PDA

Ver Versão Completa : Internet Rural - modem Vivo

MarcoMG
04-01-19, 11:29 AM
Olá amigos.

Possuo uma antena rural aquário 24dbi + um cabo adaptador ligado ao modem box 4g da vivo. Ao ativar o wifi, o sinal 3g (luz verde) é bem fraco e não consigo 4g (luz azul). O sinal no telefone de mesa informa boa cobertura para voz e a frequência é de 900mhz (testei outras frequências e não funcionaram).

Alguma configuração especial para melhorar o sinal? Devo mudar (o tipo) a antena externa? Ela está na "melhor" posição encontrada e a uma distância de 20km da cidade (onde há sinal 4g).

Sem a antena externa, não há sinal (voz/dados) aqui na região. Ou seja, somente funcionam, telefone e internet, com a antena externa (ligada ao telefone rural ou ao modem box).

Alessandro.
04-01-19, 02:23 PM
Olá amigos.

Possuo uma antena rural aquário 24dbi + um cabo adaptador ligado ao modem box 4g da vivo. Ao ativar o wifi, o sinal 3g (luz verde) é bem fraco e não consigo 4g (luz azul). O sinal no telefone de mesa informa boa cobertura para voz e a frequência é de 900mhz (testei outras frequências e não funcionaram).

Alguma configuração especial para melhorar o sinal? Devo mudar (o tipo) a antena externa? Ela está na "melhor" posição encontrada e a uma distância de 20km da cidade (onde há sinal 4g).

Sem a antena externa, não há sinal (voz/dados) aqui na região. Ou seja, somente funcionam, telefone e internet, com a antena externa (ligada ao telefone rural ou ao modem box).

Oi MarcoMG

Pela distância que você falou que está da cidade (20Km), vai ser difícil conseguir sinal 4G mesmo, mas é possível. Mas vamos considerar que você esteja dentro do alcance, você terá que escolher entre ter internet 4G ou ter sinal para voz, isso porque a freqüência do 4G só trafega dados, não trafega voz. A freqüência que trafega Voz está no 3G e as antenas externas não são "multibanda", você precisa escolher uma das frequências para poder usar (4G= 2600, 1800 ou 700Mhz; 3G= 850/900, 2100 Mhz, etc.). No caso do 3G, você tem internet e voz na mesma frequência, mas o 4G só dados. Por isso que seu telefone muda automaticamente para 3G quando você faz uma ligação no celular.

Quando a Vivo expandir o serviço de Voz no 4G (Vivo Voz), aí sim você poderá ter os dois serviços usando uma antena externa 4G.

Obs.: Você só conseguiu encontrar sinal na frequência de 900Mhz porque provavelmente é esta a freqüência de sua antena externa.

Espero que eu tenha conseguido ser claro rsrs

Abraço

MarcoMG
04-01-19, 02:31 PM
Muito agradecido pela resposta!!

Não faço questão de voz... Os dados (internet) são mais importantes pra minha comunicação.

Minha ideia é tirar o telefone de mesa e usar apenas o modem box da vivo porém... Não consigo alterar a banda ao entrar no modem box. A opção não está disponível. Entro com o login padrão (admin) mas não há opções para seleção de banda (mesmo o modem box sendo 4g). Com isso, entendo que ele selecione automaticamente a banda disponível.

Deve ser o alcance então (o 4g funciona bem na cidade). Só acho o 3g terrivelmente lento!

Alessandro.
04-01-19, 02:40 PM
Muito agradecido pela resposta!!

Não faço questão de voz... Os dados (internet) são mais importantes pra minha comunicação.

Minha ideia é tirar o telefone de mesa e usar apenas o modem box da vivo porém... Não consigo alterar a banda ao entrar no modem box. A opção não está disponível. Entro com o login padrão (admin) mas não há opções para seleção de banda (mesmo o modem box sendo 4g). Com isso, entendo que ele selecione automaticamente a banda disponível.

Deve ser o alcance então (o 4g funciona bem na cidade). Só acho o 3g terrivelmente lento!

Por nada Marco,

Só mudar a freqüência do modem não vai resolver porque o que determina é a freqüência de sua antena externa, que concluindo a partir do que você descreveu, é de 900Mhz (3G). O sinal do 4G só terá alguma chance de te alcançar se na sua cidade ele for de 700Mhz (freqüência de mais longo alcance). Se for, você precisa comprar uma nova antena externa que opera nesta frequência.

Para descobrir a frequência é bem fácil. Se você tiver celular com Android, baixe um aplicativo da Aquário que chama "Aquário Analyzer". Quando você estiver na cobertura do 4G na cidade, abra o aplicativo e ele vai mostrar a freqüência exata disponível, e inclusive vai te sugerir os equipamentos da Aquários mais indicados para sua localidade.

Se ele mostrar a frequência de 2600Mhz, esqueça, infelizmente o sinal não alcança nem de perto a distância de 20km.

MarcoMG
04-01-19, 04:39 PM
Agradecido amigo!
Bom ano de realizações e alegrias pra você e família! Seguirei o indicado!

Alessandro.
04-01-19, 05:03 PM
Agradecido amigo!
Bom ano de realizações e alegrias pra você e família! Seguirei o indicado!

Disponha!

Pra você e sua família tb!

Boa sorte.