PDA

Ver Versão Completa : Troca do modem Vivo Fibra por ONT TPLINK TX-6610

amangini
15-11-18, 08:51 AM
Olá!
Foi instalado o Vivo Fibra 100Mb em minha empresa e em um cliente meu que presto serviços de TI, mas eu não gostaria de usar esse modem pois já utilizamos um roteador Mikrotik onde temos outro link e faço failover.
Gostaria de eliminar esse modem e usar um modem da Tplink TX-6610 e ligar no Mikrotik o qual farei a autenticação PPPoe.
O problema é que para configurar esse modem (ONT) TPlink eu preciso do GPON Password e do GPON Serial Number.
O Gpon Password até consegui encontrar dentro das configurações do modem da vivo porém o GPON serial Number não.
Dentro das configurações do Tplink, o GPON Serial Number diz que deve ser de 16 caracteres Hexadecimal, eu até achei um GPON S/N em uma etiqueta debaixo do modem porém ela é algo como MSTCxxxxxxxx. Depois dessas 4 letras MSTC parece que existe um numero hexadecimal, pode ser esse?
Mas ele só tem 8 dígitos e não 16 como o modem tplink pede.

Alguma Luz?

buzios
11-03-19, 04:36 PM
Olá!
Foi instalado o Vivo Fibra 100Mb em minha empresa e em um cliente meu que presto serviços de TI, mas eu não gostaria de usar esse modem pois já utilizamos um roteador Mikrotik onde temos outro link e faço failover.
Gostaria de eliminar esse modem e usar um modem da Tplink TX-6610 e ligar no Mikrotik o qual farei a autenticação PPPoe.
O problema é que para configurar esse modem (ONT) TPlink eu preciso do GPON Password e do GPON Serial Number.
O Gpon Password até consegui encontrar dentro das configurações do modem da vivo porém o GPON serial Number não.
Dentro das configurações do Tplink, o GPON Serial Number diz que deve ser de 16 caracteres Hexadecimal, eu até achei um GPON S/N em uma etiqueta debaixo do modem porém ela é algo como MSTCxxxxxxxx. Depois dessas 4 letras MSTC parece que existe um numero hexadecimal, pode ser esse?
Mas ele só tem 8 dígitos e não 16 como o modem tplink pede.

Alguma Luz?

Eu consegui substituir o roteador MitraStar que a Vivo instalou na minha casa por um GPON TP-Link TX-6610 versao 4 e um roteador Mikrotik.

Como voce mencionou o GPON password eu obtive da configuracao do MitraStar.

O pulo do gato é como transformar o S/N da etiqueta MSTCxxxxxxxx em XXXXXXXXxxxxxxxx

É simples, eu peguei o codigo ASCII de cada letra MSTC que é 4D535443 e concatenei com o resto do S/N 4D535443xxxxxxxx

Exemplo: se na etiqueta consta MSTC01CAFE01 o GPON S/N no TX-6610 será 4D53544301CAFE01

Para quem tem somente internet, pode configurar a VLAN no TX-6610 e o Mikrotik (ou outro roteador qquer) faz a autenticacao PPPOE.

BrunoFelipe
14-03-19, 01:01 PM
Boa tarde! Outra maneira (porém não tão avançada como vocês fizeram, pois são profissionais no assunto) seria colocar em modo Bridge o Roteador da VIVO e ligar o Roteador particular a partir da saída LAN.

Cerelepe
18-03-19, 02:26 PM
Você pegou a senha como do roteador?

jrcalheiros_
18-03-19, 06:11 PM
:) muito bom

amangini
22-03-19, 09:32 AM
Eu consegui substituir o roteador MitraStar que a Vivo instalou na minha casa por um GPON TP-Link TX-6610 versao 4 e um roteador Mikrotik.

Como voce mencionou o GPON password eu obtive da configuracao do MitraStar.

O pulo do gato é como transformar o S/N da etiqueta MSTCxxxxxxxx em XXXXXXXXxxxxxxxx

É simples, eu peguei o codigo ASCII de cada letra MSTC que é 4D535443 e concatenei com o resto do S/N 4D535443xxxxxxxx

Exemplo: se na etiqueta consta MSTC01CAFE01 o GPON S/N no TX-6610 será 4D53544301CAFE01

Para quem tem somente internet, pode configurar a VLAN no TX-6610 e o Mikrotik (ou outro roteador qquer) faz a autenticacao PPPOE.

Vlw vou testar, boa sacada hem :)

amangini
22-03-19, 09:33 AM
Boa tarde! Outra maneira (porém não tão avançada como vocês fizeram, pois são profissionais no assunto) seria colocar em modo Bridge o Roteador da VIVO e ligar o Roteador particular a partir da saída LAN.

