

Agora restrição de velocidade, ainda que digam que não, já peguei no flagra sim. Meu chip do Easy atinge 60 mbps no 4G padrão e um chip pré que ia migrar, no mesmo aparelho, mesmo slot, dava 15 mbps. Fiz diversos testes. Engraçado que no 4.5G não tinha diferença e ambos ficaram na média de 110 mbps.

O Easy talvez tenha algo de "plano Controle' na veia, mesmo agora que ele é um pré-pago literalmente falando. E eu realmente acredito que exista alguma fila de prioridade na velocidade dos planos. Não posso afirmar isso, seria leviano da minha parte, mas aparentemente há sim.

ticortess
24-05-19, 08:33 AM
Pra recepção de sinal eu acho que não, não teria motivos. O que pode ocorrer é ter algum erro de configuração com um dos chips.

Agora restrição de velocidade, ainda que digam que não, já peguei no flagra sim. Meu chip do Easy atinge 60 mbps no 4G padrão e um chip pré que ia migrar, no mesmo aparelho, mesmo slot, dava 15 mbps. Fiz diversos testes. Engraçado que no 4.5G não tinha diferença e ambos ficaram na média de 110 mbps.

O Easy talvez tenha algo de "plano Controle' na veia, mesmo agora que ele é um pré-pago literalmente falando. E eu realmente acredito que exista alguma fila de prioridade na velocidade dos planos. Não posso afirmar isso, seria leviano da minha parte, mas aparentemente há sim.

110 Mbps thiagomocci é fantástico. Aqui o máximo que meu Easy no meu aparelho conseguiu foi 47 que também é show de bola.

thiagomocci
24-05-19, 08:47 AM
110 Mbps thiagomocci é fantástico. Aqui o máximo que meu Easy no meu aparelho conseguiu foi 47 que também é show de bola.

O 4.5G em condições boas é fantástico mesmo. Vale muito a pena ter um dos primeiros aparelhos de uma nova rede pela baixa demanda de público. A gente acaba tendo mais exclusividade, né? Quando vários aparelhos 4.5G começam a ficar disponíveis, a qualidade abaixa consideravelmente.

Gabrieljj
24-05-19, 10:20 PM
O 4.5G em condições boas é fantástico mesmo. Vale muito a pena ter um dos primeiros aparelhos de uma nova rede pela baixa demanda de público. A gente acaba tendo mais exclusividade, né? Quando vários aparelhos 4.5G começam a ficar disponíveis, a qualidade abaixa consideravelmente.

meu Samsung galaxy a5 2017 tinha acesso ao 4G+ também, nos trechos da cidade em que ele ficava disponível eu me sentia especial hahahah

drneves
27-05-19, 12:22 AM
Na Vivo até onde sei não muda nada.

Em algumas operadoras, quando a pessoa tem plano pós pago pega um IP real, quando tem pré pega CGNAT.

Quanto ao 4G (LTE) ou 4G+ (LTE-A), na maioria dos casos é algo adaptativo, assim como 3G (WCDMA), H (HSPA) e H+ (HSDPA/HSUPA).

Se está usando pouco ou praticamente nada, não tem motivo pro celular "escutar" várias faixas, aí vai ficar no 4G ou H. Quando o padrão de tráfego momentâneo chega num patamar que está acima de um percentual da largura daquela faixa, ele automaticamente faz upgrade pro 4G+ ou H+, assim como na hora que reduz o tráfego ele volta automaticamente ao 4G ou H.

thiagomocci
27-05-19, 08:18 AM
Na Vivo até onde sei não muda nada.

Em algumas operadoras, quando a pessoa tem plano pós pago pega um IP real, quando tem pré pega CGNAT.

Quanto ao 4G (LTE) ou 4G+ (LTE-A), na maioria dos casos é algo adaptativo, assim como 3G (WCDMA), H (HSPA) e H+ (HSDPA/HSUPA).

