PDA

Ver Versão Completa : Cobrança indevida após cancelamento

cardosobb
21-02-19, 11:37 AM
Bom dia amigos, estou passando por um problema e preciso da ajuda de alguém. Cancelei meu serviço com a VIVO no dia 20/11/2018. Paguei a fatura completa do mês de dezembro e fui informado que haveria um valor pequeno para ajuste da fatura em janeiro. O técnico passou lá em casa e recolheu os equipamentos em janeiro. Não tenho mais nenhum produto ativo com a VIVO. Em janeiro veio a fatura cheia, em fevereiro veio a fatura cheia e tentei contato pelos números 10315 e 1058, porém como não tenho produto ativo não consigo falar com um atendente. Liguei na central de cobrança a atendente disse que "meu produto ainda está ativo". Como o produto pode estar ativo se já recolheram até os equipamentos? que falta de organização, concordam? Fui a uma loja da VIVO no taguatinga shopping, a atendente falou "Abre uma reclamação na ANATEL". se os próprios funcionários não conseguem resolver e mandam para uma instância superior da pra imaginar como é complexa a solução de coisas simples como um cancelamento de serviço. Seguindo a orientação da funcionária, abri uma reclamação na ANATEL (Nr do protocolo: 459864 - 2019 ) e aguardo ansiosamente por uma solução desse caso. Eu já não tenho mais a mínima noção de quem recorrer e como solucionar o problema. É simplesmente impossível falar com um ser humano na VIVO. Espero que alguém leia esse post e sugira alguma solução.

cardosobb
21-02-19, 03:35 PM
Alguém da VIVO será que acompanha esse fórum?

guvga25
21-02-19, 03:46 PM
Bom dia amigos, estou passando por um problema e preciso da ajuda de alguém. Cancelei meu serviço com a VIVO no dia 20/11/2018. Paguei a fatura completa do mês de dezembro e fui informado que haveria um valor pequeno para ajuste da fatura em janeiro. O técnico passou lá em casa e recolheu os equipamentos em janeiro. Não tenho mais nenhum produto ativo com a VIVO. Em janeiro veio a fatura cheia, em fevereiro veio a fatura cheia e tentei contato pelos números 10315 e 1058, porém como não tenho produto ativo não consigo falar com um atendente. Liguei na central de cobrança a atendente disse que "meu produto ainda está ativo". Como o produto pode estar ativo se já recolheram até os equipamentos? que falta de organização, concordam? Fui a uma loja da VIVO no taguatinga shopping, a atendente falou "Abre uma reclamação na ANATEL". se os próprios funcionários não conseguem resolver e mandam para uma instância superior da pra imaginar como é complexa a solução de coisas simples como um cancelamento de serviço. Seguindo a orientação da funcionária, abri uma reclamação na ANATEL (Nr do protocolo: 459864 - 2019 ) e aguardo ansiosamente por uma solução desse caso. Eu já não tenho mais a mínima noção de quem recorrer e como solucionar o problema. É simplesmente impossível falar com um ser humano na VIVO. Espero que alguém leia esse post e sugira alguma solução.

Ola Boa Tarde!
Bem, realmente complicado quando esse tipo de situação acontece.
O serviço foi cancelado, você não tem mais os produtos mas continua sendo cobrado o que é na prática COBRANÇA INDEVIDA.
A funcionária Vivo lhe orientou da forma correta ABRA UMA RECLAMAÇÃO NA ANATEL, ora não é que ela não queira resolver, ela simplesmente NÃO PODE RESOLVER.
Por isso a Vivo tem os canais de atendimento 0800 onde você entra em contato e um PROFISSIONAL que irá gerar um protocolo de atendimento para ajudar na sua SOLICITAÇÃO.
Mas como nem tudo é perfeito nesse mundo, as pessoas são falhas, o sistema é falho as vezes é necessário recorrer a instancias fora do comum, como no caso o Procon ou até mesmo a Anatel.
Quando alguém indica a Anatel não é preguiça ou má vontade de resolver o seu problema é que na realidade a Anatel notifica a empresa que tem até dez dias corridos para apresentar pelo menos uma tentativa de tratar o seu caso.
Ou seja a Anatel é apenas um alarme regulador para a Empresa se posicionar melhor no atendimento aos clientes.
A Anatel apenas sinaliza a empresa de que algo está errado em relação áquele cliente.
Então faço das palavras da profissional da loja Vivo as minhas: Procure a Anatel com os protocolos registrados na operadora e aguarde o contato da Vivo que deverá acontecer.
Tudo irá se resolver, eu acredito.
Dê- nos o feedback depois.
Abraço.