Eu já uso assim mas quero tentar substituir pelo TPLINK.

amangini
22-03-19, 09:36 AM
Você pegou a senha como do roteador?

O Gpon Password você consegue encontrar dentro das configurações do modem da vivo porém nas configurações de GPON. Não me recordo exatamente mas está ali dentro.

Marotta
25-03-19, 10:29 AM
Tem dado problema de queda de velocidade colocar o modem deles em Bridge. Não resolve.

keko
25-09-19, 04:18 PM
Olá pessoal.
Também queria me livrar do péssimo equipamento ASKEY da VIVO, que engasgava em todos as atividades de alta demanda de download.

Então segui as informações do Forum.

Uso modem da TP-Link ARCHER C5400 e GPON também da TP-Link TX-6610.
Tenho apenas internet então configurei VLAN 10 no GPON e autenticação PPPoe e DHCP no ARCHER C5400.
Usei os prints do PDF aqui do fórum para fazer tudo igualzinho no meu GPON.

Segui o passo a passo aqui do Fórum e funciona tudo que é uma beleza!!!

Nada mais engasga, internet voa!!!

Obrigado a todos.

- - - Updated - - -

coloca uma GPON TP-Link TX 6610 e se livre do modem deles

Hikari
25-09-19, 07:25 PM
Aqui tenho o modem em bridge e num sinto "engasgada" nenhuma. Tenho telefone aí imagino q esses aparelhos não serviriam pra mim.

Se vcs estão tendo problema com o aparelho deles, melhor ir no suporte e pedir pra resolverem.

buzios
26-09-19, 08:53 AM
Aqui tenho o modem em bridge e num sinto "engasgada" nenhuma. Tenho telefone aí imagino q esses aparelhos não serviriam pra mim.

Com telefone voce poderia usar um GPON de terceiros porem voce teria que ter um ATA configurado adequadamente (ou Asterisk) para ligar um aparelho de telefone.

ander33x
01-10-19, 08:27 AM
Olá pessoal, pedindo licença para postar mais uma opção de possível sucesso para remoção do HGU.

É um relato meu do post do outro tópico de como substituir o roteador por gpon tplink.

Como também não obtive sucesso com o TP-Link TX6610, optei por comprar um novo ONT, dessa vez um usado da própria vivo.
O que pude constatar e que o TX6610 funciona somente se o nosso distribuidor central for compatível, caso contrário ele não irá sincronizar mesmo achando os SN corretos.
Se der sorte de comprar o TX6610 adicionar o SN e ele sincronizar ótimo, caso não, pode por a venda no olx pois não servirá para nada em nossa região.

Isso se aplica a não somente o TX6610 da TP-Link, o ONU da Intelbras e outras marcas também pode servir caso a sua central seja compatível, aí vai de você gastar grana para fazer o teste de tentativa erro e acerto.

Para não ficar nessa empreitada de gastar grana desnecessariamente, vendi meu TX6610 e investi em algo que realmente funciona, um produto com o selo da vivo, equipamentos já usados por ela, a venda nos sites de usados internet afora.
Se for querer remover seu HGU e usar um ONT direto como eu fiz, recomendo as seguintes marcas:

MODELO 1 - BLU CASTLE BC-ONT1B

MODELO 2 - EDGE CORE GG-11000

MODELO 3 - ASKEY RTF7000

O Modelo 3 o (Askey RTF7000) foi o qual comprei e consegui sincronizar e finalmente remover o HGU lixo que tanto odiamos.

Aqui deixo 2 tutoriais de como fazer para configurar cada equipamento, como copiar o código SLID, que será usado no ONT.
Vou deixar aqui abaixo o titulo do vídeo e também o link, caso o link não abra corretamente, procure pelo titulo e ou nome do canal que deixo logo abaixo.

São videos no youtube super explicativos,
digite na busca: Como se livrar do Modem da VIVO FIBRA! (Internet mais rápida!)
Canal do Tito mostra como fazer rapidamente todo o processo.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=DFbQMc0tFDU

O outro vídeo é para o acesso ao RTF7000,
no campo busca no youtube digite: ONT ASKEY - CONFIGURAÇÃO
Canal do Rafael Pinho Fibra detalha a configuração necessária para o nosso sucesso.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Cvq7ej2SLRg

então é isso aí,
espero que todos tenham o mesmo sucesso que tive.
Vlw!

Hikari
01-10-19, 10:50 AM
Eu ainda num consegui entender a vantagem de instalar um ONT sem router ou um outro modem, sobre o modem fornecido pela empresa colocado em bridge.

Quem tá usando, poderia me explicar as vantagens q encontrou?