Se está usando pouco ou praticamente nada, não tem motivo pro celular "escutar" várias faixas, aí vai ficar no 4G ou H. Quando o padrão de tráfego momentâneo chega num patamar que está acima de um percentual da largura daquela faixa, ele automaticamente faz upgrade pro 4G+ ou H+, assim como na hora que reduz o tráfego ele volta automaticamente ao 4G ou H.

Caraca, informação de utilidade público (ao menos para curiosos como eu).

Sabe quais operadoras fazem isso? Na Vivo, todo mundo trafega com CGNAT? Aliás, o que é isso?

drneves
27-05-19, 10:29 PM

Sabe quais operadoras fazem isso? Na Vivo, todo mundo trafega com CGNAT? Aliás, o que é isso?

O típico IP como conhecemos é um legado da década de 70, assim como o povo fala "acesse o roteador em 192.168.15.1", esse é um IP do tipo IPv4.

O IPv4 é dividido em faixas e categorias, e muda constantemente conforme o meio, passando por roteadores, interfaces, etc...

Quando se fala 192.168.15.1, estamos na verdade nos referindo a um IP do tipo Local Classe C. Classe C??
A = 10.x.x.x B = 172.(16-31).x.x C= 192.168.x.x

De onde vem essas classes? São classes locais, ou também conhecidas como NAT. Nestes casos, o teu roteador tem um IP (177.x.x.x ou 201.x.x.x no Brasil), ai tu conecta um celular, ele vai pegar um IP ao estilo 192.168.15.10, outro dispositivo pega 192.168.15.11 e assim por diante, aí quando o roteador troca pacotes com a internet, internamente ele redireciona os pacotes para os IPs locais. Os sites vêem um único IP (do roteador) e o roteador cuida da rede interna e faz esse intermédio (também conhecido como gateway da rede).

Quem tem um IPv4 válido pode usar redirecionamento de portas. Muita gente que usa sistema de câmeras ou jogos, vai no roteador e pode optar entre:
Redirecionamento de portas: estabelece que quando vier uma conexão externa pra porta X, essa conexão deve ser redirecionada para o IP 192...... interno.
DMZ (zona desmilitarizada): Redireciona tudo que não estiver nas regras de redirecionamento para um determinado computador ou dispositivo.

Maaaas.. pensa nas faixas que tem pro brasil, digamos 177.x.x.x, 189.x.x.x, 200.x.x.x...
Google - "Brazilian IP range"
Brazil has a total of 86,277,282 IP address assigned. Below are all IP address ranges in Brazil.

Não tem IP pra todo mundo. Pelo contrário, está cada vez mais escasso, visto que muitas empresas de hosting, de serviços, precisam de muitos IPs. Digamos que pra população tenha 50 milhões de IPs em uma época de número crescente de novos dispositivos, como resolver isso?

A anatel recomenda migrar para IPv6, mas nem todos os sites tem IPv6 ,nem todos os jogos, serviços, etc. A anatel tem desde 2014 acho, planos para migração, uma delas prevê que desde 2015 todos tenham acesso a IPv6, e com o tempo o IPv4 migre para CGNAT.

O que é CGNAT, ou NAT444? é como um NAT, mas feito pela a operadora, que compartilha o mesmo endereço Ipv4 para mais clientes, pode ter 4, 16, 32 clientes por IPv4. Geralmente os clientes vão ver no roteador como IP WAN algo como 100.x.x.x, apesar de algumas operadoras usarem a classe A (10.x.x.x).

Quem tem CGNAT, não vai conseguir usar redirecionamento de porta nem DMZ, portanto, muitos serviços podem não funcionar direito.

A Claro e Net, que tem menos IPs, obriga todos a usarem CGNAT, sem opção de não usar, apesar de ter uma regulamentação da anatel que diga que qualquer cliente pode pedir um IP dinâmico "fallback", eu abri 3 reclamações contra a claro e não deu em nada.

A Vivo no celular (easy) sempre me deu com CGNAT. Se alguém tiver pós, peço que vá no "sobre" do celular e veja se o IP no 4g é CGNAT(10.xxx ou 100.x.x.x) ou IPv4 válido (177.x.x.x 189.x.x.x ou algo assim).