FilipeSM
22-02-19, 03:07 PM
Amigo, entrei nesse forum apenas para saber como faz para resolver determinada situação. Mas vou assimilar a ideia e tentar te ajudar. Eu aconselho a você anotar ABSOLUTAMENTE todos os protocolos de atendimento, com data e hora. Quando completar a chamada, anota o nome do atendente (Deixe isso o mais organizado possível!!). Pronto não faz mais nada, vai curtir a vida. Passados alguns meses, espere pela inscrição no serviço de proteção ao crédito. Aqui no Rio Grande do Sul há uma uniformização das turmas recursais em pagar R$ 9.300,00 a título de danos morais pela mera inscrição. Então não se incomode mais! Eu recomento o JUIZADO ESPECIAL DA SUA COMARCA para resolver, não precisa de advogado, normalmente é eletrônico e as audiências são depois das 18 horas. Além de cancelarem os débitos, você ganha reparação cível. Mas é preciso estar sem nenhuma inscrição na hora que for pegar o extrato do SERASA ou SPC. Feito?

cardosobb
25-02-19, 08:06 AM
Bom dia,
Eu não tenho noção mais de qual caminho seguir. Estou fazendo como o colega do fórum falou estou deixando as provas que estou entrando em contato com a empresa de todas as formas possíveis, já falei que 2 contas cheias eu não pago, só me mandar o boleto com o valor correto e eu pago e estamos ok. Eu realmente fico impressionado, que você como funcionário não ter um canal de suporte dos próprios funcionários que alguém conseguisse dar prosseguimento em cenários desse. Os canais tanto 0800, como o 1058 como o 10315 apenas funcionam apenas quando tem um produto ativo. Já tentei inúmeras vezes e existe um bug no sistema que fica em loop sempre pedindo CPF e NUMERO DA LINHA DO CONTRATO e nunca sai disso, porque o produto não está ativo. Sobre a reclamação na ANATEL, hoje estão completando os 5 dias úteis e ninguém me ligou nem tentou contato. Estou mais uma vez guardando as provas que estou todos os dias tentando contato.
Eu sou bancário e no nosso código de ética não posso ter o nome em nenhuma instituição de controle de crédito, SERASA ou SPC, sujeito a demissão por justa causa. Vou continuar aguardando e vou providenciar um advogado, porque se meu nome der problema tenho que entrar com recurso no mesmo dia para conseguir manter meu emprego.
Bem complexa essa situação, estou expondo minha situação num fórum da VIVO e mesmo assim não aparece uma pessoa competente para dar pelo menos um caminho de possível solução extra judicial.
Estou aguardando o contato de alguém da VIVO para que possamos resolver a situação.
Muito obrigado pela força e assim que resolver a situação coloco aqui no Fórum.
Abraço.

