PDA

Ver Versão Completa : WOL - Wake up On Lan

jotaosa
03-04-19, 10:30 AM
Por gentileza, como faço para usar a porta 9 do roteador para implementar o wake on lan em um dos meus computadores?

Para minha rede local funciona bem, mas quando entro em uma rede externa já não funciona mais.

Uso o Dns dinâmico para atualização do meu IP.

Grato.

João Ribeiro

mmelo76
03-04-19, 10:52 AM
Por gentileza, como faço para usar a porta 9 do roteador para implementar o wake on lan em um dos meus computadores?

Para minha rede local funciona bem, mas quando entro em uma rede externa já não funciona mais.

Grato.

João Ribeiro

Você terá que entrar em contato com a central e pedir auxílio técnico, com a atendente mencione que é um suporte avançado pois envolve "abrir portas do roteador!" Desta forma o direcionamento será mais rápido!

Telefones úteis

Todas as ligações abaixo são gratuitas:

http://i.imgur.com/ygSBeNF.png (http://www.vivo.com.br/portalweb/appmanager/env/web?_nfls=false&_nfpb=true&_pageLabel=vivoVcAtendFaleTelefonesUteisPage#)

buzios
03-04-19, 05:20 PM

Grato.

João Ribeiro

Pelo que deu para entender voce quer "acordar" um computador dentro da sua casa quando voce esta fora de casa enviando um "magic packet" (WOL).

O "magic packet" é um frame UDP enviado para o endereço broadcast da sua subnet.
O frame contem o endereco MAC da maquina que voce quer acordar repetidas vezes.
Normalmente o pacote é enviado pela porta 7 ou 9.

Dado o acima, para voce enviar um "magic packet" via internet para o seu roteador voce tem que configurar o roteador para fazer forward de pacotes UDP que chegam em uma porta especifica (digamos 9) para o endereco de broadcast da sua subnet.
Nem todos os roteadores suportam esse tipo de forward.

Uma outra opcao se voce tiver uma maquina que roda 24x7 na sua casa é fazer um telnet/ssh para esta maquina e de la enviar o "magic packet"

jotaosa
05-04-19, 05:13 PM
Grato pelas explicações.
Infelizmente não tenho uma máquina rodando 24x7.
Será que o roteador da VIVO bloqueia WOL externo?

buzios
07-04-19, 10:13 AM
WOL é enviado para um endereço de broadcast. Nehum roteador faz forward de broadcast por default.

Voce tera que enviar o "macic packet" para o endereço IP externo da sua casa e configurar o roteador para fazer um broadcast na sua rede de casa.

Não sei se é possivel fazer esse tipo de configuração nos roteadores que a Vivo entrega. A primeira coisa que eu fiz quando o Vivo fibra foi instalado na minha casa foi trocar o roteador.

Eu sei que com roteadores rodando DD-WRT ou Mikrotik RouterOS é possivel fazer o que voce esta querendo.

Se o WOL for muito importante para voce, uma solucao barata é comprar um Raspberry PI e deixar rodando na sua casa 24x7 e usa-lo para "acordar" a maquina desejada.

antenado
08-04-19, 02:27 PM
Conseguiu?