No fixo, vivo fibra, tenho IPv4 real, sem qualquer tipo de restrição.

Sei que outras operadoras como a Tim fazem algo do tipo, plano pré = cgnat e pós = IPv4 válido.

No IPv6, a operadora vai te dar um prefixo, o roteador vai completar dinamicamente o endereço, e qualquer dispositivo vai ter um IPv6 válido e acessivel de qualquer lugar da internet, mas os endereços são bem mais complexos, meu IPv6 externo neste momento é 2804:7f4:c782:43ba:9073:9e7:c51c:xxxx

drneves
27-05-19, 10:38 PM

Já que eu estava falando de coisas adaptativas, já ouviu falar em TPC?

http://www.telecomabc.com/t/tpc.html

Transmit Power Control.

Da mesma forma que a operadora troca a tecnologia usada dinamicamente, o protocolo TPC usado no GSM, a operadora controla qual a potência de transmissão usada no celular. Por isso quando a pessoa vai pra uma zona rural por exemplo, o aparelho pode começar a esquentar, pois a operadora comanda o mesmo pra transmitir com mais potência.

Geralmente em GSM, a potência de tramissão pode variar muito, de 0,01W até uns 8W, de 5dmb ate 39 dbm.

Enquanto isso os conspiracionistas conspiram, mas na real, quanto maior o número de antenas, menor a potência necessária, menor exposição das pessoas à radiação.

thiagomocci
28-05-19, 08:30 AM
Se eu disser que entendi tudo estarei mentindo. Mas consegui pegar a base do negócio.

Queria conferir em casa depois se meu Vivo Fibra tem um ip próprio. Como você comentou, pelo jeito no Easy é esse compartilhado.

Isso traz algum malefício? Torna a velocidade menor ou tira alguma segurança do usuário?

drneves
28-05-19, 08:55 AM
Isso traz algum malefício? Torna a velocidade menor ou tira alguma segurança do usuário?

Depende do tipo de usuário.

Se a pessoa usa a internet só pra redes sociais, e-mail, vídeos, coisas assim, se torna até mais seguro, pois a pessoa não tem um IPv4 público, ou seja, o dispositivo não tem como receber conexões externas.

Se a pessoa tem algum tipo de programa-servidor, como alguns jogos, p2p, torrent, mqtt, apache, sistema de câmeras (já vi gente lamentando aqui no fórum) e coisas do tipo, não vai funcionar direito ou simplesmente não vai funcionar, já que não é possível abrir portas no roteador ou receber conexões externas via IPv4 sem um IPv4 válido.

Por outro lado, as operadoras disponibilizam IPv6. Essa restrição sobre IPv4 público e CGNAT é algo previsto para a migração Ipv4 para IPv6, mas a maioria dos sistemas ainda não usam IPv6 e muitos dispositivos simplesmente não suportam IPv6.

Enquanto IPv4 tem 32 bits de endereçamento (x.x.x.x x = 0~255), o IPv6 tem 128 bits, portanto, pode mapear um número quase que infinito de dispositivos, a não ser que criem grãos de areia inteligentes hahaha, de qualquer forma, as operadoras disponibilizam IPv6 de forma que cada dispositivo conectado na rede tem seu IPv6 válido internacionalmente.

A velocidade não muda.

drneves
28-05-19, 08:57 AM
Pra ver se um site está usando IPv6 ou IPv4, no chrome, tecla F12, vai em network, clica em qualquer request, vai na aba "headers", veja o campo "Remote Address", se tiver algo como xxx.xxx.xxx.xxx:80 ou xxx.xxx.xxx.xxx:443 é IPv4, se for algo enorme entre colchetes [xxxx:xxxx:xxxx:xxxx......]:xxx é IPv6.

Este fórum é 52.67.209.105 -> IPv4

alinevalbuquerque
28-05-19, 09:11 AM
De sinal da linha do telefone, não existe, mas de velocidade da internet (dados móveis), existe sim, pois dependerá da velocidade que você contratou.

alinevalbuquerque
28-05-19, 09:18 AM
Galera,

Me ajude a continuar essa missão! :-)