cardosobb
25-02-19, 09:03 AM
Muito obrigado pela orientação amigo, situação mais preocupante para mim é ser negativado, não estar monitorando e o departamento pessoal,
pegar essa situação antes que eu tenha ciência e gerar algum tipo de estresse aqui no serviço. Estou com todos os protocolos, tenho as fotos
do sistema da própria VIVO que mostram que meu serviço foi encerrado no dia 28/11/2018. Tenho o comprovante de pagamento de pagamento da
mensalidade de dezembro.
Minha maior preocupação é ter algum problema no meu emprego por um problema que estou tentando resolver a mais de 30 dias e pessoas da própria
empresa não conseguem me falar como solucionar.
Vou tirar hoje um nada consta de SERASA e SPC e fazer esse anexo da na reclamação da ANATEL e explicar essa situação aqui do serviço.
Vou procurar um advogado para me orientar pelo menos onde fica esse juizado especial, nunca tive que mexer em nada com justiça,
preciso entender melhor o fluxo.
Muito obrigado mais uma vez, ótima semana e assim que resolver a situação cooloco aqui no fórum para orientar os demais participantes.
abraço,

cardosobb
25-02-19, 04:47 PM
último dia da reclamação na ANATEL me ligaram aqui e resolveram. Vou acompanhar no site para ver se por um acaso não continua vindo conta em março pra frente.

Valeu as ideias e o bate papo, fica a ideia para a galera do fórum que passar o mesmo problema.

guvga25
25-02-19, 04:59 PM
último dia da reclamação na ANATEL me ligaram aqui e resolveram. Vou acompanhar no site para ver se por um acaso não continua vindo conta em março pra frente.

Valeu as ideias e o bate papo, fica a ideia para a galera do fórum que passar o mesmo problema.

Que bom que deu certo!

JanainaMarcelino
15-03-19, 03:34 PM
Boa tarde,
Cancelei o débito em conta e fiz o pagamento via boleto. Como faço para receber o estorno? Já liguei e não obtive resposta. Meu Protocolo 070320192480276. Estou no aguardo URGENTE desta solução.

mmelo76
15-03-19, 04:38 PM
Boa tarde,
Cancelei o débito em conta e fiz o pagamento via boleto. Como faço para receber o estorno? Já liguei e não obtive resposta. Meu Protocolo 070320192480276. Estou no aguardo URGENTE desta solução.

Olá JanainaMarcelino e Seja Bem Vindo! (https://forum.vivo.com.br/threads/11037-Sejam-Bem-Vindos!#.V8W_MygrI2w)
Aqui no fórum não somos representantes da Vivo, somos usuários auxiliando uns aos outros para tirarmos dúvidas e resolver problemas.

Bem, no seu caso, sugiro seguir a linha de atendimento normal e que te garante juridicamente em caso de um eventual processo quer de sua parte, quer da Vivo.

Se você já tem um número de protocolo com a sua reclamação. Com este número ligue na ouvidoria da Vivo (https://www.vivo.com.br/portalweb/appmanager/env/web?_nfls=false&_nfpb=true&_pageLabel=B4400271741336659868953&WT.ac=portal.atendimento.movel.faleconosco.ouvidor ia#); como o próprio site destaca:

Importante: No caso de reclamação, antes de entrar em contato com a Ouvidoria, é necessário que você já tenha buscado solução junto à nossa Central de Relacionamento e tenha aguardado o prazo informado para o atendimento de sua solicitação. Nesse caso, tenha sempre o protocolo de seu atendimento em mãos.

O número é 0800 775 12 12, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Infelizmente, os casos direcionados na ouvidoria, sempre tem um tempo para aguardar por 5 dias úteis para análise e resolução de seu problema.

Se não resolver...anote o protocolo da ouvidoria e ligue para Anatel. Isso é importante, pois a Anatel também irá te atender apenas se você já deus os passos corretos para solução do seu problema.

O telefone da Anatel é: 1331 | A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h.

Anatel
1331 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 8h às 20h)

Ouvidoria Vivo
0800 775 1212 (funcionamento de segunda a sexta, nos dias úteis, das 08h às 18h)

Telefones úteis
Todas as ligações abaixo são gratuitas:

http://i.imgur.com/ygSBeNF.png (http://www.vivo.com.br/portalweb/appmanager/env/web?_nfls=false&_nfpb=true&_pageLabel=vivoVcAtendFaleTelefonesUteisPage#)